Ícone do site Viajante Móvel

Andaluzia: roteiro de viagem pelo sul da Espanha.

Em dezembro de 2018 decidimos fazer uma road trip por Andaluzia, a região mais ao sul da Espanha. Aliás, decidimos fazer essa viagem pois esse era um país que ainda não tínhamos conhecido. Na verdade já visitamos Barcelona e Valencia, mas foram visitas de apenas um dia. Quer saber tudo sobre essa nossa road trip? Então continuem ligados aqui neste post.

História

A região de Andaluzia, como dissemos, é a região mais ao sul da Espanha. Aliás, ela contém os pontos que ficam no extremo sul da Europa.

A história da região, aliás, está intimamente ligada aos povos árabes. Pois é, como estudamos em nosso tempo de escola, a Península Ibérica (Portugal e Espanha) foi conquistada pelo árabes há muito tempo atrás, por volta dos anos 700!! Pois é, século 8, bastante tempo!

Córdoba, por exemplo, foi sede de um Califado naquela época. Aliás, o Califado de Córdoba foi, durante muito tempo, o Estado mais sofisticado da Europa.

Mas os Cristãos sempre lutaram para reconquistarem suas terras na região. Por isso, após cerca de 700 anos de lutas Granada, o último reduto árabe na Espanha, caiu em 1492. Em suma, foram 6 séculos da presença árabe na região de Andaluzia, o que deixou marcas até os dias de hoje na região.

Por isso a região é cheia de monumentos que marcam a presença árabe daquela época, como o Real Alcazár em Sevilha, a Mesquita-Catedral de Córdoba e o Palácio de Alhambra em Granada.

Segundo alguns pesquisadores, o próprio nome Andaluzia, por exemplo, tem origem na expressão árabe “al Andalus” que, por sua vez, vem de Vandalusia, que denotava a terra dos vândalos.

Ou seja, é justamente essa mistura das culturas cristã e árabe que dá um encanto todo especial à região de Andaluzia.

Fuso Horário

O horário normal em Andaluzia é 4 horas a mais do que no Brasil. Mas quando eles estão em horário de verão, daí fica 5 horas a mais. Isso, lógico, considerando o horário normal do Brasil. Por outro lado, se aqui estivermos em horário de verão, e eles não, daí a diferença cai para 3 horas.

Quando ir à Andaluzia

Andaluzia pode ser visitada o ano inteiro. Os invernos costumam ser mais rigorosos nas áreas mais afastadas do litoral. Mas nada insuportável. Já o verão costuma ser bem quente.

Os meses mais chuvosos são de outubro a janeiro, porém, nós estivemos lá no final de dezembro e só pegamos chuva um dia. Aliás, nos demais dias o tempo estava perfeito. Estava quente durante o dia e não fazia muito frio à noite. Por isso andávamos de roupas curtas e leves durante o dia. Só à noite colocávamos roupas um pouco mais quentes mas o frio passava longe do insuportável.

Muita gente recomenda visitar a região nos meses de março a junho e setembro a novembro, quando as temperaturas não estão tão altas. Mas para quem curte o calor, qualquer época do ano é viável para conhecer a Andaluzia.

Como se locomover

Carro

O melhor meio para se locomover pela Andaluzia é, sem dúvida, o carro. Pois é, esse é o meio que lhe dará maior flexibilidade. Além disso, permitirá conhecer com tranquilidade não apenas as maiores cidades da região mas também os vilarejos menores, como a rota dos Pueblos Blancos, por exemplo.

E as estradas da Espanha, pelo menos na região de Andaluzia, são sensacionais! Simplesmente perfeitas! Basicamente, as autoestradas da Espanha são de dois tipos: as autopistas e as autovias. As primeiras são pedagiadas enquanto as outras são gratuitas. Mas tanto uma quanto a outra são de excelente qualidade.

Outra diferença também é que as autopistas costumas ter poucas saídas, para garantir o fluxo. Ou seja, é ideal para quando você tem certeza que, após pegar a estrada, só vai sair no final, que costuma ser nas grandes cidades mesmo.

Tempo de carro entre algumas cidades da Andaluzia:

Se optar pelo carro para conhecer Andaluzia, utilize nosso parceiro  RentCars, um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos

Então, quando for reservar carro utilize nosso link aqui mesmo no site. Você não paga nada a mais por isso a ainda ajuda o site a se manter sempre atualizado.

Trem

Mas quem quiser ficar só nas cidades maiores, pode optar pelo trem. Isso porque nessas cidades os estacionamentos costumam ser caros e você realmente não pode estacionar em qualquer lugar.

Os trens da companhia AVE (Alta Velocidade Espanhola), por exemplo, ligam Madri a Sevilha em menos de 3 horas. O mesmo ocorre com a companhia Renfe.

Além disso, ambas também ligam a capital espanhola a outras cidades da Andaluzia, como Málaga, Granada e Córdoba, entre outras. Do mesmo modo, elas também têm linhas que ligam essas cidades entre si.

A seguir alguns tempos de trem entre cidades Andaluzas:

Ônibus

Justamente por ser uma região muito procurada por turistas, a Andaluzia é bem servida por linhas de ônibus.

Uma dessas companhias é a ALSA . Mas o melhor é utilizar alguns dos sites que pesquisam em diversas empresas como o Busbud e o Omio. E em todos esses sites é possível comprar os bilhetes online.

Confira abaixo os tempos aproximados de alguns trechos.

Avião

Por fim, também é possível ir até a região da Andaluzia de avião. Basicamente, as duas companhias que têm voos para lá são a AirEuropa e a Iberia.

A AirEuropa liga Madri a Sevilha, por exemplo, em um voo de cerca de 1:40 de duração. A Iberia, por outro lado, faz o mesmo trajeto em 1:10. A diferença é que os preços da Air Europa costumam ser mais em conta já que a empresa é uma Low Cost Espanhola.

Mas lembre-se, chegando em uma das principais cidades da Andaluzia, será necessário um daqueles três outros meios, ônibus, carro ou trem para explorar a região. Isso porque os deslocamentos de avião só existem entre as cidades maiores.

E a melhor forma de encontrar os melhores preços dos bilhetes aéreos é por meio de nosso parceiro, o SkyScanner.

De fato, essa é uma excelente plataforma de comparação de preços de passagens aéreas. E o legal é que ele pode ser acessado no site ou pelo aplicativo, através de um celular ou tablet.

Embora o SkyScanner não venda passagens, ele mostra os preços e direciona o usuário para o site da companhia. Mas o mais legal é que ele permite diferentes tipos de buscas. Ou seja, é realmente uma ajuda e tanto para encontrar passagens.

Onde se hospedar na Andaluzia

a) Madri

Nossas três primeira noites em Madri foram divididas em dois hotéis, pois como a companhia antecipou nossa conexão em um dia, eles arrumaram um hotel para pernoitarmos na chegada.

Madrid Marriott Auditorium

Esse foi o hotel de nossa primeira noite em Madri. A Iberia nos hospedou no Madrid Marriot Auditorium, na faixa!! rsrsrs.

Aliás, adoramos esse dia a mais na capital espanhola.!! O Madrid Marriot é bem ao lado do aeroporto. Adoramos o hotel, ele é bem grande e muito bonito. Além disso, é uma excelente opção para quem vai fazer uma conexão longa em Madrid. Por outro lado, apenas fiquem atentos que ele fica distante da cidade e dos pontos turísticos.

Hotel Madrid Gran Vía 25

Depois dessa primeira noite fomos para o hotel que havíamos reservado ainda no Brasil, onde passamos duas noites, o Madrid Gran via 25.

O ponto alto do Madrid Gran Via 25, aliás, é a localização! De fato, o hotel fica “na cara do gol”, na Avenida Gran Via, no centro de Madri.

Em outras palavras, ele é rodeado de outlets e lojas de todos os tipos e marcas, próximo a estações de metrô e de pontos turísticos.

Tryp Madrid Cibeles

Esse foi o hotel em que pernoitamos quando voltamos da região de Andaluzia. Pois é, pernoitamos essa última noite em Madri apenas para não chegarmos da viagem de carro no mesmo dia do embarque.

Sempre procuramos fazer isso nesse tipo de viagem pois, caso tenhamos qualquer contratempo ou atraso, sempre teremos tempo para resolver e não corremos o risco de perder o voo.

O Tryp Madrid Cibeles não fica exatamente na Gran Via mas fica quase na esquina! Ou seja, a localização também é top!

De fato, esse é um 4 estrelas lotado num prédio do século 19, com um excelente atendimento e um café da manhã muito bom e variado. Ou seja, outra excelente opção de hospedagem em Madri.

b) Granada

Em Granada ficamos no Dauro Hotel. Esse também fica numa localização bem central, na rua Acera del Darro. Embora o hotel não tenha estacionamento, há estacionamento público próximo, que tem convênio.

O hotel é um 3 estrelas avaliado como fabuloso no Booking.com. Fica numa área bem urbana mas é bem limpo, organizado, com um bom café da manhã.

c) Cádiz

Em Cádiz, ficamos hospedados no Senator Cádiz Spa Hotel. Também priorizamos a localização, para aproveitarmos melhor a cidade. Essa aliás, é a característica mais bem avaliada pelos hóspedes do Senator.

Foto Divulgação

O hotel fica bem na área da cidade reservada apenas para pedestres. São aquelas ruazinhas estreitas, e cheias de restaurantes, lojinhas e história. Afinal de contas, Cádiz é uma das cidades mais antigas da Europa!!

d) Sevilha

Na capital da Andaluzia nos hospedamos no Meliá Sevilla. Esse é um hotel 4 estrelas avaliado como Fabuloso no Booking.com. O café da manhã, a limpeza e o conforto são os itens mais bem avaliados pelos hóspedes.

De fato, o café da manhã é simplesmente fantástico, com muita variedade, num salão bem amplo. Além disso, o hotel fica a uma quadra da Plaza de Espanha e próximo do Real Alcazar de Sevilha, lindos pontos turísticos da cidade.

Reservando o hotel

Como nossa viagem foi toda com carro alugado, um critério que adotamos para a escolha dos hotéis foi estacionamento gratuito. Pois é, esse é um ponto muito importante no planejamento também.

E isso é muito fácil para nós pois nosso parceiro nos permite fazer esses filtros com facilidade. Mas não é só isso. É possível fazer vários outros tipos de filtro, como, por exemplo, piscina, café da manhã, região da cidade, entre tantos outros.

Sempre usamos o Booking.com em nossas viagens, e nunca tivemos qualquer tipo de problema.

Em alguns estabelecimentos já se faz um pagamento antecipado enquanto em outros, o pagamento só é feito na hora. Pois é, nunca tivemos qualquer tipo de problema, sempre pagamos exatamente o valor que constava na reserva.

Então fica a dica, se você também quiser fazer uma busca com tranquilidade e precisão, use o link aqui mesmo em nossa página para acessar o Booking.com.

Nosso Roteiro

1º dia: saída do Brasil

2º dia: chegada em Madri um dia antes do previsto por conta da conexão que foi adiantada. Fizemos o check-in no hotel Marriot e então aproveitamos para conhecer um shopping bem pertinho do hotel, o Shopping Plenilunio.

3º dia: deixamos o hotel Marriot e partimos o Madrid Gran Via 25. Passamos o resto do dia visitando os pontos turísticos de Madri.

4º dia: dia inteiro em Madri, visitando pontos turísticos e aproveitando as últimas promoções de fim da ano nas lojas da Gran Via.

5º dia: Retiramos o carro na locadora e pegamos estrada para Granada, iniciando assim nossa road trip por Andaluzia. No caminho paramos em Toledo, a primeira capital da Espanha. Aliás, nos encantamos tanto com a cidade que chegamos em Granada à noite. Então fizemos o check-in no hotel Dauro, uma pequena caminhada pela avenida e pernoitamos.

6º dia: Passeio pelas principais atrações de Granada, e depois, estrada para Cádiz. Paramos em Málaga e Gibraltar e chegamos em Cádiz à noite. Mas ainda deu tempo de curtir um passeio na cidade antiga. Pernoite no Senator Cádiz Spa Hotel.

7º dia: curtimos um passeio pelas ruazinhas estreitas da Cádiz antiga e conhecemos a praia, antes de pegarmos estrada para Sevilha, onde chegamos à tarde. Então fomos direto para a Calle San Fernando, o principal point da cidade, antes de fazer o check-in no hotel Meliá Sevilha.

8º dia: Fomos conhecer os principais pontos turísticos da linda Sevilha. Depois pegamos a estrada direto para Madri. Chegamos lá no final da tarde e fomos direto devolver o carro. Fizemos o check-in no hotel Tryp Madrid Cibeles e já caímos nas ruas da cidade. Afinal de contas, aquele era dia 31 de Dezembro, a cidade estava fervendo!! Passamos o Reveillon na Plaza Puerta del Sol, aliás, o ponto tradicional para a virada do ano na capital espanhola.

9º dia: Como nosso voo só sairia depois das 11 horas da noite, tínhamos um dia inteiro em Madri ainda. Por isso aproveitamos para visitar outros pontos turísticos da cidade. No início da noite fomos para o aeroporto e embarcamos de volta ao Brasil.

10º dia: chegada no Brasil.
Dicas de roteiro

Devido a esse pouco tempo que tínhamos para a viagem, esse foi nosso roteiro. Entretanto, vale ressaltar que para aproveitar melhor as atrações da Andaluzia, o ideal é passar mais noites nas localidades.

Por exemplo, Granada e Cádiz merecem dois pernoites. Em Sevilha, por outro lado, 3 pernoites permitem conhecer melhor as diversas belezas da cidade. E, de fato, pode acreditar, são muitas. Outra cidade que vale a pena conhecer é Huelva, afinal de contas foi de lá que partiu a frota de Cristóvão Colombo para descobrir a América.

Além disso, Córdoba, que não foi possível visitarmos, não deve ficar de fora do roteiro. Da mesma forma, também daremos prioridade a Pueblos Blancos em nossa próxima viagem pela Andaluzia. Por fim, Málaga, é outra cidade que merece um pernoite.

Viajar conectado

Viajar sem conexão com internet não dá né gente, principalmente pra quem precisa ficar atualizando stories e feeds rsrsrs. Ainda mais num lugar tão encantador como a Andaluzia.

Por isso sempre viajo conectada, contando com a parceria do EasySim4You. Ah, e uma ótima notícia! Os leitores do Viajante Móvel têm 10% de desconto. Pra isso basta usar o código VIAJANTEMOVEL10 no nosso link EasySim4You. E aí, ninguém vai perder esse super desconto né? Então aproveitem.

O chip é enviado para o seu endereço e você só precisa inserir no seu celular assim que chegar ao destino.

Nossa dica é: quando a viagem for para Europa comprar o chip “4G Europa”, e para os EUA, Canadá e Caribe, o melhor é o “Dados Mundi”.

Seguro é obrigatório na Europa

É sempre bom viajar com tranquilidade. Pois é, já pensou ter algum problema durante a viagem e não ter um seguro pra dar todo o apoio? Nem pensar né? Além disso, em viagens para a Europa, o Seguro Saúde é obrigatório para os países que compõem o Tratado de Schengen.

Por isso sempre viajamos segurados. E aqui contamos não com um, mas com dois parceiros: o Seguros Promo e a Real Seguros. E em ambos nossos leitores também têm desconto!!! rsrs

O desconto é de 5% no Seguros Promo. Para isso basta utilizar o código VIAJANTEMOVEL5 clicando no nosso link SegurosPromo. Já na Real Seguros, o desconto é de 10%, clicando no link RealSeguros.

Esses sites são ótimos porque fazem a cotação e comparação de várias seguradoras. Basta colocar o período da viagem, o país pra onde vai e eles mostram uma lista de seguradoras, com todo o comparativo de preços e o que está incluído no seguro. Por isso fica muito fácil escolher.

Enfim, esse foi nosso roteiro pela Andaluzia. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários. Até o próximo post.

Posts Relacionados

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069575687571/’]
Sair da versão mobile