Ícone do site Viajante Móvel

Dicas de Mahé – a maior ilha de Seychelles

Você já ouviu falar em Seychelles? Esse é um arquipélago formado por aproximadamente 115 ilhas no oceano Índico, com águas cristalinas, muito procurado principalmente por casais em lua-de-mel. Nós fomos visitar essa pérola do oceano e fizemos alguns posts com os detalhes e este é mais um. Neste post vamos contar sobre Mahé, a maior ilha de Seychelles, e onde fica a capital do país, Vitória.

CHEGADA

Chegamos em Seychelles pelo aeroporto da capital, Vitória, na ilha de Mahé, por onde chegam todos os voos internacionais.

Como explicamos no post sobre as dicas de viagem a Seychelles, decidimos não ficar em Mahé no início da viagem, deixamos para pernoitar lá nos últimos 3 dias, por conta do horário do nosso voo de retorno, que decolaria bem cedo pela manhã.

A alfândega foi simples e rápida. IMPORTANTE: eles pediram nosso cartão de vacinação de febre amarela, e como sempre estamos com ele dentro do passaporte deu tudo certo. Em várias viagens quase nunca nos pediram, mas lá pediram, então não esqueçam dele.

Teve um procedimento interessante também, que nunca havíamos visto em lugar nenhum do mundo. Após a parada do avião, antes de desembarcarmos, o piloto avisou que todos os passageiros deveriam ficar sentados pois o serviço de saúde do país iria fazer uma inspeção no avião, com todos os passageiros ainda a bordo. E o comandante enfatizou que, caso alguém descumprisse esse determinação poderia ser impedido de entrar no pais.

A equipe de saúde entrou, andou por toda a cabine, embora não parecessem estar averiguando nenhum assento ou passageiro em particular, e saíram. Só após isso fomos autorizados a levantar. É até compreensível todo esse cuidado, seja de que forma ele ocorra realmente, pois o país é um arquipélago no meio do oceano, bem distante de outros países e o surto de uma doença grave ali pode ser um desastre para a população.

O aeroporto é pequeno mas bem limpo e organizado. Após a alfândega pegamos nossas malas, elas passaram no raio-x e corremos para outra área do terminal, para pegar o voo doméstico para Praslin. Contamos todos os detalhes de nossa estadia nessa outra ilha neste post sobre Praslin.

A ILHA DE MAHÉ

A ilha é mais ou menos alongada no sentido norte-sul com duas grandes estradas, uma percorrendo a costa leste e a outra a costa oeste. Essas estradas só se interligam na extremidade sul da ilha e, para percorrê-la completamente são cerca de 60 km, toda asfaltada. Além dessas, tem quatro outras estradas transversais, que ligam aquelas outras duas pelo meio da ilha.

As duas estradas costeiras que mencionamos têm o atrativo do visual das praias, onde você pode parar onde quiser pra tirar lindas fotos. Já as estradas transversais percorrem o interior da ilha, entretanto, o visual também é muito lindo, pois a ilha é montanhosa, então você passa por pontos altos de onde se tem uma vista fascinante, não apenas de Mahé mas de outras ilhas do arquipélago. Vale a pena conferir todos esses percursos, você não vai se arrepender.

Embora sejam de boa qualidade, as estradas têm alguns pontos bem estreitos, que merecem atenção, não pela altura, mas por conta dos carros em sentido contrário. Ah, e os carros e a mão são ingleses rssrs. O motorista senta no lado direito do carro e dirige no lado esquerdo da pista, tudo ao contrário do Brasil rsrsrs. Mas garantimos que a adaptação não é difícil e eles aceitaram nossa carteira de motorista brasileira mesmo pra alugar.

PARA VISITAR EM VITÓRIA

Vitória é uma cidade, pequena, mas com trânsito, muita gente caminhando na rua, mercado, lojas, etc. Vale a pena conhecer alguns pontos turísticos interessante, além de restaurantes com bons frutos do mar.

Réplica do Big-Ben

Vale a pena tirar umas fotos da réplica do relógio britânico Big-Ben, que fica no centro da cidade, num cruzamento. Dica: espere o cruzamento ficar sem nenhum carro e tire a foto, fica bem legal. Com um pouquinho de paciência se consegue essa proeza rsrsrs.

Templo Hindu

Também no centro de Vitória tem um templo Hindu, que se destaca no cenário de prédios das ruas da capital. Fica na Quincy St. quase na esquina com a Market St. A construção é bem bonita e se impõe no cenário do centro da cidade.

A entrada é livre, não tem cobrança. Quando entramos tinha alguns monges lá dentro, dando bênçãos às pessoas e rezando com elas. Mas eles não se importam com a presença dos turistas, pode entrar e tirar fotos. Só lembrem de deixar o calçado na entrada. Lá dentro, só descalço.

Catedral Nossa Senhora da Conceição e La Domus

A catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem um bonito jardim ao redor. Embora perto do centro da cidade é um lugar bem calmo e tranquilo e seu jardim rende fotos bem legais. O La Domus é a “casa dos padres”, construída em 1934, fica ao lado da catedral e é um prédio muito bonito, um dos mais imponentes de Vitória.

Mercado Municipal

Interessante também é conhecer o mercado municipal da cidade. Não é muito diferente de outros que temos no Brasil mas vale a pena ver as frutas típicas e a movimentação das pessoas em seu interior. Aliás ele nem estava cheio quando fomos, estava muito tranquilo para andar e o lugar é bem limpo.

Jardim Botânico

Em Mahé também tem o Jardim Botânico.  Infelizmente não visitamos, mas fica a dica pois as fotos revelam um lindo lugar.

Francis Rachel Street

Um passeio legal também é pela rua onde fica o Centro Cultural Nacional, onde fica a Biblioteca Nacional de Seychelles, um prédio muito bonito, na Francis Rachel Street. Essa rua é bem agradável para passear, tem até umas barraquinhas vendendo roupas artesanais por ali, tem um cassino que é bem movimentado à noite.

PARA VISITAR NA ILHA DE MAHÉ

Eden Island

Outro belo lugar pra visitar chama-se Eden Island. Essa é uma ilha artificial onde se encontram grandes mansões, belíssimos e luxuosos hotéis, um bonito shopping center além de restaurantes, bares, sorveterias e até um aquário para visitação.

Também tem uma Marina onde se pode apreciar lindos veleiros. O visual da estrada a caminho para Eden Islands já é bem bonito.

Le Sans Soucis

Um dos excelentes pontos para se apreciar uma linda vista do alto chama-se Le Sans Soucis, que fica na segunda estrada transversal, contando do norte para o sul, que faz a ligação entre as duas estradas que percorrem as costas leste e oeste que mencionamos antes.

Venn`s Town

Outro lugar muito legal para visitar próximo a Le Sans Souci são as ruínas de Venn`s Town. Essas ruínas são de construções do fim do século 19. Ali missionários anglicanos construíram uma escola para educar os filhos dos escravos recém-libertos.

Embora tenha funcionado por aproximadamente 15 anos, as ruínas ainda estão lá até hoje e guardam uma aura toda mística. Atualmente o lugar é usado apenas para visita de turistas e para meditação.

Monte Copolia

O Monte Copolia, de cerca de 500m de altura, é outro lugar que tem uma vista fantástica. Lá tem também uma trilha de mesmo nome, a trilha Copola. São cerca de duas horas para ser toda percorrida mas o visual é compensa!!

Fábrica de Chá de Mahé

Nessa mesma estrada também se pode visitar a Fábrica de Chá, onde você assiste toda a sequência de produção dessa bebida apreciada no mundo inteiro, desde a chegada das folhas até a embalagem nas caixinhas.

Antes de chegar na fábrica tem a plantação, onde você já pode fotografar os trabalhadores colhendo as folhas da planta para a produção.

Praias
Beau Vallon

Essa praia fica na costa oeste, na parte norte, perto do hotel onde nos hospedamos. Apesar de ter uma grande faixa de areia a praia é bem tranquila, o mar é bem calminho e pôr-do-sol é lindo. E na beira da areia fica o restaurante La Plage, onde almoçamos. Falamos dele no post Sychelles – Dicas e Roteiros de Viagem.

Baie Lazare

Outra praia de águas bem calminhas, com uma faixa de areia bem menor do que Beau-Vallon, e bem tranquila. É na costa oeste também só que mais para o sul. É nessa praia que tem um balanço pendurado num coqueiro, que rende uma foto legal.

O nome da praia é em homenagem ao explorador francês que atracou ali em 1742, Lazare Picault, e declarou que a ilha era francesa. Simples assim rsrsrs. Dizem que alguns habitantes locais descobriram tesouros enterrados ali no passado. Então não custa dar uma paradinha, quem sabe né….? rsrsrs

Anse Intendance, a mais bonita de Mahé

Considerada por muitos a praia mais bonita de Mahé, Anse Intendance tem areia branca e fina, e lindas pedras nas extremidades. O mar estava bem calminho, por sorte, pois entre maio e setembro costuma ter ondas mais fortes devido aos ventos. Também fica na costa oeste, mais ao sul da ilha.

Anse Royale

Essa praia já fica  na costa leste, ao sul. É uma área com mais hotéis próximos e também conta com uma boa gama de atividades aquáticas.

Port Launay

Essa foi a praia onde fizemos Stand-Up Paddle. Fica no norte da ilha, no lado oeste. É uma Marina, com águas bem calminhas pois a praia é protegida pela baía. Muito legal pela gama de atividades que podem ser feitas ali, como snorkeling, SUP, caiaque, muito legal. Nessa praia fica o hotel Constance Ephelia Resort, cujos hóspedes têm acesso a todas essas facilidades incluídas, mas qualquer um pode pagar e usar.  

 
Anse Aux Pins

Essa praia fica na costa leste, na parte sul. É uma praia protegida por um recife de corais, o que lhe garante águas calmas e rasas. A praia em si não tem muitas atividades, é boa para relaxar, nas fica próxima de uma área de muito comércio, com lojas, restaurantes e alguns hotéis. Além disso, tem um campo de golfe bem próximo, onde eles oferecem curso aos turistas. Um atividade a mais e diferente.

LOCOMOÇÃO

Em Mahé, definitivamente alugue um carro, pois é a maior ilha do país e, assim, como em Praslin, essa é a melhor forma de conhecê-la. A estrutura das vias são boas, asfaltadas, embora estreitas em vários pontos, mas com visuais incríveis, pois a ilha é cheia de morros.

Para aluguel dos carros, bem como para diversas outras necessidades e dicas, recomendamos acessar o site oficial de turismo de Seychelles (www.seychelles.travel). Lá é possível encontrar as locadoras locais.

Em Praslin nós entramos em contato direto com a locadora (detalhes no post Seychlelles – Pralin). Já em Mahé nós solicitamos à recepção do Hilton que nos indicassem uma empresa e eles mesmo fizeram contato e o rapaz também foi deixar o carro no hotel, onde fizemos toda a transação, tudo muito prático.

Para entrega do carro simplesmente deixamos no estacionamento do hotel, com a chave dentro. Simples assim.

ONDE FICAR

Nós nos hospedamos no Hilton Seychelles Northolme Resort and Spa. É um hotel excelente, tem os carrinhos para transportar os hóspedes pelo hotel, embora sua área não seja tão extensa.

Os quartos ficam próximos dos restaurantes e bares do Resort. O hotel fica próximo a Vitória, na parte norte da ilha, porém na costa oeste, enquanto Vitória é na costa leste.

 

Os chalés são muito bem decorados, com uma sacada, espreguiçadeiras, geladeira, banheira, tudo muito confortável. O hotel tem uma linda piscina com borda infinita, academia com equipamentos novos e bem cuidados.

 

O hotel também tem uma praia particular, onde se pode desfrutar de stand-up paddle, caiaque, etc.

Enfim, Mahé é uma excelente opção para quem quer aliar praia a montanha e a vida urbana. Espero que as dicas sejam úteis e qualquer dúvida que queiram tirar é só deixar nos comentários que respondemos.

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

[dropshadowbox align=”center” effect=”rised” width=”300px” height=”” background_color=”#cafcfb” border_width=”3″ border_color=”#dddddd” ]

Planeje sua viagem com nossos parceiros

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

[wow-icons lib=fa name=fa-hotel size=”nm” align=”aligncenter”]

Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.

[wow-icons lib=fa name=fa-heartbeat size=”nm” align=”aligncenter”]

Seguro Viagem: Seguros Promo  para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem.

[wow-icons lib=fa name=fa-car size=”nm” align=”aligncenter”]

Aluguel de Carro: Rental.Cars para alugar um carro na sua viagem.

[wow-icons lib=fa name=fa-mobile size=”lg” align=”aligncenter”]

Chip celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem. 

[/dropshadowbox]

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Seychelles – Dicas e Roteiro de Viagem

Seychelles – Praslin

Seychelles – La Digue

Zanzibar – Roteiro da nossa Viagem e O que fazer

Ilhas Jônicas na Grécia – Roteiro Completo

Estamos também nas seguintes redes sociais:


Instagram: 
https://instagram.com/viajantemovel
Twitter: 
https://twitter.com/viajantemovel
FanPage:
 www.facebook.com/viajantemovel

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

Aproveite e Pin it:

 

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069567369229/’]
Sair da versão mobile