Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em Verona, a cidade do Amor

Em nossa viagem de carro pelas Dolomitas, fizemos um pernoite em Verona pois não poderíamos perder a oportunidade de conhecer essa romântica e encantadora cidade. Por isso neste post vamos dar todas as dicas que você precisa saber sobre o que fazer em Verona antes de viajar para a cidade de Romeu e Julieta.

Então, chegamos na Itália pelo aeroporto de Veneza e já partimos de carro para Verona, onde pernoitamos.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir para um tópico específico.

Localizada na província de Veneto, na região norte da Itália, Verona é conhecida mundialmente como a cidade do amor, e o destino ideal para os apaixonados. A cidade é extremamente charmosa e cheia de história, por isso é um lugar que vale a pena visitar num bate e volta de Veneza ou para pernoitar.

Como chegar em Verona

Pois é, Como dissemos acima, nós chegamos pelo aeroporto de Veneza, pegamos o carro que já tínhamos alugado no Brasil e fomos até Verona. Mais abaixo vamos mostrar todas as possibilidades dependendo do planejamento que você organizou.

Avião

Aeroporto de Verona: Você pode chegar pelo próprio aeroporto de Verona, chamado Aeroporto de Verona Villafranca, também conhecido como Aeroporto de Valerio Catullo. Entretanto, não existe voo direto partindo do Brasil, só com escalas e conexões pelas companhias aéreas British Airways, com conexão em Londres.

A TAP, por outro lado, faz duas escalas, enquanto a Alitalia faz uma conexão em Roma. Mas há outras companhias que fazem o trecho, vale pesquisar.

Foto: GetYourGuide

Sugiro que pesquise pelo comparador Skyscanner para encontrar a melhor opção pra você.

Caso a escolha tenha sido chegar pelo Aeroporto de Verona e não pretende alugar carro, você pode reservar um Transfer privado do aeroporto de Verona para seu hotel.

Aeroporto de Milão ou Veneza: Como Verona fica praticamente no meio do caminho entre Milão e Veneza, você pode chegar pelos aeroportos dessas duas cidades, e então pegar um dos meios de transportes listados abaixo.

A maneira mais rápida de chegar em Verona, aliás, é com certeza de trem, e a mais confortável é de carro.

Carro

Verona fica a 120km a oeste de Veneza e a viagem de carro é super tranquila e a estrada muito boa. O percurso dura mais ou menos 1h15m.

Já de Milão para Verona são aproximadamente 155km, mais ou menos 1h30m.

Trem

Veneza a Verona: Saindo da Estação Venezia S. Lucia, chegando na Estação Verona Porta Nuova, com duração de aproximadamente 1h12m.

Milão a Verona: saída de Milano Centrale e chegada Verona Porta Nuova. Essa viagem dura aproximadamente 1h13m.

Quando chegar na estação de Verona não deixe de passar pelo guichê de informações para pegar dicas, como, por exemplo, indicações das atrações turísticas da cidade além de mapas.

É possível ir a pé da Estação de trem até o Centro Histórico, mas se você preferir pode pegar ônibus (nº 11, 12 ou 13)

Ônibus

Por fim, é possível também ir de ônibus para Verona, seja partindo de Milão ou de Veneza.

Quando ir a Verona

A fim de conseguir preços mais atrativos, é melhor evitar a alta temporada e o fim do ano. A alta temporada, aliás, vai do final de junho até o início de setembro. Além disso, fora desses períodos a cidade fica menos cheia.

As estações intermediárias ( primavera e outono) são com certeza a melhor época para visitar a Europa em geral. Na primavera( abril e maio), por exemplo, não está mais tão calor. Já no outono( setembro e outubro), por outro lado, o frio ainda não chegou pra valer. Além disso os preço costumam baixar nessa época do ano.

Nós fomos na segunda quinzena de junho e todas as cidades que visitamos ainda não estavam cheias. Além disso, o clima não estava tão quente como costuma estar nos meses de julho e agosto.

Quantos dias ficar em Verona

Embora tenhamos feito apenas um pernoite, conseguimos visitar as principais atrações da cidade.

A maioria dos turistas optam por fazer um bate e volta a partir de Veneza, que também é possível, já que a cidade não é grande.

Mas se você for daqueles viajantes que gostam de explorar bastante a cidade, nós acreditamos que dois dias são mais que suficientes.

Onde ficar em Verona

Nós escolhemos o Hotel Gardenia porque ele fica na entrada da cidade, na região de Santa Croce.

Aliás, esse foi o critério que elegemos para escolher o hotel. Como nossa ideia era prosseguirmos viagem no dia seguinte, esse fator era de fato importante, para não perdermos tempo adentrando a cidade.

O Centro Histórico de Verona é uma excelente opção para se hospedar, principalmente se você não está de carro, pois fica pertinho de tudo e a região é bem agradável.

Hospedagem no Cetro Histórico

Porta Nuova é outra região muito boa para se hospedar, pois fica só a 15min de caminhada até o Centro Histórico.

Hospedagem em Porta Nuova
Foto: GetYourGuide

Como se locomover em Verona

Verona é uma cidade pequena e muito agradável para se explorar a pé, curtindo cada detalhe, principalmente se o hotel escolhido fica na região central.

Portanto se caminhada não é uma opção para você, não se preocupe, pois é possível percorrer a cidade com aqueles  ônibus turísticos estilo Hop-On Hop-Off que vão parando em várias atrações.

Na Itália é muito comum as pessoas utilizarem bicicletas para se locomover, aliás algumas cidades italianas possuem um sistema público de compartilhamento de bicicletas e em Verona não é diferente.

A Bike Verona é a que opera em Verona e o cadastro pode ser feito online ou na prefeitura. 

Seguro Viagem é obrigatório na Itália e toda Europa

Sempre reforçamos aqui no blog a importância de contratar um Seguro Viagem para todas as viagens internacionais, principalmente para a Europa, onde é obrigatório.

Essa obrigatoriedade, aliás, é devido ao Tratado de Schengen. Por meio desse tratado, 26 países europeus firmaram acordo estabelecendo livre circulação para visitantes dos países participantes. E além disso, tornaram obrigatória a contratação de Seguro Viagem Internacional no valor mínimo de 30.000,00 para todos os turistas.

Entretanto, há países europeus que não assinaram esse acordo. São eles: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.

Pois é, e entrando no site da Real Seguros você pode fazer uma cotação e comparação de várias seguradoras e optar por aquela com melhor custo benefício para sua viagem.

Verona Card vale a pena?

O Verona Card é um passe turístico que facilita o acesso às principais atrações turísticas da cidade. Do mesmo modo, é possível usá-lo também no transporte público local.

Existe duas opções de validade, o de 24 horas que custa 20 euros e o de 48 horas, cujo valor é de 25 euros ( valores de 2019). Vale salientar que o tempo começa a contar a partir da primeira utilização.

É possível comprá-lo em vários pontos de informações turística da cidade, como por exemplo, no posto que fica na Piazza Brà. Do mesmo modo, é possível comprá-lo diretamente nas atrações.

Na nossa opinião o Verona Card vale a pena para quem tem poucas horas na cidade e quer fazer o máximo de pontos turísticos, sem perder muito tempo.

Fique conectado

Viajar com conexão com internet nos dias atuais já se configurou como um item de necessidade, principalmente em viagens internacionais. São várias as necessidades, como, por exemplo, para auxiliar com o idioma e na localização. Além disso, serve ainda para compartilhar os momentos e a vivência em tempo real com a família, amigos e, no nosso caso, com nossos seguidores .

Por isso sempre viajamos conectados, contando com a parceria do EasySim4You. Ah, e uma ótima notícia! Os leitores do Viajante Móvel têm 10% de desconto. Pra isso basta usar o código VIAJANTEMOVEL10 no nosso link EasySim4You. E aí, ninguém vai perder esse super desconto né? Então aproveitem.

O chip é enviado para o seu endereço e você só precisa inserir no seu celular assim que chegar ao destino.

Nossa dica é: quando a viagem for para Europa comprar o chip “4G Europa”, e para os EUA, Canadá e Caribe, o melhor é o “Dados Mundi”.

O que fazer em Verona

Ma quale luce apre l’ombra da quel balcone? ecco l’oriente. E Jiulietta, é il sole, oh, é la mia donna, é il mio amore!
Mas qual luz abre a sombra deste balcão? Eis o oriente é Julieta, e o sol! Oh, e a minha mulher e o meu amor! Atto II, Scena II
Castelvecchio e a Ponte Scaligero

O primeiro ponto que visitamos em Verona foi o Castelvecchio, uma construção medieval às margens do Rio Ádige. Construído no ano de 1354, é considerado o monumento militar mais importante da signoria Scaligera.

O castelo foi construído com o objetivo de defender a cidade de Verona de invasões e hoje é sede de um dos museus municipais da cidade chamado de Museo Civico di Castelvecchio, que, aliás, abriga a arte veronense e veneziana.

Da Ponte Scaligero, que fica anexada ao castelo, é possível admirar uma das paisagens mais bonitas Verona.

Arco dei Gavi

Ao lado do Castelvecchio fica o Arco dei Gavi, uma construção do século 1, da época do reinado de Tibério, em homenagem a família Gavi (Gabia). Esse era o primeiro monumento a ser avistado por quem chegava pela antiga Via Postumia, hoje Corso Cavour.

Tendo sido derrubado em 1805 pelos engenheiros franceses na época em que a Itália estava sob o domínio de Napoleão Bonaparte, foi reconstruído em 1932.

Arena

A Arena é um anfiteatro Romano construído por volta do século I d.C.!! Só por isso já merece uma visita. Além disso, se você visitar no verão, poderá assistir a uma apresentação da temporada lírica. Nessa época, cantores e grupos internacionalmente famosos se apresentam no anfiteatro. Ou seja, a Arena é também um ponto imperdível para visitar num bate e volta de Veneza para Verona.

Casa de Julieta

Quem não lembra de Romeu e Julieta, a famosa obra de William Shakespeare? Pois é, e vocês sabiam que a residência do casal romântico mais famoso do mundo fica em Verona? Então não dá pra visitar Verona e não visitar esse ponto muito procurado por turistas do mundo inteiro né gente. Por isso essa é nossa primeira dica.

Arena de Verona
Aproveite para comprar seu Tour Guiado e Entrada Sem Fila na Arena de Verona
Piazza Delle Erbe e Torre dei Lamberti

A Piazza Delle Erbe, ou Praça das Ervas já foi a praça central na época do império romano. E a história parece que não mudou muito não. Pois a praça continua vibrante, o que a faz um dos pontos principais de passeio dos turistas.

Com várias barraquinhas, além de restaurantes com mesas na calçada, a praça é rodeada por aqueles prédios antigos e históricos. Isso tudo dá um charme muito especial ao lugar.

Não deixe de subir na Torre dei Lamberti para poder apreciar uma bela vista da cidade. Essa torre que fica na antiga prefeitura da cidade foi construída no século XII e  tem visão para a Piazza Delle Erbe e a Piazza dei Signori, as duas das principais praças de Verona, proporcionando uma vista incrível de todo o centro histórico.

Para aqueles com dificuldades de locomoção, não se preocupem pois a torre tem elevador.

Ingresso Sem Fila
Aproveite para comprar seu ingresso sem fila para a Torre Lamberti.
Porta Borsari

Porta Borsari localizada entre o Corso Borsari e o Corso Cavour era a principal entrada da cidade de Verona na época romana, mas que hoje conserva apenas uma fachada com uma inscrição do ano 265, tempo do Imperador Galienus.

Piazza Dei Signori

Rodeada por vários prédios históricos, a Piazza Dei Signori é uma parada imperdível quando passeando por Verona. A estátua de Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, por exemplo, é um dos monumentos a se apreciar. Outro é o Loggia del Consiglio, que hoje abriga o Conselho Provincial e foi construído no século 15.

Outra construção legal é a Casa della Pietá, ou Casa da Piedade, um prédio do período renascentista, com sua fachada em baixo-relevo. O turista pode conhecer também o Palazzo della Ragione, a Praça do Mercado Velho, a Torre dei Lamberti, o Palazzo della Ragione, entre outros.

Percurso Chiese Verona ( 4 igrejas históricas)

A Itália é conhecida também por suas belíssimas igrejas espalhadas por todo o país e em Verona não seria diferente.

Uma dica é fazer o percurso Chiese Verona, que consiste em visitar e apreciar a arquitetura e a arte medieval italiana de 4 igrejas históricas da cidade.

São elas a Catedral de Verona (Duomo), a Basílica de San Zeno, a Igreja de San Fermo e a Basílica de Santa Anastácia.

Mas para quem não tem interesse por turismo religioso, ainda assim vale a pena fazer o percurso pelo valor histórico e cultural. Nesse trajeto você irá passar, por exemplo, por belos jardins, criptas subterrâneas, como da Igreja de San Fermo que guarda as relíquias do padroeiro da cidade, as 12 colunas de mármore vermelho de Verona e o belíssimo afresco de Pisanelo com San Giorgio e La Principessa criado entre 1433 e 1438 da Basílica de Santa Anastácia, entre muitos outros atrativos.

Caso não tenha tempo de visitar essas 4 igrejas, nossa sugestão é que escolha uma ou duas delas, por exemplo, a Catedral de Verona e a Basílica de Santa Anastácia, por ficarem a poucos metros uma da outra.

Outras Atrações

Infelizmente não foi possível conhecer todos os pontos turísticos de Verona, mas se você ainda tiver tempo, vamos listar abaixo outros atrativos da cidade.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveita para conferir outros posts do blog

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069576590458/’]
Sair da versão mobile