Ícone do site Viajante Móvel

Cinco cidades para curtir o inverno no Brasil

Que o mundo inteiro conhece o Brasil pelo seu clima quente e suas praias isso nós já sabemos. Mas que nosso país também tem cidades para curtir o inverno, que por sinal são muito charmosas, ah isso tem também rsrs.

Tudo bem que nós brasileiros em geral gostamos do calor do nosso verão. Mas às vezes também queremos fugir do calor em busca de um clima mais ameno e aconchegante.

Afinal de contas é nesse período que tiramos o casaco do guarda-roupa, o cachecol, as luvas, e ficamos ainda mais elegantes, não é mesmo?

Por isso neste post decidimos apresentar cinco cidades para curtir o inverno no Brasil.

Nossas Sugestões

E não esqueça, se quiser reservar uma hospedagem em qualquer desses destinos, então use o link de nosso parceiro Booking.com aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Blog a se manter sempre atualizado.

Campos do Jordão

Quando chega o inverno e os turistas procuram uma cidade pra curtir nessa época no Brasil, uma das primeiras que vêm à mente é Campos do Jordão.

E não é pra menos, pois a cidade tem todo aquele clima de cidade europeia. E isso se deve a vários fatores. Por exemplo, a cidade é repleta daquelas árvores chamadas Plátano, muito comum em países de clima frio na Europa.

Mas não é só isso. A cidade tem muitas outras atrações que tanto encantam os turistas. Lá é possível, por exemplo, fazer um passeio pela cidade num daqueles vagões à moda antiga.

Além disso, é possível conhecer um Borboletário, onde a gente interage com as Borboletas. Sabia que elas até pousam na gente? Legal né?

Imagine que os turistas podem até assistir a uma sessão de cantos gregorianos no Monastério das Monjas Beneditinas. Isso mesmo, pois essa é outra atração que consta no roteiro turístico da cidade.

E você já ouviu falar no lago Titicaca, o lago mais alto do mundo? Então, saiba que o Brasil também tem o seu Titicaca rsrs. Não é o mais alto do mundo mas um dos mais altos do País. É o Lago Itapeva, que também é possível conhecer a partir de Campos do Jordão.

E já imaginou conhecer um parque com inúmeros jardins, um mais lindo do que o outro? E isso num lugar muito limpo e bem cuidado? Então, esse é o Parque Amantikir, imperdível!

Tudo isso e muito mais é possível encontrar em Campos do Jordão. E se você quiser saber mais sobre essa cidade tão acolhedora e cheia de atrações confira nosso post O que fazer em Campos do Jordão – SP. Lá tem um guia completo sobre a cidade que é uma das principais opções quando se trata de cidades para curtir o inverno.

Teresópolis

A Cidade de Teresa, ou Teresópolis, foi nomeada para homenagear a Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.

Essa é outra cidade que atrai muitos turistas durante o inverno por conta do seu clima tropical de altitude.

Teresópolis é uma cidade muito aconchegante. Lá o turista pode visitar, por exemplo, a Vila St. Gallen. Essa pequena “vila” na verdade é uma cervejaria. Por isso é até possível conhecer todo o processo de fabricação de cerveja.

E saindo no fundo da cervejaria, realmente tem uma vila que imita uma vila alemã. Com pequenas lojinhas, barzinhos, cafés, e até uma pequena capelinha, o ambiente é muito agradável. Por isso Vila St. Gallen é um lugar diferente e muito legal.

Além disso, para quem curte atrações ao ar livre, Teresópolis é uma das entradas do grande Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO. A outra entrada fica em Petrópolis.

Esse parque é muito bem estruturado, com uma sede de apoio ao turista, com mapas e explicações dos funcionários. Dentro do parque se encontra trilhas, cachoeiras e poços para banho. Como fomos no inverno, a coragem para enfrentar as águas geladas não nos acompanhou, então deixamos o banho para outra oportunidade. rsrsrs

Mas curtimos a trilha que leva até o mirante de onde se vê o famoso pico Dedo de Deus. É um visual incrível pois o mirante fica a cerca de 1.200 metros de altitude.

Outro lugar legal de conhecer em Teresópolis é o Palacete Granado. O nome é esse mesmo e, aliás, tem tudo a ver com os sabonetes e talcos que muitos de nós já usamos. É que esse foi o lugar da residência da família Granado quando migrou para o Brasil.

Mas além disso,o local é como se fosse um centro cultural. Então sempre tem atrações acontecendo lá. Quando fomos, por exemplo, estava ocorrendo uma exposição sobre o ciclo das águas, com atividades lúdicas e interessante para crianças e adultos.

Se você quiser conferir dicas de onde se hospedar, o que fazer, etc. em Teresópolis confira nosso post Um fim de semana em Teresópolis.

Entretanto, se quiser saber como chegar, como curtir e como é o PARNASO, confira esse nosso outro post: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede Teresópolis.

Tiradentes

Sabe aquela cidadezinha do interior, que nos remete à época do Brasil Colonia? Isso é BEM Tiradentes! Pois é, essa cidadezinha do interior de Minas Gerais encanta pelo charme de suas ruas de pedras e casinhas no estilo colonial.

Estátua do Tiradentes

Diferente de Teresópolis e Campos do Jordão, cidades que se modernizaram, Tiradentes, por sua vez, conseguiu manter seu ar de século 18. E é justamente isso que faz a magia dessa cidade.

Cada esquina, cada rua, cada ladeira nos remete ao passado. E as igrejinhas então? Uma mais bonita do que a outra.

Dentre essas podemos citar, por exemplo, a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma das mais bonitas da cidade. Com sua fachada assinada por ninguém menos do que o mestre Aleijadinho em 1810, essa igreja, aliás, é considerada a mais rica em ouro do estado de Minas.

Outro ponto que vale a pena visitar é a Capela São Francisco de Paula. Situada no alto de uma colina, ela garante um visual incrível da cidade. Inclusive, é ali que artistas locais às vezes exibem sua arte.

Uma vez tinha um cara tocando saxofone bem ao nosso lado. Contemplar aquela vista com o som do sax ao fundo foi simplesmente mágico.

No gramado em frente à capela tem uma cruz de madeira. Conta a história que ela foi fincada ali em 1718 em comemoração à elevação do Arraial de São José, antigo nome da cidade, à categoria de Vila.

Araxá

Cidade de muitos adjetivos, cidade de Dona Beija, dos doces, Araxá é muito famosa pelas águas termais.

Aliás, quem quiser uma dica para curtir essa excelente atração da cidade, confira o post Onde ficar em Araxá. Lá damos a dica de um hotel excelente, e que oferece várias atrações relacionadas às águas termais.

Mas Araxá não é apenas isso. A cidade de Dona Beija também tem construções interessantes e uma história que vale a pena conhecer.

E essa história está retratada, por exemplo, no Memorial de Araxá. Esse prédio conta a história da cidade por meio de importantes personagens que lá moraram.

Além disso, o Museu Calmon Barreto fala desse importante pintor brasileiro, filho de Araxá. Foi ele, aliás, quem desenhou a capa do famoso livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan.

Outro lugar legal é o Museu de Arte Sacra, que fica na Igreja de São Sebastião. Essa é, também, a igreja mais antiga da cidade, e o museu expõe obras de seus criadores, que ali chegaram em 1804!

Finalmente, pra quem quer curtir atrações mais radicais, Araxá também tem rsrsrs. Vale a pena conhecer um lugar chamado Horizonte Perdido. É de lá que os pilotos de paraglider decolam com suas asas coloridas.

Ou seja, é uma atração bem legal, e o lugar tem até restaurante onde dá pra almoçar.

Bem, se você quiser saber os detalhes sobre o que fazer em Araxá, confira nosso post Dicas de Viagem – Roteiro de 3 dias em Araxá, MG.

Caldas Novas

E nossa última dica de hoje vai para a cidade goiana de Caldas Novas. Esse é, acima de tudo, outro paraíso de águas termais. De fato, a cidade tem vários hotéis na área urbana e arredores e a grande maioria com grandes estruturas aquáticas.

Além disso, muitos hotéis oferecem até trilhas em suas áreas verdes. E além dos hotéis, a cidade também tem grandes clubes aquáticos para onde afluem os turistas.

Você pode até achar estranho parques aquáticos para curtir no inverno rsrs. Mas é isso mesmo, Caldas Novas se permite esse luxo, pois as águas das piscinas são realmente quentes, além de muito relaxantes.

Por isso, a melhor época para visitar a cidade é realmente o inverno. Isso porque as temperaturas não baixam muito, chegam a aproximadamente 15 graus, e a máxima por volta dos 26. Além disso, esse é o período de seca, quase não chove nunca.

Por isso os hotéis costumam oferecer atrações durante o dia e também à noite.

Descobertas no século 18, as águas termais da região começaram a ser usadas de forma terapêutica, pois auxiliavam em tratamentos. Mas logo as pessoas passaram a curtir aquelas água quentinhas mesmo sem estarem doentes. Daí as águas de Caldas Novas viraram a atração que se conhece hoje.

Não é à toa que a cidade é conhecida como a maior estância de águas termais do mundo. Afinal de contas a temperatura das águas podem ficam entre 30 e 50 graus e até mais!!

E se você quer uma dica de onde se hospedar na cidade, confira o review que fizemos do Hotel Le Jardin – uma opção de hospedagem em Caldas Novas.

É isso, espero que tenham gostado das nossas dicas de cidades para curtir o inverno no Brasil. Deixem seus comentários. Se já conheceu alguma dessas nos conte como foi.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069572935917/’]
Sair da versão mobile