Ícone do site Viajante Móvel

Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex

Livro Holocausto Brasileiro- (foto retirada da internet)

Em 2009 a Jornalista Daniela Arbex teve contato com fotografias de Luiz Alfredo, tiradas em 1961, e que retratavam a realidade dos internos de um hospício chamado Colônia, o maior do Brasil, localizado na cidade mineira de Barbacena. Começava aí a criação do livro Holocausto Brasileiro.

Nesse livro a autora expõe as verdades sobre  as mortes de pelo menos 60 mil pessoas ocorridas naquele lugar.

As histórias de várias dessas pessoas são de comover o mais frio dos corações. Histórias de como pessoas que, sem qualquer diagnóstico de doença mental, foram parar atrás dos muros de um verdadeiro cárcere, de onde a maioria só sairia sem vida, são surpreendentes.

Muitos foram para lá enviados simplesmente por não satisfazerem os subjetivos critérios de “normalidade” criados pela sociedade. Eram crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, meninas que havia perdido a virgindade antes do casamento, para lá foram enviadas por castigo, mulheres grávidas para esconder a gravidez, prostitutas, pessoas com o impreciso diagnóstico de “tristeza”, outros simplesmente por serem tímidos e não interagirem socialmente. Todos para lá enviados pelos garras do “poder” ou pseudopoder de alguns. Nenhum livro foi tão capaz de retratar essa realidade por demais cruel que transformou pessoas em animais. Como disse Helvécio Ratton no documentário “Em nome da razão”, de 1979: “aqui esses seres humanos perdem aquilo que os tira da natureza e os insere na cultura: o trabalho”, tamanho o ócio do lugar.

Vindos de todos os cantos do país, chegavam amontoados em um trem chamado “trem de doidos”, de onde desciam despojados de todos os seus pertences e roupas para vestirem outras totalmente inadequadas ao frio intenso da região no inverno.

O livro é uma combinação perfeita de palavras e imagens, onde ambas se completam em perfeita sintonia para transportar o leitor para o centro daquela realidade, triste realidade que por muito tempo ficou desconhecida de nós e que, graças ao trabalho de Daniela Arbex e Luiz Alfredo, vem à luz para nos ensinar um pouco mais sobre nós mesmos, os brasileiros.

Veja Também:

Post sobre Barbacena aqui.

Vídeo sobre Barbacena aqui.

Transformando Suor em Ouro – Bernardinho

Nossa Experiência com o Kindle Paperwhite

Sair da versão mobile