Ícone do site Viajante Móvel

Barbacena, a Cidade das Rosas.

Basílica de São José Operário

Barbacena é uma cidade da região sul do estado de Minas Gerais, criada em 1791. Nacionalmente conhecida como Cidade das Rosas, devido à grande produção dessas flores, a cidade também leva outro apelido, o de Cidade dos Loucos, devido à existência no local daquele que foi o maior e mais famoso manicômio já existente no país, e que é retratado no livro “Holocausto Brasileiro”, cujo review postamos aqui.

Distante cerca de 165 km de Belo Horizonte e 275 do Rio de Janeiro, a cidade apresenta uma topografia com muitas ladeiras, com uma temperatura média anual de 18°, inverno razoavelmente frio e chuvoso e verões quentes.

A cidade fica a beira da BR 040, a estrada que faz parte do complexo Estrada Real, constituindo o Caminho Novo, construído à época do Brasil Colônia para ligar a região dos metais preciosos de Minas Gerais, mais precisamente Diamantina, ao porto do Rio de Janeiro.


História


A cidade começou a ser formada ainda no século XVII por bandeirantes paulistas que desbravaram a região em busca de minerais preciosos, sendo chamada inicialmente de Fazenda da Borda do Campo, de onde cresceu em importância política, marcando presença em vários momentos na história do Brasil e de Minas Gerais.

Pontilhão D. Pedro II

Quando ainda se chamava Fazenda da Borda do Campo foi palco de um importante acontecimento. Ali, em 1711, cerca de 6.000 homens se hospedaram quando estavam a caminho do Rio de Janeiro com a missão de rechaçar a tentativa de invasão francesa àquela cidade, numa época em que a costa brasileira foi constantemente fustigada por invasores.

A Inconfidência Mineira, movimento revolucionário de 1789 teve, entre seus membros, 5 barbacenenses e, após a morte de Tiradentes, o braço do mais importante dos inconfidentes foi enterrado na cidade, em frente à igreja do Rosário, onde até hoje há um monumento que marca o local. Foi uma denúncia ao Visconde de Barbacena, então Governador da Capitania de Minas Gerais, que desencadeou a reação da Coroa contra o movimento e as prisões dos inconfidentes.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário onde está enterrado o braço de Tiradentes.

Em 1822 a cidade recebeu do Príncipe Regente D. Pedro I o título de “Mui Nobre e Leal” por sua declaração de apoio ao herdeiro do trono. Em 1893, no prédio que hoje abriga a Câmara Municipal da cidade, foi realizada a histórica reunião que mudou a capital do estado de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte.


Atrações


A cidade tem vários prédios históricos, que reproduzem os estilos colonial ou barroco, como o prédio da Câmara Municipal, que se chama Palácio da Revolução Liberal, devido ao engajamento da cidade nesse movimento de 1842; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, construída em 1743; a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída pelos negros escravos em 1774, além da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Basílica de São José Operário, Solar dos Andradas, Sobrado dos Vidigal, entre outros.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

 

Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

Monumento do Soldado Desconhecido

Hospital Colônia

A cidade também é marcada como sede do maior manicômio já existente no Brasil, o Hospital Colônia. A surpreendente e dramática história desse estabelecimento que funcionou de 1903 a 1980 é contada no livro muito bem documentado e ilustrado, com fotografias reais, da jornalista Daniela Arbex, Holocausto Brasileiro. Fizemos um review dessa obra neste post. No local hoje funciona o Museu da Loucura, que no momento encontra-se em reforma.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR

Outro local que merece uma visita é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada no prédio do século XIX, com sua imponente fachada que se impõe no cenário da cidade. Tendo funcionado, a partir de sua fundação, como Colégio Providência, Colégio Abilio Cesar Borges, Colégio Militar e Ginásio Mineiro, o prédio passou, em 1949, às mãos da Aeronáutica que lá instalou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e como tal funciona até hoje. A finalidade dessa instituição é preparar os futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea Brasileira para ingresso na Academia da Força Aérea. É um local muito bonito e organizado, vale a visita.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR

 

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR

Estação Ponto de Partida

Outro local muito agradável é a Estação Ponto de Partida, localizada nas instalações daquela que já foi a fábrica de seda mais sofisticada das Américas após sua fundação em 1912, a antiga Sericícola de Barbacena. Esse local hoje abriga um importante centro cultural da cidade, com shows dignos das grandes capitais, além de uma escola de música, o Bituca: Universidade de Música Popular, numa área muito bem cuidada com belos jardins.

Estação Ponto de Partida

 

Jardim – Estação Ponto de Partida

 

Jardim – Estação Ponto de Partida

 

Estação Ponto de Partida

Fazendo jus à sua histórica presença no cenário político nacional Barbacena foi uma das cidades selecionadas para a passagem da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016. O evento ocorreu no último dia 15 de maio, com a participação maciça da população, de importantes autoridades locais e da convidada de honra, Wélissa de Souza Gonzaga, a Sasá, Barbacenense de nascimento, campeã olímpica de vôlei em 2008, nas Olimpíadas de Pequim.


Onde Ficar


O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Veja o Vídeo de Barbacena, a Cidade das Rosas e a Tocha Olímpica

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Instagram: @viajantemovel

Twitter: @viajantemovel

FanPage: www.facebook.com/viajantemovel

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Ouro Preto

Onde Ficar em Ouro Preto

Fim de Semana em Belo Horizonte

Dicas de Viagem – Tiradentes

Sair da versão mobile