Ícone do site Viajante Móvel

Dicas de Viagem – Nova Petrópolis – RS

Portal Nova Petrópolis

Conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é sede da Primeira Cooperativa de Crédito do Brasil, cuja história é contada no Parque Aldeia do Imigrante. A cidade reproduz, em vários aspectos, a colonização alemã do século XIX, na culinária, nos prédios e parques, além de fazer parte da Rota Romântica, uma das rotas mais belas do país.


Como chegar


Nova Petrópolis é uma cidade muito agradável, que fica a cerca de 90 km de Porto Alegre e 35 de Gramado, o que facilita a visita de quem segue para a essa região do Rio Grande do Sul, ao norte da capital gaúcha. O acesso a partir de Porto Alegre se dá pela BR 116, já saindo de Gramado segue-se pela RS 235. Ambos os caminhos fazem parte da Rota Romântica, um conjunto de estradas que reúne lindas paisagens, cujas informações reunimos nesse post.


O que fazer – Portal Jardim da Serra Gaúcha


No caminho entre Gramado e Nova Petrópolis, na RS 235, já chegando na cidade, há um portal que se constitui numa passarela com uma pequena torre em um dos lados, de onde é possível se avistar toda a cidade. Rende belas fotos e vale uma parada.

Portal de Nova Petrópolis

O que fazer – Parque Aldeia do Imigrante


Sendo uma cidade colonizada por alemães, um lugar legal para visitar é o Parque Aldeia do Imigrante, que reproduz uma aldeia tipicamente alemã do final do século XIX, em uma área de cerca 10 hectares de mata nativa.

Entrada do Parque Aldeia do Imigrante
Capela do Imigrante
Museu Histórico Municipal no Parque Aldeia do Imigrante

A aldeia tem a igrejinha, a escolinha dos colonos, a casa dos professores, a Caixa Rural de Nova Petrópolis, que é a primeira cooperativa de crédito do Brasil, fundada em 1902, onde se pode ver as antigas cédulas que já existiram no país, além de utensílios, roupas e equipamentos utilizados pelos colonos daquela época. É muito interessante e transporta o visitante para a época da colonização alemã.

Lado do Parque Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis

Dentro do Parque tem dois lagos, um deles com pedalinho, uma lanchonete e um restaurante. Se o visitante almoça no restaurante a entrada no parque tem desconto.


O que fazer – Jardineira das Hortênsias


Na entrada do Parque Aldeia do Imigrante o turista pode fazer um tour panorâmico pela cidade, a bordo de uma linda jardineira, conhecendo um pouco da arquitetura e das belezas naturais, além de conhecer um pouco da história da imigração alemã. A duração do passeio é de cerca de 40 minutos.

Jardineira das Hortências

O que fazer – Galeria Imigrante


A Galeria Imigrante é um conjunto de lojas de fábrica de roupas de malha, onde se pode encontrar bons preços e roupas de muito boa qualidade.

Galeria do Imigrante
Monumento da Galeria do Imigrante- Nova Petrópolis

A Galeria tem até cinema, boliche, livraria, galeteria, enfim, muito bem estruturada. Fica na rua XV de Novembro, quase em frente ao Parque Aldeia do Imigrante.


O que fazer – Rua XV de Novembro


Essa é a rua principal da cidade, onde se encontra várias lojas de roupas, acessórios e alguns restaurantes, é onde o pessoal passeia pela manhã ou à tarde.

Labirinto Verde

Nessa rua fica a Praça das Flores e o Labirinto Verde. A praça, como o próprio nome diz, tem um belo jardim com flores de cores variadas, além de um Labirinto feito de uma cerca viva em forma de espiral onde o visitante entre num determinado ponto, vai até o centro do labirinto e depois sai. O desafio é achar as entradas e saídas corretas. Todos se divertem, adultos, crianças, jovens e idosos, muito legal. Além das próprias flores o gramado da praça é muito bonito e bem cuidado.


O que fazer – Rua Coberta


A Rua Coberta atravessa uma das extremidades da Praça das Flores, onde ocorrem apresentações culturais e artísticas em determinadas épocas do ano.

Rua Coberta de Nova Petrópolis

Na época do Natal a rua recebe uma linda decoração natalina, que encanta os turistas. Nessa mesma área tem o excelente Café da Praça, com ótimas opções de tortas, cafés e chás onde, no dia que visitamos, havia música ao vivo com um artista local. Tudo isso, misturando com a temperatura e o sol agradáveis do outono gaúcho, deixaram o ambiente extremamente agradável.

Monumento “A Força Cooperativa”em Nova Petrópolis

O que fazer – Esculturas Parque Pedras do Silêncio


Um parque muito interessante que conta a história da colonização germânica na região.

Esculturas Parque Pedras do Silêncio

A proposta do parque é muito interessante pois ao lado de cada escultura tem uma pequena placa onde se lê um resumo do que a escultura representa.

Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Caso o visitante queira saber mais detalhes é só olhar no caderno disponibilizado na entrada do parque, que se pode levar durante a visita e devolver no final. A primeira parte conta como os imigrantes saíram da Europa, como foi a viagem e a chegada no Brasil. Depois, um conjunto de esculturas descreve as várias profissões desempenhadas pelos primeiros colonos. Em seguida, bustos gigantes falam sobre alguns pioneiros importantes que ajudaram a construir a região. Ao final o visitante pode aprender um pouco sobre as tradições cultuadas pelos alemães e adaptadas das tradições dos gaúchos que já viviam ali, além de aspectos culturais daquele povo. Vale a pena a visita, é um passeio muito interessante e instrutivo.


Onde Comer em Nova Petrópolis


Unser Haus é um Restaurante que serve a culinária tipicamente alemã, preparada no fogão a lenha, com uma bonita decoração, aconchegante, tem estacionamento próprio nos fundos e excelente atendimento. Se não chegar cedo pode encontrar uma fila de espera, mas vale a pena.

Unser Haus Restaurante
Interior do Restaurante Unser Haus
Interior do Restaurante Unser Haus

Nova Petrópolis é uma cidade muito acolhedora, bonita, bem cuidada, e que encanta os turistas que a visitam.


Veja Vídeo de Nova Petrópolis



Posts que podem interessar você:


Roteiro de três dias na Serra Gaúcha

O que fazer em Gramado e Canela – Um Guia Completo

De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica

Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai


Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?


Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Instagram: @viajantemovel

Twitter: @viajantemovel

FanPage: www.facebook.com/viajantemovel 

Nova Petrópolis, conhecida como a cidade jardim da serra gaúcha

Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563052522/’]

Bloglovin

Follow my blog with Bloglovin

Sair da versão mobile