Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em Rouen, capital histórica da Normandia

Você muito provavelmente já ouviu falar de Joana d`Arc, certo? Pois é, aquela heroína francesa que acabou condenada e queimada na fogueira, isso lá no século 15!! E sabe onde aconteceu essa fato mundialmente famoso? Justamente em Rouen. Por isso a nossa dica hoje é sobre o que fazer em Rouen, para os amantes de lugares históricos.

Mas não é apenas a história o que atrai visitantes a Rouen. A cidade também é reconhecida por atrair amantes de gastronomia, arte e arquitetura.

A cidade também costuma ser chamada de capital da Normandia, a região ao norte da França. Aliás, a região toda é repleta de fatos históricos marcantes que perpassam vários séculos. Vamos falar sobre tudo isso aqui. Então, Rouen fica no início dessa região, na área mais conhecida como Alta Normandia.

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

E por não ser muito longe de Paris, muitos turistas a escolhem para um bate-e-volta da capital francesa, o que pode ser feito tranquilamente num dia.

Aliás, nós mesmos já conhecemos a cidade. Foi numa road trip que fizemos pela região da Normandia. Então, escolhemos Rouen como nossa primeira base para explorar a região pela sua localização. Você pode saber tudo sobre essa viagem incrível em nosso post Como planejar um roteiro pela Normandia – França.

Então, continue lendo e também se encante com o que Rouen tem a nos oferecer.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

A Cidade de Rouen

Rouen é uma cidade muuuiito antiga. Sua história remonta ao século 3 dC. Invadida pelos normandos nos anos 800, ficou depois sujeita à coroa britânica por volta do ano 1.000. Mas foi durante a idade média que a cidade prosperou. Aliás, foi nesse período, mais precisamente no dia 30 de maio de 1431 que Joana d`Arc foi queimada viva em Rouen, após ter sido condenada por heresia pela Inquisição.

Já no século 20, a cidade foi bastante castigada durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a invasão da França, em 1940, por exemplo, ela foi bombardeada pelos Alemães. Em 1944, durante a Batalha da Normandia, a cidade sofreu novamente, mas agora com os bombardeios dos aliados para expulsar os alemães.

Aliás, toda a região da Normandia teve importância histórica naquele conflito. Para quem não lembra, foram nas praias da Normandia onde ocorreu o desembarque dos aliados no fatídico 6 de junho de 1944, mundialmente conhecido como o Dia D. Por isso, se quiser conhecer um pouco sobre essa história, confira nosso post As praias do dia D – Normandia.

Então, e foi já no final dessa batalha que a cidade de Rouen foi libertada pelos canadenses, em agosto de 1944. Ou seja, é ou não é uma região repleta de história?

Pois bem, em nossa road trip pela Normandia, escolhemos Rouen por sua localização estratégica, no início da região que iríamos explorar. Além disso, ela fica próxima a Paris, a apenas 140 km de distância. Isso dá cerca de uma hora e meia de carro.

Quando ir e quanto tempo ficar

A alta temporada em Rouen ocorre nos messes de Junho, Julho e Agosto. Ou seja, o período do verão europeu. Por isso essa é a época mais cheia de visitantes. Se você preferir um período com menos gente e lugares menos cheios, o melhor mesmo é ir no inverno. O frio nessa época do ano em Rouen costuma ser menos intenso do que em outras partes da França, mas lembre-se: é Europa, então vá preparado rsrs.

Durante a primavera, mais precisamente no mês de maio, ocorre o Festival Joana d`Arc, com vários entretenimentos temáticos pela cidade. Já no Natal, como em muitas cidades da Europa, é possível curtir a charmosa feirinha de Natal. E no verão, a cada 4 ou 5 anos, ocorre a Armada, o festival de barcos e navios de todos os tipos que atracam na cidade e são abertos à visitação.

Em termos de quanto tempo ficar, embora não seja uma cidade grande e seja possível conhecer as principais atrações num único dia, vale a pena considerar passar algumas noites nessa cidade muito charmosa e cheia de história.

Como Chegar

O trem é uma excelente opção para chegar em Rouen. Paris é o ponto de chegada mais comum para brasileiros indo a Rouen. Então, chegando pelo aeroporto Charles de Gaulle pegue o trem até a estação Saint Lazare, e de lá o trem para Rouen. O trajeto dura cerca de uma hora e meia. A chegada em Rouen é na estação Rive Droit.

Tem várias opções de linhas e horários entre Paris e Rouen. Em algumas é necessário trocar de trem, em outras não, embora normalmente tenha paradas.

Outra opção é ir de ônibus. Da mesma forma que o trem, nessa opção também é necessário ir até uma estação na cidade, a estação Bercy, e depois pegar o ônibus para Rouen. Nesse caso, o viagem pode durar de 4 a até 6 horas dependendo da linha e do horário. Por outro lado, o valor é mais em conta do que o trem. Mas considere que a viagem de trem é menos cansativa.

Por fim, a opção que geralmente utilizamos porque adoramos: cair na estrada de carro, principalmente na Europa. Isso porque as estradas lá são excelentes, apenas prepare-se para os pedágios, como em qualquer outra estrada do mundo. Lá as praças de pedágio são todas automáticas. Além disso, o padrão é o mesmo que em outros países europeus, ou seja, você paga pelo que você usa da estrada. Ao entrar na rodovia você retira o ticket na máquina, e quando vai deixá-la você insere o ticket e paga o valor calculado pela máquina. Reserve cerca de 20 euros para o pedágio nesse trajeto.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

Onde ficar

Hotéis

Se você escolher pernoitar em Rouen para aproveitar a cidade com calma, não será difícil, já que a cidade não é muito grande.

As acomodações em sua maioria estão localizadas no centro e vão desde hotéis estilo boutique até hotéis de grandes redes. Mas também tem opções no Airbnb.

Nós ficamos no Ibis budget Rouen Centre Rive Gauche, um hotel simples mas confortável, com estacionamento e pet friendly.

Outras opções de Hospedagem

Se quiser mais opções, confira aqui outros hotéis em Rouen.

Airbnb

Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.  

Veja acomodações do Airbnb em Rouen

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

O que fazer em Rouen

Catedrais e igrejas

Uma das principais atrações para os turistas em Rouen é, sem dúvida, a Catedral de Notre Dame. Pois é, embora a de Paris seja a mais famosa, ela não é a única. Aliás, é na Catedral de Rouen onde está o coração do Rei Britânico Ricardo Coração de Leão. Além disso, ela inspirou Claude Monet, que a pintou mais de 30 vezes, em diferentes condições de luz, para estudar as variações de luminosidade.

Essa linda construção em arquitetura gótica localizada no centro histórico da cidade teve sua construção iniciada ainda no século 12, e foi inaugurada em 1876.

Outras catedrais de Rouen são a de Saint Maclou, inaugurada em 1521, e a de Saint Ouen, cuja construção iniciou no século 14. Essa última, aliás, é muito imponente, com lindos jardins ao seu redor, e uma bela praça, a Praça General de Gaule.

Aproveite que está por ali e estique até a Rua Eau de Robec. Esse charmosa ruazinha de Rouen é ladeada por casas e construções bem no estilo medieval. Além disso, um riacho canalizado dá um charme todo especial ao lugar, junto com restaurantes e cafés. Vale uma caminhada.

Outro igreja muito representativa é a Igreja de Joana d`Arc, em homenagem à heroína francesa. Mas, diferente das demais, essa é em estilo mais moderno. Construída em 1979, o seu interior é muito lindo, com vitrais renascentistas. E bem ali atrás da igreja há um marco que identifica o lugar onde a heroína foi queimada viva. Ir até lá, contemplar o lugar, e imaginar os eventos que aconteceram ali nos faz não apenas lembrar, mas sentir a história.

Bem ali em frente a essa igreja fica a Praça do Antigo Mercado. Com alguns bares e cafés o lugar é bem agradável. Enfim, é onde visitantes e moradores se encontram.

Museus

Outra forma bastante interessante de mergulhar na história de Rouen é conhecer seus museus. Por exemplo, o primeiro deles é a Torre de Joana d`Arc, onde a heroína foi aprisionada durante seu julgamento.

Outro museu dedicado à heroína francesa é o Museu de Joana d`Arc, próximo à Catedral da cidade. O próprio local já é de impressionar, pois foi ali que ocorreu o julgamento e a condenação de Joana d`Arc, em 1431. Da mesma forma, foi lá onde ocorreu o julgamento de reabilitação de Joana d`Arc, em 1456. Aliás, é o próprio Juiz desse segundo julgamento que conduz os visitantes numa visita guiada, tudo por meio de um sistema multimídia. Muito legal!

Para os apreciadores de arte, por outro lado, a dica é o Museum of Fine Art, onde o visitante pode apreciar obras do grande pintor Monet, Renoir e outros.

Rouen também tem um Museu de História Natural e até um Museu da História da Medicina, com objetos de 1778, e uma biblioteca com livros de medicina do século XVI!! Confira também o Museu de Antiguidades, com peças do terceiro milênio antes de Cristo!!

Chip de Internet
Os leitores do Viajante Móvel tem desconto para ficar conectado em suas viagens. Utilizem o código VIAJANTEMOVEL10 para desconto de 10% neste link.

O Átrio Saint-Maclou não é exatamente um museu, mas uma necrópole, ou cemitério antigo. Aliás, bem antigo. Pois é, lembra da Peste Negra, a doença que devastou a Europa no século 14? Então, o Átrio marca o lugar onde eram colocados os mortos de 1348. Depois foram erguidos prédios no local para servirem de ossuário dos mortos. A decoração é toda com motivos que lembram aquele período de dor e morte. Enfim, uma visita interessante para conhecer um pouco da história daquele período sombrio.

Centro de Rouen

A principal rua do centro de Rouen é a Rue Gros Horloge. Isso porque ela é como se fosse um shopping center a céu aberto, só que tudo dentro de prédios antigos. Pois é, cheio de lojas de souvenires, lojas de moda, roupas, sapatos, acessórios, restaurantes, cafés, etc., a rua tem uma vibe muito legal.

E andando nessa rua a gente passa debaixo de um arco onde fica o grande Relógio Gros, do século 14. Seu mecanismo, aliás, é um dos mais antigos da França, tendo sido colocado em funcionamento no ano de 1389!! É possível, por exemplo, entrar e ter uma vista paronâmica a partir do arco do relógio.

E é andando pelo centro da cidade que se pode admirar os vários prédios antigos que fazem parte do cenário de Rouen. É como se estivéssemos andando por aquelas ruas em plena idade média!

Um desses prédios é o Palácio da Justiça, um símbolo da arquitetura gótica, cuja construção iniciou em 1499!! O prédio é, de fato, muito lindo, além de muito antigo! E até hoje é possível ver as incríveis marcas dos bombardeios que ele sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Pois é, vale muito a pena a visita.

Mas se você não quiser andar é possível fazer o passeio pela cidade num trenzinho que percorre todas as atrações de Rouen.

Às margens do Sena

À beira do rio Sena, o visitante pode encontrar belos parques e praças, além de restaurantes, bares e clubes.

Além disso, se planejar bem, pode visitar a cidade durante um festival muito tradicional na cidade chamado Armada. É um dos maiores encontros de navios e barcos dos mais variados tipos do mundo. Até navios militares, por exemplo, participam do evento, que acontece a cada 4 ou 5 anos. Aliás, programe-se, pois o próximo está programado para 2023. Fica a dica rsrs.

Outra atração à beira do Sena chama-se Panorama XXL. Esse é um incrível trabalho do artista alemão Yadegar Asisi. A visita lá é imperdível. Ele consiste de um grande painel de 360°, de 35 metros de altura e 34 de diâmetro.

A ideia é que o visitante faça uma imersão nas imagens que são projetadas internamente no painel. E o sistema de fato funciona. Depois de uma entrada com uma pequena exposição que explica o que será visto em seu interior, o visitante é conduzido por corredores escuros com o objetivo justamente de nos deixar desorientados. Isso porque a intenção é para nos preparar para a vista incrível no interior da construção.

Já teve exposição sobre o Titanic, a Floresta Amazônica e a Rouen de 1431, ano em que Joana d`Arc foi condenada à fogueira! E o visitante de fato se sente literalmente dentro de todos esses cenários. Enfim, é uma visita imperdível!!

Onde comer

O Café Dame Cakes é bom para refeições leves no meio da tarde, como uma torta de queijo, além de doces e chocolate quente. Mas também serve almoço.

Um ótimo local para encontrar um bom restaurante é a Praça do Mercado Velho, sobre a qual já falamos aqui. Lá você certamente encontrará uma excelente opção para um almoço ou café.

Se estiver procurando um restaurante estilo buffet, você vai encontrar na Rue des Carmes o restaurante Garden Resto.

Outro local indicado para saborear um bom café, lanche ou até almoço é na Praça Barthelemy. Essa praça fica bem em frente à Igreja Saint Maclou, sobre a qual falamos lá em cima. Aliás, foi nessa praça que tomamos um café e um chocolate quente no Antico Caffe, para aquecer a tarde fria rsrs.

E por fim, não deixe de dar uma passadinha no Chocolatier Auzou e provar alguns chocolates.

Enfim, espero que tenham curtido as dicas. Rouen é, de fato, uma cidade encantadora. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveita para conferir outros posts do blog

Outros posts interessantes

Este post faz parte de uma blogagem coletiva “Viagem pela História”. Aproveite para conferir os outros posts dos blogs participantes:

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile