Ícone do site Viajante Móvel

Zanzibar – Dicas de Viagem

Zanzibar

Em Setembro de 2016 decidimos fazer uma viagem diferente para o continente Africano. Fomos conhecer Zanzibar, na Tanzânia. Vamos dar algumas informações genéricas neste post para orientar aqueles que também têm interesse em conhecer esse belíssimo lugar da costa oriental da África. Veja nosso outro post sobre Zanzibar, contando detalhes sobre o hotel, os passeios e roteiro dessa nossa viagem clicando aqui.

Zanzibar é uma ilha semi-autônoma na costa leste da África que foi incorporada à antiga Tanganica em 1964, o que resultou no nome composto Tanzânia, que mantém até hoje. Apesar de fazer parte da Tanzânia, Zanzibar tem seu próprio Presidente. Os habitantes da ilha escolhem o Presidente da Tanzânia e também o seu próprio. É uma região quase que totalmente muçulmana, por isso se vê muitas mulheres com aquelas burcas pelas ruas.

Zanzibar

A ilha foi um dos mais importantes entrepostos comercias no mercado de escravos na costa leste da África no século XVIII. O comércio de escravos ali era basicamente realizado pelos países árabes. Algumas estruturas do local onde eles eram vendidos ainda estão lá até hoje e fazem parte dos roteiros turísticos da cidade.


Como Chegar a Zanzibar


Não há voos diretos do Brasil para Zanzibar. A opção é sempre pegar o voo para Dar Es Salam, na costa da Tanzânia. De lá, pega-se outro voo, de 20 minutos, até a ilha de Zanzibar. Após algumas pesquisas, decidimos pela South African Airways por conta do preço e horários. Há também as opções da Ethiopian e da Qatar Airways. Fizemos a busca no Google Flights que, após a seleção do voo, nos direciona para a página da companhia. O trecho Dar Es Salam / Zanzibar é feito normalmente em aviões pequenos. Nós também pesquisamos esse voo pelo Google Flights, que mostra várias companhias locais que fazem esse trecho de apenas 20 minutos.  

 

 

O importante é reservar com antecedência, pois a chegada em Dar Es Salam é um pouco conturbada. Nós fizemos pela Auric Air pelo horário que se encaixava na nossa chegada e pelo preço. Deu tudo certo, não tivemos qualquer problema com essa companhia, embora tenhamos percebido que a Coastal Aviation é uma das mais procuradas para esse trecho.

 

Vista Aéra de Zanzibar

Para chegar ao hotel após desembarcar no aeroporto de Zanzibar a melhor opção é solicitar o transfer do hotel com antecedência, pois assim que sair do aeroporto o motorista estará lhe aguardando. Outra opção é pegar um dos vários táxis que também estarão aguardando os passageiros no aeroporto. Não temos ideia do valor pois utilizamos o transfer do próprio hotel. Importante lembrar que você vai desembarcar em um país pobre, portanto, contratar o transfer do hotel talvez seja o mais indicado. Foi o que fizemos.

Veja também este post:

Zanzibar – Roteiro da nossa Viagem e O que fazer


Clima


O clima na região é muito agradável para os brasileiros, pois a média das temperaturas máximas giram em torno de 29 graus e a mínima de 24 graus e a época das chuvas é entre novembro e maio. Por isso a época mais indicada para aproveitar melhor as praias é entre junho e outubro. Como fomos em setembro pegamos tempo bom quase todos os dias, só teve chuva em um dia, e mesmo assim em curtos períodos.


Fuso Horário


Se você for pela South African, como foi nosso caso, a conexão será em Joanesburgo, que é 5 horas à frente do Brasil, enquanto Zanzibar está 6 horas à frente. Ou seja, meio-dia em Zanzibar ainda serão 6 horas da manhã no Brasil. Caso queira mais informações sobre essa parada em Joanesburgo, dê uma olhada nesse post que fizemos sobre o hotel para um pernoite lá. Em breve publicaremos outro post específico sobre o que fazer em Joanesburgo em uma conexão de 24 horas.


Visto


Brasileiros não precisam obter visto com antecedência nem para a África do Sul nem para a Tanzânia, basta ter o passaporte válido. Na Tanzânia, você pagará pelo visto assim que desembarcar em Dar Es Salam. São 50 dólares por pessoa, portanto já leve essa moeda na carteira. Importante também é levar a carteira internacional de vacinação contra a febre amarela, foi a primeira coisa que nos pediram. Na África do Sul brasileiros são isentos e também não exigiram a carteira de vacinação mas é sempre bom levar. A nossa está sempre junto ao passaporte, nunca se sabe.


Onde Ficar


Zanzibar é um destino para quem gosta de praia e relaxar nos resorts que há na ilha. Com aquela água cristalina e morna, típica do oceano índico, é um destino muito bom pra relaxar.

Hotel Meliá Zanzibar

Nós ficamos no Melia Zanzibar, da rede Melia, que tem hotéis e resorts espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil. Numa pesquisa no booking.com encontra-se diversas opções de hospedagem, desde casas de temporada até luxuosos resorts. Há também chalés e pousadas de vários níveis de qualidade e avaliações dos usuários. Os resorts normalmente trabalham na modalidade “All Inclusive”. Isso facilita pois não precisa sair do conforto do hotel para fazer qualquer refeição. Confira no Booking, leia as avaliações dos hóspedes e faça sua escolha. Contaremos os detalhes do Melia em outro post.


Passeios


Um dos passeios mais comuns lá é o Spice Tour, que explora a tradição da ilha em produção de temperos. Já o tour por Stone Town tem a proposta de contar a história da cidade que já foi o principal ponto de comércio de escravos na costa oriental da África.

Especiarias

 

Mar de Zanzibar

Além desses existem também os tours pelo mar no fim do dia para avistar o belíssimo pôr-do-sol e outro que leva a Prision Island, uma ilha que fica a cerca de 30 minutos de Zanzibar. Há empresas que também oferecem passeios de quadriciclos pela ilha além de locais de preservação de tartarugas. Nós fizemos Stone Town e Spice Tour e contamos tudo neste post.


Moeda


A moeda local é o Tanzanian Shilling. A taxa de câmbio em relação ao real brasileiro estava por volta de 1 Real = 660 Shillings (em SET/2016). Apenas lembre que eles não compram o Real Brasileiro por lá. Além disso, você também não conseguirá comprar a moeda deles aqui no Brasil. O ideal, então, é comprar Dólares ou Euro no Brasil pra poder usar lá ou trocar pela moeda local. Se você ficar num resort na modalidade “all inclusive”, raramente utilizará a moeda local. Os passeios normalmente podem ser pagos no cartão quando contratados no próprio hotel. É importante lembrar, entretanto, que a gorjeta é muito comum por lá. Pra isso é bom ter um pouco de cash em moeda local, dólar ou euro, pois eles aceitam as três.


Comidas Típicas de Zanzibar


Sendo uma ilha mundialmente reconhecida pela variedade de especiarias, desde tempos remotos, a culinária de Zanzibar é bem variada. Não é à toa que eles inclusive têm um tour que se chama Spice Tour, para conhecer e, obviamente, comprar alguns dos temperos da região.

Como a ilha foi conquistada e habitada por árabes, portugueses, ingleses e até indianos, a culinária local sofreu influência de todas esses povos, que se misturaram ao paladar próprio do povo nativo.

Um dos pratos mais comuns por lá é o Arroz Pilaf, cozido com especiarias locais, que acompanha carne ou frango e também uma salada de tomate, um prato até bem similar  ao de qualquer bar no Brasil, porém com temperos locais.

Outro prato típico é o Pão com Avelãs e Tâmaras, que os muçulmanos (maioria na ilha) comem ao fim do Ramadã, o período de jejum deles. 

Algo bastante diferente também é o Tubarão com Pimenta e o Polvo com Coco, preparado com leite de coco e várias especiarias locais, como cardamo, alho e canela.

Outro prato característico chama-se Boku-Boku, carne moída com gengibre, malagueta, cebola e tomate.

Bem, com tudo isso dá pra ter uma ideia do quanto a culinária zanzibarina é caprichada nos temperos né? Como não poderia deixar de ser para uma ilha historicamente conhecida por suas especiarias. Quando for, não deixe de experimentar. 

Restaurante The Dreamer’s Island


Como se Locomover


Em Zanzibar existe transporte público, mas o estilo é esse aí embaixo. Zero conforto! rsrsrs Chama-se Dalla-Dalla, e tem várias rotas pelos principais pontos da ilha. Mas saiba que não é um transporte turístico, e dependendo do horário que for toma-lo estará lotado de gente. O preço é U$ 1,50. O motorista do transfer que nos levava do aeroporto para o hotel nos contou que, num determinado ponto do trajeto, todos os passageiros que estão “pendurados” praticamente do lado de fora do ônibus descem, o ônibus segue adiante e para um pouco mais à frente enquanto aqueles  passageiros que estavam pendurados, todos homens, seguem correndo e lá na frente embarcam de novo. Isso tudo pra passar pelo posto policial que não permite passageiros pendurados. Histórias típicas do lugar. rsrsrs

Dalla-Dalla – Transporte em Zanzibar

Bem, você também pode pegar um táxi mas não tem taxímetro, terá que negociar com o motorista. Se alguém preferir uma opção mais segura a saída é solicitar um na recepção do próprio hotel onde se está hospedado. Certamente vai ser um pouco mais caro, porém um pouco mais seguro. Mas pra quem quer dar vazão ao espírito aventureiro, vale a experiência.


Seguro Viagem


Considerando que você vai para um país onde a infraestrutura de serviços é precária, é interessante considerar a possibilidade de fazer um seguro viagem. Por sorte nunca precisamos utilizar.  Porém, se há uma pessoa mais idosa ou uma criança, pode ser útil pagar um seguro e torcer para não utilizá-lo.

Quer uma dica? Economize tempo e dinheiro utilizando nosso parceiro Seguros Promo. Com ele é possível fazer cotação entre as melhores opções de seguros das principais seguradoras e escolher aquele que se encaixa no seu perfil de viajante. Você não paga nada a mais por isso e com a vantagem de poder comparar o custo x benefício de mais de 10 seguradoras.

 


Fique conectado


Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.


Hospedagem


O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

 Posts que talvez possa interessar você:

San Andrés – Dicas de Viagem

Seychelles – Dicas e Roteiro d Viagem

Dicas de Viagem – Punta Cana

Caso não queira perder nenhum post se inscreva em nossa newsletter e receba por email.

Sair da versão mobile