Ícone do site Viajante Móvel

Ilha de Corfu – Grécia

A ilha de Corfu é uma das ilhas Jônicas, com cerca de 60 km de extensão norte-sul. Fica na costa oeste da Grécia, mais próxima até da Albânia do que da própria Grécia. A ilha tem dois portos que a ligam ao continente, e, dependendo do porto de onde se sai, o trajeto dura uma hora ou uma hora e meia de balsa.

A Ilha de Corfu foi uma das 4 ilhas jônicas que visitamos em nossa viagem de carro pela Grécia. Nós visitamos também Lefkada, Kefalônia e Zakynthos. Confira nosso Roteiro Completo de 10 dias pelo mar Jônico .

O famoso escritor da literatura grega antiga, Homero, cita a ilha de Corfu em sua obra Odisséia. Ulisses, o herói da obra, teria feito uma parada na ilha antes de prosseguir para sua terra natal.

A ilha tem uma excelente estrutura turística. Por estar localizada mais ao norte é mais próxima do continente europeu. É muito comum se encontrar por lá várias ruas com lojinhas e excelentes restaurantes nos vilarejos da ilha.

Chegando em Corfu

A principal “cidade”, se é que se pode chamar assim, é Kérkira. Aliás, esse é o nome pelo qual os gregos se referem à ilha, Corfu é mais para os turistas. Todas as demais são vilarejos, alguns maiores, outros menores.

Nossa primeira passagem pela ilha foi logo na chegada, quando alugamos o carro. Fizemos a reserva pela Rentalcars e foi tudo muito tranquilo e rápido.

Onde ficar em Corfu

Conforme explicamos no post Planejando 10 dias pelas ilhas Jônicas da Grécia, nesse primeiro dia nós apenas pernoitamos na ilha e saímos no dia seguinte pela manhã. Por isso nós ficamos num hotel mais simples na parte sul da ilha. Por que fomos para o sul? Porque é de lá que sai a balsa que faz o trajeto mais curto para o continente. Por isso pegamos um hotel próximo ao porto de Lefkimi no primeiro dia. No retorno à ilha ficamos na área mais procurada pelos turistas, Paleokastritsa.

Hotel Nikos Villas

Para esse primeiro pernoite em Corfu escolhemos o Nikos Villas. Suas avaliações eram boas no booking.com e sua localização atendia o nosso principal critério, que era ficar próximo ao porto de saída para o continente, já que iríamos pegar a balsa no outro dia pela manhã cedo.

Piscina do hotel Nikos Villas

O hotel é simples mas muito bem organizado, muito limpo, a equipe muito atenciosa e simpática. O hotel tem café da manhã incluído na diária, piscina, wi-fi e estacionamento próprio. Fica localizado numa área bem tranquila, onde tem outros hotéis também, embora não seja na principal área turística.

Hotel Akrotiri Beach

O hotel Akrotiri Beach onde ficamos em Corfu nos últimos dois dias de nossa viagem foi o Akrotiri Beach, em Paleokastritsas. É um hotel relativamente grande, com 5 andares, piscina, wi-fi, estacionamento próprio, grande área de descanso nas dependências internas, restaurante que serve tanto o café da manhã como almoço a jantar para os que optam pelo all inclusive.

O hotel tem acesso a duas praias, uma pública, onde seus hóspedes têm descontos no aluguel dos caiaques e demais equipamentos. A outra praia é particular do hotel, só os hóspedes têm acesso. Essa é muito legal, numa área mais tranquila, reservada, na beira das pedras mas tem uma escadinha por onde dá pra se chegar na água. É muito legal!!

Praia particular do Hotel Akrotiri Beach

O atendimento da equipe do hotel foi sempre muito atencioso e extremamente rápido. O check-out impressionou, pois não demorou 2 minutos!! Muito bom.

Hospedagem
O Viajante Móvel faz parte de alguns programas de afiliados, por isso cada vez que você clica nos  links em azul dos hoteis nós ganhamos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog sempre com dicas novas.

Porto de Lefkimi

No dia seguinte a esse primeiro pernoite, como já estávamos próximos ao porto, pegamos a balsa sem maiores dificuldades. Era hora de deixar Corfu, por enquanto rsrs. Compramos o ingresso lá mesmo no porto, mais ou menos uma meia-hora antes da barca sair. São vários horários e a dica é conferir o site oficial de turismo da Grécia. Esse site é muito útil pois se pode pesquisar todas as balsas entre todas as ilhas, com locais e horários de saída. E tudo aconteceu conforme estava no site. Fica a dica.

O porto é bem estruturado, tem até restaurante. A balsa é simples, sem cabines individuais mas com área externa e interna, essa com ar-condicionado, bar onde se pode comprar vários tipos de bebidas e lanches. A travessia é bem tranquila.

Deslocamento em Corfu

Ao retornarmos para a ilha, após visitarmos as outras três, foi quando começamos a explorá-la, dessa vez na área norte. A ilha tem um formato alongado, sendo mais larga no norte do que no sul. É importante lembrar que muitas pessoas subestimam o tamanho, por ser uma ilha, mas ela é grande. Como dissemos no início, a distância entre uma extremidade e outra é 60 km, em linha reta! Mas pela estrada chega a 80 km!

Como todas as ilhas jônicas, Corfu é uma ilha montanhosa, mas a rede de estradas é muito boa. As principais ligações entre os vilarejos são asfaltadas. Em vários pontos essas estradas se estreitam um pouco, mas nada que dificulte o trânsito. Aliás, estivemos lá na alta temporada e não houve problema quanto a isso. O trânsito um pouco mais lento é justamente na cidade de Kérkira, porque tem vários semáforos, bastante carros, muitos turistas, lojinhas, etc.

Para se chegar a algumas praias, eventualmente pega-se trechos de terra. A dica é ter um GPS a bordo, além do próprio mapa em papel da ilha. Muitas vezes o GPS mostra a rota mais rápida ou mais curta e, com isso, nos coloca em estradas de terra sem necessidade. Por isso o mapa em papel é importante, para selecionarmos outra rota, quando possível. Em qualquer mercadinho tem esses mapas em papel pra vender e todos eles mostram as estradas de asfalto principais, as secundárias e as estradas de terra. Em algumas praias não tem jeito mesmo, será necessário pegar um trecho de terra pois nem sempre o asfalto chega até a areia.

O quê fazer em Corfu

A ilha é repleta de pontos lindíssimos para visitar. Certamente uma única viagem não é suficiente para ver tudo. Vamos detalhar alguns que conhecemos.

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

Riverside

Em nossa exploração nos arredores do primeiro hotel que ficamos, à noite, descobrimos essa área, onde tem um restaurante com o mesmo nome, uma área muito agradável. No final de tarde, início da noite, é onde as pessoas vão para curtir uma tranquilidade, um café ou sorvete à beira do rio. Tem outros restaurantes lá também, com mesinhas do lado de fora, todas muito bem decoradas.

Tudo isso colado numa típica vilazinha grega. Quando chegamos lá vimos algumas senhoras sentadas na calçada, em frente a suas casas, jogando conversa fora, naquele clima bem bucólico, muito legal.

Praias

A extensão litorânea da ilha é bem extensa, o que requer cerca de uma semana para visitar todas as praias. As mais próximas de Kérkira são as mais procuradas justamente pelo fácil acesso. Quem busca praias mais tranquilas e afastadas do agito deve se dirigir à região norte (Confira em breve nosso post Praias de Corfu – top 10 – as mais bonitas da região norte), enquanto as do sul são mais agitadas, como as próximas ao vilarejo Kavos.

Como nosso hotel ficava na coste oeste, partimos dele em direção ao norte, percorrendo toda a estrada que margeia a costa norte e depois descemos pelo costa leste até Kérkira. Nesse caminho é interessante visitar Georgios Beach e Drastis Beach, que fica no Cabo Drastis. Tem também a Sidari Beach, onde fica o Canal do Amor. Essas ficam na parte oeste da ilha. Já na costa leste ficam, Bataria, Kassiopi, Kouloura, Nisaki e Barbati Beach. Todas essas que mencionamos ficam na parte norte da ilha.

Área de Paleokastritsa

A área de Paleokastritsa, onde fica a vila de mesmo nome, é muito recomendada por ter excelentes hotéis e ter praias muito bonitas. Em nosso hotel mesmo havia uma prainha particular, muito linda!! O ponto marcante da vila é o Monastério da Virgem, que guarda objetos, livros e utensílios do antigo Império Bizantino.

Na região também fica o vilarejo de Lakones, nas encosta da montanha. Lá de cima o visual de toda a área é incrível, dá pra ver todas as prainhas que tem por ali. Além disso, o próprio vilarejo é muito agradável, com ruazinhas estreitinhas e vários pontos para se observar as praias lá embaixo.

Foi lá que paramos para tomar um café no meio da manhã, apreciando a vista.

Pôr-do-sol

Um dos melhores pontos para se apreciar o pôr-do-sol é o vilarejo de Pelekas. Lá no alto tem um observatório chamado Kaiser`s Throne. É onde o Kaiser alemão Wilhelm II gostava de ir para apreciar o pôr-do-sol quando visitava a ilha no início do século XX. Mas por ser bem no alto, e permitir uma vista de 360°, o ponto é ideal não apenas para o pôr-do-sol mas também para apreciar toda a vista da região. Muito legal.

Pôr do Sol com uma vista de 360 graus de Corfu

Esse vilarejo fica próximo a Kérkira, a cerca de 30 minutos de carro, na costa oeste da ilha. Além dessa estrutura para visualização do cenário também tem um restaurante muito legal lá, todo colorido pelas flores, ideal para um almoço ou um café no final da tarde. Chama-se Sunset Restaurant.

Outros dois pontos legais para se ver o pôr-do-sol são o vilarejo de Peroulades e o monte Pantokrator, o mais alto da ilha, com 914 metros de altura, de onde se avista as montanhas da Albânia e vários vilarejos de Corfu.

Fortaleza antiga

A chamada Old Town é patrimônio mundial da Unesco desde 2007. Lá é onde fica a antiga Fortaleza, a Old Fortress, uma fortaleza militar construída no século 15. É um lugar muito bonito e agradável, com excelente estrutura e museus em seu interior. Lá dentro também fica a igreja de São Jorge, construída em 1840, na época da dominação Britânica. De lá também é possível se ter uma linda vista da cidade.

Uma boa dica é aproveitar uma das várias e diferentes opções de cafés do Paleo Frourio Cafe Bar, que fica dentro da fortaleza, perto da Igreja de São Jorge. O lugar é muito tranquilo, com uma musiquinha ambiente, e diversas opções de cafés, doces e salgados. A entrada custa 4 euros.

Fortaleza nova

Na área moderna da cidade se encontram lojas de todos os tipos, bancos, mercados, etc. Embora uma fortaleza construída entre os anos de 1576 e 1645 não seja moderna, ela é conhecida como New Fortress, ou Fortaleza nova, fica mais próxima dessa área moderna da cidade. Essa fortaleza tem menos estrutura do que a antiga, ela é basicamente constituída de ruínas e estruturas antigas para se visitar. Talvez por isso o acesso seja gratuito.

Rua Nikiforou Theotoki

Essa é a típica ruazinha turística, onde não transitam carros, só pedestres. Lá tem todo tipo de lojinha, de roupas, de jóias, lembrancinhas, sorveterias, etc. E super movimentada, muita gente mesmo, entrando e saindo das lojas. São cerca de 400 m que se demora horas para atravessar, pois as atrações para os olhos do viajante são inúmeras. rsrs

Papagiorgis

Ainda não sabemos como chamar essa casa, se sorveteria, padaria ou o quê rsrsrs. Porque eles vendem tanto pães quanto sorvetes rsrs. Essa é uma casa tradicional de Corfu, que fica na rua Nikiforou Theotoki. Inaugurada em 1924, ela continua sendo gerenciada pela mesma família, agora já na terceira geração. Famosa pelas receitas originais que são mantidas até hoje, os proprietários também inovam com sorvetes caseiros, cujos sabores variados encantam os turistas. Vimos várias pessoas sentadas na calçada em frente à sorveteria, saboreando uma de suas delícias. Eles vendem bolos, vinhos, doces, óleo de oliva e…..sorvetes. rsrs Vale a pena uma visita.

Esplanada

Em frente à Fortaleza antiga, entre a Fortaleza e área dos prédios da cidade, há uma das maiores praças da região dos balcãs, a praça Esplanada. É uma área bem ampla realmente, onde a aristocracia da ilha costuma se encontrar, principalmente na cafeteria Liston. Também beirando a praça há o único museu dedicado à arte dos países da Ásia na Grécia, o Museu de Arte Asiática. Vale a pena uma visita.

Palácio de Aquiles – Corfu

Quem gosta de História e de filmes antigos, e já assistiu o filme Sissi, vai adorar a história desse palácio. Ele foi mandado construir justamente pela Imperatriz Sissi da Áustria em 1889. A monarca costumava visitar Corfu e tinha grande admiração pelas histórias do herói da mitologia grega, Aquiles, daí o motivo do nome do palácio, escolhido pela própria Sissi.

Outro soberano que costumava visitar o local, após a morte da Imperatriz, que foi assassinada em 1898, era o Kaiser Alemão Wilhelm II. As visitas do Kaiser ao palácio se repetiram até 1914 quando a Primeira Guerra Mundial teve início. Durante a guerra o local foi utilizado como hospital militar pelas tropas Francesas e Sérvias. Já na Segunda Guerra os alemães e italianos o utilizaram como Quartel-General.

Hoje o palácio é gerenciado pela Organização de Turismo da Grécia. Outra curiosidade do local é que foi cenário do filme de James Bond, Somente Para Seus Olhos.

O palácio é um lindo prédio de 2 andares. Já na chegada se admira as lindas estátuas que adornam a entrada. Ao adentrar o salão central há uma escada com grandes quadros que representam a mitologia Grega. Ao lado da escada, o visitante é recebido pelas estátuas de Zeus, deus dos céus e mandatário do Olimpo, e sua esposa, a deusa Hera.

O visitante encontra diversas esculturas pelo palácio, móveis e utensílios utilizados pela Imperatriz Sissi e pelo Kaiser Wilhelm II, e até retratos deles pendurados na parede. O visitante pode alugar um sistema de fone onde se ouve as histórias de cada lugar e item do palácio.

No caminho para o jardim, na parte externa do palácio há uma corredor com nove estátuas das musas gregas. Nesse jardim, de frente para a cidade, de onde se tem uma vista maravilhosa, fica a enorme estátua de Aquiles Vitorioso, linda.

Enfim, Corfu é uma ilha bem turística, com uma excelente infraestrutura, excelentes hotéis, linda praias e ponto de encontro dos turistas europeus. Um passeio por lá é inesquecível. Espero que tenham curtido as dicas.

Não deixem de conferir nossos outros posts sobre as ilhas Jônicas:

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Assine nossa newsletters, assim sempre que postarmos algo novo você poderá ler em primeira mão.

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveite e Pin it:

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563792827/’]
Sair da versão mobile