Ícone do site Viajante Móvel

10 livros ambientados em Londres, para viajar sem sair de casa

Sempre fomos fascinados pela Inglaterra, até já tivemos a oportunidade de morar naquele país incrível por dois anos. E claro que, apaixonados por leitura como também somos, sempre procuramos livros ambientados em Londres e outras cidades do país.

A capital britânica já foi o cenário de vários livros, além de peças teatrais, poemas e principalmente poesias por séculos. E curtir tudo isso certamente é uma forma de viajar para a cidade da Rainha sem sair de casa. Por isso, decidimos listar aqui 10 livros ambientados em Londres, desde romance até mistério e suspense para ajudar você a planejar a tão esperada viagem ou apenas para ser transportado através do sofá para a eclética capital britânica.

Eu Amo Londres, de Lindsey Kelk

Então, nossa primeira indicação dentre os livros ambientados em Londres é para revelar nosso amor por aquela cidade através do título. Eu Amo Londres, de Lindsey Kelk, é o quinto livro da história de Angela Clark, publicado aqui no Brasil pela Editora Fundamento. Neste livro, a protagonista Angela volta para sua cidade natal após viver uma nova vida em Nova Iorque, mas isso vai gerar alguns conflitos e confusões na cidade da Rainha. Aliás, no final do livro os leitores ainda encontram um guia de Londres, com indicações de restaurantes, hospedagem, lojas, etc. Enfim, para quem quiser matar a saudade ou conhecer um pouco da cidade mais cosmopolita do mundo, é uma boa pedida.

Grandes Esperanças de Charles Dickens

Ao contar a história de Pip, um jovem órfão criado pela irmã, Charles Dickens escreveu essa que, aliás, é considerada uma de suas obras primas. Escrevendo sobre o esforço, a dedicação, a frustração, sobretudo as dificuldades e os erros do jovem Pip, saído do interior da Inglaterra para Londres, no caminho para se tornar uma pessoa íntegra, Dickens nos ensina sobre as coisas que realmente têm valor na vida. Uma leitura inegavelmente profunda sobre valores e ilusões.

A Última Carta de Amor – Jojo Moyes

A história se passa na Londres de 1960. A jornalista Ellie começa a pesquisar sobre os personagens envolvidos em cartas de amor enviadas há 40 anos atrás por alguém que assinava apenas “B”, endereçadas a Jennifer Stirling. E na busca por esses personagens, Ellie descobre histórias de paixão, adultério e perdas, situações, aliás, muito comuns entre ela e Jennifer. Uma história emocionante.

A Casa Torta – Agatha Christie

O livro conta a história de um senhor octogenário que mora numa casa realmente torta nos arredores de Londres, mas que, num determinado dia, aparece morto por envenenamento. A partir de então, todas as pessoas que moram com ele na casa passam a ser suspeitas, entre elas, sua viúva, filhos, netos, noras e uma cunhada. Considerado pela própria autora como um de seus melhores livros, a leitura é intensa e ideal para quem curte o gênero. Aghata Christie mais uma vez surpreende.

A Pirâmide Vermelha – Rick Riordan

Ao visitarem o Museu Britânico, Julius e seus filhos Carter e Sadie, se vêem envolvidos numa aventura fantástica, onde Deuses do Egito Antigo são simplesmente despertados, e um deles rapta o pai! Os filhos começam, então, uma aventura para tentar resgatá-lo. E nessa luta para resgatar o pai, os filhos acabam descobrindo uma ligação entre os ancestrais de sua família e uma ordem secreta que já existia desde a época dos faraós. Enfim, muita aventura e mistério nesse livro divertido e leve.

Oliver Twist Charles Dickens

Neste que é um dos romances mais populares de Dickens, o menino órfão Oliver Twist foge para Londres, e acaba no meio de uma gangue liderada pelo criminoso Fagin. A história mistura drama e mistério, contando as dificuldades na vida de Oliver, desde o nascimento, quando quase perdeu sua vida, junto com sua mãe. Com uma linguagem direta e um tanto sarcástica, Dickens expõe algumas verdades, como, por exemplo, a crueza da sociedade britânica do século 19.

Presentes da Vida – Emily Giffin

Essa é a história de Darcy Rhone, que se muda para Londres em busca de uma nova vida. Após se envolver com o melhor amigo de seu noivo perfeito, sou noivado acaba e ela ainda perde sua melhor amiga. Ao chegar na capital britânica, sem conhecidos ou familiares, nem tudo corre como esperado. A partir daí Darcy tem que novamente recomeçar a vida. Mas embora cometa muitos erros, ainda assim, o leitor torce por ela. De leitura fácil e divertida, o livro nos leva a viajar por Londres.

Do Inferno Alan Moore

Este livro é uma obra de ficção, que conta uma possível (por que não?) versão da história do mais famoso assassino da história: Jack, o Estripador, que aterrorizava as ruas de Londres no século 19. Nessa novela gráfica, aliás, muito ilustrada, o personagem Dr. William Gull, médico da Rainha Vitória, nos leva a um tour pelas paisagens urbanas da capital britânica. Seria o médico da família real o verdadeiro identidade de Jack, desconhecida até os dias atuais? Vai saber, mas a versão é bastante interessante.

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Na Inglaterra de 1790, a calma Elinor e a emocional Marianne mesclam razão e sentimentos em busca de uma vida feliz na sociedade bastante rígida do século 18. Apesar das diferentes, e até opostas, personalidades, as duas irmãs se mantêm muito unidas uma à outra. Originalmente publicado em 1811, o livro é o primeiro da série de clássicos da autora, já consagrada na literatura inglesa. É ideal para quem gosta não só de Londres mas dos cenários campestres da Inglaterra. Isso porque a história se passa nesses dois ambientes, o rural e o urbano.

As Aventuras de Sherlock Holmes Arthur Conan Doyle

Esse livro é uma coleção de histórias curtas de Sherlock Holmes. Essas histórias se passam na Londres vitoriana, e é interessante ver o conflito de personalidades inegavelmente diferentes de Sherlock e seu assistente Watson. A partir de sua residência na 221B Baker Street, na capital britânica, várias histórias intrigantes se desenrolam, prendendo a atenção do leitor que invariavelmente, também tenta desvendar o segredo enquanto lê. Transformado portanto em ícone da cultura britânica, Sherlock Holmes, é conhecido no mundo inteiro. Aliás, a casa do famoso detetive pode até ser realmente visitada em Londres. Fica a dica.

Enfim, essas foram as dicas de livros ambientados em Londres para aqueles que quiserem matar a saudade daquela incrível cidade, ou conhecer um pouquinho de seus cenários.

Deixem seus comentários e certamente nos veremos no próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Quer continuar viajando principalmente através dos livros? Então veja essas outras dicas

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile