Ícone do site Viajante Móvel

Museus online no Brasil

O que fazer no Rio de Janeiro

Sempre podemos tirar algo de bom de qualquer crise. Esse período de quarentena, por exemplo, também é uma grande oportunidade de colocarmos a cultura em dia, ou até mesmo despertar esse interesse. Isso porque vários museus online estão disponíveis para visitarmos sem sairmos de nossas casas.

Então, várias dessas visitas virtuais são verdadeiros tours completos, alguns até com narração em áudio, por exemplo. Outros têm até um fundo musical bem tranquilizador, aliás, bem adequado a uma visita desse tipo.

Então continue lendo e descubra alguns desses museus online que foram disponibilizados para não deixarmos de apreciar importante obras e conhecer histórias interessantes.

MAM Rio | Museu de Arte Moderna do Rio (RJ)

Com cerca de 15 mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, gravuras e outras, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro disponibiliza um Tour Virtual. Por isso, a quarentena não é motivo para não o visitarmos.

Então, a partir do site do MAM Rio é possível visitar as áreas externa e interna, com visão 360° da estrutura, dos corredores e das obras desse importante museu brasileiro, criado em 1948. As coleções ficam no piso 2, é só clicar nele na tela do tour virtual.

Clique aqui para fazer um tour no MAM Rio. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A visita virtual à Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma experiência muito legal, pois ela também permite “andar” pelos corredores, salas, ambientes e coleções expostas. Além disso, várias delas têm acesso completo às descrições, inclusive em alta resolução. Ou seja, dá pra ler tudo sobre as obras.

O visitante pode também escolher a vista de toda a planta do lugar, para se orientar. E sabem o que mais? O Tour Virtual tem algumas ferramentas como, por exemplo, uma régua. Pois é, se o visitante tiver a curiosidade de saber o tamanho das obras, salas ou qualquer outra coisa, pode medir. Aliás, neste link ainda é possível conhecer a exposição online “Mestiço”.

Enfim, a Pinacoteca faz uso da realidade virtual para possibilitar uma experiência realmente imersiva ao visitante, é muito legal!

Clique aqui para fazer um tour virtual pela Pinacoteca

Museu Imperial (RJ)

Com cerca de 300 mil itens, o Museu Imperial, localizado em Petrópolis, no interior do estado do Rio de Janeiro, também permite a visita virtual.

Inaugurado em 16 de março de 1943, o lugar guarda peças relativas ao período do nosso Império. Além de utensílios e roupas, por exemplo, tem até os móveis utilizados pela família imperial brasileira, tanto do Primeiro quanto do Segundo Reinado.

Aliás, se você tiver óculos 3D em casa, também é possível apreciar peças em três dimensões! Legal né?

Clique aqui para fazer um tour no Museu Imperial.

Veja também: O que fazer em Petrópolis, a cidade histórica que encanta

Museu Oscar Niemeyer

Essa também é uma excelente opção dentre os museus online que podemos aproveitar para conhecer à distância nesse período. Pelo nome, já sabemos que se trata de um museu de arquitetura, ou seja, é diferente. Aliás, o próprio prédio do museu também foi projetado pelo famoso arquiteto que projetou Brasília.

Então, localizado em Curitiba, no Paraná, o museu exibe aproximadamente sete mil obras, e grande parte delas está disponível na visita virtual, que pode ser feita em 6 pisos! Pois é, o visitante pode percorrer os corredores do museu e apreciar as obras que, de alguma forma, têm ligação com Niemeyer.

Clique aqui para fazer um tour virtual no Museus Oscar Niemeyer

Museu do Futebol (SP)

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, tem uma exposição online muito interessante. Trata-se do projeto com o sugestivo nome de “Museu do Impedimento”.

Pois é, esse projeto disponibiliza, em parceria com o Google, exposições online que contam a história das mulheres no futebol brasileiro. Pois é, eu mesma nem sabia que o futebol feminino no país já era praticado desde a década de 50, a despeito de todas as proibições oficiais que, pasmem, havia! Daí o nome do projeto.

Com fotos de times femininos, de jogos marcantes, ingressos da época e de reportagens que mostravam toda a resistência que havia no sentido de impedir a prática do esporte pelas mulheres, esse é uma opção muito legal entre os museus online disponíveis. 

Clique aqui para fazer um tour no Museu do Futebol.

Museu Nacional Rio de Janeiro

Vejam que opção interessantíssima! Acho que todos lembram daquele trágico incêndio no Museu Nacional em 2018, que destruiu cerca de 200 anos de nossa história né? Então, muitas peças únicas e de valor inestimável se perderam naquela ocasião. Mas, ainda que jamais tenhamos de volta as peças originais, por meio de uma parceria com o Google Arts & Culture a instituição disponibiliza uma visita virtual ao museu, como ele era antes do incêndio!! Não é o máximo?!

Pois é, com imagens feitas em 2016, a visita virtual conta ainda com um tour guiado, com imagens em 360 graus! É isso mesmo, enquanto apreciamos a beleza das peças ouvimos uma gravação que conta todos os detalhes e história de cada item. Em outras palavras, é um perfeito exemplo da grande ferramenta que a internet pode ser em prol do interesse público e da cultura.

Museu Casa Guignard em Ouro Preto

A visita virtual a esse museu é uma das mais legais. O museu real fica na cidade de Ouro Preto, e expõe obras de Guignard, o artista que consolidou o modernismo nas artes plásticas em Minas Gerais.

A visita é toda orientada, com setas que guiam o visitante, e tem até narração! É muito legal, pois é possível percorrer corredores do museu, olhar de perto as obras, e quase todas tem um “botão” onde se pode clicar para vê-las de perto em detalhes.

São três pisos de visitação: o subsolo, o térreo e o 1° piso. Além disso, vejam que legal, o site permite dar um passeio até mesmo por algumas ruas de Ouro Preto, chegando a lugares famosos na cidade, como, por exemplo, a Igreja São Francisco de Assis e à Praça Tiradentes, onde fica o Museu da Inconfidência.

Enfim, a visita virtual ao Museu Casa Guignard é muito interessante, vale muito a pena mesmo.

Museu Casa Portinari em Brodowski-SP

Outra excelente opção dentre os museus online, o Museu Casa Portinari também permite uma visita virtual por seus corredores, salas e ambientes.

Aqui o visitante também pode seguir todas as orientações das setas que guiam a visita, além de ter acesso às informações de cada obra. Para isso, basta passar colocar o mouse sobre ela, nem precisa clicar em nada.

Ainda tem a opção de uma vista aérea do lugar e de conhecer os jardins do museu, tanto durante o dia quanto à noite.

Museu Afro Brasil em São Paulo

O Museu Afro Brasil fica localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e também é um dos museus online disponíveis. Nesse, como em outros já mencionados aqui, a visita virtual se dá por meio do Google Arts&Culture.

Com mais de 6 mil obras, como, por exemplo, fotografias, esculturas, gravuras, pinturas, documentos e outros, o museu apresenta aspectos culturais africanos e afro-brasileiros. Por meio dele o visitante tem uma ideia das aspectos históricos e influências africanas na formação da sociedade brasileira.

Entre as exposições atualmente disponíveis estão, “Espírito da África” e “Arte, Adorno”, além de outras.

Clique aqui para fazer um tour no Museu Afro Brasil.

Museu da República do Rio de Janeiro

O Museu da República ocupa o prédio do antigo Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, que foi a sede do Poder Executivo, de 1897 até 1960. So isso já justifica uma visita a essa construção histórica.

Mas o mais legal é que o museu abriga hoje materiais, mobiliário, roupas, quadros e documentos que contam grande parte da história do período republicano brasileiro. E mesmo nesse período de distanciamento social é possível visitá-lo.

Isso porque ele também é um dos museus online que disponibilizam a visita virtual. Essa visita utiliza a mesma plataforma do Museu Guignard sobre o qual já falamos anteriormente. Ou seja, é uma visita toda orientada e guiada. Isso mesmo, o visitante virtual tem até a narração da visita e das obras, por meio do áudio do sistema. Enfim, essa também é uma visita muito legal, vale muito a pena.

MASP | Museu de Arte de São Paulo (SP)

Com mais de 11 mil obras, entre pinturas, esculturas, fotografias e outras, o MASP é hoje o mais importante museu de arte europeia de todo o hemisfério sul. Fundado pelo jornalista Assis Chateaubriand em 1947, ele foi o primeiro museu moderno do Brasil.

E por meio de uma parceria com o Google Arts & Culture, o museu também garante seu lugar entre os museus online disponíveis. A visita permite apreciar várias exposições, como, por exemplo, “Arte do Brasil até 1900”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, , “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, entre outras.

Clique aqui para fazer um tour no MASP.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro

Agora, um museu bem mais moderno, inaugurado em 2015, no Rio de Janeiro. A proposta do Museu do Amanhã é falar sobre ciência, mas de um jeito diferente. A ideia é fazer uma relação entre o que a ciência já nos permitiu até hoje e para onde ela nos levará no futuro. Por isso o nome, Museu do Amanhã.

A própria estrutura do prédio foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, considerado um dos mais importantes arquitetos da atualidade.

E a visita virtual disponibiliza 14 exposições online, como, por exemplo, “A vida em suspenso” e “A beleza escondida da matemática”.

Clique aqui para fazer conhecer o Museu do Amanhã

Não deixe de conferir também Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército – Rio de Janeiro

Instituto Inhotim em Minas Gerais

Um dos maiores museus a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, é um lugar fantástico para uma visita real. Mas em tempos de pandemia, o lugar também disponibiliza uma visita virtual.

O Instituto é uma mistura muito agradável de jardim botânico e galeria de arte ao ar livre. Com cerca de 700 obras de 200 artistas diferentes, essas obras ficam expostas em uma área de 140 mil hectares, junto com aproximadamente 5 mil espécies diferentes de plantas.

E na visita virtual podemos curtir 4 exposições online: “Visão Geral”, “Inhotim: na encruzilhada da mudança global”, “Arte ao ar livre” e “Cildo Meireles no Inhotim”.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça Tiradentes, em Belo Horizonte, uma das praças mais culturais do país.

E a visita virtual é excelente, bem completa. O visitante pode percorrer corredores e ambientes, apreciar as obras em detalhes, tudo com uma visão 360 graus! Além disso, a visita aqui também é orientada e guiada. A gente pode seguir as várias opções de caminhos indicados por setas e ainda ouvir o áudio da descrição das obras. Enfim, é muito legal, não deixem de conferir.

Bem, essas foram as dicas de museus online disponíveis para visitarmos nesses tempos de distanciamento social. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Mais Museus

Este post faz parte de uma blogagem coletiva onde outros viajantes também compartilharam suas dicas, já que estamos na Museum Week , Semana do Museu.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile