Ícone do site Viajante Móvel

Como planejar um roteiro pela Normandia – França

Roteiro na Normandia

Para quem gosta de história, fazer um roteiro pela Normandia é a viagem ideal. Isso porque a região nos remete às conquistas de Guilherme, o conquistador, no século XI, e ao martírio de Joana d’Arc no século XV. Além disso, nos sentimos imersos em alguns dos cenários mais marcantes da Segunda Guerra Mundial, século XX.

Ou seja, um roteiro pela Normandia é realmente uma viagem ao túnel do tempo. Então, se você quiser saber como montar um roteiro por essa região da França que, além de histórica, é linda, encantadora e inesquecível, continue ligado neste post.

Passagens aéreas

Quanto montamos um roteiro de viagem, normalmente a primeira coisa que fazemos é comprar as passagens de ida e volta, pois assim já delimitamos os dias de ida e retorno. De fato, isso define várias coisas importantes.

Por exemplo, define onde alugaremos e entregaremos o carro. Além disso, pelo horário de chegada no destino, já definimos se teremos que pernoitar próximo do aeroporto ou se pegaremos estrada no mesmo dia.

Do mesmo modo, na saída, define se teremos que chegar no dia do voo ou no dia anterior. Pois é, caso o voo saia muito cedo, é melhor chegar antes e pernoitar.

E outro grande parceiro do Viajante Móvel para isso é o SkyScanner, uma plataforma de comparação de preços de passagens aéreas.

Ou seja, o SkyScanner não vende passagens, ele apenas mostra os preços e direciona o usuário para o site da companhia. Mas o mais legal é que ele permite umas buscas bem interessantes. Além disso, pode ser acessado no site ou pelo aplicativo no celular ou tablet.

O primeiro trecho na ida foi São Paulo – Lisboa. O segundo, Lisboa – Paris, durou cerca de 2:30 horas. Aliás, nesse caso, os procedimentos de alfândega são feitos em Lisboa e não em Paris. Além disso, a mala só é retirada em Paris.

Nós pesquisamos várias combinações de trechos e, de fato, a ida e volta pela TAP estava mais em conta.

A chegada e saída de Paris foram pelo aeroporto de Orly que, assim como o Charles de Gaulle, também é afastado da área central da cidade.

Para o nosso planejamento, isso representava uma vantagem, pois não precisaríamos trafegar por dentro da capital francesa, enfrentando aquele trânsito intenso da cidade.

Por isso, como chegamos em Paris ainda antes do meio-dia, pegamos o carro e já iniciamos nosso roteiro pela Normandia.

Aluguel do carro

Para o aluguel do carro sempre usamos nosso parceiro RentalCars. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos, etc.

Além disso eles dão várias outras informações importantes também, como, por exemplo, o local onde fica o escritório da locadora, se no saguão do aeroporto ou fora. Se for fora, eles até dão todas as dicas de onde pegar o transfer. Ou seja, é muito legal e muito útil.

Nós usamos todas essas dicas e deu tudo certinho. Então, quando forem reservar carros utilizem nosso link e Reserve aqui. Vocês não pagam nada a mais por isso a ainda ajudam o site a se manter sempre atualizado.

A locadora que escolhemos foi a Europcar. Como nesse roteiro pela Normandia nós percorreríamos cerca de 1.500 km nas estradas, decidimos por um carro mais confortável. Então, esse também é um detalhe importante a considerar no planejamento.

Afinal de contas, ninguém vai querer rodar essa distância toda num carro sem o menor conforto né? Ainda mais considerando que estávamos em três pessoas e que a cada dois dias pernoitaríamos em lugares diferentes. Ou seja, estaríamos sempre com as malas no carro.

No aeroporto de Orly, que não é muito grande, a Europcar, assim como as demais locadoras, fica no piso -1. Mas basta seguir as placas. É muito fácil de chegar pois caminha-se pouco.

Deslocamentos

Um roteiro pela Normandia é facilitado pela qualidade das estradas, que são excelentes, entretanto, paga-se pedágios. E, de fato, são vários, com preços desde 2 até 12 euros!

Mas a qualidade das estradas comprova que o dinheiro é bem utilizado. Além disso, as estradas e o GPS se entendem perfeitamente bem rsrs.

Aliás, tanto as estradas principais quanto as secundárias são todas asfaltadas. E isso na Normandia é importante pois é uma região conhecida por chover muito. Mas como se trafega apenas em asfalto não há transtornos de lama.

Além disso, as estradas são muito bem sinalizadas. E dependendo dos trechos tem diferentes limites de velocidade. Tem-se, por exemplo, placas desde 70 até 130 km/h. Não identificamos nenhum radar, mas certamente deve haver. Mas sempre obedecemos os limites das placas.

As estradas maiores costumam ter 2 ou 3 faixas, mas com acostamento e muro lateral separando da mão contrária. Ou seja, as estradas transmitem muita segurança. Apesar de termos pego um engarrafamento no sábado, em todos os demais dias fluímos muito bem.

Uma outra opção de roteiro pela Normandia é pegar um trem de Paris até Rennes. Esse cidade fica próxima ao Mont Saint-Michel, cerca de 70 km de estrada. Aliás, esse era o ponto mais distante no roteiro que montamos. Por isso, pra quem fizer esse mesmo trajeto, essa opção pode ser interessante.

Pode-se alugar o carro em Rennes e devolver em Paris. Ou seja, se economiza tempo de deslocamento na ida. Entretanto, em Paris é necessário se deslocar do aeroporto até a estação de trem de Montparnasse.

Mas isso não é difícil pois tudo se faz pelo metrô, que é fácil de usar. Nós optamos pelo carro por causa do conforto, pois já saímos do aeroporto com as malas acomodadas e donos do nosso destino rsrs.

Clima

A Normandia é uma região onde chove bastante. Por isso, no intuito de aliar nossa disponibilidade com o clima da região, decidimos ir no final do verão, início do outono. É que nesse período as temperaturas ainda estariam agradáveis e os volumes de chuva baixos.

E, de fato, não poderíamos ter escolhido época melhor! Enfim, nós só pegamos chuva em uma manhã, em Rouen, e no final de uma tarde em Caen. E foi só! Nos outros dias foi sol e céu limpo, temperaturas variando de 10 a 17 graus durante o dia e sem vento.

Aliás, em alguns momentos andando sob sol tínhamos até que tirar os casacos e ficar apenas com uma única camisa de manga comprida ou curta. Ou seja, entendemos que esse é o período ideal, pois o clima nos ajudou muito.

Esse fator é importante nessa região pois há muitos locais de visita onde se caminha bastante ao ar livre. Além disso, o deslocamento de carro também é bem melhor e mais seguro sem chuva. Portanto, fica a dica da melhor época do ano para um roteiro pela Normandia: segunda quinzena de setembro.

Nosso roteiro pela Normandia

Vamos mencionar aqui os principais pontos de pernoite e locais de parada, de forma genérica, apenas para ajudar no planejamento de quem quiser fazer uma viagem dessas.

Os detalhes dos locais visitados, bem como as atrações e demais informações estarão nos posts específicos sobre os lugares a visitar que publicaremos em breve. Não deixem de conferir.

Então, nossos locais de pernoite foram, na sequência: Rouen, Caen, Bayeux, Mont Saint-Michel e Paris. E nosso roteiro foi esse:

1° dia: Embarque Brasil / França (chegada no dia seguinte)

2° dia: Chegada no Aeroporto de Orly / Giverny / Vernon / Rouen (pernoite)

3° dia: Dia inteiro em Rouen

4° dia: Rouen / Fécamp / Étretat / Le Havre / Caen (pernoite)

5° dia: Dia inteiro em Caen: visitamos a Ponte Pegasus

6° dia: Caen / Arromanches / Saint Laurent sur Mer / Saint Pierre du Mont / Bayeux (pernoite): visitamos Omaha Beach, o Porto Artificial em Arromanches e Pointe du Hoc.

7° dia: Bayeux / Colleville sur Mer / Mont Saint-Michel (pernoite): visitamos o Museu Overlord e o Cemitério Aliado na Normandia.

8° dia: Mont Saint-Michel / Paris (pernoite): Visitamos o Mont Saint-Michel.

9° dia: Dia inteiro em Paris: visitamos a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e andamos pela Champs Élysées.

10° dia: Embarque França / Brasil (chegada no mesmo dia):

As praias do desembarque

Durante essa viagem visitamos as praias do desembarque no Dia D, 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os aliados dividiram a costa da Normandia em cinco praias, cujos nomes, em código, eram: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. As duas primeiras eras as praias onde os Americanos desembarcaram e as outras três foram as dos Britânicos e Canadenses.

E todas elas têm monumentos, museus e réplicas de equipamentos utilizados naquele dia. Ou seja, pra quem gosta de história da Segunda Guerra é perfeito!

Hospedagem

Em nosso planejamento de hospedagem consideramos que deveríamos ir trocando de hotéis, pois queríamos ganhar tempo de deslocamento. Assim, não precisaríamos rodar pela região e depois voltarmos à cidade de pernoite. Entretanto, em algumas cidades é interessante fazer dois pernoites para conhecê-las melhor, como é o caso de Rouen e Caen.

Nossa viagem foi toda com carro alugado, portanto, um critério que adotamos para a escolha dos hotéis foi estacionamento gratuito. Em outras palavras, esse é um ponto muito importante no planejamento também.

Mas isso é muito fácil com nosso parceiro Booking.com. Ele nos permite fazer vários tipos de filtros com facilidade. Por exemplo, hotéis com piscina, café da manhã, e tantos outros.

Sempre usamos o Booking.com em nossas viagens. Em alguns estabelecimentos já se faz um pagamento antecipado, principalmente quando as ofertas são boas. Em outros, por outro lado, o pagamento só é feito na hora. Mas nunca tivemos qualquer tipo de problema, sempre pagamos exatamente o valor que constava na reserva.

Então fica a dica, se você também quiser fazer uma busca com tranquilidade e precisão, use o link aqui mesmo em nossa página para acessar o Booking.com.

Vamos publicar maiores detalhes dos hotéis em outros posts, mas já disponibilizamos aqui pra vocês a lista de onde ficamos:

Rouen: Hotel Ibis Budget Rouen Centre Rive Gauche.

O Hotel Ibis Budget Rouen Centre Rive Gauche é muito prático, para 3 pessoas, sendo uma cama de casal e uma de solteiro sobre a de casal. Fica a cerca de 2,5 km do centro histórico, mas em uma das avenidas principais da cidade. Por isso é fácil chegar até o centro. É um hotel no estilo “Budget”, portanto, simples, porém, muito confortável.

Caen: Hotel de la Paix.

O Hotel de La Paix está localizado na região principal dos hotéis e restaurantes, também bem próxima do centro histórico.

Bayeux: Premiere Classe Bayeux

O Hotel Premiere Classe Bayeux fica  cerca de 1 km do centro histórico da cidade, o hotel tem o mesmo estilo do Ibis de Rouen.

Mont Saint-Michel: Hotel Gabriel

O quarto do Hotel Gabriel foi o maior dentre os que nos hospedamos na região da Normandia. Além disso, o acesso ao Mont Saint-Michel é muito fácil. Tem um ônibus que leva os turistas e passa bem em frente.

Paris: Meliá Paris la Défense e Mercury Paris Orly Aéroport

Hotel Meliá Paris la Défense é excelente, pertencente à grande rede Meliá. Muito bem localizado, pois é bem próximo de uma estação de metrô. O Arco do Triunfo, por exemplo, fica a 6 minutos de metrô.

Como nosso voo saiu de Paris logo cedo, decidimos dormir a última noite em Paris no hotel Mercury, pois fica bem em frente ao aeroporto. É que não queríamos correr o risco de enfrentar o trânsito da cidade até o aeroporto, de carro, no dia do voo.

E o Mercury é um hotel bem confortável, e pertence também a uma rede já consagrada . Enfim, dormimos na noite anterior, em frente ao aeroporto, já entregamos o carro e, na manhã seguinte, utilizamos o transfer gratuito do hotel para o terminal de embarque.

Todos os hotéis em que ficamos eram muito limpos, organizados, e com funcionários muito educados. No Meliá tivemos que pegar dois quartos pois eles não tinham quarto triplo disponível. Mas em todos os outros nós conseguimos.

Como é muito comum na Europa, a maioria dos hotéis não tinham café da manhã incluído na diária. Ou seja, é necessário pagar à parte. Só no Meliá e Gabriel o café estava incluído.

Nós só não pagamos no de Caen pois, devido à localização do hotel, próximo de vários outros hotéis e restaurantes, com diferentes opções, decidimos explorar a área. E, aliás, tomamos um café muito bom, com muita variedade, no restaurante Courtepaille, bem próximo.

Daqui pra onde?

Se você tiver tempo e quiser combinar o roteiro pela Normandia com outra região da França, a Bretanha é uma excelente opção.

A Bretanha é aquela península que se vê no mapa da França, bem a noroeste do país. Uma de suas características é a costa toda recortada que abriga excelentes resorts nas praias.

Uma das opções para se utilizar como base para explorar a região é Saint-Malo. Essa cidade fica a cerca de 50 minutos de Mont Saint-Michel. Aliás, tanto a Normandia quanto a Bretanha alegam que Mont Saint-Michel está na sua área. rsrs Discussões à parte, o certo é que ambas têm diversos encantos.

Viaje conectado

Viajar sem conexão com internet não dá né gente, principalmente pra quem precisa ficar atualizando stories e feeds rsrsrs. Ainda mais num lugar lindo e com tanta história como a Normandia.

Por isso sempre viajo conectada, contando com a parceria do EasySim4You. Ah, e uma ótima notícia! Os seguidores do Viajante Móvel têm 10% de desconto. Pra isso basta usar o código VIAJANTEMOVEL10 no nosso link EasySim4You. E aí, ninguém vai perder esse super desconto né? Então aproveitem.

O chip é enviado para o seu endereço e você só precisa inserir no celular assim que chegar ao destino.

Nossa dica é: quando a viagem for para Europa compre o chip “4G Europa”. Já para os EUA, Canadá e Caribe, o melhor é o “Dados Mundi”.

Seguro Viagem

É sempre bom viajar com tranquilidade. Já pensou ter algum problema no exterior e não ter um seguro pra dar todo o apoio? Nem pensar né? Além disso, os países Europeus que assinaram o Tratado de Schengen, ou seja quase todos, exigem um Seguro Internacional de Viagem.

Por isso sempre viajamos segurados. E aqui também contamos com um de nossos parceiros, o Seguros Promo, onde nossos seguidores também têm desconto!!! rsrs

Os seguidores do Viajante Móvel têm desconto de 5% na contratação do seguro. Para isso basta utilizar o código VIAJANTEMOVEL5 clicando no nosso link SegurosPromo.

Esse site é ótimo porque por meio dele você faz a cotação e comparação de várias seguradoras. Basta colocar o período da viagem, o país pra onde vai e ele mostra uma lista de seguradoras, com todo o comparativo de preços e o que está incluído no seguro. Aí fica muito fácil escolher.

Sempre fizemos seguro por meio deles e o processo sempre foi muito fácil. Depois de escolher a seguradora e fazer o pagamento online mesmo, a gente recebe a apólice diretamente no e-mail. Ali vai ter todas as coberturas, e o mais importante numa situação de emergência: os telefones de contato. Daí é só imprimir a apólice e guardar na bolsa ou então salvar no celular ou tablet.

Bem, esperamos que tenham gostado de nossas dicas de um roteiro pela Normandia. Fiquem ligados pois em breve publicaremos posts detalhados sobre o nosso roteiro e sobre os hotéis onde ficamos.

Posts Relacionados

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069574789375/’]
Sair da versão mobile