Ícone do site Viajante Móvel

O que comer em Paris: guia para os amantes da culinária francesa

Uma das melhores formas de conhecer um lugar é experimentando sua gastronomia. E isso é particularmente válido para a culinária francesa, que é mundialmente apreciada. Então se você está planejando essa viagem gastronômica, continue lendo este post com dicas sobre o que comer em Paris e quais os pratos típicos que você não pode deixar de provar nessa sua viagem à França.

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

Acredite, algumas de suas melhores lembranças de Paris virão de sua saborosa culinária. Além disso, dizem que ela é afrodisíaca também. Ou seja, é realmente uma gastronomia especial. Para ter uma idéia da importância da gastronomia francesa, lembremos que ela já recebeu títulos, como, por exemplo, o de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2010.

Em uma das vezes que visitamos a cidade estava chovendo, por isso, sentar à mesa e degustar a gastronomia francesa foi um dos atrativos que mais praticamos. Mas não se preocupe, pois caso o clima não esteja bom, existem muitas coisas pra fazer em Paris na Chuva.

Tour Gastronômico em Paris

Então, se você é um apaixonado pela culinária francesa e quer experimentar todos esses deliciosos pratos típicos, recomendamos fazer um tour gastronômico por Paris! Isso porque essa é uma ótima maneira de experimentar a comida local e conhecer todos os detalhes do ponto de vista de um profissional!

Essa excursão gastronômica de 3 horas em Paris é ótima e o levará para experimentar alguns dos melhores queijos, pães, chocolates e outros alimentos locais.

Por fim, você pode fazer um passeio a pé pelo boêmio bairro Montmartre, visitando um pâtissier, um charcutier e provando os produtos artesanais locais.

Faça Uma Aula de Culinária em Paris

Por outro lado, se você gosta de cozinhar, considere também aprender a fazer você mesmo pratos deliciosos em uma dessas incríveis aulas de culinária:

Se você está se perguntando o que comer em Paris, esta lista de comida francesa o ajudará a decidir.

O que comer em Paris?

Os franceses realmente apreciam uma boa comida e levam a culinária muito a sério. Tendo isso em mente, saiba que a refeição completa tipicamente francesa será apreciada em etapas, normalmente composta por cinco pratos: aperitivo, prato de entrada, o prato principal, a tábua de queijos e/ou a sobremesa.

Enfim, vamos descobrir o que comer em Paris, os principais pratos franceses, aqueles que todo mundo deveria provar pelo menos uma vez na vida.

Chocolate para acompanhar o café da manhã

Uma delícia bem tipicamente francesa é o croissant, apesar de ser originário de Viena. Maria Antonieta, que era de Viena foi quem trouxe o croissant para a França. Dentre os vários sabores, um dos mais deliciosos é o de chocolate. Por isso essa é nossa primeira dica sobre o que comer em Paris. Pois é, aproveite aquele friozinho da manhã e vá até uma padaria ou pastelaria e peça um “pain au chocolat“. Tenho certeza que seu dia começará diferente.

Chocolate quente para aquecer a alma

Não deixe de apreciar também um delicioso e autêntico chocolate quente. É ideal para aquecer o dia, principalmente no inverno francês. O chocolate quente francês costuma ser menos doce pois é feito de chocolate derretido mesmo.

Saborear uma baguete

Não há nada mais francês do que, adivinhe: o pão francês rsrsrs. Pois é, lá a baguete é muito comum. Então, se você sair na rua com uma baguete na mão, pronto, já terá virado um legítimo francês. rsrsrs Por isso essa é a nossa dica pra você se sentir um cidadão local em plena Cidade Luz.

Não esqueças dos queijos

Outra coisa que não pode deixar de constar em qualquer lista sobre o que comer em Paris são os queijos. Primeiro porque há vários tipos diferentes. E depois porque é muito barato. Pois é, você pode saborear um delicioso queijo brie, por exemplo, pagando bem menos do que pagaria no Brasil. Então não se pode perder concorda?

Uma opção legal também é Fazer um tour gastronômico. Assim, você pode, além de saborear tipos diferentes de queijos durante o passeio, aprender um pouco sobre a fabricação dessa iguaria de fama mundial.

Um refeição leve: bife com batatas fritas

E já que estamos na França, por que não saborear as “French Fries“. Pois é, a batata frita lá também é muito comum. Você a encontra em qualquer restaurante, bar ou bistrô. É sempre um delicioso acompanhamento.

Crepes: a comida de rua tipicamente francesa

Outra coisa tipicamente francesa é o crepe. E aqui também há várias opções de sabores, entre salgados e doces. E isso é tão francês que você pode até comprar numa carrocinha na esquina e sair comendo. Ou seja, além de tudo, também são práticos rsrsrs.

Quiche Lorraine, meu preferido

Originário da região da Lorena, região que fica no nordeste da França, o Quiche Lorraine é um dos meus pratos preferidos da culinária francesa.

É uma espécie de torta salgada de queijo feita com ovos, pimenta do reino, noz moscada e bacon.

Os biscoitos mágicos

Quem já provou sabe do que vou falar. Quem não provou ainda, na sua próxima ida à capital francesa não deixe de conhecer os Macarons! Então, esse doce, que também já se popularizou no Brasil, é simplesmente delicioso! E sempre há várias opções de sabores. Ele parece com um suspiro, em formato de biscoito e recheado.

É um doce pelo qual nos sentimos atraídos não apenas pelos sabores mas também pelas cores variadas. E acompanhado de um chazinho numa calçada de Paris numa tarde de primavera é tudo de bom. Ladurée e Pierre Herme são algumas das minhas lojas favoritas de Macaron em Paris.

Faça um tour de pastelaria em Paris para experimentar os melhores Macarons e outros doces em toda a cidade!

O creme que derrete na boca

Esse também é outro clássico francês: o Creme Brulée. Creme doce, a base da ovo e com um toque crocante, ele costuma aparecer em muitos restaurantes, como sobremesa.

Volte a ser criança com o Eclair

Outra coisa que faz a gente virar criança é o Eclair. Eles são como aquelas “bombas” que a gente vê nas padarias, até mesmo no Brasil. Pois é, em Paris tem em quase todos os lugares. Definitivamente, não é para quem está de dieta. Aliás, nada neste post é. rsrsrs

Mesmo no inverno um Gelato vai bem

O Gelato, ou sorvete, como chamamos por aqui, também é algo tão comum em Paris que até mesmo no inverno as pessoas saboreiam. Pois é, então entre no clima também e, independente da estação, peça um autêntico Gelato e vá caminhar às margens do Sena.

O pato francês não pode ficar de fora

Outra especialidade da culinária francesa é o pato. Então, quando estiver em Paris, terá uma excelente oportunidade de saborear o pato francês. Procure por “Canard” no menu e não se arrependerá.

A feijoada francesa

Cassoulet é outro prato feito de carne de pato , acrescentando linguiça de porco e feijão branco, que surgiu no sudoeste da França, . Vale muito a pena experimentar.

O croissant não pode faltar

Já falamos aqui no croissant de chocolate. Mas na verdade, o croissant é tão francês que você vai encontrá-lo de várias outras formas. Croissants salgados, doces, recheados, enfim, de todos os tipos. A experiência de comer um croissant tipicamente francês é simplesmente deliciosa, pois eles são macios e realmente saborosos.

Encante-se com as vitrines de chocolate.

Além do chocolate quente, lá também podemos nos deliciar com os diferentes tipos de chocolates mesmo. Aliás, no período da Páscoa, e até do Natal, eles enfeitam as vitrines das principais lojas. É impossível não entrar para conferir, e comer!! rsrsrs

Croque Monsieur, o sanduíche diferente

Esse é um tipo de sanduíche, normalmente recheado com presunto e queijo, e depois frito com mais uma camada de queijo por cima. E fica delicioso. Já vi em alguns lugares no Brasil. É um lanche bem delicioso e serve pra dar aquela recarregada nas energias entre uma caminhada e outra pela cidade. E você ainda pode pedir o Croque Madame, que é o mesmo, mas com um ovo frito em cima.

Profiteroles, para acompanhar o chá da tarde

Outra experiência imperdível é saborear os profiteroles franceses. Aqui também os parisienses se superam, com muitas variedades de sabores, recheios e coberturas. De fato, imperdível.

O merengue francês

O merengue, conhecido por aqui como suspiro, também é muito comum em Paris. Facilmente encontrado em qualquer padaria, vai adoçar o seu dia a qualquer momento.

A sopa de cebola francesa

E se você estiver vagando por Paris numa noite fria de inverno, nada melhor do que saborear uma sopa de cebola (soup d’oignon), que leva caldo de carne, cebola e queijo. Ah, e acompanhada com o típico pão francês. Imperdível.

Boeuf Bourguignon

Esse prato é um tipo de ensopado de carne, com vários temperos e misturas. Pode ter, por exemplo, cebola, cenoura, alho, vinho tinto, bacon, pimenta do reino, etc. Enfim, essa mistura toda fica muito deliciosa.

Ostras, só para os íntimos

Para quem curte frutos do mar, mais especificamente ostras, esse também é um prato bem comum por lá. Por isso elas compõem nossa lista de dicas sobre o que comer em Paris.

Escargot : experiência gastronômica exótica

Essa é outra das experiências exóticas para quem quer se passar por francês mesmo rsrs. Escargot é o nome francês para aquele bichinho que conhecemos por aqui como caracol.

Curiosidades

Enfim, essas foram nossas dicas sobre o que comer em Paris. Espero que tenham gostado e ficado com água na boca rsrsrs. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile