Ícone do site Viajante Móvel

Fim de Semana em Belo Horizonte – MG

A capital mineira é repleta de atrações e cultura. Já estivemos lá várias vezes e continuamos descobrindo seus encantos. “Beagá”, como Belo Horizonte é conhecida, é uma cidade muito agradável, com várias opções de lazer pagos e gratuitos. A cidade é repleta de praças, parques, teatros, shoppings e eventos culturais.

Onde Ficar

O Pampulha Design Hotel, à beira da lagoa da Pampulha, foi nossa escolha. Ele tem estacionamento, wi-fi funciona bem, térreo mais dois andares, elevador, café da manhã bem servido, funcionários muito atenciosos.

É um hotel novo, não tem piscina mas seu grande atrativo é realmente a localização. Fica em frente à Lagoa da Pampulha, local de caminhadas, corridas, atividades físicas e de entretenimento diariamente, principalmente aos fins de semana.

Pampulha Design Hotel
Recepção do Pampulha Design Hotel
Apartamento do Pampulha Design Hotel
Café da Manhã – Pampulha Design Hotel
Pampulha Design Hotel

Hotéis Próximos ao Aeroporto

Para quem chega de avião, há hotéis próximos ao aeroporto de CONFINS, porém, esse que é o principal aeroporto da cidade fica muito distante, cerca de 40 km da área central da cidade e 30 km do bairro da Pampulha, onde fica a lagoa de mesmo nome. Para quem chega pelo aeroporto da Pampulha, a situação é bem melhor, pois já desembarca no bairro da lagoa e fica mais próximo do centro e de outros locais que merecem ser visitados. No aeroporto da Pampulha só operam a Passaredo e a Flyways. A Azul também operava até recentemente mas encerrou suas atividades lá.

Aliás, nossos leitores têm desconto nos hotéis abaixo, é só clicar no link e usar o cupom: SUPER5 para 5% de desconto.

Transfer do Aeroporto

Existe um serviço de ônibus exclusivo extremamente útil que liga a Rodoviária de Belo Horizonte aos aeroportos da Pampulha e de Confins. Não é uma linha normal, pois só faz parada nesses três pontos. O serviço é o Conexão Aeroporto. Ao desembarcar em Confins vc pode comprar o bilhete ainda na área de restituição de bagagem mas, caso esqueça e passe direto, há um guichê na área externa logo em frente ao saguão. Na Rodoviária é só procurar pelo guichê da Unir no segundo andar e depois seguir para a plataforma indicada. Na Pampulha não há guichês. Você simplesmente espera o ônibus no ponto específico em frente ao saguão e paga direto ao funcionário do ônibus. Eles etiquetam a bagagem e você viaja tranquilo. A frequência das saídas é de cerca de 15 minutos entre uma e outra. Essa dica é excelente para quem quiser ir de Confins para a Pampulha ou para o Centro da cidade. O trecho Confins  – Pampulha dura 30 minutos e custa R$ 12,10 (preço de Jul/2016). É uma super dica pois esse mesmo trecho de táxi custa cerca de R$ 100,00.

O Que Fazer

Lagoa da Pampulha

Para nós do Viajante Móvel a Lagoa da Pampulha é uma das melhores áreas urbanas para lazer.

A lagoa atrai inúmeros visitantes, locais ou turistas, principalmente durante os fins de semana. É a área preferida dos moradores para a prática de caminhada, corrida e outras atividades físicas e culturais, pois o local é bonito, agradável, bem cuidado e sempre movimentado.

Corridinha na Lagoa da Pampulha

Nos finais de semana sempre tem alguma coisa acontecendo, um grupo de capoeira praticando sua arte e convidando quem sabe “jogar” para participar, pessoas praticando suas habilidades de pilotar drones, famílias com suas bicicletas próprias ou alugadas, pois ao redor da área existem pontos onde se pode alugá-las, etc. Quer dar a volta na lagoa toda? Prepare o fôlego pois são 18 km de extensão.

Mas a área não é atraente apenas pelo espaço agradável que proporciona para a prática de atividades esportivas e de lazer, pois é repleta de prédios históricos e áreas de visitação:

Igreja de São Francisco de Assis

A belíssima e atípica igreja projetada por Oscar Niemeyer, com painéis de Cândido Portinari.

Igreja de São Francisco de Assis
Casa de Baile

Que abriga exposições sobre o tema Urbanismo, seus jardins foram projetados por Burle Marx e também foi desenhada por Niemeyer.

Museu de Arte da Pampulha

Cujo prédio e jardim também resultaram da parceria entre Niemeyer e Burle Marx.

Parque Ecológico da Pampulha

Uma área de 300 mil metros quadrados de muito verde, espaço para curtir a natureza, conhecer espécies botânicas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Floresta Amazônica, ideal para passear numa manhã de domingo.

Casa Kubitschek

Que serviu realmente como casa de campo do ex-Presidente do Brasil quando ainda era prefeito de Belo Horizonte, atrai pelo design moderno.

Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte

Onde o visitante pode conhecer o Jardim Zoológico, com cerca de 8.000 espécies de animais, e o Jardim Botânico, com 3.500 espécies de plantas.

Jardim Zoológico
Jardim Zoológico

A Lagoa da Pampulha realmente é uma área muito atraente, que vale a pena visitar. É um lugar que encanta pela beleza e pelo dinamismo.

Praça da Liberdade

Foi nessa praça, em 12 de dezembro de 1897, que a cidade foi inaugurada. O lugar é cheio de vida nos finais de semana, com famílias passeando, pessoas deitadas no gramado lendo um livro, conversando, curtindo o local que é muito aprazível. Ao redor da praça se localizam os prédios que formam o Circuito Cultural Praça de Liberdade, um complexo cultural muito interessante, numa das áreas mais importantes da cidade.

Veja a lista dos vários museus e espaços culturais que estão ali abertos à visitação:

Biblioteca Pública Estadual

Arquivo Público Mineiro

Casa Fiat de Cultura: mostra de obras nacionais e internacionais e promoção de debates acadêmicos.

Centro de Arte Popular CEMIG: exposição de grande acervo de arte popular mineira em um prédio de 4 andares com lojas, cafés, etc.

Centro Cultural Banco do Brasil: 8.000 metros quadrados abertos à visitação pública, teatro com 264 lugares, com variada programação cultural.

Espaço do Conhecimento UFMG: possui planetário, terraço astronômico e programação de exposições.

Memorial Minas Gerais – Vale: atividades interativas que levam o visitante a uma viagem no tempo do século XVII ao século XXI.

Museu Mineiro: exposição de arte sacra colonial.

Palácio da Liberdade: inaugurado em 1897, o palácio serviu de residência para vários governadores do Estado e sua arquitetura chama a atenção no cenário da Praça da Liberdade.

Museu das Minas e do Metal: exposição muito interessante de minerais e metais brasileiros, com atividades interativas, muito bonito, bem estruturado, que mistura entretenimento visual e sons em um ambiente muito agradável.

Como a maioria dos prédios do local, lá também tem um Café e esse serve até refeições. Recomendamos para o prato principal Fettuccine de espinafre ao molho quatro queijos, muito gostoso e a Salada Esmeralda com quiche Lorraine, uma delícia. Para sobremesa experimente o tradicional Petit Gateau e o Sorvete de Queijo com Calda quente de goiabada, esse simplesmente imperdível. Como forma de fidelizar e agradar o cliente, eles oferecem um cartão postal do museu e se você quiser eles enviam para qualquer endereço sem nenhum custo adicional.Vale a visita.

Parque das Mangabeiras

Com 2,3 milhões de metros quadrados, é a maior área verde da cidade, localizado na área da Serra do Curral, porém, o acesso é por dentro da cidade mesmo, sem necessidade de pegar qualquer estrada de terra. É só seguir direto pela Avenida Afonso Pena, após passar a Praça do Papa a entrada estará bem próxima. Com áreas ornamentadas pelo paisagista Burle Marx, o parque é uma linda e sossegada área verde com arenas para shows e teatros, brinquedos para crianças e onde se pode caminhar em contato com a natureza e animais silvestres como micos e esquilos.

Veja também Parque das Mangabeiras – Belo Horizonte

Praça do Papa

No caminho e bem próxima do Parque das Mangabeiras, a praça de onde, em 1980, João Paulo II disse a frase “Que belo horizonte”, é um excelente ponto para apreciar o magnífico visual da cidade, pois se localiza no alto, próxima à área conhecida como Serra do Curral. Rende excelentes fotos com a cidade ao fundo.

Mineirão

Durante muito tempo o estádio do Mineirão foi o segundo maior estádio do Brasil e abriga o Museu Brasileiro do Futebol. A área ao redor do estádio é na verdade uma grande área de lazer utilizada pelas famílias e jovens ao final de tarde para prática de patins, skate, bicicleta, muito agradável pois sempre tem uma música ambiente tocando lá.

Mineirinho

Ginásio que já sediou importantes partidas de vôlei e futebol de salão é também utilizado para shows. Fica ao lado do Mineirão.

Onde Comer

Churrascaria Farroupilha Grill

Local agradável próximo à Pampulha, estilo self-service no peso ou rodízio, com várias opções de carnes e saladas, tem estacionamento próprio.

Pampulha Grill

Enorme variedade de pratos quentes e saladas, além de carnes, também no estilo self-service no peso ou rodízio. O Local é muito bem estruturado, sendo usado para eventos empresariais, casamentos e outros.

Compras

Feira de Arte e Artesanado

A Feira nasceu em 1969 na Praça da Liberdade mas, devido ao crescimento em movimento e tamanho, foi transferida para a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade e acontece todos os domingos. Lá é possível encontrar de tudo, roupas, artesanato, enfeites, especiarias e até uma “praça de alimentação” ao ar livre. A feira é enorme, e reúne mais de 3.000 expositores.

Mercado Central

Reúne mais de 300 lojas, é um local que mistura cheiros e sabores, onde se encontra de tudo em matéria de alimentos, desde carnes até suplementos alimentares, passando por inúmeras opções de temperos. O local também tem restaurantes e bares em seu interior, muito frequentado nos fins-de-semana por turistas e moradores.

Shopping Center

Existem diversas opções na cidade, desde os mais simples e menores até os maiores e mais luxuosos, todos esses com cinema.

– Shopping BH

– Minas Shopping

– Shopping del Rey

– Diamond Mall

– Pátio Savassi

– Shopping Cidade

– Outlet BH

A cidade conta ainda com diversos teatros e várias opções de shows e eventos culturais, realmente não dá pra ficar sem ter o que fazer em BH.

Outro lugar bem legal de conhecer na capital mineira é o Museu de Artes e Ofícios. Para saber mais sobre ele confira o post Visita ao Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, do blog Estrangeira.

Já viajou para Belo Horizonte e quer compartilhar suas experiências com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar  outros viajantes! 

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Igreja São Francisco de Assis-Pampulha
Sair da versão mobile