Ícone do site Viajante Móvel

Planejando 10 dias pelas ilhas jônicas da Grécia

As viagens do Viajante Móvel normalmente não se limitam a um único local. De fato, geralmente combinamos vários locais em uma mesma viagem. Assim foi em Zanzibar, quando de lá fomos para Seychelles. E nossa viagem para a Grécia teve esse mesmo perfil. Afinal de contas queríamos visitar 4 ilhas jônicas.

Num planejamento desse tipo não dá pra fazer as coisas em sequências bem definidas, tipo “agora vou comprar passagem”; “agora vou reservar hotel”; “agora vou reservar carro”, e assim por diante. Tudo isso deve ser feito mais ou menos ao mesmo temo, pois uma coisa depende da outra. Mas não se preocupem, vamos explicar tudo aqui. rsrsrs.

As ilhas da Grécia

As ilhas da Grécia são divididas por região. Mykonos e Santorini, entre outras, fazem parte das ilhas Cíclades. Mas o foco de nossa viagem eram as ilhas Jônicas, que têm esse nome por ficarem no mar Jônico. Lá vistamos Corfu, Lefkada, Kefalonia e Zakynthos. As ilhas Egeias, ou seja, localizadas no Mar Egeu, é onde ficam Lesbos, Thásos, etc.

Além dessas, tem também as ilhas do Dodecaneso, como Rodes e Patmos. As ilhas Espórades, por outro lado, englobam Skiathos, Syros e outras. Por fim, não se pode esquecer a ilha de Creta que é a maior ilha Grega.

Vista aérea das Ilhas Jônicas – Grécia

Como nosso trecho de ida e volta chegava e saía de Corfu, teríamos que retornar a essa ilha para o embarque de retorno. Outra opção também é fazer a chegada por Corfu e o retorno por Zakyinthos, já que ambas têm aeroportos internacionais. Como gostamos de road trip, decidimos retornar a Corfu de carro, pelo continente, para o embarque de retorno. Além disso, é mais fácil e mais barato comprar o bilhete de ida e volta do mesmo lugar do que ida para um e volta de outro.

Deslocamento entre as ilhas jônicas

É necessário também verificar como se vai de um lugar para o outro. No caso das ilhas gregas há um complicador, pois é necessário pegar balsas, há horários fixos de partida e elas nem sempre funcionam 24 horas. A fim de evitar surpresas desagradáveis e cair em sites “problemáticos”, procuramos o site oficial de turismo da Grécia e encontramos lá as dicas das balsas. Assim pudemos confirmar os locais de saída e horários. E podemos garantir que esse site é muito bom. Todas as informações de horários e locais de saída das balsas bateram certinho. Ajudou muito, fica a dica.


Normalmente o turista subestima o tamanho das ilhas mas elas são grandes. Então, dependendo de onde fica o hotel, é necessário sair de madrugada, muitas vezes antes do horário do café, para chegar a tempo de pegar a balsa no horário desejado. E se tivermos que atravessar a ilha para ir do hotel até o porto, qualquer atraso complicará a viagem e o planejamento.

A ilha de Corfu, por exemplo, para atravessá-la de norte a sul pela estrada são cerca de 80 km!! As dimensões da ilha, combinadas com os horários de saída das balsas influencia no local do hotel para pernoite.

Passagens Aéreas

Iniciamos nossa pesquisa pelo google flights e fizemos vários comparativos. Começamos pela opção natural que qualquer viajante faria numa viagem para as ilhas gregas, um voo do Brasil para Atenas. Mas também pesquisamos outras opções, incluindo o trajeto que deveria ser feito de Atenas para as ilhas Jônicas.

De Atenas para as ilhas teríamos duas opções: ou um voo doméstico ou de carro. Nós descartamos o carro porque queríamos reduzir o tempo de chegada até elas. Seriam cerca de 550 km de estrada. Nossa ideia do carro era alugá-lo só após chegarmos na primeira ilha.

Como não encontramos voos do Brasil direto para Atenas, todos fazem alguma escala na Europa, começamos a comparar os preços variando as cidades de escala.

Enfim descobrimos que por Londres o preço seria menor. E melhor do que isso, há voos de Londres para a primeira ilha de nosso roteiro, Corfu. Isso já eliminou a necessidade de passar por Atenas e também deixou a passagem aérea mais em conta ainda.

Para compra de passagens também usamos o Skyscanner, que tem preços muito bons, muitas vezes mais baratos do que nas companhias.

Um ou dois trechos ida e volta?

Depois disso ainda fizemos outro comparativo. Descobrimos que se, ao invés de comprarmos o trecho completo ida e volta do Brasil para Corfu, comprássemos dois trechos de ida e volta, um do Brasil para Londres e outro de Londres para Corfu, sairia mais barato. E assim fizemos.

Posts de Corfu
Veja aqui nossos posts sobre Corfu: Ilha Corfu e Top 10 Prais de Corfu

Devemos confessar que, como a escala em Londres é de 20 horas, aproveitamos a oportunidade para matar a saudade dessa cidade que amamos. Em outro post daremos dicas do quê fazer em Londres numa escala como essa.

No final, nosso voo foi com a Latam até Londres e depois com a British Airways para Corfu. Acabamos nos esquecendo de pesquisar na Easyjet e na Ryanair, que são companhias Lowcost da Europa. Sempre vale a pena pesquisar nelas pois normalmente têm preços mais em conta do que as outras.

Roteiro pelas ilhas Jônicas

Nosso roteiro teve início na ilha mais ao norte dentre as Ilhas Jônicas, Corfu. Então, chegando lá pegamos o carro da Thrifty, que havíamos reservado com nosso parceiro, a Rentalcars.com.

Chegamos no meio da tarde, por isso aproveitamos a ilha no final de tarde e noite, até mesmo antes de chegar no hotel. O hotel era apenas para pernoite mesmo. Afinal de contas, no dia seguinte pela manhã já partiríamos para Lefkada, .

A ideia de apenas pernoitar em Corfu nesse primeiro dia foi por conta do voo de retorno, pois também sairia de lá. Então decidimos deixar para explorar a ilha nos dois últimos dias.

Fizemos o planejamento do trajeto de carro pelo Google Maps mesmo e pelo site oficial de turismo da Grécia. Isso porque precisávamos planejar os trechos de balsa entre as ilhas. E nosso planejamento previa dois pernoites em cada uma.

O trajeto para o sul

A Grécia tem cerca de 6.000 ilhas, então, mesmo para quem decide visitar apenas as 4 maiores ilhas jônicas requer bastante tempo. Como tínhamos apenas 10 dias e gostaríamos de visitar o máximo de ilhas possível, escolhemos esse roteiro, Mas é possível escolher menos ilhas e ficar mais tempo. Por exemplo, pode-se ficar mais em Corfu e Kafalonia, pois são as maiores das Jônicas.

Então, começando no norte, em Corfu, nosso trajeto segue em direção ao sul nessa sequência: Lefkada, Kefalonia e Zakynthos. De Corfu a Lefkada fomos de carro, pois, segundo nossas pesquisas, não há balsa entre elas, talvez porque sejam distante. Por isso, mesmo que tivesse balsa, nossa decisão seria ir de carro, pelo continente, pois seria mais rápido.

Pegamos o ferry no porto de Lefkimmi e desembarcamos em Igoumenitsa no continente. Então seguimos pela estrada até Lefkada. São cerca de 110 km e nesse trajeto se pega apenas essa balsa. Do continente para Lefkada não precisa, pois a ilha fica perto do continente, então é pela estrada mesmo, atravessando pontes e um túnel submerso rsrs.

De Lefkada para Kefalonia, e de lá para Zakynthos, compensa ir de balsa mesmo pois as ilhas são próximas entre si e ficam mais afastadas do continente.

O retorno

Em suma, ficamos duas noites em cada uma das 4 ilhas jônicas. Dois dias antes de nosso embarque em Corfu para voltar ao Brasil, deixamos Zakynthos, a ilha mais ao sul. Pegamos a balsa para o continente, desembarcamos em Kyllini e então retornamos para Corfu, de carro pelo interior da Grécia até Igoumenitsa. De lá, embarcamos em outra balsa para Corfu, onde passamos as duas últimas noites para aproveitar bem a ilha.

A decisão desses últimos dias é importante porque, como voltaríamos de carro da ilha mais ao sul para a mais ao norte, numa viagem de 327 km, correríamos o risco de atrasos. Então, para não fazermos a viagem preocupados, pelo interior do país, um lugar que não conhecemos, fizemos isso dois dias antes. Por isso a decisão de, na chegada, apenas pernoitar em Corfu e partir logo no dia seguinte, deixando para curtir a ilha no final.

Distâncias e tempos

Deixaremos aqui as distâncias para os trajetos de carro, bem como os tempos para os trajetos de balsa. Preferimos fazer assim porque o tempo de viagem das balsas não varia, mas o trajeto de carro depende das paradas que cada viajante faz. Assim cada um pode estimar o tempo que leva para fazer os trajetos pela estrada.

Ilha de Corfu – Igoumenitsa (continente) >> Balsa – 01:00 hora se partir do porto de Lefkimmi e 01 h 30 min se partir do porto de Corfu (A ilha de Corfu tem dois portos que ligam ao continente, o de Corfu fica no norte e o de Lefkimmi no sul)

Igoumenitsa (continente) – Ilha de Lefkada >> Carro – 110 km

Lefkada – Kefalonia >> Balsa: 01 h 45 min

Kefalonia – Zakynthos >> Balsa: 01:00 hora

Zakynthos – Kyllini (continente) >> Balsa: 01:00

Kyllini (continente) – Igoumenitsa (continente) >> Carro: 327 km

Igoumetitsa (continente) – ilha de Corfu >> Balsa (os tempos são os mesmos mencionados acima)

Esse é o primeiro post da série de posts de nossa viagem às ilhas Jônicas, que serão:

A Grécia também é um excelente destino para fazer mochilão. Se esse for seu estilo, confira o post Viagem Para a Grécia: Mochilão por Meteora, Atenas + 6 Ilhas Gregas, do blog Caminhos Me Levem.

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? Nossos parceiros podem ajudar você:

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Você não pagará nada a mais por isso, mas nos ajudará a manter o blog sempre atualizado com dicas novas.

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Nossos leitores têm 10% de desconto na hora de contratar seu Seguro Viagem. Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está.

E nosso parceiro Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional. E claro que conseguimos 10% de desconto para nosso leitores. Basta clicar no nosso link Easysim4you e colocar o código de desconto: VIAJANTEMOVEL10.

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Pin it

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563387788/’]
Sair da versão mobile