Ícone do site Viajante Móvel

Irmãs em Auschwitz – Rena e Heather

Resenha do livro irmãs em auschwitz

O livro Irmãs em Auschwitz conta a história dos três anos que as irmãs judias polonesas Rena e Danka viveram juntas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Elas estiveram no primeiro comboio de mulheres a serem transportadas para lá. Em nosso post sobre a viagem que fizemos ao Campo de Concentração de Auschwitz – Birkenau (veja aqui), fizemos menção aos primeiros prisioneiros a serem transportados para Auschwitz.

A autora

Heather é americana, não viveu em Auschwitz, é bem mais nova do que Rena, mas coloca seu nome lado-a-lado com o de Rena na autoria do livro, pois, de fato, foi ela quem deu a origem da história, baseada em suas memórias, que foram conduzidas, instigadas e delineadas por Heather.

A autora enfatiza a maneira como a memória de Rena percorria um tortuoso e complexo caminho entre passado e presente, caminho esse que montou a história, nem sempre em ordem cronológica. Esse foi o desafio, segundo Heather, para montar a história a partir das memórias de Rena, cujos pontos de início e fim foram alterados algumas vezes no decorrer das conversas entre as duas.

O livro – Irmãs em Auschwitz

A história é repleta de momentos emocionantes e intensos, onde fica clara a opção de Rena pelo amor em meio àquele ambiente de horror e ódio em que vivia. Os horrores vividos pelas irmãs no campo de concentração fizeram Rena tomar decisões que tiveram impacto em todo o resto de sua vida. Segundo ela, “odiar seria deixar Hitler vencer”.

Segundo Heather, a partir da experiência de vida muito particular e extrema que viveu, Rena se mostrava uma pessoa com uma predisposição cativante para ajudar, reconhecer e olhar para o próximo.

Rena e a autora

Rena nunca contou a história para ninguém, nunca conseguiu escrever sobre ela, não conseguia sequer contar a história para seus netos, era muito difícil. Até que um dia, por obra do acaso se deparou com essa escritora americana que decidiu colocar num livro a trajetória incrível de Rena e sua irmã Danka.

É um livro que promete emoção a quem se dispõe a lê-lo, que transporta o leitor para o dia-a-dia das irmãs em Auschwitz, contando a história daquele lugar de um modo diferente, a partir da perspectiva de quem viveu a rotina do maior campo de concentração da Segunda Guerra Mundial.

Veja post sobre nossa Visita ao Campo de Concentração de Auschwitz – Birkenau e entre no clima do livro com nossas fotos.

E não esqueça de nos contar nos comentários o que acharam do livro e do post sobre Auschwitz.

Aproveite para Pin it

 
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069562126113/’]

Sair da versão mobile