Ícone do site Viajante Móvel

Parque Nacional Serra dos Órgãos – Sede Petrópolis

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO, como, aliás, também é conhecido, é o terceiro parque mais antigo do Brasil. É um lugar ideal para um passeio ao ar livre, pois permite uma imersão na natureza, e fica próximo a cidades muito bem estruturadas para o turista.

Pois é, essa enorme área verde de cerca de 20 mil hectares foi criada em 1939 durante o Governo Getúlio Vargas, e abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Desses, apenas Magé não tem uma sede. Nós já conhecíamos a Sede Teresópolis (veja nosso post aqui), mas como é um Parque bastante extenso, o Viajante Móvel foi conferir também a Sede Petrópolis. Ou seja, agora só nos falta conhecer a Sede Guapimirim.

Então, continue lendo e se encante com o PARNASO.

PARNASO – Sede Petrópolis

A Sede Petrópolis fica na área rural, ou seja, o acesso é pela periferia da cidade, passando por ruelas e caminhos de terra bem estreitos. Mas tem sinalização, e uma recepção com equipe de funcionários que dão orientações aos visitantes.

A Sede Teresópolis é melhor estruturada e de mais fácil acesso, pois fica na área urbana da cidade. Por isso, lá a entrada é por uma das avenidas principais.

Entrada do Parque

Os valores sãos os mesmos praticados na Sede Teresópolis, entretanto, em Petrópolis o carro não entra e o único local para estacionar é no quintal de uma propriedade rural. Mas os valores são os mesmos da Sede Teresópolis: R$ 10,00 o carro, mais 15 por pessoa (valores de Junho/2016).

Mapa das Trilhas

Trilha das Bromélias

Em Petrópolis fizemos apenas a Trilha das Bromélias, que, aliás, leva ao poço do mesmo nome. Mas nessa trilha pode-se acessar três poços, o Poço das Bromélias é o segundo. O primeiro é o do Paraíso, e o terceiro o dos Primatas.

Essa trilha é bem mais leve do que a Trilha Cartão Postal, da Sede Teresópolis, pois tem grandes extensões planas, ou com um desnível muito pequeno. Além disso, ela acompanha o rio durante praticamente toda sua extensão.

Poços

Cada poço oferece um lindo cenário para fotos. De fato, suas águas cristalinas e as pedras de todos os formatos e tamanhos em meio à vegetação que o margeia são de tirar o fôlego.

Essa trilha tem cerca de 900 metros de extensão e não requer muito esforço pois é considerada de nível de dificuldade leve. De qualquer forma, é interessante usar um calçado apropriado, tipo aquelas botas de trilha, para evitar escorregões já que é uma área com alguns trechos com o solo úmido pela proximidade com o rio. Além disso, não esqueça de levar sua garrafa de água.

Além da Trilha das Bromélias há outras como a que leva até o Véu de Noiva, por exemplo, a maior cascata do parque. Pois é, ela tem 35 m de altura, em um trajeto de 3 km de trilha de nível de dificuldade de moderado a pesado.

Veja nosso vídeo:

Outro fator importante a considerar é que, diferentemente da Sede Teresópolis, em Petrópolis não tem área de Camping, pois a estrutura é um pouco mais modesta. Lá também não tem lanchonete, por exemplo. Em outras palavras, assim que se passa a Portaria já inicia a trilha. Ou seja, há poucas opções de visitas para quem só quer conhecer o parque e não está disposto a se aventurar pela mata.

Mas, se você tem disposição, gosta de trilha mais pesada e tem disponibilidade de tempo, sugiro ver também o post da Sthefania sobre a  Travessia de  Petrópolis x Teresópolis

Enfim, essas foram as dicas sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Posts que talvez você goste

Um Fim de Semana em Teresópolis

PARNASO- sede Teresópolis

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

Você não pode esquecer do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro utilizando nosso parceiro Real Seguro Viagem . Com ele é possível fazer cotação entre as melhores opções de seguros das principais seguradoras e escolher aquele que se encaixa no seu perfil de viajante.

Sair da versão mobile