Ícone do site Viajante Móvel

Litoral norte da Bahia: 5 praias para bate e volta

Litoral norte da Bahia: 5 praias para bate e volta

Que tal passar um fim-de-semana com muito sol num dos trechos de litoral mais bonitos do Brasil? Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí, Sauípe e Arembepe são exemplos de lindas praias que se encontram nesse trecho. Excelente ideia não? Vamos deixar aqui dicas dessas lindas praias onde dá até pra fazer um bate-e-volta pois não ficam muito distantes de Salvador. Espero que curtam.

Litoral norte da Bahia: como chegar

A estrada para o litoral norte da Bahia é muito boa e bem sinalizada. Por isso um bate e volta é uma opção viável. O pedágio custa 9,70 reais (JUN/2018) para um carro de passeio. Mas vale a pena.

Até a praia do forte a estrada é duplicada, depois disso é pista simples, sem buracos ou remendos.  Além disso o asfalto é muito bem conservado. E a estrada não tinha muito movimento, o que não atrasou a viagem. Essa estrada é a BA-099, que, aliás, também é conhecida como Estrada do Coco ou Linha Verde.

1- Praia do Forte

A Praia do Forte foi a primeira que vistamos no litoral norte da Bahia, e onde passamos mais tempo, pois realmente nos encantamos.

A cerca de 60 km do Aeroporto de Salvador, a praia fica num lugarejo chamado São João da Mata, muito bem estruturado para o turista. Além disso, a cidadezinha também é bem limpa e organizada, com passarelas e ciclovias para pedestres e ciclistas.

O lugar lembra muito Búzios no Rio de Janeiro, pois são várias ruazinhas só para pedestres, com muitas lojinhas, inclusive de marcas famosas, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. Um lugar muito agradável.

É uma cidadezinha muito charmosa, aconchegante, com muitas opções excelentes de hotéis, resorts e pousadas. Vale a pena não só um bate-e-volta de Salvador mas também se hospedar lá.

Uma pequena dificuldade são os estacionamentos. Não sei se era por conta das festas juninas, mas praticamente não havia vagas para estacionar nas ruas. Por outro lado, é sempre possível encontrar vagas nos estacionamentos pagos, cujos preços estavam na média de 6 reais por hora ou fração (JUN/2018).

Castelo Garcia D’Avila – Praia do Forte

Chamada de castelo, essa construção na verdade é uma casa que pertenceu a Garcia D’Ávila, um homem de confiança de Tomé de Souza, primeiro Governador-Geral do Brasil!!! Olha quanto tempo!!!

A importância histórica do lugar vem justamente da época de sua construção, que iniciou em 1551, portanto, logo após o descobrimento do Brasil. Entretanto, várias partes da construção original ainda podem ser vistas no local.

Essa é a única construção do inicio do século 16 ainda existente no Brasil e também o único castelo em estilo medieval nas Américas!! Foi considerado à época o maio latifúndio do mundo, cobrindo uma área de 800 mil quilômetros quadrados, maior do que o atual estado da Bahia inteiro!!Incrível!!

O lugar também é um sítio arqueológico onde ainda hoje utensílios são catalogados.

Para quem gosta de história, o lugar é bem legal de visitar e bem cuidado. Eles tem até guias que dão explicações e fazem a visita guiada, caso o turista deseje.

Projeto TAMAR

Um dos destaques do litoral norte da Bahia é o Projeto TAMAR da Praia do Forte. A entrada custa 20 reais por pessoa (JUN/2018).

É tipo um aquário ao ar livre, com tartarugas, que são as estrelas do lugar, além de tubarões, peixes e arraias. Por tudo isso o lugar é excelente para crianças. Por estarmos em meio à Copa do Mundo tinha até uma tartaruga chamada Cabeção que adivinhava o resultados dos jogos, muito legal!!

Há tartarugas de todos os tamanhos e idades, e também arraias, dá pra aprender muitas coisas legais. Isso porque eles disponibilizam muitas informações educativas sobre como cuidar das tartarugas caso sejam pescadas por acaso por redes.

Além disso, ensinam o que fazer quando encontrar uma tartaruga com um registro em qualquer lugar do mundo, muito legal mesmo. O lugar é muito bem estruturado para o turista, e muito bem cuidado.

Tem também uma Cabana Digital, onde se tira uma foto e eles fazem uma fotomontagem. Assim pode-se fazer de conta que se está realmente tocando uma tartaruga na praia. rsrsrs.

E depois de tudo isso, como não poderia faltar, tem uma lojinha com muitas lembranças legais do passeio. Vale a pena conhecer.

Se quiser conferir mais detalhes, veja o post que a Hebe do Blog Vamos viajar pra onde agora? escreveu sobre o Projeto Tamar.

Onde comer

Dentro do projeto TAMAR tem um restaurante muito bom. Há várias opções de pratos, sendo que os principais são os frutos do mar. Nós saboreamos uma moqueca de peixe que estava simplesmente deliciosa!! Além disso o turista pode sentar-se nas mesas internas ou nas que ficam na areia à beira do mar, muito legal.

2- Guarajuba

Guarajuba fica um pouco antes da Praia do Forte, a 45 quilômetros do aeroporto de Salvador, e é igualmente encantadora, porém menor. Assim como a Praia do Forte, Guarajuba também é bem preparada para o turismo.

Na beira da praia, por exemplo, tem um passeio calçado e uma ciclovia que passam por restaurantes e casas de veraneios dos moradores. Esse passeio é bem legal para uma caminhada ao final da tarde. Além disso, o gramado entre o passeio e as casas é muito bem cuidado e bonito, muito agradável.

Na entrada da cidade tem uma lagoa bem legal pra tirar umas fotos, aliás foi o que fizemos. Próximo a essa lagoa, seguindo pela avenida principal da cidade, tem a Praça Guarajuba, que também rende boas fotos.

Onde comer

Nossa dica para um lanche, petisco ou almoço em Guarajuba é o Bar do Prefeitinho, bem na orla. O melhor acesso é pela portaria que leva até o Resort Vila Galés, bem fácil de achar pela avenida principal.

O restaurante tem um cardápio variado de frutos do mar, como não poderia deixar de ser. Além disso, no dia que fomos também tinha um trio de forró pé de serra tocando lindas músicas ao vivo, muito legal.

3- Imbassaí

Para quem procura aqueles lugares onde o rio encontra o mar, Imbassaí no litoral norte da Bahia é esse lugar. Fica a 70 quilômetros do aeroporto de Salvador, um pouco mais a frente da Praia do Forte. Esse é um vilarejo mais simples do que os dois anteriores. Mas nem por isso é desprovido de encantos.

Tem uma pontezinha bem legal que passa sobre o rio que cruza o lugar, onde os turistas podem pagar por passeios nas embarcações que levam até onde o rio desemboca no mar. Além disso, nesse ponto formam-se pequenas piscinas naturais quando a maré baixa, o que garante a diversão de adultos e crianças.

Eles têm até aluguel de caiaque para curtir as águas calminhas do rio e das piscinas naturais.

Onde comer

Na entrada do vilarejo, pela rua principal, que é calçada, tem bons restaurantes e nossa dica é o Jerimum Café e Nega Fulô Pizzaria. É tipo um dois-em-um, isso mesmo, um café e um pizzaria juntos. E a proposta ficou bem interessante.

É um restaurante bem aconchegante, com bom atendimento e um cardápio diferente. Além das pizzas eles oferecem peixes com massas, peixes fritos e grelhados, e é muito bem avaliada pela pizza de massa fina e crocante. Saboreamos um peixe grelhado com talharim ao pesto, delicioso!!!

Como fica junto de um café, a sobremesa a gente escolhe no Café Jerimum. E as opções não deixam a desejar: tem o Petit Gateau, que lá e chamado de Jerimum Gateau rsrs, torta alemã, torta de goiaba com nata e outras guloseimas. Não deixem de conferir.

4- Costa do Sauípe

Costa do Sauípe une as belezas naturais das praias selvagens com o luxo dos resorts a 85 quilômetros do aeroporto de Salvador. Lá o litoral norte da Bahia guarda um dos maiores complexos de resorts do Brasil e das Américas.

O local conta com um complexo hoteleiro de 5 hotéis cinco estrelas e pousadas de alto nível. No total são mais de 1.500 apartamentos disponíveis para os hóspedes que vêm de vários pontos do país.

Hospedagem
O Viajante Móvel faz parte de alguns programas de afiliados, por isso cada vez que você clica nos  links em azul dos hoteis nós ganhamos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog sempre com dicas novas.

A estrutura do complexo é simplesmente fantástica. Tem mais de 10 piscinas, várias opções de atividades, como caiaque, tirolesa, canoagem, trilha e até golfe e muitas outras. O hóspede ainda conta com um centrinho chamado Vila Nova da Praia que, na verdade, reproduz uma cidadezinha do interior da Bahia, muito charmosa.

Para os pequenos tem o Sauípe Kids, um area de cerca de 4 mil metros quadrados, com diversas oficinas e opções de diversão para crianças de 0 a 12 anos. Já os adultos contam com uma estrutura excelente de academia, massagens e tratamentos no Sauípe SPA.

Mas os hóspedes também podem aproveitar a beleza natural do lugar pois o complexo fica a beira da praia em uma faixa de aproximadamente 6 quilômetros de areia branca. Toda a estrutura e muito bonita e garante excelentes momentos de diversão e relax.

Onde comer

As opções de refeições contam com os restaurantes dos próprios hotéis e pousadas, na modalidade all inclusive. Caso o turista deseje também pode curtir as opções dos restaurantes e bares do vilarejo.

5- Arembepe

Conhecida pela comunidade Hippie que ali se instalou na década de 60, a cerca de 25 quilômetros do Aeroporto de Salvador fica Arembepe. Esse lugar ainda guarda seus encantos e belezas num cenário ainda bucólico.

O cenário se mantém praticamente o mesmo de quando Mick Jagger e Janes Joplin visitaram o lugar no final dos anos 60. Logo após essas visitas ilustres lá começou a se formar a primeira comunidade Hippie do Brasil.

Diferente da agitação de antigamente, o local tem hoje cerca de 60 moradores e é isso que encanta os visitantes. A apenas 35 quilômetros da Praia do Forte, Arembepe oferece uma alternativa com maior tranquilidade e a preços mais baixos.

No local foi estruturada uma feirinha de artesanato com produtos locais dos próprios moradores. Além do mar o rio Capivari também convida para um banho e, assim como na Praia do Forte, Arembepe também abriga um Projeto Tamar. Eles têm até áreas demarcadas para a desova das Tartarugas.

Instagram
No nosso instagram @viajantemovel Mostramos toda nossa viagem em tempo real nos stories e depois salvamos nos destaques. Aproveita para nos seguir.

As casa dos moradores da aldeia Hippie são bem rústicas, sem os confortos da vida moderna. Não têm nem mesmo luz elétrica. Apesar disso, o turista que não desejar não precisa viver em desconforto total. rsrsrs. A Vila de Pescadores mais ao sul dispõe de pousadas muito bem estruturadas, com piscinas, Wi-Fi, etc.

Enfim, para quem quer curtir um estilo de vida diferente, seja pernoitando, ou apenas passando o dia na Aldeia Hippie, Arembepe é o lugar ideal.

Onde comer

O restaurante Mar Aberto é um dos mais frequentados, e tem o atrativo da vista para o mar.

Espero que tenham gostado de nossas dicas. Tentamos mostrar que o litoral norte da Bahia tem lugares exóticos e encantadores, que não deixam a desejar a nenhum turista exigente com belezas naturais e opções diferenciadas.

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Salvador : Roteiro de 1 dia

Descobrindo passagem aérea mais barata

Aproveite e confira também a lista das 10 melhores praias do Brasil segundo a Priscila e o Christian do blog TurMundial.

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite e Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069571073076/’]
Sair da versão mobile