Ícone do site Viajante Móvel

Primeira banca de jornal do DF e a árvore dos desejos

Hoje fomos conhecer a primeira banca de jornal do DF, que fica na primeira quadra de Brasília, a SQS 108. Para que não conhece, Brasília pode parecer um pouco complicada para se orientar no início. Entretanto, depois que aprendemos o sistema, vemos que é um dos melhores e várias cidades deveriam adotar.

As ruas e quadras não têm nome, são todas numeradas com caracteres alfanuméricos. E esse sistema de codificação nos permite saber exatamente onde estamos em relação à qualquer outro ponto da cidade. SQS 108 significa SUPERQUADRA SUL 108. As superquadras são as quadras residenciais da cidade, e a 108 foi a primeira a ser construída.

Primeira banca de jornal

Primeira Banca de Jornal de Brasília

Lá ainda existe a banca do Sr. Lourivaldo, um baiano muito simpático que chegou na cidade em 1960, ano da inauguração da capital federal. Ao chegar, com sua visão de empreendedor, já montou logo a primeira banca de jornal da cidade. E ele a mantém até hoje, tendo se tornado inclusive ponto turístico. Tem até uma placa indicando seu pioneirismo: “primeira banca” e “primeiro jornaleiro”. Ele conta que, no início, justamente por ser a única banca, as filas para comprar os jornais eram enormes.

Assine o livro de visitas do senhor Lourivaldo

Espírito empreendedor

O Sr. Lourivaldo, 79 anos, mantém seu perfil empreendedor. No tempo que conversamos, ele nos contou sobre seus planos de escrever um livro, uma autobiografia, na verdade. Por conta disso, mantém um caderno onde pede que todos os visitantes assinem e deixem seu depoimento. Nós, é claro, deixamos o nosso rsrs. Ele disse que todos os depoimentos escritos pelos visitantes constarão de sua biografia. Quando ele lançar certamente seremos uns dos primeiros compradores. rsrs.

O senhor Lourivaldo praticando autógrafo para quando seu livro for lançado.

E o negócio dele é diversificado. A primeira banca de jornal da capital federal não vende apenas livros e revistas. É possível alugar DVD, comprar doces, água de coco, refrigerantes, e até curtir uma lan-house rsrs. Ele fala que criatividade é essencial na vida, por isso está sempre empreendendo. Como a concepção de Brasília, à epoca, era modernista em meio ao cerrado, ele chegou a vender terra do cerrado engarrafada para os turistas estrangeiros que visitavam a cidade! É ou não é uma visão empreendedora? rsrsrs

A Árvore dos Desejos

Outro fato marcante é que, em 13 de setembro de 1963 ele plantou duas árvores no local, ao lado de sua banca. São dois Fícus Italianos, conhecidas popularmente como falsa-seringueira ou figueira-branca. As duas árvores, hoje com 53 anos dominam a paisagem pela largura de seus troncos que acabaram formando uma passagem tipo um túnel. As árvores acabaram se tornando também outro motivo de visita de turistas ao local. Além de chamarem a atenção pelo porte, seu Lourivaldo garante que, ao passar pelo túnel entre as árvores fazendo três pedidos com alegria, eles se realizarão.

Árvore dos desejos, localizada na quadra 108 sul em Brasília

 

Faça seus pedidos ao passar pelo túnel entre as árvores e eles se realizarão.

 

De volta a infância na Árvore dos Desejos.

 

Placa que fica informando a data em que foi plantada a árvore dos desejos

E, estando o turista a visitar a árvore, ele faz questão de tirar uma foto que, segundo ele, só ele sabe o ângulo certo.  É o ângulo em que a passagem entre as árvores assume a forma de um pé rsrsrs. Todo orgulhoso ele mostra a foto com o “pé” formado rsrs. Seu Lourivaldo é uma figura! rsrs

O ângulo em que a passagem entre as árvores assume a forma de um pé . Você consegue ver?

E o empreendedor Lourivaldo não quer parar. Enquanto estivemos lá ele nos contou sobre seus planos para um empreendimento para idosos em Caldas Novas – GO. O quê será que vai sair primeiro, a biografia ou o negócio em Caldas? É esperar pra ver rsrsrs.

Que tal conferir outros posts do blog?

Brunch em Brasília

Restaurante Nau

Chapada Imperial-33 cachoeiras pertinho de Brasília

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Pin it – Pinterest

Queremos compartilhar nossas viagens, dando Dicas e inspirando você nos seus próximos roteiros de viagem, por isso não deixe de seguir o Viajante Móvel nas redes sociais.

Instagram: https://instagram.com/viajantemovel
Twitter: 
https://twitter.com/viajantemovel
FanPage:
 www.facebook.com/viajantemovel

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069562790134/’]
Sair da versão mobile