Ícone do site Viajante Móvel

5 aplicativos para aprender outros idiomas em sua viagem

5 aplicativos para aprender idiomas em sua viagem

Que tal aprender outros idiomas usando seu tempo livre com os aplicativos para smartphone ou tablet em sua próxima viagem? Vejam aqui dicas de aplicativos para praticar inglês e várias outros idiomas enquanto estiver em viagem.

Babbel

Babbel

O Babbel ensina 14 idiomas diferentes: Inglês, Dinamarquês, Holandês, Francês, Alemão , Indonésio, Italiano, Norueguês, Polonês, Português , Russo, Espanhol, Sueco e Turco. Embora a quantidade de material disponível para cada idioma não seja a mesma, eles vêm se aprimorando nisso com o passar do tempo.

A sequência de aprendizado tambem não é estanque. Se você começa um idioma e percebe que está acima daquele nível pode testar lições mais complexas até achar seu nível correto. Eu particularmente acho que isso tem que ser usado com cuidado pois muitas vezes achamos que estamos arrebentando no idioma e travamos no nível mais avançado rsrsrs. O risco é passar para um nível mais avançado sem ter dominado o básico ainda.

É possível utilizar apenas a versão gratuita mas chega-se rapidamente ao limite de recursos da versão.

As lições seguem uma sequência que vai aumentando a dificuldade mas intercala revisões também.

Os exercicios mais comuns são de escrita e escolha de palavras para preenchimento de lacunas em sentenças e as lições são curtas, de 5 a 12 minutos de duração.

O painel do estudante permite acessar uma área onde ficam as palavras que já foram, ou deveriam ter sido, aprendidas. Assim, o estudante pode retornar a tais palavras quantas vezes quiser para relembrar ou praticar.

Existem aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS, por meio dos quais se pode estudar offline, após baixar o conteúdo das lições. Se usar o aplicativo na web é preciso estar online para usar o Babbel.

Busuu

Busuu 

 12 idiomas: Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Polonês , Russo, Espanhol, Chinês, Árabe, Japonês e Turco.

A proposta é ser praticamente uma plataforma de interação entre usuários no mundo inteiro.  Então é possível conversar com outros estudantes do mesmo idioma, com falantes nativos e até professores.

Ele tem uma aparência bem agradável, atraente e de fácil navegação. 

A assinatura do serviço permite a interação com outros estudantes do mundo inteiro o envio dos exercícios escritos para falantes nativos corrigirem.

O aplicativo permite baixar as lições para serem estudadas offline. As lições aparecem com aquele símbolo da nuvem com uma setinha pra baixo, igual a vários outros aplicativos.

Cada nível tem de 16 a 22 lições, que contemplam gramática, vocabulário, perguntas e revisões. Também é possível praticar escrita e fala, que são corrigidos por um falante nativo do idioma. 

Uma característica que tem agregado muito valor à plataforma é a parceria entre o Busuu e a McGraw Hill. Isso permite aos usuários realizar os testes McGraw Hill e imprimir o certificado. Essa é uma ferramenta existente apenas no Premium.

Outro aspecto interessante da plataforma é a possibilidade de interagir com pessoas do mundo todo. Você pode solicitar que seus exercícios escritos e sua fala seja corrigida por um falante nativo da língua. E você também poderá ser solicitado a corrigir outros alunos que estejam aprendendo português em qualquer lugar do mundo. Muito legal. 

Duolingo

Duolingo

Entre os aplicativos totalmente gratuitos para aprendizado de idiomas atualmente o Duolingo é um dos mais populares. Quando começa a estudar você é encorajado a definir uma meta. E a cada dia que treina o programa calcula sua estatística.

A apresentação do site motiva o aluno a estudar. Essa é basicamente a proposta do Duolingo. A motivação se dá pelo fato de as lições acontecerem como uma espécie de jogo, onde o aluno vai acumulando pontos dia após dia. Sendo a falta de motivação uma das principais causas para a desistência do estudo de idiomas,  a proposta é excelente, principalmente para iniciantes.

É possível escolher estudar um nível mais avançado, como no Babbel, mas com a diferença de que é necessário fazer um teste para atestar que já dominamos a lição anterior. As lições são agrupadas por grupos de palavras, então o aluno pode escolher que tipos de palavras ele quer estudar.

A cada lição o programa lista as palavras em que o praticante teve mais dificuldades, daí é possível praticá-las novamente. Os exercícios envolvem escrever a tradução de frases curtas, do inglês para o português e vice-versa. Além disso, tem também exercícios em que o programa fala uma frase e aluno tem que escrever o que ouviu.

O aplicativo é simples mas útil para iniciantes.

HiNative

HiNative

Essa é uma plataforma um tanto quanto diferente das demais. A proposta é ser uma espécie de “rede social” diferente. O sistema consiste, basicamente, em mandar e receber mensagens de falantes nativos de outros idiomas, de qualquer parte do mundo.

Tem uma palavra ou frase que você não sabe o quê significa ou não entendeu? Simplesmente escreva-a, como se fosse uma mensagem, e a envie. Seus “colaboradores” falantes nativos ao redor do mundo vão lhe responder. Simples assim. Está com dificuldade na pronúncia? Simplesmente grave uma mensagem de voz no próprio site ou aplicativo da plataforma e envie. Seus colaboradores dirão se sua pronúncia está correta, se você está falando de forma natural ou não e corrigir sua pronúncia. Interessante não?

Quando você se cadastra na plataforma, dirá que língua quer aprender e, obviamente, que idioma você fala. Assim, eles lhe indicarão para corrigir outras pessoas que estejam tentando aprender português mundo afora.

Além de questões relacionadas a idiomas é possível perguntar a respeito da cultura , costumes e características do país dos nativos com quem se está interagindo. Isso faz parte da proposta do programa. Na configuração inicial é necessário informar sobre qual país gostaríamos de obter informações e sobre qual país podemos fornecer informações.

É lógico que a plataforma não pode ser a única a ser explorada para quem estuda um idioma, mas é certamente de muita ajuda. Além do aprendizado quanto a questões específicas e pronúncia, também tem o lado cultural. Deve servir usada como complemento a outro método de aprendizado de idiomas.

50 Languages 

Esse aplicativo dispõe de várias ferramentas. Pode-se escolher treinar vocabulário, alfabeto, número, tradução, áudios, etc. Em cada uma dessas opções também Se pode escolher por grupos de assuntos, como pessoas, animais, viagens, etc.

Tem uma outra opção também que é aprender sobre bandeiras de todos os países do mundo e por meio dessa atividade aprender os nomes dos países nos idiomas que se está praticando.

O aplicativo também dispõe de vários artigos interessantes, sobre os mais variados assuntos. Todos esses artigos podem ser exibidos em todos os idiomas oferecidos pelo aplicativo. Assim dá pra comparar e aprender as palavras e expressões.

Outra coisa muito legal também é que ele permite acessar rádios em outros países e ouvir transmissões ao vivo. Excelente para treinar o ouvido.

Por tudo isso o aplicativo pode ser útil tanto para iniciantes como para aqueles que já são iniciados no idioma e querem praticá-lo.

 

Gostou da dica? Então não esqueça de assinar nossa newsletters, assim sempre que eu postar algo novo você poderá ler em primeira mão.

Aproveita conta para seus amigos e não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Pin it!

5 aplicativos para aprender idiomas em sua viagem

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069562875626/’]
Sair da versão mobile