Ícone do site Viajante Móvel

Como chegar e se locomover em Veneza

Transporte em Veneza

Veneza é uma das cidades italianas muito visitadas por nós brasileiros. Por isso, sempre encontramos várias dicas do que fazer na cidade, o que visitar, as principais atrações, etc. Mas como chegamos e nos locomovemos pela cidade? A resposta pode parecer simples, mas Veneza é uma cidade tão diferente que decidimos reunir neste post tudo para não deixar ninguém perdido quando for explorar essa cidade encantadora. Então continue lendo e descubra como chegar e se locomover em Veneza.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

Como Chegar em Veneza

Avião

Bem, caso você esteja saindo do Brasil a opção óbvia é o avião. A maioria dos voos fazem uma conexão em alguma cidade da Europa, como, por exemplo, Lisboa, Madrid, Paris, Frankfurt, Roma e outras. Mas também tem voos onde a conexão é na África, na cidade de Casablanca.

E a duração total do voo varia de 13 a 17 horas, já contando com o tempo de conexão. O pouso em Veneza é sempre no Aeroporto Marco Polo, que fica a cerca de 10 km do centro de Veneza em linha reta.

Mas se você escolher comprar dois trechos separados, um do Brasil para alguma cidade da Europa, e o trecho de lá para Veneza, numa companhia low cost, saiba que, geralmente, essas companhias pousam no aeroporto de Treviso. Esse, por outro lado, já fica a cerca de 50 minutos de carro ao norte de Veneza.

Aliás, as low cost que costumam fazer o trecho para Veneza são a Easyjet, a Ryanair e a Vueling. Quando for pesquisar utilize nosso parceiro Skyscanner para fazer um comparativo de preços.

Trem

Se por acaso você já estiver em alguma outra cidade da Itália e resolver esticar até Veneza, o trem será uma ótima opção. Saindo de Roma, por exemplo, a viagem dura aproximadamente 4 horas, com preços variando de 140 a 500 reais por pessoa, dependendo da linha.

De Milão, a viagem dura cerca de duas horas e meia, enquanto de Nápoles são cerca de 6 horas de viagem. Todas as linhas chegam na Estação Sta. Lucia.

Agora, se você estiver em alguma outra capital européia, as viagens podem ser bem longas. De Zurique, por exemplo são cerca de 7 horas, enquanto que de Viena são 11! Por isso, vale a pena avaliar o custo/benefício entre o trem e o avião.

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

Ônibus

Veneza também é atendida por várias linhas de ônibus. Entretanto, embora essa opção costume ser mais barata do que o trem e o avião, as viagens são bem mais longas. Por exemplo, de Roma a Veneza são cerca de 9 horas, mais do que o dobro do trem. Já de Milão, são cerca de 5 horas, o dobro do trem também.

Mas se a duração da viagem não for um problema, você poderá curtir belas paisagens pagando bem menos do que no trem.

A maioria dos ônibus também chegam na Estação Sta. Lucia, a mesma dos trens. Mas algumas chegam na ilha de Tronchetto, que fica colada em Veneza. Explicamos como sair de lá para a cidade nessa seção. Também vamos explicar mais abaixo como se locomover de lá para a cidade.

Carro

Obviamente que também dá para chegar em Veneza de carro, embora se locomover seja um pouco mais complicado. Nós, por exemplo, fomos de Cortina d’Ampezzo a Veneza de carro. Aliás, confira essa nossa viagem no post que fizemos sobre Dolomitas.

Então, aquela foi uma viagem de cerca de duas horas de duração nas estradas excelentes do norte da Itália. E o sistema de cobrança dos pedágios é simples e justo. Isso porque pagamos pelo quanto utilizamos da estrada. Explicamos tudo no post sobre as Dolomitas, não deixe de conferir.

Em se tratando de Veneza, entretanto, é importante lembrar que, embora seja possível se deslocar até lá de carro, não será possível utilizá-lo para andar na cidade, ele não servirá para nada. Isso porque, como dissemos acima, Veneza não tem ruas, mas canais, por onde navegam os barcos, vaporettos, gôndolas e outros transportes aquáticos.

Se ainda assim você for até lá de carro, a solução é deixá-lo num dos estacionamentos na entrada de Veneza. Algumas garagens, por exemplo, ficam bem ali ao lado da Piazzale Roma:

Na ilha de Tronchetto também tem um estacionamento, e custa um pouco menos do que os demais:

Antes de atravessar a Ponte Della Libertà, que liga Veneza ao continente, tem vários estacionamentos que, aliás,são bem mais em conta do que os da Piazzale Roma. Daí então é só pegar o ônibus até a Piazzale Roma, cujo ticket pode ser comprado no próprio estacionamento.

Não deixe de conferir nosso post Onde ficar em Veneza: Descobrindo os melhores bairros com hotéis

Como se locomover

Muito bem, já sabemos como chegar, mas como se locomover em Veneza? Desembarcamos no aeroporto, na estação rodoferroviária, pegamos as malas e agora? Como chegar e andar na cidade?

Do aeroporto para a cidade

Veneza é uma cidade muito diferente de tudo que você já viu. Primeiro, porque não se anda de carro pelos principais pontos turísticos da cidade. Então você poderia dizer “tudo bem, vamos até lá de ônibus ou de trem, como em qualquer outra cidade do mundo!”. Só que chegar e se locomover em Veneza também não é assim! rsrs.

É que Veneza é cercada e cortada por canais. Então, perambular pela cidade é só a pé mesmo ou pelos transportes aquáticos! Isso mesmo. É o ônibus aquático, táxi aquático, e assim por diante.

Ao sairmos do aeroporto, podemos até pegar um ônibus normal, sobre rodas, mas ela vai nos deixar na Piazzale Roma, o último ponto onde ônibus ou carros podem chegar na cidade. A partir dali é só a pé ou com os transportes aquáticos mesmo.

Piazzale Roma
De ônibus

Existem duas opções de ônibus para sair do aeroporto para a cidade. Uma é a da companhia ATVO, a outra é a da ACTV.

Ambas, aliás, saem do aeroporto mesmo e chegam na Piazzale Roma. E então de lá até o seu hotel você terá que pegar uma das opções de transporte aquático que descrevo nessa seção, ou a pé.

A diferença é que os ônibus da ATVO são como aqueles ônibus interestaduais, com poltronas confortáveis e bagageiro próprio para as malas. Os da ACTV, por outro lado, são como ônibus municipais, vc entra com as malas. Mas ainda assim, eles têm bastante espaço, pois não são aquelas fileiras de bancos do início ao fim. Esse, aliás, foi o que nós pegamos.

Outra diferença entre as duas companhias é que enquanto o da ACTV faz várias paradas, o da ATVO para bem menos, por isso é mais rápido. Além disso, o preço de ambas é o mesmo, porém, o bilhete da ACTV pode ser combinado com o Vaporetto, o meio de transporte aquático utilizado para circular pela cidade. Falamos dele nessa seção.

Os trajetos dos ônibus do aeroporto até a Piazzale Roma duram de 25 a 40 minutos, dependendo da linha e do trânsito.

Abaixo algumas sugestões de tours.

De barco

Se você quiser se sentir um Veneziano já na chegada, então opte por esta opção de transporte para chegar e se locomover em Veneza. Afinal de contas, é assim que os moradores mais se locomovem pela cidade.

Além disso, o transporte aquático também é interligado ao aeroporto. Pois é, é possível comprar o bilhete e embarcar sem sair do terminal

A companhia que faz esse trajeto é a Alilaguna. No site deles tem o mapinha com os trajetos de todas as linhas. E o turista têm 3 linhas saindo do aeroporto para a cidade. São as linhas Azul (BLU), Laranja (ARANCIO) e Vermelha (ROSSA). A Azul e a Laranja funcionam o ano inteiro, enquanto a Vermelha é uma linha sazonal, ela funciona de abril ao início de novembro.

Nesse ônibus aquático, o sistema é um pouco diferente do ônibus sobre rodas, pois, independentemente de ter alguém para entrar ou sair, o barco para em todas as estações durante o trajeto. Ou seja, é como no metrô.

E só para fins de orientação, a Plaza San Marcos, por exemplo, a área turística mais visitada de Veneza, fica na estação do mesmo nome, a Estação San Marco. E o tempo de trajeto do aeroporto até lá é por volta de uma hora e meia em qualquer das três linhas.

Chip de Internet
Os leitores do Viajante Móvel tem desconto para ficar conectado em suas viagens. Utilizem o código VIAJANTEMOVEL10 para desconto de 10% neste link.
De táxi

Também é possível ir de táxi do aeroporto até a cidade, mas, assim como os ônibus, o carro só vai até a Piazzale Roma. Então de lá será necessário andar a pé ou de transporte aquático.

A corrida custa em torno de 55 dólares para até 3 pessoas, do aeroporto até a Piazzale Roma. E o trajeto dura cerca de 15 minutos. É o mais caro dos transportes mas o mais rápido, sem dúvida. Entretanto, para quem prefere pagar um pouco mais pela rapidez e conforto, é a melhor opção. Mas lembre que, ao desembarcar na Piazzale Roma, terá que pegar o transporte aquático. Ou seja, desse não tem como fugir. rsrs

Você pode aproveitar e já comprar seu deslocamento de taxi antes de sair do Brasil, no link abaixo.

Da estação ferroviária para a cidade

Bem, a estação ferroviária de Sta. Lucia é o ponto final dos trens que chegam a Veneza mas, diferentemente do aeroporto, que fica afastado da cidade, ela fica na cidade mesmo. Aliás, fica ao lado do ponto final dos ônibus municipais, a Piazzale Roma, do outro lado do Grand Canal, o principal canal, ou principal ” avenida” da cidade. E tem uma ponte ligando as duas, a Ponte della Constituzione. É uma ponte curtinha pois tem apenas 50 metros e é só para pedestres.

Então, para se deslocar dali até a área central de Veneza, onde ficam os principais pontos turísticos da cidade, não tem ônibus, nem táxi, é só transporte aquático mesmo. O transporte mais utilizado é o Vaporetto, sobre o qual explicamos nessa seção do post. Mas o fator a ser considerado é que o trajeto da Sta. Lucia até a Plaza San Marcos, por exemplo, leva praticamente o mesmo tempo de Vaporetto ou a pé, ou seja, cerca de 30 minutos. É que o transporte aquático, como dissemos, vai parando em todas as estações pelo caminho.

Daí vai do gosto de cada um. Se quiser se deslocar e ao mesmo tempo fazer um tour aquático por Veneza, vá de Vaporetto. Se, por outro lado, quiser ir andando e curtindo cada ruela da cidade, vá a pé.

O Vaporetto é operado pela ACTV, a mesma companhia que opera um dos ônibus que explicamos mais acima para ir do aeroporto até a cidade. A outra opção é o táxi aquático, que custa de 55 a 90 dólares. Também explicamos sobre ele nessa seção do post.

Hospedagem
O Viajante Móvel faz parte de alguns programas de afiliados, por isso cada vez que você clica nos  links em azul dos hoteis nós ganhamos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog sempre com dicas novas.

Da estação rodoviária para a cidade

A estação Sta. Lucia, como dissemos na seção anterior, é o ponto final dos ônibus e trens. Por isso, a partir dali para os principais pontos da cidade, as opções são as mesmas, ou seja, o Vaporetto, o táxi aquático ou a pé mesmo. São cerca de 2,5 quilômetros até a Plaza San Marcos.

Apenas fiquem atentos porque, dependendo da cidade de onde se venha, é possível que algumas linhas de ônibus tenham como ponto final a estação rodoviária de Tronchetto, que fica próxima ao porto onde atracam os grandes navios de cruzeiro. A linha de Florença a Veneza, por exemplo, costuma parar lá, ao invés da Piazzale Roma.

Tronchetto é uma ilha colada em Veneza. Para sair de lá até a Piazzale Roma, por exemplo, dá pra ir a pé, o que leva cerca de 13 minutos, de táxi, ou de monotrilho. Pois é, tem um monotrilho que atravessa por cima do canal e desembarca na Piazzale Roma, e se chama People Mover.

Compre seus bilhetes de Vaporetto e ônibus sem fila no link abaixo

Passeando pela cidade

Pois bem, você usou uma das opções que comentei acima para chegar até Veneza, depois se deslocou do aeroporto ou da estação Sta. Lucia para chegar até a cidade, e agora precisa explorar os principais pontos turísticos. Como fazer?

Caminhando

Então, a primeira opção, para quem não se importa de se deslocar a pé é caminhar pela cidade. Se não dá para chegar ao menos dá para se locomover em Veneza desse modo. Essa é realmente uma ótima alternativa, pois andar por aquelas ruelas da cidade, fechada para carros, onde só os pedestres podem transitar, é realmente encantador.

Além de não custar nada, o turista pode descobrir cada cantinho escondido da cidade e, assim, garantir aquela foto que ninguém tem rsrs.

Existem inclusive opções de tours a pé guiados por Veneza. Aliás, os tickets podem ser comprados no nosso parceiro GetYoutGuide. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado.

Tem opções de Tours a pé pelos principais e mais visitados pontos turísticos da cidade, pelas prisões de Veneza, das mais antigas da Europa, e ainda a Veneza Misteriosa, excursão pelos lugares mais inusitados dessa cidade do século 5 da era Cristã!! Confira tudo isso lá no GetYourGuide.

Mas se o visitante não quiser pagar por um Tour, é possível fazer o passeio por conta própria mesmo, apenas se orientando com um dos mapas que se pode conseguir no aeroporto ou na estação ferroviária.

Se você chegar na Piazzale Roma, também é possível atravessar a Ponte della Constituizone, sobre o Grand Canal, e chegar até a Estação Ferroviária de Sta. Lucia. Lá tem guarda-volumes, onde se pode deixar a bagagem para fazer um passeio tranquilo pela cidade.

Aliás, ali ao lado da estação começa uma trajeto a pé muito comum entre os turistas, que é a Lista di Spagna/Strada Nova. Essa é uma rua larga, onde ficam vários hotéis, além de restaurantes, lojas de souvenires, artesanato, enfim, muito legal de caminhar, principalmente à noite. E seguindo direto nesse caminho, a gente chega na Ponte do Rialto, uma das atrações de Veneza. Fica a dica.

Vaporetto

Mas se depois de chegar, você quiser se locomover em Veneza como um típico veneziano, esta é a melhor opção. O Vaporetto seria o equivalente ao ônibus de Veneza. É o principal meio de transporte na cidade.

O ticket simples custa 7,50 Euros e tem validade de 75 minutos. Ou seja, você pode fazer quantas viagens quiser, durante 75 minutos contados a partir do momento em que você valida o ticket pela primeira vez numa das estações de embarque.

Aliás, lembre que em todas as viagens o ticket precisa ser validado numa das maquininhas das estações. Se você não fizer isso, um fiscal pode abordá-lo e a multa será pesada. E o fiscal se veste como qualquer outro cidadão, então, não vale a pena arriscar.

Mas há outras opções mais vantajosas. Por exemplo, você pode comprar tickets com validade de 24, 48, 72 horas, ou até sete dias, por 20, 30, 40 ou 60 Euros respectivamente. Ou seja, dá pra fazer várias viagens durante todo o período de validade dos tickets.

Em todas as estações de embarque tem máquinas para comprar os tickets, o processo é muito rápido e prático. Todas as linhas do Vaporetto são identificadas por números e cada uma tem uma cor. O mapinha pode ser baixado no site da ACTV mesmo e é bem fácil de se orientar. Vejam como é o mapinha.

Ali na Piazzale Roma dá pra pegar as linhas 1 e 2, que são as principais, pois param em quase todas as estações do Grand Canal de Veneza. Ou seja, com ela você pode ir até a Plaza San Marco, um dos principais cartões postais da cidade. De lá você pode explorar várias outras atrações a pé.

Táxi aquático

A diferença entre o Vaporetto e o Táxi aquático é a mesma do ônibus urbano e os táxis que conhecemos. Isso porque, enquanto o Vaporetto só navega no Grand Canal, que poderíamos chamar de “avenida principal” da cidade, os táxis aquáticos são barcos bem menores e, por isso, levam você a praticamente todos os lugares, passando pelos menores canais da cidade. Ou seja, ele pode nos deixar na porta do hotel.

Por isso, ele é certamente a opção mais confortável para, saindo do aeroporto, por exemplo, chegar e se locomover em Veneza, mas, assim como nos táxis normais, paga-se mais caro por isso.

A “corrida” da Piazzale Roma até o centro da cidade, por exemplo, custa por volta de 85 Euros nas companhias Venice Water Taxi e Consorcio Motoscafi.

Mas há uma opção para aliviar o preço, que é dividindo o táxi com outras pessoas, igualzinho como fazemos num táxi normal. Ou seja, dá pra “rachar” a conta rsrs.

Traghetto

Esse meio de transporte, diferente do Táxi Aquático e do Vaporetto, que são motorizados, é parecido com uma Gôndola. Ou seja, não tem motor, é conduzido pela força do Gondoleiro. A diferença para a gôndola tradicional é que nesse cabem mais pessoas, e é conduzida não por um, mas por dois gondoleiros pois ela é maior do que a Gôndola tradicional.

Mas o Traghetto pode ser uma boa opção para quem precisa atravessar o Grand Canal em um local onde não tem ponte por exemplo. A travessia pode custa um mísero Euro! Isso mesmo, apenas 1 Euro! Então, além de valer a pena curtir a aventura, pode ser muito útil.

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 
Gôndola

Bem, finalmente chegamos ao meio de transporte mais famoso, não para chegar, mas para se locomover em Veneza: a Gôndola! Pois é, uma das atrações mais procuradas da cidade não é exatamente um meio de transporte para quem quer se deslocar de um local a outro. Isso porque o passeio é bem caro. Pois é, um trajeto, padrão, de cerca de meia-hora de duração custa de 80 a 100 Euros!

Mas para quem adota aquele ditado “Ir a Roma e não ver o Papa é o mesmo que não ir”, ir a Veneza e não andar de Gôndola está na mesma linha rsrs. É um passeio diferente, navegando calmamente pelos canais mais tranquilos da cidade, fugindo da agitação e do burburinho turísticos. Além disso, o Gondoleiro vai o tempo todo cantando músicas românticas, o que ajuda a criar todo um clima no passeio.

Mas também é possível economizar com a Gôndola. Se você não estiver em busca de nada mais romântico, pode compartilhar o passeio com outras pessoas e também dividir a conta.

Já chegue em Veneza com seu passeio de Gôndola comprado e economize clicando no link abaixo

Bem gente, essas foram nossas dicas sobre como chegar e se locomover em Veneza. Espero que tenham gostado. Deixem suas dúvidas nos comentário abaixo, que será um prazer responder e até o próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile