Ícone do site Viajante Móvel

Salvador – Roteiro de um dia

Farol da Barra

Farol da Barra

Neste post vamos dar dicas para uma visita rápida a Salvador, Bahia, para quem não tem muito tempo. Foi o nosso caso quando estivemos na capital baiana, por apenas 24 horas.

Hospedagem em Salvador

Um dos melhores locais para se hospedar é, sem dúvida, à beira mar. A praia da Barra é uma excelente opção, pois oferece bons hotéis e é muito bem localizada. É lá que fica o Farol da Barra, tem o Morro do Cristo, bons restaurantes, ficam realmente na beira da praia e tem até um shopping perto, o Shopping Barra.

Hotel Monte Pascoal

O hotel que indicamos é o Monte Pascoal. Muito bem avaliado no booking.com, esse hotel fica bem na esquina da rua Caravelas com a Av. Oceânica. Esse ponto é importante porque é ali que começa o calçadão da beira-mar, que vai até o Farol da Barra, que fica a apenas alguns quarteirões. A caminhada do hotel até o Farol é a pedida para o final da tarde.

Todos os quartos incluem uma varanda com vista para o mar, muito legal! O café da manhã é bem servido com especialidades baianas como Tapioca e Cuz-Cuz, por exemplo. Tem wi-fi gratuito e estacionamento.

Bahia Flat

Mais adiante no calçadão, mais próximo do Farol tem também o hotel Bahia Flat, avaliado como Fantástico no Booking.com. Mais no estilo estúdio, o hotel tem os utensílios na cozinha dos flats, como microondas e geladeira. Também tem wi-fi gratuito e estacionamento.

Não se esqueça, quando for reservar, utilize nosso link do booking . Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.

Calçadão da Praia da Barra

O Calçadão começa na esquina do Hotel Monte Pascoal, chega até o Farol da Barra e segue até um pouco mais adiante. São cerca de 700 m de extensão no total.

Nesse trecho não transitam carros, exceto os que vão fazer entregas em alguns dos restaurantes da orla. O tráfego normal da Av. Oceânica é desviado para liberar essa área para os pedestres. Então é uma área muito agradável e tranquila para caminhar. Nesse trecho tem algumas opções de restaurantes para os turistas.

Vimos também agências do Itaú e da Caixa Econômica. O Banco do Brasil tem no Shopping Barra, que fica próximo. Esse trecho faz parte de um dos famosos circuito do carnaval de Salvador. Por isso, se quiserem alugar para o carnaval, tem que se antecipar rsrs.

Orla de Salvador

Shopping Barra

O Shopping Barra fica bem próximo do hotel Monte Pascoal e do Morro do Cristo, que falamos mais adiante. Do hotel Monte Pascoal são cerca de 10 minutos andando, e a área é movimentada, com bastante pedestres e movimento de trânsito. São 315 lojas, tem um cinema UCI com8 salas, sendo três delas VIP, as primeiras da Bahia. A praça de alimentação também é bem variada com boas alternativas.

O Farol da Barra

O famoso monumento fica na esquina do calçadão da Barra que mencionamos acima. O local é muito bonito. Nos fins de semana tem muitos turistas e moradores por lá, pois assistir ao pôr-do-sol dali é fantástico!!

Farol da Barra e o Forte Santo Antônio da Barra

Se observarmos fotos do farol, percebe-se que ele fica dentro de uma estrutura que lembra um forte. É que ali realmente funcionou um forte, o Forte Santo Antônio da Barra, construído em 1534!! Percebam como é antigo, pois foi construído antes mesmo da capital baiana ser fundada, em 1549. É a mais antiga edificação militar do Brasil. O farol propriamente dito, foi instalado apenas em 1698.

Detalhes do Forte Santo Antônio da Barra

No lugar funciona hoje o Museu Náutico da Bahia. Tendo servido como fortificação para proteger o que viria a ser a primeira capital do Brasil, o museu guarda um acervo de utensílios náuticos, muitos dos quais permaneceram submersos por séculos. Muito legal para conhecer um pouco da história do nosso país, bem do início do período colonial.

Farol da Barra de Salvador visto por outro ângulo

Pode-se dar a volta no museu e observar o mar batendo nas pedras lá embaixo. Tem umas prainhas pequenas onde o pessoal aproveita para se banhar também, muito legal. O astral do lugar ao cair da tarde de domingo é bem agradável, bonito e o pôr-do-sol é mágico.

Pôr do Sol no Farol da Barra em Salvador

Quanto à segurança, achamos bem tranquilo, pois tem viaturas da polícia estacionadas e circulando pela área. Não circulamos pela área à noite apenas durante o dia.

O Farol da Barra fica no que se pode chamar a “esquina” de Salvador rsrs. Posicionando-se de frente para sua entrada tem-se, à esquerda, o Oceano Atlântico, e à direita, a Baía de Todos os Santos. O farol marca a entrada da Baía.

Morro do Cristo

A cerca de 300 metros do Hotel Monte Pascoal, porém, em sentido contrário ao Farol da Barra, fica o Morro do Cristo. É a figura do Cristo, não com os braços abertos como de costume, que fica em cima de uma colina, na beira da Av. Oceânica.

Morro do Cristo

O visual de lá é lindo, uma visão em 360 graus, De um lado, os prédios de Salvador, de outro o mar. Dá pra ver o Farol da Barra ao longe, o que já garante uma boa foto daquele famoso monumento.

Estivemos lá no final da tarde de domingo e o local estava bem frequentado, com famílias, crianças, casais, bem tranquilo. Não sabemos como é nos demais dias.

Quando passar pela área, não deixe de subir o morro. Não é alto, é bem baixinho, fácil de subir, todo gramado ao redor, tem ambulantes vendendo água de coco por ali e vários coqueiros ao redor, o que proporciona alguma sombra. Tinha até um casal dormindo numa dessas sombras rsrs. É excelente para relaxar de uma caminhada no sol da Bahia, pois venta bastante lá em cima.

Restaurante Barravento

A cerca de 150 metros do morro do Cristo, em direção ao Farol da Barra, fica o Restaurante Barravento que escolhemos para almoçar. O restaurante é muito bonito e tem uma localização excelente. É localizado à beira-mar, mas é o único nesse trecho que fica do lado da areia mesmo, então o visual é incrível. Pode-se ver as ondas quebrando nas pedras e na areia bem pertinho.

Almoçando no Restaurante Barravento, curtindo a vista do Farol da Barra.
Bebendo um vinho no Restaurante Barravento, curtindo a vista do Cristo.
Um brinde no Restaurante Barravento em Salvador

Eles têm carnes, incluindo suínos, e frutos do mar, com direito a polvo e lagosta rsrs. Nós pedimos de entrada carne de siri, e os pratos principais foram salmão grelhado, acompanhado de legumes e carne suína grelhada, acompanhada de arroz biro-biro e cebola empanada. De sobremesa fomos de abacaxi caramelizado com raspas de limão e sorvete de tapioca. Os pratos estavam muito gostosos.

Carne de Siri do Restaurante Barravento em Salvador
Salmão Grelhado do Restaurante Barravento em Salvador
Carne Suína Grelhada do Restaurante Barravento em Salvador
Sorvete de Tapioca do Restaurante Barravento em Salvador

Nosso pedido foi um combinado a preço fixo de algumas opções de prato principal e de sobremesa e com duas mini-garrafas de vinho à escolha do cliente. O valor foi 89 reais por pessoa (maio/2017). É uma boa pedida, recomendamos. Nesse pedido, são três opções de prato principal e três de sobremesa. 

O salão do restaurante é bem amplo e arejado, como não poderia deixar de ser, por estar à beira-mar rsrs. É bem limpo, muito bem decorado e estruturado, tem até uma brinquedoteca para as crianças. O atendimento foi excelente, o garçom que nos serviu foi muito atencioso e simpático.

Nós almoçamos lá na segunda-feira, por isso estava bem vazio mas no domingo parecia estar bem cheio.

A Salvador Histórica

Na segunda-feira fomos conhecer a área histórica da cidade. Essa área contempla o Pelourinho, com o Largo Terreiro de Jesus, as diversas igrejas e prédios antigos, a Praça da Cruz Caída, a Praça da Sé, o próprio Elevador Lacerda, a Praça Tomé de Souza, onde fica o Palácio Rio Branco, entre outros. como dissemos, ficamos apenas 24 horas na cidade, então não deu para conhecer tudo rsrs.

Praça do Cruzeiro de São Francisco em Salvador

É possível conhecer a pé todos esses pontos que mencionamos, pois são próximos. A sugestão é começar pelo Largo Terreiro de Jesus. Lá tem um posto de informações turísticas, onde se pode obter informações interessantes e um mapa da área, gratuitamente. Esse posto fica na Rua das Laranjeiras, ao lado da Igreja da Ordem Terceira de São Domingos. Se você ficar bem no meio do Largo e olhar ao redor vai visualizar o sinal característico, aquela letra “i” azul numa das esquinas, é bem fácil.

Pelourinho

O Pelourinho em si se confunde com o centro histórico. É um conglomerado de ruelas e prédios históricos de valor cultural imensurável para o Brasil e o mundo. Não é à toa que todo o centro histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985.

Pagamos 17 reais (preço de Maio/2017) de Uber da barra até o Pelourinho.  A área é realmente muito bonita e um mergulho na história do Brasil-colônia. Nas ruelas do centro histórico tem várias lojinhas de artesanato, restaurantes com diversas opções de comidas típicas.

Rua do Pelourinho no Centro Histórico de Salvador

Além desse comércio também tem centros culturais, e em todas as ruas que andamos ouvimos o som da Bahia. Era um batuque de capoeira, um axé ou mesmo uma música popular rsrs. Muito agradável. Vale a pena a caminhada por ali.

Fiquem atentos que sempre haverá um baiano simpático se aproximando para lhe oferecer “gratuitamente” uma fitinha do Senhor do Bonfim. Se você aceitar ele vai lhe contar um monte de histórias e começar a pendurar um monte de balangandãs em vc rsrs. Logicamente que, após tudo isso, ele vai esperar uma “pequena contribuição” rsrs. Meu marido tocou até pandeiro numa roda de capoeira de um grupo de baianos que o convidaram e ele literalmente “entrou na roda”. Dessa não teve como escapar rsrs.

Largo Terreiro de Jesus

Um excelente local para começar o passeio pelo Pelourinho, é o Largo Terreiro de Jesus. Consta que tem esse nome porque toda a área, cedida aos Jesuítas ainda no século 16, pertenceu à Companhia de Jesus. Por isso várias construções ali têm alguma ligação com essa época. A Catedral Basílica, por exemplo, foi o Colégio dos Jesuítas. Por isso é uma praça rodeada de prédios antigos, uma das áreas mais antigas de Salvador. Dentre as construções antigas citamos as seguintes:

Largo Terreiro de Jesus em Salvador – Bahia
Igreja da Ordem Terceira de São Domingos

Construída em 1731, guarda acervo de artistas baianos. As pinturas internas são de autoria do famoso pintor José Joaquim da Rocha.

Catedral Basílica da São Salvador

Foi a primeira catedral do país, inaugurada em 1672. No prédio atual funcionou a antiga Igreja do Colégio da Bahia, dos Jesuítas, fundada pelo Padre Manoel da Nóbrega, aquele mesmo que estudamos nos livros de história do Brasil em nossos primeiros anos de escola rsrs.

Igreja de São Pedro dos Clérigos

Construída no século 18, lá funcionou a irmandade de São Pedro dos Clérigos, fundada pelo terceiro bispo brasileiro, Dom Antônio Barreiros, ainda no século 16.

Museu da Misericórdia

É um lindo prédio onde funcionou o Hospital de Caridade quando da fundação de Salvador, em 1549. O local hoje possui um acervo que conta quase 500 anos de história do Brasil. Entre os itens, pode-se ver o primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil.

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA

Nesse prédio funcionou a Escola de Cirurgia, fundada por D. João VI quando de sua chegada ao Brasil, em 1808.

Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória

O Instituto ocupa um casarão do século 19. O intuito desse Instituto é preservar a cultura e o patrimônio histórico e artístico da Bahia.

Ordem Terceira de São Francisco e Convento de São Francisco

A igreja de Ordem Terceira de São Francisco começou a ser construída em 1635 e foi concluída em 1644. Em 1702 teve início a construção de uma igreja maior, com o diferencial único de ter sua fachada toda esculpida em arenito. A fachada é realmente muito bonita, com diversos detalhes. E o interior da igreja também é lindo, com detalhes em ouro, o teto todo pintado, é realmente um encanto.

A igreja de Ordem Terceira de São Francisco
Fachada da igreja de Ordem Terceira de São Francisco

Ao adentrar na igreja fomos recepcionados por um dos guias do local, o Sr. Paulo. De fala mansa, voz tranquila, ele foi nos guiando com as incríveis histórias do lugar. O conjunto igreja + convento é um grande museu, com utensílios, vestimentas e móveis desde os tempos coloniais. Em seu interior se encontra, por exemplo, o trono utilizado por D. João VI quando a corte portuguesa se mudou para o Brasil em 1808, pois a primeira parada do Rei foi em Salvador.

Trono que o Imperador D. João VI utilizou quando a corte portuguesa se mudou para o Brasil em 1808

Há também uma linda sala, com uma grande mesa e mais de 20 cadeiras onde o conselho real se reunia. É possível se ver bem de pertinho as vestimentas utilizadas pelos padres da época.

Salão da igreja de Ordem Terceira de São Francisco

No pátio da igreja há alguns azulejos adornando as paredes, alguns restaurados mas vários ainda originais, trazidos de Portugal

Há também um ossário, onde famílias ilustres de Salvador ainda hoje guardam os restos mortais de seus entes, tudo muito bem trabalhado.

Ossário da igreja de Ordem Terceira de São Francisco

Tem uma sala em que o teto foi pintado de tal forma que, quando atravessamos a sala olhando para o teto, as colunas pintadas parecem  se levantar e formar uma imagem 3D. É incrível imaginar como conseguiram fazer isso naquela época!!!

A Sala dos Santos

Há uma outra sala chamada Sala dos Santos, que abriga 25 imagens de santos em tamanho natural, muito linda! Entre as imagens estão a do Senhor no Horto, no Senhor dos Açoites, O Senhor na Pedra Fria, O Senhor Glorioso, O Senhor na Presença de Pilatos, São Luis – Rei da França, São Lúcio, Sta Delfina, Santa Izabel – Rainha de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. A imagem central no conjunto é de Nossa Senhora das Dores.

Sala dos Santos na igreja de Ordem Terceira de São Francisco
Cristo crucificado que fica na igreja de Ordem Terceira de São Francisco

Enfim, a visita à Igreja e ao Convento da Ordem Terceira de São Francisco é um passeio que vale muito pena. Vale pelo mergulho na história do Brasil-colônia e do Brasil religioso, independente da crença do turista. É mágico. Recomendamos.

Praça da Sé de Salvador

A Praça da Sé fica no caminho entre o Largo do Terreiro de Jesus e o elevador Lacerda. Ali tem alguns stands de artesanato e vestimentas locais, além de souvenirs, além de um belo chafariz.

O turista também pode tirar fotos com as baianas que estão ali para isso mesmo, obviamente mediante uma “generosa” contribuição rsrsrs.

O local funcionava como terminal de ônibus na década de 60 mas foi todo calçado para aumentar o espaço do pedestre. Só tem uma rua estreitinha que passa na lateral, mas o espaço maior é para o pedestre.

A área é agradável, tem bancos pra sentar e várias árvores que fazem sombra, onde artistas locais se apresentam frequentemente. No local também tem um bonito prédio, que é o Palácio Episcopal de Salvador.

Praça da Cruz Caída

Esse monumento marca a demolição da antiga igreja da Sé. Dali se tem um belo visual da Baía de Todos os Santos, rende boas fotos. Ali também fica o Memorial das Baianas. O turista pode conhecer um pouco dessa cultura tão típica do lugar, as Baianas do Acarajé

Praça da Cruz Caída em Salvador

Elevador Lacerda

Talvez uma das construções mais lembradas quando se fala de Salvador, ao lado do Farol da Barra e do Pelourinho, seja o elevador Lacerda. Consta que foi o primeiro elevador do mundo a funcionar como transporte público.

Letreiro com o nome Salvador, que fica na frente do Elevador Lacerda

Inaugurado em 1873, na época o mais alto elevador público do mundo, já passou por várias obras de modernização. Ele tem 4 cabines que percorrem seus 72 metros de altura, ligando a cidade alta à cidade baixa, em 22 segundos. O ticket para a “passagem” custa 15 centavos e o elevador funciona 24 horas por dia.

Vista do Elevador Lacerda em Salvador

O nome se deve ao seu idealizador, Antonio Lacerda, empresário baiano, filho de um comerciante Português. Por essa obra ele recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior. Em 1932 a empresa americana OTIS participou da ampliação do elevador e divulgou seu feito na revista Fortune Magazine. O elevador Lacerda é sem dúvida motivo de orgulho da engenharia da Bahia e do Brasil.

Andamos nele numa segunda-feira, por volta do meio-dia para descermos da cidade alta, que é parte histórica, para a baixa, que é a área comercial. Nesse dia e horário o movimento estava bem tranquilo, não houve espera e eles ainda estavam funcionando com apenas duas das quatro cabines.

Na entrada do elevador também tem uma outra atração imperdível, só que essa é gastronômica rsrs. É a Sorveteria Cubana.

Palácio Rio Branco

A entrada do elevador na cidade alta fica na Praça Tomé de Souza, pertinho do Largo Terreiro de Jesus. Nessa praça tem um prédio lindo, o Palácio Rio Branco, de importância histórica para o Brasil. Construído quando da fundação de Salvador, em 1549, foi dali que o país foi governado por dois séculos, enquanto a cidade foi a capital do Brasil.

O Rei D. João VI, juntamente com toda a família Real Portuguesa se hospedou no palácio em 1808, quando aqui chegaram. Já em 1826 os hóspedes ilustres foram D. Pedro I, a Imperatriz D. Leopoldina e a Princesa D. Maria da Glória. D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Christina lá estiveram em 1859.

Mercado Modelo de Salvador

Deixando a cidade alta, pelo elevador Lacerda, chegamos à Cidade Baixa. O térreo do elevador é bem em frente ao Mercado Modelo. Inaugurado em 1912, o Mercado começou funcionando em um prédio próximo ao local atual. Após um incêndio em 1971 muda-se para a antiga Casa de Alfândega, que funcionava à época no prédio atual. Antigamente funcionava como mercado de abastecimento para a população local mas hoje comercializa artesanato, é mais voltado aos turistas. 

Mercado Modelo em Salvador
Interior do Mercado Modelo

Existem dois restaurantes no 2° andar do Mercado, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro. Não chegamos a conhecê-los pois apenas percorremos o térreo do mercado, que é onde tem o artesanato.

Descobrimos que o subsolo do Mercado guarda uma área de túneis onde ficavam confinados os escravos. O local é aberto à visitação mas não tivemos tempo de conhecer. Rezam as lendas urbanas que os vigias costumam ouvir vozes e gritos de socorro vindos do subsolo à noite. Vai saber rsrsrs.

Consta que várias personalidades frequentaram o famoso Mercado. Entre elas, Jorge Amado, Sartre, Orson Wells, Pablo Neruda, Érico Veríssimo e Aldous Huxley, entre outros.

Pra quem gosta, recomendamos o pote de cocadinhas Prove & Aprove. Uma delícia!!!! Já conhecíamos pois tínhamos ganhado de presente uma vez, de um amigo baiano. Então fomos até o Mercado comprá-la. Não podíamos voltar pra casa sem elas. É dos deuses rsrsrs.

Enfim, espero poder ter ajudado a quem pensa em visitar a primeira capital do Brasil mas não tem muito tempo. É uma visita muito legal. Tem muito o que se ver em termos de natureza, pela beleza da praia e da natureza, além de culturalmente muito rica pela história que seus prédios guardam.

Baia de Todos os Santos
Mirage na Praça Orungan

Pensando em viajar e quer dicas de destinos, então veja também: 

Praias do Litoral Norte da Bahia

Tiradentes

Ouro Preto

Key West

Seychelles

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Assinem nossa newsletters, assim sempre que postarmos algo novo você poderá ler em primeira mão.

E se vc gostar, aproveita e conta p seus amigos e família, e não esqueçam de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões .

https://www.viajantemovel.com.br/wp-content/uploads/2017/05/picMonkey0.6343717386142839-01.jpeg
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069562688749/’]
Sair da versão mobile