Ícone do site Viajante Móvel

Como se locomover em Fortaleza: dicas úteis

Quando se planeja uma viagem a Fortaleza, percebe-se que os turistas costumam escolher duas áreas principais para hospedagem. Pois é, essas áreas são na avenida Beira-Mar ou na Praia do Futuro. Mas você sabe como chegar até lá? Por isso fizemos esse post com todas as dicas sobre como se locomover em Fortaleza.

Então, continue lendo e descubra como chegar do aeroporto até os principais locais de hospedagem e como explorar todos os encantos da capital cearense.

As regiões de hospedagem

Como dissemos, as duas áreas mais procuradas pelos turistas para hospedagem em Fortaleza são a Beira-Mar e a Praia do Futuro.

Na Beira-Mar os visitantes têm acesso às praias urbanas, como Iracema, Meireles e Mucuripe, por exemplo. Além disso, essa região é bem movimentada, com vários restaurantes. E ainda tem a feirinha da Beira-Mar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre outras atrações. Enfim, nessa área o turista encontra várias opções de hotéis.



Booking.com

A outra área para hospedagem é a Praia do Futuro. Embora mais afastada do Centro, é outro point para os turistas. Lá tem vários restaurantes, praticamente um ao lado do outro, um mais legal do que o outro. Alguns têm até um mini parque aquático por exemplo! Aqui também é possível encontrar diversas alternativas de hospedagem, desde pousadas até hotéis 5 estrelas.

O Aeroporto

O aeroporto de Fortaleza se chama Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ele é um aeroporto moderno e fica no bairro da Serrinha, a cerca de 13 km da Beira-Mar e a 15 km da Praia do Futuro. Ou seja, não é tão longe, mas ainda assim, para quem nunca esteve na cidade, é útil ter algumas dicas sobre como se locomover em Fortaleza pra facilitar o deslocamento.

Como se locomover em Fortaleza a partir do aeroporto

Uma das principais preocupações de quem chega num destino pela primeira vez é como sair do aeroporto até o hotel não é mesmo? Por isso este post sobre como se locomover em Fortaleza vai focar nessa dica, já que os lugares mais procurados pelos turistas na capital cearense são a Praia de Iracema e a Praia do Futuro. E ambas podem ser acessadas por várias opções de transporte a partir do aeroporto, como vamos mostrar a seguir.

Ônibus

Embora não seja a opção mais confortável quando se pensa em como se locomover em Fortaleza, é possível ir de ônibus do Aeroporto até as duas regiões mais badaladas pelos turistas. Embora menos confortável esse é, sem dúvida, o meio mais barato.

Para ambos os destinos o turista embarca bem em frente ao terminal de passageiros mesmo.

Para a Praia do Futuro a linha é a 404, e a viagem pode durar de 1:15 a 1:30 horas. Já até a Praia de Iracema a viagem dura cerca de uma hora e a linha é a 917 ou a mesma 404. Os ônibus partem a cada meia hora.

Top Bus

Esse é um serviço bem legal e muito útil. Ele poderia ser resumido como um tipo de “Ônibus Uber”. Pois é, é como se fosse um Uber mas compartilhado. Ou seja, outras pessoas podem usar o mesmo veículo com vc. Mas não se preocupe, os veículos utilizados são vans muito confortáveis, com ar condicionado, tomadas de energia, etc. Além disso, ninguém viaja em pé.

Você solicita o serviço pelo aplicativo e eles criam um ponto de ônibus virtual onde você está. Se tiver mais gente indo para o mesmo destino que o seu, ou bem próximo, eles podem pegar também.

A tarifa mínima é 3,50 reais para viagens até 1 quilômetro, e para cada quilômetro adicional, são mais 1,50 reais. Ou seja, você paga pelo que você usa, num veículo muito mais confortável e mais rápido do que o ônibus comum. Enfim, essa é uma excelente opção quando se busca como se locomover em Fortaleza.

Táxi

O turista também tem à disposição os táxis normais. São duas empresas que operam no aeroporto: a coopaero e a coopertaxi.

Numa corrida do aeroporto até a Beira Mar, na Coopertaxi, por exemplo, custa em média de 34 a 40 reais durante o dia e de 47 a 50 reais à noite.

Os aplicativos de táxi também estão disponíveis em Fortaleza. Entre as opções tem o Uber e o 99. A diferença em relação ao táxi comum é que não tem taxímetro, e vc já sabe de antemão o valor exato da sua corrida.

Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

Carro

Uma das opções mais comuns é, sem dúvida, o carro alugado, pois nos dá mais liberdade na viagem. O aeroporto é bem servido de locadoras. Para facilitar sua pesquise utilize nosso parceiro RetCars. Nós sempre alugamos antes de viajar, pois facilita muito. De fato, essa é a melhor opção para explorar toda a cidade.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

Como ir para outros destinos

Sabemos que o Ceará tem muito mais destinos turísticos lindíssimos além da capital Fortaleza. Por isso, vamos indicar dois deles que, se o tempo de sua viagem permitir, vale a pena conhecer.

Veja também: O que fazer em Fortaleza: cinco atrações imperdíveis

Como se locomover de Fortaleza a Jericoacoara

A 300 km da capital cearense, no litoral oeste, Jeri (para os íntimos rsrs) pode ser acessada com serviços de transfer, ônibus e até avião! Pois é, Jericoacoara agora tem aeroporto!

As companhias Azul e Gol operam no aeroporto de Jeri, mas são poucos voos diários e a passagem costuma ser um pouco cara. Mas é uma opção para não precisar pegar estrada de Fortaleza para lá.

O serviço de transfer é mais confortável que o ônibus pois pega o turista num local mais adequado e deixa na pousada em Jeri. Pode ser privado ou compartilhado, contratado diretamente no hotel ou até mesmo no aeroporto. Os carros têm tração nas quatro rodas por causa das dunas. O trajeto que eles costumam fazer pode ser pela Vila do Preá, com 12 km pela beira da praia, ou por Jijoca, com 20 km de dunas.

Mas também é possível ir de ônibus, que é mais econômico, embora demore mais, pois são 5 horas de viagem. A empresa que faz o trajeto é a Viação Fretcar e você pode embarcar no próprio aeroporto ou na rodoviária de Fortaleza. O ônibus leva até Jijoca, onde se pega uma Jardineira da própria empresa até as pousadas.

Como se locomover de Fortaleza a Canoa Quebrada

A 170 km da capital, no litoral leste, Canoa Quebrada também é uma excelente opção para visitar quando em sua viagem para Fortaleza. Isso porque a distância é quase a metade da distância para Jeri, e é mais fácil chegar, mesmo com carro alugado.

Na maioria das vezes sempre fomos de carro, mas da última vez alugamos um passeio de bate-e-volta de Fortaleza. Tem várias empresas que fazem mas nós utilizamos a Ernanitour. Algumas empresas fazem o trajeto direto Fortaleza – Canoa Quebrada e outras incluem Morro Branco ou Praia das Fontes, dois lugares também que valem a pena visitar.

Outra opção, como falei, é o carro alugado. A viagem é bem tranquila, pois a estrada é muito boa até lá.

Por fim, ainda tem a alternativa mais econômica, o ônibus. A empresa que faz o trajeto é a Viação São Benedito e você pega na rodoviária João Tomé. São cerca de 4 horas de viagem.

Conheça também o Litoral norte da Bahia: 5 praias para bate e volta

Então, essas foram nossas dicas sobre como se locomover em Fortaleza. Espero que tenha curtido.

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Visite outras Capitais

Aproveite e dê uma olhadinha em outras capitais para visitar na sua próxima viagem.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile