Ícone do site Viajante Móvel

Durdle Door, uma praia na Costa Jurássica da Inglaterra

Quando a gente ouve falar em “pedra furada” o que logo vem à mente? Para muitos é a praia de Jericoacoara, no Ceará, não é mesmo? Pois é, a famosa praia cearense tem uma pedra furada que está sempre nos cartões postais. Mas você sabia que num grande país da Europa também tem uma praia com uma pedra furada? Pois é, estamos falando de Durdle Door, na costa sul da Inglaterra. Aliás, as duas pedras furadas são muito parecidas.

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

Tudo bem, que quando se pensa em praia, a Inglaterra, com seu clima frio, não é a primeira opção que vem à mente. Mas saibam que essa é uma praia muito disputada no verão. E nós, quando moramos no Reino Unido fomos lá conferir. Por isso continuem lendo o post e confiram todas as dicas que vamos deixar aqui.

Porque ir a Durdle Door

Então, quem vai para a Inglaterra, normalmente pensa em Londres como a primeira opção, o que é normal. Mas, a cerca de duas horas e meia de Londres, Durdle Door se apresenta como uma ótima opção para além da capital britânica. Ela fica no condado de Dorset, no sudoeste do país.

E para os amantes de caminhadas é um destino excelente. Isso porque, além da praia, o lugar oferece algumas trilhas no alto de suas falésias, que são muito legais.

Os penhascos ostentam aquela cor branca que contrasta com o mar azul turquesa, principalmente no verão. Por isso fica tudo muito lindo nessa época. É realmente um cenário de filme. Aliás, já foi mesmo. A pedra furada, por exemplo, apareceu naquele filme Nanny McPhee – A Babá Encantada. Quem aí assistiu?

A região de Dorset

Dorset é uma região na costa sul da Inglaterra, bem à beira do Canal da Mancha. A região se extende por 80 quilômetros de leste a oeste e 65 de norte a sul. Pois é, e a capital daquela região é Dorchester, uma pequena cidade com cerca de 16 mil habitantes.

Costa Jurássica

Todos esses locais sobre os quais estamos falando ficam na Costa Jurássica que, aliás, recebe esse nome pela quantidade de fósseis que existem na região. Além dos fósseis, há formações rochosas e geológicas antigas. Aliás, há três períodos geológicos distintos por lá: o Triássico, o Jurássico e o Cretácio. Lembram dos tempos de escola? rsrsrs.

Por isso a região tem museus, centros de visitantes e até atividades de caça aos fósseis, por exemplo. A Costa Jurássica tem cerca de 150 quilômetros de extensão e se estende de East Devon a Swanage, em Dorset.

Enfim, vale muito a pena conhecer, principalmente porque, por tudo isso, a Costa Jurássica é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade.

Durdle Door

Vocês vão ouvir algumas pessoas chamarem de Durdle Door a praia e também a pedra furada. Pois é, esse nome é utilizado para referir tanto uma quanto a outra.

Só para ter uma noção do tamanho da pedra furada de lá, quem conhece a de Jericoacoara vai lembrar que ela tem cerca de 5 metros de altura. A de Durdle Door tem 60 metros! Pois é, bem alta mesmo!

Para chegar até a praia a partir do estacionamento em West Lulworth, são cerca de 30 minutos de caminhada, pois a área é protegida e o trânsito de carros é proibido. Aliás, West Lulworth é o ponto de apoio, caso você escolha pernoitar por lá. É uma cidadezinha bem pequenininha, mas com bons hotéis, justamente por ser uma região turísitica.

E chegando lá, o turista tem à disposição várias trilhas sobre as falésias, que proporcionam vistas incríveis da praia e da região ao redor.

Então, depois de curtir Durdle Door, você pode fazer uma trilha de 2,2 quilômetros até Lulworth Cove, uma praia em semicírculo muito bonita e agradável.

Como chegar

Uma opção, para quem não vai alugar carro, é pegar o trem na estação London Waterloo até a cidadezinha de Wool. Então, lá pegar um ônibus para Lulworth Cove. Mas fique ligado, essa costuma ser a opção mais cara. Os números de ônibus 15, 30, X54 e X55 conectam a Estação Ferroviária de Wool a West Lulworth.

A outra opção é alugando um carro. Dessa forma, você tem mais autonomia e liberdade para escolher a rota e onde e quando parar. E assim você pode chegar até o estacionamento Durdle Doorl Holiday Park, que fica a 800 metros da praia.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

E a opção mais barata, sem dúvida, é o ônibus. Você embarca na London Victoria Coach Station, faz uma conexão em Poole e então segue para Doodle Door.

A viagem de ônibus dura cerca de 5 horas, a de trem, 3 horas e 40 minutos e a de carro duas horas e meia.

Quando ir

A melhor época para visitar Durdle Door é entre os meses de julho e setembro. Nessa época a temperatura pode chegar até a 26 graus, enquanto no inverno costuma ser bem frio. Acreditem, 26 graus é bastante para a Inglaterra rsrs.

Outro ponto importante a considerar no planejamento é que no mês de setembro você está fora do período das férias escolares. Por isso o local costuma ser menos agitado e a hospedagem mais barata.

Nós fomos no outono, então não estava muito quente. Aliás, o que vimos foi igualmente incrível: a neblina se formando sobre a praia. Deu pra vê-la se deslocando de forma rápida, subindo as falésias e deixando tudo branco de repente rsrs. Pois é, foi uma experiência bem interessante. Mas logo depois ela se desfez e pudemos curtir um pouco a caminhada pelo alto dos penhascos e apreciar a vista. Nunca tínhamos visto um fenômeno como esse ocorrer, e se desfazer, de forma tão rápida.

Veja também: 10 livros ambientados em Londres, para viajar sem sair de casa

O que fazer em Durdle Door

Praia Durdle Door

A primeira atração é, sem dúvida, curtir a praia de águas azul-turquesa. Acredite, se você for na época certa vai encontrar a água dessa cor! rsrsrs

A praia em si não é de areia, mas de pedra calcárea. E o leito do mar ali é bem íngrime, afunda rápido, por isso fique atento, principalmente com as crianças. O lado bom é que a água costuma ser bem calma. Ah, e dá até pra atravessar a pedra furada nadando, o que, aliás, todo turista faz quando vai até lá. rsrsrs

Trilhas

Como dissemos lá em cima, Durdle Door não é só para quem curte praia. Isso porque as trilhas fazem parte das atividades disponíveis aos visitantes.

A principal é a trilha até o Arco de Durdle Door! Isso mesmo, dá pra ir até o topo da pedra furada. Ela começa no centro de visitantes de Lulworth Cove. Aliás, esse é o último ponto de apoio, por isso não esqueça da água e de comprar algo para comer. A trilha não é tão longa, são apenas 1.800 metros, mas o visual é incrível!! Então você vai parar várias vezes para registrar aquela foto!!! rsrs

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

E então, para os que continuarem animados, a dica é prosseguir na trilha deixando a praia à esquerda, em direção a Swyre Head. Essa é uma área no topo das falésias que, apesar de não ser o ponto mais alto por ali proporciona uma vista incrível!! A subida é um pouco íngreme mas o visual vale muito a pena!!

Corfe Castle

Corfe Castle é o nome tanto da cidadezinha que fica a cerca de 20 quilômetros de Durdle Door, quanto do castelo cujas ruínas são abertas a visitação.

A cidadezinha é uma daquelas típicas do interior da Inglaterra. Ou seja, é minúscula, com ruazinhas estreitas e casas de pedra.

Já o castelo teve sua construção iniciada ainda no século 12, por Guilherme, o Conquistador. E durante todo esse tempo foi utilizado não apenas como residência real, mas também como fortaleza militar. Após ter sido destruído durante a Guerra Civil da Inglaterra, suas ruínas permaneceram no lugar e foram transformadas em atração para os visitantes. Aliás, essa é um dos locais históricos mais visitados do país.

O local é conservado e controlado pelo Patrimônio Britânico, por isso a entrada é paga. São cerca de 12 libras para adultos e 6 libras para crianças na alta temporada. Além da interessante história do castelo, vale a pena apreciar a vista do alto da colina onde ele fica, é de fato muito bonita.

Lulworth Cove Beach

Lulworth Cove é uma linda enseada num formato semi-circular quase perfeito. É um lugar muito aconchegante, com aquelas pedrinhas de calcáreo ao invés de areia, e águas bem calminhas. Isso porque ela é uma praia muito bem protegida pela enseada.

A estrutura é bem variada, com estacionamento, cafés, sanitários e hotéis na parte de trás da praia.

Ali também é possível fazer uma espécie de caça ao tesouro. Mas na verdade não há tesouro nenhum. Eu explico. É que as pessoas costumam encontrar por lá conchas e fósseis bem singulares. Isso porque, como já dissemos, a região pertence à Costa Jurássica, que é repleta desses tesouros pré-históricos.

Então suba até o alto das colinas e aprecie toda a linda vista, aproveitando para fazer um pique-nique com a família. Tenho certeza que você vai curtir esse lugar muito agradável, bonito e tranquilo.

Castelo de Lulworth

Considerado por muitos o mais bonito do sul da Inglaterra, o Castelo de Lulworth é uma visita imperdível. Diferente do Corfe Castle, este não está em ruínas, pois, apesar de ter sido construído no século 17, ainda está inteiro.

O Castelo foi originalmente construído como estação de caça, mas depois se tornou residência da família Welt. No início, o lugar era usado para entreter a família real e a aristocracia britânica da época.

Embora devastado pelo fogo em 1929, o Castelo foi parcialmente restaurado e é aberto a visitação. Você pode conhecer algumas áreas internas, como a área do próprio Castelo, a capela e a igreja, por exemplo. Além disso, não deixe de curtir uma caminhada ou até um pic-nic em seu lindo gramado.

E pra quem tem filhotes de 4 patas, o local é pet friendly em toda a área externa, desde que presos às guias. Mas no interior do castelo apenas cães de assistência podem entrar. Lá dentro tem uma Casa de Chá, onde você pode, inclusive, pedir para viagem.

Chip de Internet
Os leitores do Viajante Móvel tem desconto para ficar conectado em suas viagens. Utilizem o código VIAJANTEMOVEL10 para desconto de 10% neste link.

O Castelo Lulworth é aberto de segunda a sexta, das 10:30 às 17 horas. Você só paga o estacionamento, que custa 3 libras o dia inteiro (preço de 2020). Enfim, reserve ao menos umas duas horas para conhecer tudo com calma.

Daqui pra onde?

Saindo de Durdle Door, você pode aproveitar para conhecer algumas cidadezinhas bem pitorescas da Costa Jurássica, como Weymouth e Poole, por exemplo.

Weymouth

A cerca de meia-hora de carro, é possível conhecer Weymouth. Essa é uma charmosa cidadezinha litorânea, com uma excelente estrutura à beira mar.

A praia aqui é de areia, ao contrário do calcário de Durdle Door. E o lugar é repleto de atrações. Você pode, por exemplo, fazer windsurf, caminhadas em reservas naturais, caça aos fósseis, e muitas outras.

A estrutura de restaurantes também é muito variada, principalmente quanto aos frutos do mar, especialidade da região. Além disso, tem duas áreas de compras, as ruas St. Mary e St. Thomas, para levar para casa aquela lembrancinha da Costa Jurássica.

Enfim, a cidadezinha tem uma vibe muito legal. Vale a pena conhecer.

Poole

Mais para além de Weymouth, a cerca de 45 km de lá, fica aquela que é considerada a meca para a prática de kitesurf, windsurf e stand-up paddle da região. Isso porque as águas rasas de sua costa são ideais para a práticas das cerca de 25 atividades aquáticas disponíveis aos visitantes.

Pois é, estamos falando de Poole, uma cidade também litorânea na Costa Jurássica.

Aproveite para um passeio pela Quay, um pouco parecida com as avenidas à beira-mar que temos em várias cidades litorâneas aqui no Brasil. Então, ali você pode saborear um delicioso chá da tarde britânico nos cafés e bares, apreciando o movimento, os iates partindo do porto, e ficar só relaxando.

Aproveite para conhecer também o maior centro de artes da Inglaterra fora de Londres, o Lighthouse. Lá você pode apreciar shows ao vivo, eventos e exposições.

Enfim, vale a pena conhecer essa cidadezinha muito charmosa da Costa Jurássica.

Veja também: Lua de mel num Castelo: curta esse momento marcante como uma rainha.

Onde ficar em Durdle Door

Dependendo do seu orçamento e preferências, há muitas opções para você escolher. Minhas principais dicas de acomodação são as seguintes:

Rudds Lulworth Cove – Inicialmente tínhamos como objetivo ficar aqui, mas estava totalmente lotado. Essa é uma hospedagem estilo boutique, 4 estrelas, com 11 quartos e piscina no alto do penhasco com vista incrível para o mar.

Fotos|Divulgação

Lulworth Cove inn – Ficamos neste hotel encantador, com uma excelente vista. Amamos o quarto, decoração de muito bom gosto e café da manhã variado, inclusive com opções veganas. Os funcionários foram super simpáticos. E além de tudo aceita pet.

Fotos|Divulgação

Lulworth Lodge –  Esse também é bem localizado para explorar Lulworth Cove e Durdle Door. Foi construído no local do moinho de água original de Lulworth e possui 12 quartos. Não aceita pet.

Fotos|Divulgação

98. Boutique Hotel – Um hotel amigável e acolhedor em Weymouth. Um ótima escolha para quem quer explorar a costa de Dorset. Não é pet friendly.

Fotos|Divulgação

The Jurassic Bus near Durdle Door – Se você quiser ter uma experiência única, essa é a nossa dica. Um ônibus de dois andares, localizado em Dorchester, na região de Dorset, perto de Durdle Door e Lulworth Cove

Fotos|Divulgação

Você também pode optar por acampar e nossa dica é o Durdle Door Holiday Park, por ficar bem próximo da praia e com uma vista privilegiada da pedra furada.

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveita para conferir outros posts do blog

Outra cidade que visitamos com uma praia lindíssima com falésias e que fica aqui no Brasil foi Torres – as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile