Ícone do site Viajante Móvel

Nossa experiência com o Kindle Paperwhite

Podemos garantir a autenticidade de nossa avaliação do Kindle pois tínhamos muita resistência à aquisição. Considerávamos que, por já possuirmos tablets com o aplicativo Kindle, o aparelho da Amazon seria desnecessário. Após tê-lo adquirido, entretanto, podemos dizer que passamos a ler mais, pela facilidade, leveza e praticidade.

A experiência de leitura no Kindle é realmente gratificante e agradável e hoje faz parte de todas as nossas viagens.

Ressaltamos que este post é uma opinião nossa e que não está sendo patrocinado pela Amazon.

O Kindle

O conceito por trás do Kindle é ler com apenas uma mão. E isso é possível por uma conjugação de fatores.

Um deles é o peso, são apenas 237 gramas que, aliado aos 16 cm de altura por 11 de largura, e à simplicidade de avançar a página com o toque simples de um dedo (normalmente o polegar), realmente permite a facilidade de leitura com apenas uma mão, sentado, deitado, em pé, etc, sem causar cansaço.

É necessário, entretanto, tomar cuidado ao comprar a capa para o aparelho.

Qual a melhor capa?

Alguns vendedores podem enfatizar a proteção fornecida pela capa que estão vendendo, sem atentar para o fato de que ela pode vir a anular essa principal funcionalidade do aparelho, de leitura com apenas uma mão. Uma vez quase compramos uma dessas, só que, ao colocar o Kindle nela, percebemos que ela exigiria que utilizássemos as duas mãos para ler e a descartamos.

Tivemos dificuldade de encontrar uma capa adequada no Brasil mas, aproveitando nossa viagem a Las Vegas, encontramos na Best Buy a capinha ideal e específica do aparelho.

Ela não elimina a funcionalidade de leitura com apenas uma mão e se dobra com facilidade, além de vir com o nome Kindle.

Quais diferenças do Kindle para tablets

O aparelho, diferentemente dos tablets e smartphones, não reflete a luz solar, o que o torna ideal para ser lido em qualquer lugar, seja ao ar livre ou não, sob sol ou na sombra. Permite ainda ajustar o tamanho do texto e a intensidade da luz, o que é útil para ler no escuro, pois a luminosidade pode ser ajustada para diminuir o impacto aos próprios olhos e não incomodar pessoas que eventualmente estejam próximas. Muito útil para ler à noite, na cama ou em voos longos quando todos a sua volta estão dormindo.

Funcionalidades

A leitura permite hachurar trechos do texto e inserir notas em alguns trechos, e tudo isso fica armazenado, permitindo fazer uma busca posterior. Além disso, permite compartilhar trechos de leitura em redes sociais para quem quiser informar aos amigos quais livros está lendo, ou compartilhar trechos com amigos, tendo um link específico para quem tem conta na rede goodreads. Ele também indica quantas páginas faltam para o fim do livro e, com base na sua velocidade de leitura, o tempo que falta para chegar à última página.

O dispositivo também memoriza a última página lida e, sempre que você o religa ou “desperta” ele abre o livro nessa página. Para quem usa o aplicativo Kindle em outros dispositivos como tablets ou smartphones, ele também permite sincronizar a última página entre todos esses dispositivos, portanto, se você abrir o livro no próprio Kindle, no tablet ou no smartphone ele vai lhe dizer qual foi a última página lida, quando ela foi lida, em qual dispositivo ela foi lida, e então vai lhe perguntar se quer ir para essa página.

Bateria do Kindle

A bateria é outro ponte forte pois dura bastante mesmo. É lógico que esse “bastante” depende do modo de uso, mas de qualquer forma, mesmo utilizando diariamente, a nossa dura mais de três semanas. A duração prevista pelo fabricante é de até 6 semanas com 30 minutos de uso por dia, conexão sem fio desligada, brilho 10. Nunca desligamos a wi-fi.

Dicionário

O Kindle também vem com um dicionário embutido, que funciona mesmo sem rede, onde é possível consultar o significado de qualquer palavra, e essa funcionalidade existe tanto em livros em português como em inglês (nesse caso é possível buscar a tradução ou o significado da palavra).

E o mais legal é que todas as palavras pesquisadas são inseridas no “Construtor de Vocabulário” onde se pode posteriormente revisar os significados e até mesmo treinar o aprendizado por meio de “flash cards”. Muito legal e útil, para adultos e crianças.

Versões do Kindle Paperwhite

Existem duas versões de Kindle Paperwhite, a com Wi-Fi e a com Wi-Fi + 3G. Optamos por essa última pois a 3G é gratuita para baixar e-books. O dispositivo vem com um navegador de teste, que permite entrar em alguns sites para consulta rápida, não é adequado para navegar pela internet como outros dispositivos, realmente não se propõe a isso. Mas se sua intenção é baixar e-books da Amazon, é ideal.

Enfim, passamos a ler mais com o Kindle pois ele é leve, pequeno, prático, armazena milhares de e-books, além de todas as outras vantagens que mencionamos. Foi uma aquisição que nos surpreendeu positivamente e que hoje recomendamos com afinco pois nos acompanha em todas as nossas viagens. Vale a pena.

Sair da versão mobile