Ícone do site Viajante Móvel

Trem Pet Friendly no Brasil – viaje com seu cachorro.

Você já imaginou fazer um passeio de trem com seu amiguinho de quatro patas andando solto pelo vagão? Pois é, essa é a proposta da mais recente inovação da companhia que faz esse passeio: o primeiro trem pet friendly no país!!

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

Então, a Serra Verde Express é a companhia que faz o trajeto de trem entre Curitiba e a cidade de Morretes, no Paraná. Para quem nunca ouviu falar, esse passeio faz parte das atrações turísticas da capital paranaense, com várias opções de serviços. Aliás, nós mesmos já fizemos esse passeio e em breve publicaremos um post aqui sobre ele. O visual das paisagens que a viagem proporciona é de tirar o fôlego!

Quando fizemos o passeio de Curitiba a Morretes no Paraná

Pois é, e a empresa recentemente inaugurou esse novo serviço, que permite que os donos viagem com seus pets de um jeito bem natural e confortável para os bichinhos. Então, continue lendo que vou contar tudo aqui sobre o primeiro trem pet friendly do Brasil.

Athos sonhando com esse passeio

O vagão Bove

O serviço é oferecido num vagão específico, onde donos e pets podem viajar juntos. São 28 lugares para pessoas e 8 assentos exclusivos para os pets. Pois é e os de pequeno e médio porte podem até viajar no colo dos donos. Mas não se preocupe, todos podem viajar soltos pelo vagão! rsrs

Foto|Divulgação

Os assentos para pets são revestidos com material impermeável e têm até cinto de segurança. E para garantir ainda mais segurança aos bichinhos o piso é todo emborrachado para que não escorreguem. O vagão tem até uma varanda central com janelas panorâmicas para eles irem apreciando a paisagem! Enfim, é ou não é um luxo para os bichinhos?! rsrsrs

Viagem Pet Friendly - Grupo no Facebook
Participe do nosso grupo no Facebook, para compartilhar dicas e informações de Viagem Pet Friendly. O grupo foi criado para pessoas que já viajam ou querem começar a viajar com seus amiguinhos de quatro patas! ?? Um espaço dedicado a troca de informações e dicas sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo. É só clicar Viagem Pet Friendly no Facebook

O nome do vagão homenageia o paranaense Sylvio Bove, veterinário consagrado que atuou de forma marcante em prol da vida dos animais no Estado. Além disso, o vagão foi todo projetado com materiais ecológicos como, por exemplo, madeira certificada e painel de energia solar.

Foto|Divulgação

Os serviços no trem Pet friendly

Os serviços oferecidos aos bichinhos são de primeira. Afinal de contas, o vagão é considerado de primeira classe!! Pois é isso mesmo, nossos amiguinhos viajem com serviço de luxo rsrsrs.

Foto|Divulgação

Por exemplo, naquela varanda central que mencionei antes, tem local para colocar os tapetes higiênicos e não deixar os bichinhos restritos à área interna do vagão.

Foto|Divulgação
Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

E além da água para os pets se refrescarem é oferecido um kit biscoito especial. Enfim, nossos amiguinhos de estimação são realmente muito bem tratados. Enquanto isso, para os adultos são oferecidos café da manhã e bebidas à vontade.

Está tão animado que já arrumou a mala

As regras

Bem, a primeira pergunta que muitos costumam fazer é: pode qualquer raça e qualquer porte? E a resposta é: no trem pet friendly SIM! Basta observar as regras. Por exemplo, as raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Staffordshire Terrier, bem como todas que derivam dessas, devem usar coleira, guia e focinheira.

Enquanto não dá pra fazer esse passeio, Athos foi conhecer a Estação Ferroviária de Barbacena

É importante também que o dono apresente a carteira de vacinação atualizada bem como uma autorização para a viagem assinada pelo veterinário responsável. Mas fique atento, essa autorização deve ter sido assinado há menos de 15 dias antes do passeio. Além disso, o dono também assinará um termo de responsabilidade.

A caminha, a água e o kit biscoito ficam por conta da empresa mas os donos devem levar os potinhos, a ração e os tapetes higiênicos. Além disso, aqueles que comprarem o pacote que inclui o retorno rodoviário devem levar também a caixa para transportar o bichinho na volta.

Veja também: Seguro Viagem para pet – descubra como funciona

Como reservar o trem pet friendly

Então, como fazer pra curtir essa aventura com seu amiguinho? Primeiro faça a compra do seu próprio bilhete normalmente, no site da companhia. E então entre em contato com eles para solicitar a caminha do seu pet. Os meios de contato são encontrados no próprio site da Serra Verde Express. E a taxa para cada pet é de 30 reais (valor de agosto/2020).

Lembrando que também pode levar seu gatinho.

A saída de Curitiba é às 8:30, da estação Rodoferroviária, e o retorno de Morretes é às 15:00. O trajeto dura cerca de 4 horas, tanto na ida quando na volta. Mas o turista tem a opção de fazer só a ida de trem, e a volta de carro, e vice-e-versa. Ou seja, é só escolher o pacote que preferir. Aliás, o pacote costuma incluir ainda um almoço típico na cidade de Morretes. Nós mesmos fizemos o pacote ida de van e volta de trem, com o almoço em Morretes incluído. Vale a pena.

Enfim, essas foram nossas dicas sobre o primeiro trem pet friendly no Brasil. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile