Ícone do site Viajante Móvel

Transformando Suor em Ouro – Bernardinho

Um excelente livro com lições sobre liderança, perseverança, trabalho em equipe e até sobre objetivos de vida. Não é à toa que Bernardinho é um dos palestrantes mais requisitados no mundo empresarial hoje em dia, pelos conhecimentos adquiridos por meio da experiência como técnico de um time vencedor num esporte onde o trabalho de equipe é primordial. Além da experiência, Bernardinho também adquiriu conhecimento por meio de muita leitura, principalmente leitura de biografias de grandes líderes, tendo as colocado em prática em sua vida profissional. Sobre ele, João Pedro Paes Leme disse: “Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe. Diga que seus jogadores são baixos e Bernardinho os fará saltar mais alto. Diga que são fracos no bloqueio e ele irá torná-los os melhores do mundo.”

A partir da leitura desse livro, mas especificamente quando Bernardinho afirma que “mais difícil do que chegar no topo é se manter no topo”, percebe-se que “melhorar sempre” é mais nobre do que “ser o melhor”. Há uma grande diferença nessa pequena troca de palavras. Ser o melhor, por incrível que pareça, pode ser mais fácil. De fato, basta que todos os outros ao seu redor sejam medíocres e você seja razoável, pronto! Você já é o melhor. É uma meta que exige apenas que você se compare com os outros. É uma meta que lhe propõe um ponto de chegada. E com essa proposta de um ponto de chegada, vem junto a ideia de acomodação. “Chegou no ponto final, pode se acomodar”. Se você, por outro lado, traçar como meta “melhorar sempre” esta não lhe dá um ponto de chegada mas um caminho a ser percorrido. Um caminho de sucessivas glórias, não uma ideia de um ponto final, mas de algo dinâmico. É uma meta que exige que você não se compare com os outros mas com a pessoa mais difícil com quem se comparar: você mesmo. É uma meta para a qual não importa o quão bons ou o quão medíocres sejam aqueles ao seu redor, pois isso não importa, você não está se comparando a eles, mas só a você mesmo. Quando se traça como meta o “melhorar sempre”, “ser o melhor” será uma consequência natural.

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

Em resumo essa é uma das interpretações possíveis do livro de Bernardinho, que explica suas ideias de liderança fundamentando-as com exemplos reais extraídos de sua experiência como técnico da Seleção Brasileira de Vôlei. Outro aprendizado é que não há segredo para o sucesso, não há fórmula mágica, mas apenas trabalho, muito trabalho e muito suor, daí o nome do livro.

É um livro de pouco mais de 200 páginas, de leitura fácil, objetiva e com linguagem clara, facilitando o entendimento. Pode ser encontrado nas principais livrarias do país, tanto em formato físico quanto em formato digital. Considerando que um período de férias ou de um simples feriado sempre ocorre entre dois longos períodos de trabalho, é uma excelente dica para ajudar a repor as energias e retornar ao trabalho com motivação renovada.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Sair da versão mobile