Ícone do site Viajante Móvel

Upgrade na Lua de mel: como conseguir mais gastando menos

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

O que significa upgrade?

Bem, já que vamos falar de upgrade na lua de mel, nada melhor do que começar esclarecendo o que significa exatamente “Upgrade”. Upgrade é uma palavra da língua inglesa que pode ser entendida como melhorar ou aprimorar alguma coisa.

E o upgrade pode vir de uma iniciativa do cliente ou das próprias empresas, como forma de fidelizar, reconhecer, agradar ou recompensá-lo. Por isso é possível muitas vezes conseguir um upgrade de voo ou de hotel, por exemplo, para que a lua de mel aconteça com o maior conforto possível, sem gastar uma fortuna por isso.

Upgrade de voo

Todos sabemos que os preços de assentos na classe executiva ou na primeira classe são extremamente caros, não é mesmo? Pois é, e por isso muitas vezes esses assentos não são vendidos.

Então as empresas frequentemente optam por oferecer esses lugares por preços bem abaixo do preço normal, e às vezes até de graça, para que o avião não siga viagem com assentos desocupados. Isso é um upgrade de voo. Com ele você consegue viajar nas classes executiva ou primeira classe pagando bem menos do que o preço normal ou até sem pagar nada a mais por isso.

Então, é ou não é uma oferta irrecusável?

O que é upgrade de hotel?

O upgrade de hotel funciona normalmente em períodos de baixa ocupação. Essa é uma das razões para, quando possível, viajar fora de temporada por exemplo.

E o upgrade de hotel pode ocorrer na forma de um quarto melhor, com mais comodidades, ou um quarto maior, com uma vista mais atraente, ou ainda com um serviço que não estava incluído no quarto que você reservou.

Ou seja, assim como o upgrade do voo, o do hotel também pode estar disponível sem que saibamos. Por isso a regra é: pergunte sempre. Nunca se sabe né? rsrs.

Como conseguir um upgrade na lua de mel?

Bem, agora que já temos ideia sobre os dois tipos principais de upgrade numa viagem qualquer, vamos conferir uma lista de treze maneiras para conseguir um upgrade na lua de mel, e passar esse período especial com conforto, mas sem precisar gastar uma fortuna pra isso.

Use os pontos do cartão

Uma das formas mais comuns de se conseguir upgrades é utilizar os pontos do seu cartão de crédito. Pois é, vamos nos lembrar que, como estamos em uma viagem de lua de mel, é provável que tenhamos feito várias aquisições, como atrações, shows, a própria passagem aérea, o hotel, etc. Enfim, são vários gastos para esse momento especial. Pois é, e são justamente esses gastos que, se você pagar todos com o mesmo cartão de crédito, vai acumular vários pontos. Isso é muito comum em quase todas as operadores de cartões de crédito que existem.

E são esses pontos que você pode transferir para a companhia aérea e então utilizá-los justamente para “pagar” por um upgrade. Ou seja, é quase como se a lua de mel estivesse pagando a si mesma.

Então não deixe de conferir seu cartão de crédito. E se você tiver mais de um, veja qual o que pontua mais pelas compras, qual seria o mais vantajoso. Daí você faz as compras todas nele e utiliza os pontos para solicitar o primeiro upgrade na lua de mel, o upgrade no voo rsrsrs.

Programas de fidelidade

Bem, tanto para hotéis como para companhias aéreas, vale a pena considerar os programas de fidelidade. Pois é, nos dois casos, o cliente acumula pontos ao voar pela mesma companhia aérea e ao se hospedar na mesma rede de hotéis.

E esses pontos são depois transformados em benefícios como fazer o check in mais cedo ou mais tarde, ter o direito de receber o café da manhã no quarto, e até hospedagens gratuitas por exemplo!

Pois é, então confira as regras dos programas de fidelidade pra não perder muitas oportunidades para conseguir o seu upgrade na lua de mel que vai transformar esse período ainda mais especial.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

Faça upgrade na hora do Check-in do voo

Mas usar os pontos do cartão não é a única forma de conseguir um upgrade no voo. Outra opção é fazer a solicitação na hora do check-in. Você pode pedir nesse momento, e pagar na hora. Aproveite a alegria de estar iniciando sua viagem de lua de mel, lance aquele sorriso encantador ao atendente e faça o pedido rsrsrs. Muitas empresas permitem que o cliente adquira assentos nas classes executiva e primeira classe, a preços bem abaixo do normal, na hora do check in. Uma valiosa dica para isso é fazer o check in o mais cedo possível.

Troque seu assento por outro voo

Essa dica vale para quando você estiver num voo lotado. Nessas ocasiões, a companhia pode estar torcendo desesperadamente para que um passageiro desista daquele voo e aceite embarcar em outro. Use isso a seu favor e peça um upgrade no outro voo e veja o que eles lhe oferecem. Se você tiver disponibilidade de trocar de voo pode valer muito a pena. Imagine, ao invés de viajar hoje na classe econômica, você pode começar sua lua de mel em alto estilo, viajando amanhã na primeira classe, a um preço muito mais em conta, ou até de graça. Vale muito a pena, concorda?

Faça o check in mais tarde

Se você chegou cedo no balcão da companhia e foi informado de que não há upgrades disponíveis, você ainda pode deixar para fazer o check in mais tarde. É possível conseguir um upgrade no último minuto se um passageiro da classe executiva ou primeira classe não apareceu por exemplo.

Aproveite para começar a curtir sua lua de mel entrando em todas as lojas do saguão do aeroporto rsrsrs. Só fique atento para não perder o voo e para os casos em que o voo esteja muito lotado. Eles podem ter vendido mais do que a quantidade de lugares. Mas, como você chegou cedo, pode perguntar isso logo ao chegar. Se o voo estiver lotado você decide se vale a pena arriscar ou não.

E essa dica também vale para conseguir um upgrade no hotel. Normalmente no final da tarde a ocupação do hotel já está atualizada, com novas reservas e cancelamentos. Ou seja, o panorama do dia já está consolidado e pode-se conseguir um quarto melhor com um cancelamento de última hora.

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

Escolha o voo correto

O voo correto neste caso pode significar tanto um voo lotado quanto um voo vazio. No primeiro caso, a companhia pode querer dar alguns upgrades, até mesmo de graça, para os assentos das classes superiores que não foram ocupados, a fim de disponibilizar mais assentos na classe econômica. Mas as companhias normalmente vão oferecer esse upgrade para os passageiros de seus programas de fidelidade. Ou seja, vale a pena se associar a um.

Por outro lado, embora nos voos vazios seja mais difícil conseguir um upgrade gratuito, é possível pagar por ele a preços bem mais em conta. Ou seja, se você puder, vale a pena procurar por voos em finais de semana ou feriados, quando homens de negócios não costumam viajar. Lembre-se, você está em lua de mel, então vale a pena pagar por um conforto a mais nesse momento tão especial, ainda mais se o preço for bem mais em conta do que o normal.

Dê um lance para o assento!

Você sabia que existe também leilões de upgrade? Pois é, várias companhias aéreas leiloam assentos para upgrade. E funciona como um leilão mesmo, ou seja, normalmente elas estabelecem um valor mínimo e quem der mais leva.

O site Plusgrade reúne várias companhias que costumam oferecer upgrades por meio de leilão. Lá você clica na companhia pela qual está viajando e é redirecionado para o site onde o leilão efetivamente ocorre. Daí é só dar o lance e esperar o resultado. Já pensou vencer um leilão logo no início da lua de mel?! Bom sinal não?! rsrsrs

Chip de Internet
Os leitores do Viajante Móvel tem desconto para ficar conectado em suas viagens. Utilizem o código VIAJANTEMOVEL10 para desconto de 10% neste link.

Sem stress: upgrade de classe como compensação

Essa opção seria mais ou menos similar à anterior, só que, este caso é para quando você teve algum problema sério na companhia aérea. Com muita calma e tranquilidade, afinal de contas, você não quer perturbar sua lua de mel, você pode solicitar uma compensação pelo seu problema na forma de um upgrade num próximo voo.

Isso pode funcionar muito bem, principalmente se você for um passageiro frequente, com uma boa posição no programa de fidelidade da empresa. Mas lembre-se, educação em primeiro lugar sempre, principalmente ao se fazer uma reclamação.

Escolha voar no sábado

Complementando o que já dissemos lá em cima, a primeira classe e a executiva são normalmente onde viajam os homens de negócio. Como eles não costumam viajar aos sábados, nesses dias esses assentos estarão mais vazios. Então, se você puder, escolha o sábado para iniciar sua viagem dos sonhos com o amor da sua vida, pois as chances de conseguir um upgrade na lua de mel será bem maior.

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Upgrade de assento

Nós dissemos lá no início que um upgrade significa uma melhoria, lembram? Por isso, um upgrade de voo não significa somente ir para uma classe superior. Você pode conseguir um upgrade na mesma classe, mas para um assento melhor, por exemplo.

Pois é, você pode pedir um assento com mais espaço para as pernas, ou ainda uma fileira completa de 4 assentos em que não tenha mais ninguém além de vocês. Aliás, o site SeatGuru disponibiliza várias informações sobre os assentos dos voos em várias companhias pelo mundo.

Reserve pelo site do hotel

O que às vezes fazemos é utilizar os sites comparadores de hospedagem para escolhermos o hotel pelo preço, por fotos, localização em comparação com outros, etc. E então fazemos a reserva pelo site próprio do estabelecimento. Além do preço ser, algumas vezes, até mais barato, pode-se conseguir mais benefícios na hora do check in.

Pesquise os quartos

E já que falamos em sites comparadores de hospedagem, as facilidades que eles proporcionam devem ser exploradas ao máximo. Pois é, neles é possível ver os detalhes dos diferentes tipos de quartos. Então dê atenção a esses detalhes pois isso vai facilitar sua negociação na hora de solicitar um upgrade na lua de mel.

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

Compartilhe a felicidade

Imagine que você agora é a atendente que está fazendo o embarque do voo, e precisa remanejar alguém para a classe executiva ou primeira classe. De repente surge na sua frente um casal bem vestido, rindo de orelha a orelha, tão felizes que contam até mesmo a você, uma desconhecida, a boa nova de serem recém-casados e estarem embarcando para a lua de mel. Então, esse casal é ou não é uma escolha natural para oferecer um upgrade, e que todo mundo vai concordar?

O mesmo vale para o hotel. Muitas vezes, ao conseguirmos contagiar os funcionários do lugar com nossa momento especial na hora do check in, podemos ganhar um belo upgrade.

Pois é, às vezes a oferta de um upgrade vem de algo tão simples quanto isso, uma felicidade compartilhada, ainda mais sobre um momento tão especial como a lua de mel. Isso cria empatia.

E, em relação ao upgrade de voo, a questão de estarem bem vestidos também conta pois as atendentes das companhias consideram, entre outras coisas, os viajantes que seguem o “padrão” de vestimenta “esperado” para cada classe. Fica a dica.

Destinos para sua Lua de Mel

Dicas de amigos de Blog de Viagem:

Algumas sugestões aqui no blog de destinos que já fomos, para você se inspirar.

Enfim, essas foram nossas dicas para você conseguir o seu upgrade na lua de mel. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile