Ícone do site Viajante Móvel

Como planejar viagens no seu dispositivo móvel com mapa mental no iMind Map

Aplicativo iMindMap

Você já ouviu falar em Mapa Mental? Pois é, essa é uma ferramenta muito em voga hoje em dia. Isso porque ele tem sido um recurso muito utilizado para construção de ideias. Pois é, são inúmeras as utilidades do Mapa Mental, ou Mind Map, em inglês. Ele pode ser utilizada na estruturação e apresentação de projetos ou em sala de aula para organização de ideias e conceitos, por exemplo. Por isso vamos falar aqui sobre como planejar viagens com mapa mental.

iMind Map

Então, o mapa mental é muito útil para o estudo e o aprendizado. Além disso, esse é um recurso que pode ser utilizado até mesmo com papel e caneta. Mas há vários aplicativos no mercado que facilitam essa tarefa e a tornam mais interativa e prática. E um deles é o iMind Map.

O programa permite distribuir as ideias em tópicos, subtópicos ou “subsubtópicos”, sem limites. Por isso o utilizamos como um guia para planejarmos nossas viagens sem esquecer nada ou deixar alguma coisa para a última hora.

iMindMap iOS download

iMindMap Android download

Nosso método

Nosso método consiste, principalmente, em dividirmos o planejamento em 4 grandes tópicos:

Então, nossa primeira ação quando começamos a planejar viagens com mapa mental é inserimos nesses tópicos palavras, frases ou perguntas que temos que responder para nos lembrarmos de tudo. Isso porque às vezes a mente nos trai e podemos acabar esquecendo.

Preparação

Na Preparação colocamos tudo aquilo que deve ser visto com antecedência, como, por exemplo:

Dentro desse tópico inserimos também um muito importante sobre dinheiro. Aliás, quando viajarem para fora do Brasil lembrem de habilitar o cartão para uso no exterior. Isso pode facilmente ser feito diretamente nos caixas eletrônicos ou via Internet Banking.

Hospedagem

Já no tópico Hospedagem lembramos de levar a confirmação da reserva impressa ou salva no celular, por garantia.

Passagem

No item Passagem lembramos de coisas importantes como o número do voo, horário de saída e chegada, etc.

Passeios

Já no que se refere a Passeios sugerimos a montagem de um roteiro por dia, além de considerar a necessidade de comprar ingressos antecipadamente ou na hora.

A praticidade de se planejar viagens com mapa mental se traduz em ter tudo que se relaciona a sua viagem num único local, sempre à mão. O programa permite salvar seu Mapa Mental como imagem ou arquivo .pdf. Ou seja, é possível compartilhá-lo mesmo com quem não tem o aplicativo iMind Map instalado. Com isso pode-se enviar o planejamento para outros membros do grupo que estejam viajando juntos.

Enfim, essa é apenas uma forma de planejar as viagens. Certamente existem muitas outras. Sintam-se à vontade para utilizar esse mapa mental, que reproduzimos abaixo, ele pode ser adaptado para qualquer outro aplicativo do gênero.

Mapa Mental – Mind Map

Enfim, essas foram nossas dicas sobre como planejar viagens com mapa mental. Caso tenham alguma outra ideia de como utilizar essa ferramenta em viagens deixe aqui seu comentário que certamente será muito útil para o Viajante Móvel e outros viajantes. Até o próximo post.

Sair da versão mobile