Ícone do site Viajante Móvel

Parque Nacional Serra dos Órgãos – Sede Teresópolis

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO, como também é conhecido, é o terceiro parque mais antigo do Brasil, criado em 1939 durante o Governo Getúlio Vargas. É uma enorme área verde de cerca de 20 mil hectares, que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque tem três sedes, a Sede Teresópolis, a Sede Petrópolis e a Sede Guapimirim. ( veja post sobre a Sede Petrópolis aqui )

A Sede Teresópolis fica na Av Rotariana, próximo à Feirinha do Alto e ao acesso à Granja Comary. O acesso ao parque é permitido entre 08:00 e 17:00 e a entrada custa 15,00 por pessoa mais 10,00 pelo carro. Esses são os valores padrão para visitar a área do parque que podemos chamar de área “comum”. Existem trilhas específicas que por sua localização e extensão têm preços e normas diferenciados.

PARNASO – Sede Teresópolis

É nesse parque, por exemplo, que se pode fazer a famosa travessia Teresópolis – Petrópolis, que dura 3 dias de caminhada. Obviamente que se pode entrar sem o carro mas a vantagem do carro é devido ao tamanho do parque. Ele é bem extenso e, portanto, pode-se ganhar tempo, além de economizar energia, utilizando o carro para ir de um ponto a outro onde as trilhas iniciam ou andar o tempo todo a pé, o que requer uma boa dose de disposição.

Entrando no Parque

Estacionamento

Existem vários locais de estacionamento dentro do parque, os quais são estrategicamente localizados próximos às trilhas, poços, cascatas ou áreas de pique-nique. Toda a área por onde o carro transita é asfaltada ou calçada, a estrutura do parque é muito boa, bem sinalizado e várias famílias o visitam, inclusive com crianças de colo. É muito tranquilo e agradável, mesmo pra quem não quer fazer trilhas ou quer apenas percorrer um trecho delas.

Recepção do Parque Nacional Serra dos Órgãos

Estrutura do Parque

Após a portaria, a cerca de 100 m, o visitante encontra o primeiro estacionamento, no centro do turista, onde tem uma lanchonete, sanitários, e onde se pega o mapa do parque com direito a todas as explicações da atendente que marca tudo no mapa, onde estacionar, como chegar às trilhas e assistir um vídeo sobre o parque.

Sala de Vídeo

Atrás do centro do turista tem uma piscina natural, que estava interditada, o que não faria muita diferença pois a água realmente estava muito gelada neste fim de semana que lá estivemos ( veja também nosso post sobre Teresópolis  aqui). De qualquer forma, pudemos tirar boas fotos ao redor do lugar que é muito bonito, digno de cartão postal.

Piscina Natural

Poço do Castelo

Aproveitamos e fomos até o Poço do Castelo, que fica entre a Portaria e o Centro do Turista, bem pertinho pra registrar as primeiras fotos.

Poço do Castelo do Parque Nacional Serra dos Órgãos -PARNASO- Sede Teresópolis

 

Poço do Castelo

O local parece realmente muito convidativo para um banho refrescante durante o verão. Devido ao frio não havia ninguém com coragem suficiente para se aventurar naquelas águas geladas mas o local é muito bonito.

Trilha do Cartão Postal

Após a visita à piscina natural, pegamos o carro e, seguindo o mapa e a orientação da funcionária, estacionamos numa antiga pousada que hoje se encontra desativada. Esse é o ponto de onde se acessa a Trilha do Cartão Postal, que dá acesso ao Mirante do Dedo de Deus.

A trilha Cartão Postal permite ver, além do Dedo de Deus, outros montes que fazem parte do cenário, como o Dedo de Nossa Senhora, que descobrimos que existia ao chegarmos lá.

Nome das Montanhas : Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe.

Foi nossa primeira vez em Teresópolis e no Parque mas dizem os outros “trilheiros” que encontramos por lá que essa trilha é a que tem o melhor visual do monte mais famoso da região.

Dedo de Deus

Iniciando a Trilha do Cartão Postal

A trilha tem uma extensão de 1200 m, e o trajeto tem subidas e descidas, mas a ida até o mirante é predominantemente em subida e na volta predomina a descida.

Placa da Trilha Cartão Postal

A placa na entrada da trilha diz que são duas horas de caminhada. Nós não marcamos o tempo na ida, apenas na volta e deu 40 minutos, sem pressa. A diferença de altitude entre a base na trilha e o topo, que é o mirante, é de cerca de 170 m, o que parece pouco mas não se iludam pois são 170 m num local que já é alto.

Trilha Cartão Postal

A altitude lá gira em torno de 1200m. O nível de dificuldade da trilha segundo consta na placa é moderado e atestamos que é mesmo, justamente por todos os aspectos que já mencionamos, tem subidas e descidas, é num lugar alto, o que já deixa o ar um pouco mais rarefeito, e durante a maior parte do trajeto tem aquelas escadinhas na trilha, mas nada que um ritmo lento e persistência não resolva. E o visual do mirante recompensa todo o esforço.

Vista da Trilha Cartão Postal

A vista é realmente muito linda, é o melhor ponto para se avistar o Dedo de Deus, a montanha mais famosa da região. Eventualmente o visitante pode dar azar de ter muita neblina na área, mas quando fomos demos sorte, o tempo estava aberto e pudemos ver todo o cenário, que é realmente lindo, vale a caminhada.

Parque Nacional Serra dos Órgãos -PARNASO- Sede Teresópolis

Trilha Suspensa e Trilha do Passo

Ao retornar da trilha, pegamos o carro e seguimos em frente mais para dentro do parque ainda, pela estrada calçada, até o final, onde tem uma área de pique-nique, tem o início da trilha Suspensa e da trilha do Passo.

Ponte da Trilha Suspensa

 

Manancial do final da Trilha Suspensa

Essa última nós não fizemos, pois a fome já estava apertando e já era 13:30. Apenas tiramos umas fotos e retornamos.

Área para curtir próximo da área de pique-nique

Enfim, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um lugar imperdível. Vale a pena a visita tanto no inverno como no verão, quando pretendemos voltar para curtir mais desse cenário que inspirou o romance O Guarani, de José de Alencar.

Placa Rio Paquequer

Rio Paquequer

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 

Parque Nacional Serra dos Órgãos- Sede Teresópolis

 

Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563042488/’]

Bloglovin

 

Follow my blog with Bloglovin

Sair da versão mobile