Ícone do site Viajante Móvel

Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército – Rio de Janeiro

Que tal conhecer um lugar extremamente aconchegante, agradável, tranquilo, seguro e que ainda lhe proporciona uma vista incrível?! Parece fantasia né? Mas você sabia que esse lugar existe? Pois é, e se chama Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. O ambiente, a localização, a organização, enfim, tudo ali convida a uma visita a qualquer hora.

É um lugar cuja história se confunde com a da própria cidade do Rio de Janeiro e até do país, pelos importantes acontecimentos que aconteceram ali. Além disso, a vista que o lugar proporciona é realmente de tira o fôlego. E você pode curtir tudo isso enquanto saboreia um delicioso café, chá da tarde ou até uma refeição na filial de uma das mais famosas confeitarias do Brasil.

Enfim, é um ponto turístico imperdível para quem vai passear na cidade maravilhosa. Por isso, continue sua leitura e se encante com esse lugar privilegiado na orla de Copacabana.

História do Forte de Copacabana

Desde o século 16 vários fortes foram construídos no Brasil, a fim de proteger nosso território de invasões. Pois é, e o Forte de Copacabana foi um deles. Construído no início do século 20, a pedra fundamental foi lançada no dia 5 de janeiro de 1908. Naquele ano, o Presidente do Brasil era Afonso Pena e o Marechal Hermes da Fonseca era o Ministro da Guerra.

Sua inauguração aconteceu no dia 28 de setembro de 1914, com o Marechal Hermes da Fonseca já Presidente. A obra foi muito importante na época, não apenas por questões militares, mas sociais e econômicas também. Por exemplo, a energia elétrica da usina a diesel do Forte também atendia o bairro de Copacabana.

Então, eram essas edificações que efetivamente protegiam a Baía de Guanabara no início do século passado. Os canhões, aliás, estão até hoje nos mesmos lugares em que sempre estiveram, desde quando ainda eram usados. Eles foram fabricados pela companhia alemã Krupp e eram muito potentes. Por exemplo, seus tiros podiam alcançar um alvo a 23 quilômetros de distância!! Por isso, o Forte de Copacabana já foi a mais poderosa praça de guerra de toda a América Latina! E tudo está aberto à visitação.

Você lembra do tempo de escola, em que nossos professores de História falavam sobre a Revolta dos Dezoito do Forte, em 1922? Pois é, o forte onde aconteceu esse evento marcante é justamente o Forte de Copacabana! E o turista pode conhecer um pouco mais essa história no Museu Histórico do Exército, que fica lá dentro.

O nome oficial do lugar hoje, Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, foi recebido em 1987, quando o Forte passou a ser transformado em espaço cultural.

Localização

O endereço do Forte é Rua Coronel Eugênio Franco, n° 1 – Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ.

Ou seja, ele fica bem naquela península que separa a praia de Copacabana da praia de Ipanema. Aliás, é por isso que a visão é de tirar o fôlego, seja durante o dia ou à noite. Isso porque de lá é possível ver toda a orla de Copacabana, como se estivéssemos vendo a partir do mar, com todos aqueles prédios atrás da faixa de areia, além do famoso Pão de Açúcar na outra ponta. E tudo isso fica ainda mais lindo à noite! Enfim, vale muito a pena conhecer.

Como chegar

Tomando o aeroporto Santos Dumont como ponto de partida, são cerca de 20 minutos de carro, caso você alugue um. E isso é muito fácil, pois o aeroporto tem vários escritórios de locadoras. Mas se quiser pegar um Uber, também é muito fácil. Isso porque lá no final do terminal de embarque fica o Bossa Nova Mall, onde tem um ponto de espera do Uber.

Aliás, se quiser alugar um carro, não deixe de aproveitar o super desconto que nosso parceiro oferece aos nossos leitores.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

De metrô, a linha que passa pelo aeroporto é a linha 1. Daí é só descer na estação General Osório e andar cerca de 15 minutos até o Forte. A outra linha que vai até lá é a linha 4, mas essa não passa pelo Aeroporto. Essa é pra quem vem da praia do Leblon ou Ipanema.

O Museu Histórico do Exército

O Museu Histórico do Exército existe desde o século 18 e é um dos principais museus militares do país. Pois é, ele já existia antes do Forte de Copacabana, em outros endereços da cidade do Rio de Janeiro, até ser colocado definitivamente no Forte em 1987, conforme falamos acima.

O museu tem a missão de preservar e disseminar os valores, tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro. Por isso o local tem uma exposição permanente chamada “O Exército na Formação da Nacionalidade”, que conta com dois ambientes.

Salão Colônia-Império

No Salão Colônia-Império o visitante conhece grande parte dos equipamentos, das vestimentas, documentos e materiais do Exército Brasileiro, desde o ano de 1500 até 1889.

Salão República

No Salão República, inaugurado em 1988, pode-se acompanhar a atuação do Exército nesse importante período do país, desde 1889 até 1945, com a participação da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, na Segunda Guerra Mundial.

Esses espaços, aliás, são muito bonitos, o museu é muito bem organizado e estruturado. As peças em exposição também são muito bem cuidadas, pois tudo foi construído para fazer o visitante se sentir dentro dos ambientes ali retratados. Até a iluminação discreta contribui muito para essa imersão.

Além disso, as descrições de todos os itens expostos e dos acontecimentos históricos realmente funcionam como uma verdadeira aula.

Mas além dessas exposições permanentes, o Museu também tem espaços para mostras temporárias e até para eventos culturais e musicais. Mas, devido à pandemia de COVID-19, os eventos não estão acontecendo.

Veja também: Museus online no Brasil e Museu do Trânsito de Nova York, uma opção diferente.

O Forte de Copacabana

A área total do Forte tem cerca de 114 mil metros quadrados. Ao adentrar a fortificação, o visitante já vai ver algumas peças de artilharia antigas que vão acompanhando a alameda principal, cada uma com sua descrição.

Ao lado direito dessa alameda fica o Museu propriamente dito. Mas nessa entrada, o que chama a atenção mesmo é a incrível vista da praia de Copacabana à esquerda. A vista é realmente de tirar o fôlego! O lugar é muito tranquilo, muito relaxante, de fato, um convite às famílias para um final de tarde extremamente agradável. Aliás, curtir um pôr-do-sol no Forte é um programa imperdível!

Prosseguindo a caminhada pela alameda principal, logo após Museu tem a Confeitaria Colombo, a Lojinha de Souvenires Arte e Rio e o Café 18 do Forte.

Mais à frente, chega-se nas edificações mais impressionantes do local, que é a Fortificação e a Cúpula dos Canhões. Só pra se ter uma ideia da grandeza da construção, as paredes da Fortificação, por exemplo, têm 12 metros de espessura!! Pois é, você consegue imaginar uma parede tão larga?!?!

E é possível entrar na fortificação e conferir como viviam os soldados naquela época. Isso porque vários objetos ainda estão lá, como as camas onde os militares dormiam e os utensílios que utilizavam no dia a dia, entre outros. Ou seja tudo isso faz o visitante se sentir parte daquele cenário.

Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo é um dos espaços mais tradicionais do Rio de Janeiro. Fundada em 1894, ela praticamente faz parte da história da cidade e sua sede fica no centro do Rio, na rua Gonçalves Dias.

O local, de fato, tem muita história pra contar. E não é à toa, pois, em seus mais de 125 anos de existência, com uma decoração muito requintada, diversas personalidades brasileiras já frequentaram o lugar, como Machado de Assis e Villa-Lobos, por exemplo.

Pois é, e o estabelecimento tem uma “filial” dentro do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Lá o visitante pode saborear opções de chás da tarde completos, diferentes tipos de doces, salgados, sanduíches, waffles, porções, pratos principais para almoço e jantar e uma grande variedade de bebidas, entre as quais vinhos e espumantes de diferentes países!!

Enfim, um cardápio completo que agrada a todos. Agora imagine saborear tudo isso sentado praticamente “sobre o mar”, ouvindo o barulho das ondas, com aquela vista deslumbrante da praia de Copacabana e do Pão de Açúcar!! Por isso uma visita ao Forte não pode faltar no seu roteiro quando você for ao Rio de Janeiro.

Café 18 do Forte

O Café 18 do Forte também é um lugar extremamente agradável, pois a vista é a mesma em qualquer ponto que o visitante escolher.

Funcionando das 10 da manhã até às 19 horas, o Café 18 do Forte oferece café completo, com seleção de pães, frios, bacon, iogurte, etc. Além disso, a casa também oferece especialidades de Brunch, Waffles, cafés quentes e gelados. Para almoço, pratos quentes variados, incluindo vegetarianos e veganos, além de uma variedade de bebidas, drinks, vinhos e espumantes.

Loja Arte e Rio

Lá você compra diversos souvenires do Forte de Copacabana e também do Rio de Janeiro. Ideal pra comprar uma lembrança da visita.

Visitação

A visitação ao forte e ao museu, bem como às confeitarias e à lojinha em seu interior estão funcionando sob novas regras por causa da pandemia. Confira algumas:

A lista completa das regras pode ser conferida no site do próprio museu, na aba Política de Visitação.

O Forte e o Museu funcionam de terça a domingo, de 10 às 19 horas. E as confeitarias acompanham esses mesmos dias e horários. Às segundas-feiras o local é fechado.

Os ingressos custam 6 reais a inteira e 3 a meia entrada (preços de janeiro/2020), mas às terças a entrada é gratuita.

Por ser uma área militar, pequenas regras de vestimenta devem ser observadas, mas não é exigido o mesmo rigor de outros locais, pois é um espaço de lazer e relaxamento próximo à praia. Por exemplo, é permitido entrar de bermuda e chinelo e as mulheres podem entrar de shortinho. Mas não se pode entrar em roupas de banho. Também não são permitidas manifestações políticas em seu interior, nem mesmo por meio de camisetas.

Enfim, essas foram nossas dicas do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Um lugar que realmente merece uma visita pois os momentos agradáveis e a vista de tirar o fôlego são garantidos! Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Dicas de outros museus

Se você, assim como nós, gosta de incluir visita a museus em seu roteiro, não dei de conferir o post do blog Uma Senhora Viagem sobre o Instituto Ricardo Brennand, Museu em um castelo no Recife, o post do Vamos viajar pra onde agora que mostra detalhes do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e também o do 3 gerações e 1 mala sobre o Gramado: Roteiro Raízes Coloniais.

Já no exterior nossas dicas são Santiago do Chile com crianças: o Museu Interativo Mirador do blog Família que viaja junto, além do Entre Mochilas e Malinhas – Como é a linda Casapueblo no Uruguai e por fim o do blog 6 Viajantes sobre o Museo del Mar em Punta del Este.

Economize na sua Viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite para salvar essa dica no Pinterest

Sair da versão mobile