Ícone do site Viajante Móvel

Queda de Gigantes, Ken Follett: cinco famílias no início do século 20

Queda de Gigantes, Ken Follet: cinco famílias no início do século 20 - resenha do livro

Você gostaria de conhecer a história do século 20 de uma maneira fascinante e arrebatadora? Então você precisa ler a Trilogia do Século, uma coleção de três livros do escritor galês Ken Follett. E Queda de Gigantes é o primeiro deles. Os outros dois são Inverno do Mundo e Eternidade por um Fio.

Resenha

Pois é, Queda de Gigantes é uma obra fantástica. Isso porque o livro conta a história do século 20 sob o ponto de vista de cinco famílias: uma Americana, uma Galesa, uma Inglesa, uma Russa e uma Alemã.

Nas primeiras páginas o leitor encontra toda a árvore genealógica, bem como a lista de personagens fictícios e reais. Assim fica fácil acompanhar

No início do livro, cada uma das famílias vive suas próprias vidas, com seus problemas e circunstâncias particulares. Mas à medida que a história se desenrola, elas vão se relacionando de alguma forma. Pois é, e essa interação entre as famílias ocorre por motivos políticos, econômicos ou mesmo pessoais.

Os personagens fictícios

A história começa no dia 22 de junho de 1911, dia da coroação do Rei George V da Inglaterra. Aliás, esse fato histórico retratado no livro realmente aconteceu nesse dia. Então, naquela manhã, Billy Williams, um adolescente galês, se prepara para começar a trabalhar nas minas de carvão no País de Gales. Ou seja, aos 13 anos de idade, ele vai seguir a tradição das famílias daquela época.

Ao mesmo tempo, a milhares de quilômetros de distância, Grigori e Lev Peshkov planejam emigrar para os Estados Unidos. Será que eles conseguem? E então as vidas dos dois irmãos russos mudam para sempre.

A irmã de Billy Williams, Ethel Williams, por outro lado, vê sua vida mudar quando começa a trabalhar como camareira na casa do aristocrata inglês Earl Fitzherbert.

Mas sua amiga na casa, e irmã desse aristocrata, Lady Maud Fitzherbert se vê envolvida em importantes acontecimentos históricos que mudariam a sociedade britânica.

Além disso, Lady Fitzherbert acaba se envolvendo com Walter von Ulrich, um espião alemão em Londres.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o americano Gus Dewar encontra uma carreira promissora na Casa Branca, durante o governo do 28° Presidente Americano, Woodrow Wilson.

Teste gratuitamente o Amazon Prime para frete grátis, livros, filmes e músicas.

Enfim, toda a história de Queda de Gigantes tem como pano de fundo fatos históricos reais e importantes no mundo. Alguns desses fatos são, por exemplo, a Primeira Guerra Mundial, o Sufrágio Universal na Inglaterra e a Revolução Russa.

Então, ficou curioso pra saber o que acontece depois? De que forma essas famílias se entrelaçam? Só lendo o livro para entender. rsrs

Minha avaliação de Queda de Gigantes

Pois é, esse é um daqueles livros que prendem a atenção do leitor do início ao fim. E o estilo de Ken Follet é o responsável por isso. A maneira como ele conta a história, alternando entre as vidas particulares de cada família, não deixa a leitura monótona. Pelo contrário, o livro faz a gente querer virar a página logo pra sabermos o que acontece depois.

Personagens reais

Uma das principais marcas do autor é sua pesquisa histórica, reconhecidamente bem fundamentada. Por isso Queda de Gigantes também nos ensina muito sobre os eventos históricos que marcaram o século passado. Aliás, outra característica do livro é a interação entre os personagens fictícios e os personagens reais. Por exemplo, o autor cita passagens envolvendo o Presidente Americano Woodrow Wilson e o Primeiro Ministro Britânico Loyd George. Passagens com o próprio Rei George V também são citadas, além de Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa.

Isso porque o sufrágio universal e a ascensão do Partido dos Trabalhadores na Inglaterra, além da forma como a sociedade americana encarava a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a crise na Alemanha são retratados no livro sob o ponto de vista dos personagens.

Na descrição das batalhas da Primeira Guerra, Follett alterna entre as visões dos exércitos inimigos. Uma das passagens mais eletrizantes, aliás, é a descrição dos detalhes da Revolução Russa. A perseguição dos revoltosos à família do Czar se passa como se estivéssemos diante de um filme de ação e suspense. Tudo isso contribui para prender a atenção do leitor.

Conflito de gerações

O autor ainda escancara o conflito de gerações, pois as famílias originais da história têm filhos e filhas, que crescem e viram adultos. A partir daí, a disputa de ideias, Monarquia x República, Autoritarismo x Democracia e Guerra x Paz, entre gerações subsequentes, também se faz presente, dando um tempero a mais na história.

Enfim, se você busca uma obra de ficção com um estilo eletrizante, e que ainda nos ensine um pouco sobre o Século 20, Queda de Gigantes é a escolha certa. em a menor sombra de dúvida.

Essa foi nossa dica de leitura de hoje. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Outros livros do autor

Aproveita para conferir outros posts do blog

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Sair da versão mobile