Ícone do site Viajante Móvel

Conhecendo a região de Akita no Japão, pelos olhos de um cão Akita.

Tour virtual pela cidade de Akita, no Japão através dos olhos de um akita inu

Quem já assistiu aquele filme super emocionante “Sempre ao Seu Lado”, com o ator Richard Gere, vai lembrar daquele cão lindo e super fiel que é o centro da história. Pois é, aquele cão lindo é um Akita. Mas esse também é o nome da região de Akita no Japão. Aliás, essa raça de cães é originária de lá. Por isso tem o mesmo nome.

Então, aquela história do filme é a história real do cão de nome Hachiko, que, por isso, se tornou o Akita mais famoso do mundo. Ele ficou tão famoso que até fizeram uma estátua sua na cidade de Odate, que fica naquela região de Akita. Aliás, foi depois desse filme que a raça começou a se popularizar no Brasil.

Agora olha que legal essa iniciativa. A cidade de Odate, que fica nessa região de Akita no Japão, e foi onde nasceu Hachiko, acoplou câmeras do Google Street View em dois cães Akita de nomes Ako e Asuka. Ou seja, hoje podemos passear pela cidade conduzidos por dois lindos cães dessa raça que é marca registrada da cidade e, portanto, os melhores anfitriões. Pois é, continue lendo para conhecer essa iniciativa.

A região de Akita no Japão

Essa região fica localizada no norte de Hoshu, a principal ilha do Japão, na costa oeste, e sua capital é a cidade de mesmo nome, Akita. É como o estado de São Paulo, e a cidade São Paulo.

Foto: visitakita.com

É um região montanhosa e suas principais atrações são justamente as montanhas, as praias e os resorts de águas termais. Além disso, ela guarda típicos distritos samurais, como Kakunodate.

Então, foi nessa região onde, lá pelos anos 1600, apareceu essa linda raça de cães chamada Akita. A fidelidade desse cão, tão bem retratada no filme que mencionei acima, acabou por torná-lo Patrimônio Nacional do Japão.

Aliás, nós temos um Akita, lindo, é o xodó da família. O nome dele é Athos. Quer conhecê-lo? Então confira nosso post Athos, Nosso Akita.

Hachiko, o Akita mais famoso

Hachiko foi um cão da raça Akita, que existiu de fato no Japão, e nasceu em 1923. Em 1924 o Professor Ueno o adquiriu e passou a ser seu dono. Diariamente o professor ia de trem até a faculdade onde dava aulas e Hachiko esperava sua volta todos os dias na estação de trem. Até que um dia, em 1925, ele teve um infarto na faculdade e morreu. Seu dono nunca mais voltou.

Foto: visitakita.com

Após ficar em total silêncio ao lado do caixão do professor Ueno, Hachiko continuou a esperá-lo diariamente na estação de trem, como sempre fazia. Até que em 1935, com 11 anos de idade, e após 10 anos de espera, Hachiko veio a falecer.

A história desse cão e sua fidelidade eterna ao dono ficou muito famosa no país. Por isso, sua morte foi um acontecimento lamentado por muitas pessoas, que vinham de todos os lugares do Japão para seu funeral a fim de homenageá-lo.

Foto: Telecine

A história foi tão marcante que um ano antes de sua morte um artista construiu uma escultura de Hachiko em frente à estação de trem onde ele esperou por seu dono durante toda a vida. Pois é, e o filme “Sempre ao Seu Lado“, que é muito emocionante, homenageia a bravura e a fidelidade de Hachiko.

Explorando a cidade através dos olhos de um Akita

Então, como falei mais acima, a cidade de Odate resolveu permitir às pessoas do mundo inteiro conhecer um pouco da região pelos olhos de dois Akitas.

Pois é, com as câmeras acopladas, os cães Ako e Asuka foram levados para passear pela cidade. As imagens são disponibilizadas no Google Street View e mostram as ruas, as regiões de neve, onde se pode chegar perto de algumas cabanas nas montanhas, por exemplo.

Além disso, nossos cães anfitriões nos levam também ao interior do Museu do Akita. Esse museu conta a história da raça, tem várias estátuas do cão, livros, fotos, vídeos sobre a raça, etc. Enfim, após esse pequeno passeio conduzido por esses cães adoráveis, a gente fica com vontade de conhecê-lo pessoalmente. Ainda mais que é possível até interagir com alguns cães que lá estão.

Neste link tem um vídeo sobre o projeto. E aqui você acessa o Google Street View aos olhos dos Akitas.

Se você estiver planejando visitar o Japão, não deixe de ver o post que a Lulu Freitas do Let’s Flay Away: Dicas de viagem Japão: organiza-se! [Guia completo]

O que fazer em Odate

E entre as principais atrações da cidade de Odate estão:

Onde ficar em Akita no Japão

Veja no mapa abaixo as opções de hospedagem em Akita.



Booking.com

Enfim, essa foi a dica de hoje, conhecer um pouco da região de Akita no Japão pelos olhos de dois cães Akita. Espero que tenham curtido. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile