Veneza é uma cidade bem diferente de qualquer outra. E isso influencia em vários aspectos, como, por exemplo, a locomoção na cidade. Aliás, confira o post que fizemos sobre isso: como chegar e se locomover em Veneza. Outra coisa que a disposição da cidade impacta no planejamento é onde ficar em Veneza.
Por isso fizemos este post, com algumas dicas sobre os bairros e as características de cada um para ajudar no seu planejamento de hospedagem quando for visitar a cidade dos canais.
Aqui vamos falar dos bairros melhor localizados por conta das atrações turísticas, os que têm hospedagens mais econômicas, entre outros. Certamente você vai encontrar algum que se identifique com suas necessidades de hospedagem.
Para quem quer ficar próximo das principais atrações e do burburinho dos turistas, se hospedar em um dos bairros dentro de Veneza é a melhor opção. Mas para quem quer fugir da agitação ao final do dia, Mestre é uma ótima alternativa. Então, seja qual for sua vibe, continue lendo e descubra onde ficar em Veneza.
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
Chique aqui para agendar os melhores passeios em Veneza e sem pegar filas.
San Marco
Esse talvez seja o bairro a ser indicado para quem vai pela primeira vez e não sabe onde ficar em Veneza. Isso porque todas as principais atrações turísticas da cidade ficam nessa área. Duas das principais atrações, aliás, as mais procuradas pelos turistas, levam o mesmo nome do bairro. São a Piazza San Marco e a Basilica di San Marco.
Embora seja o menor bairro da cidade, é o de maior concentração de turistas, por ser o coração de Veneza. Além disso, San Marco também contempla inúmeras lojas de roupas, acessórios, jóias e excelentes restaurantes e hotéis.
Por outro lado, como é a área de maior concentração de visitantes, é a mais disputada e menos econômica também. Por isso, se essa for sua escolha de onde ficar em Veneza, tem que reservar com antecedência e se preparar para pagar um pouco mais caro do que nos outros bairros.
Mas essa é a área onde certamente o turista vai estar hospedado com conforto, praticidade e excelente localização.
Hotéis em San Marco
Baglioni Hotel Luna: Hotel super bem decorado e bem localizado, a apenas 50 metros de distância da estação San Marco-Vallaresso do Vaporetto, ao lado da Piazza San Marco.
Hotel Becher: A 200 metros da Piazza San Marco e a 300 m da Estação San Marco Villaresso., esse hotel tem um cais privativo para os hóspedes, onde se pode chegar de táxi aquático,
Hotel Caneva: Esse hotel fica a cerca de 3 minutos da Ponte de Rialto e 5 minutos da Piazza San Marco. É possível chegar até ele a pé ou pelo canal, com um táxi aquático.
Cannaregio
Cannaregio é um bairro menos turístico, e por isso mais em conta em termos de hospedagem. É ideal para quem quer viver o dia-a-dia dos Venezianos. Isso porque esse é um bairro mais residencial, onde os moradores perambulam pela cidade, curtem os barzinhos e os cafés. Aliás, é ali que se encontram os cafés mais antigos de Veneza.
É para quem quer curtir a Veneza mais tradicional. É nesse bairro também que fica a Estação Santa Lucia, a estação de trens da cidade. Ou seja, para quem quer escolher onde ficar em Veneza sem perder tempo para chegar no hotel em outros bairros da cidade, Cannaregio é uma boa pedida.
Hotéis em Cannaregio
P 1779: Esse hotel fica a 600 metros da Estação de trens Santa Lucia e a 100 metros da Estação do Vaporetto São Marcuola. Tem ótima localização, é muito bem decorado e muito limpo.
Ca’Sagredo: pertinho da Strada Nova e à beira do Grand Canal, este hotel fica bem ao lado da Estação de Vaporetto Ca’ D’Oro. O hotel tem uma decoração de luxo, num prédio do século 14!! É um hotel para quem procura conforto e quartos com uma decoração mais clássica.
Alle Guglie Boutique Hotel: a 500 metros da Estação Santa Lucia, esse hotel tem acesso fácil a quem chega de trem ou ônibus. Não é necessário pegar Vaporetto ou táxi aquático para chegar até ele. Seus quartos também são decorados em estilo veneziano clássico.
San Polo
Localizado entre San Marco e Cannaregio, San Polo é o menor dos bairros da cidade, mas também é um dos mais antigos, tendo se formado por volta do ano 1097! O acesso a San Marco, a área mais turística, é bem fácil, sem necessidade de Vaporetto. Isso porque a famosa Ponte de Rialto liga San Polo a San Marco. E a própria ponte é uma das atrações da cidade, devido à sua história, pois foi a única ponte sobre o Grand Canal por cerca de 300 anos. Ela foi aberta pela primeira vez em 1591!! Ou seja, o Brasil tinha acabado de ser descoberto e a ponte já estava em pleno funcionamento. rsrs.
O bairro de San Polo é conhecido pela vida noturna nos barzinhos. Além disso, é lá que fica a segunda maior praça de Veneza, o Campo San Polo, só perdendo em tamanho para a Piazza San Marco.
A localização do bairro é bem central, pois ele realmente fica bem no centro de Veneza, o que facilita os deslocamentos para as demais áreas. Isso também faz com que o bairro tenha um grande fluxo de turistas.
Hotéis em San Polo
Hotel L’Orologio: em apenas 5 minutos de caminhada, o hóspede desse hotel chega à Ponte Rialto. Café da manhã muito bom, excelente localização e decoração, além de uma equipe muito atenciosa são algumas de suas características.
Locanda Sant’Agostin: localizada entre 5 a 10 minutos dos principais pontos de interesse, essa é uma pousada muito charmosa.
Castello
Castello é o bairro localizado na extremidade leste de Veneza, no lado oposto ao continente, à Estação Santa Lucia e à Piazzale Roma. Por isso, é o que exige mais deslocamentos no dia da chegada até o hotel, caso sua escolha de onde ficar em Veneza seja nessa área.
Mas esse é um bairro para conhecer uma Veneza diferente, cheia de parques e praças. Pois é, esse bairro tem muita área verde. Aliás, é lá que acontece a Bienal de Veneza, no parque Giardini, desde 1895.
Hotéis em Castello
Metrópole Spa & Wellness: A vantagem desse hotel é que, embora fique em Castello, ele fica bem próximo da principal área turística da cidade. A Piazza San Marco, por exemplo, está a apenas 6 minutos de caminhada.
Ruzzini Palace Hotel: localizado no Campo Santa Maria Formosa, uma grande quadra, onde tem uma igreja de mesmo nome, esse hotel fica a 500 metros da Estação do Vaporetto Rialto.
Hotel Rio: Excelente localização, próximo à Piazza San Marco, com restaurantes ao redor. A catedral de San Marcos fica a 4 minutos a pé do hotel.
Santa Croce
Quem chega na cidade, é nesse bairro que desembarca. Afinal de contas é lá na extremidade oeste dele que fica a Piazzale Roma, onde chegam todos os ônibus, e onde tem os estacionamentos para quem chega de carro.
Por não ter um apelo turístico em termos de atrações, quem escolher este bairro como uma das alternativas de onde ficar em Veneza, vai encontrar hotéis mais baratos. Assim como Cannaregio, este é um bairro mais residencial, onde se pode viver a atmosfera e o dia-a-dia dos venezianos.
Embora com menos apelo turístico do que o bairro de San Marco, há algumas igrejas bem antigas em Santa Croce, como a de San Nicola de Tolentino e San Simeon Grando, cujas fundações remontam ao século 10!!
Hotéis em San Croce
Hotel Arlecchino: a vantagem desse hotel é que ele fica a 100 metros da Piazzale Roma, ou seja, desembarcou do ônibus ou táxi, ou deixou o carro no estacionamento, que também é por ali, o hotel está praticamente do lado. E o custo/benefício vale a pena.
Hotel Gardena: esse hotel também fica próximo à Piazzale Roma e a 300 metros da estação de Vaporetto de mesmo nome. Além disso, tem boas opções de restaurantes mais em conta próximos.
Canal Grande: Bem à beira do Grand Canal, a principal “Avenida” de Veneza, esse hotel já é um pouco mais afastado da Piazzale Roma, cerca de 800 metros. Mas a vantagem é que fica bem ao lado da Estação de Vaporetto Riva de Biaso.
Dorsoduro
Esse é o bairro universitário da cidade. Aliás, é onde fica a Universidade de Veneza, além de outras instituições de ensino. Por isso, quando procuram onde ficar em Veneza, é esse o bairro que a maioria dos estudantes escolhem. Em consequência, o bairro é vibrante, artístico, onde as tendências ganham vida.
Quando se chega de avião a Veneza, ao longe se vê um construção marcante por sua grande cúpula. É a Santa Maria della Salute, uma das igrejas mais importantes de Veneza, fundada em 1631. Pois é, essa importante igreja fica no bairro de Dorsoduro.
Hotéis em Dorsoduro
Pensione Seguso: hotel com excelente custo-benefício, localizado a apenas 200 metros de uma estação do Vaporetto.
Sina Centurion Palace: localizado à beira do Grand Canal, a 100 metros de uma estação do Vaporetto, esse hotel fica praticamente ao lado da Basílica de Santa Maria della Salute. Com uma decoração moderna e requintada, esse hotel é para quem busca bastante conforto.
Hotel Ca Bea: a 10 minutos a pé da Piazzale Roma, e a 300 metros de uma estação do Vaporetto, esse hotel fica numa área bem tranquila de Veneza.
La Giudecca
Giudecca é, na verdade, uma ilha ao sul de Veneza, do outro lado do Canal. Embora faça parte de Dorsoduro, resolvemos falar dela em separado porque ela é uma ilha um pouco mais afastada dos principais pontos turísticos da cidade.
O acesso a ela só é possível por transportes aquáticos. Por isso isso, após chegar na Piazzale Roma ou na Estação Santa Lucia, será necessário pegar o Vaporetto para acessá-la. Mas, justamente por ser um pouco mais afastada das principais atrações, a ilha não é muito procurada pelos turistas e, em consequência, os preços de hospedagem e restaurantes são mais em conta. Por isso, dentre as opções de onde ficar em Veneza, essa é uma das que oferecem preços mais em conta.
Além disso, dependendo de onde você se hospedar, vai ter o privilégio de ver a linda vista de Veneza do outro lado do canal.
Hotéis em La Giudecca
Angela di Venezia House: Hotel confortável, ao lado da Igreja do Santíssimo Redentor, com café da manhã, terraço coberto e pet friendly.
Hilton Molino Stucky Venice: esse hotel exclusivo tem decoração moderna, o maior spa da cidade, piscina e bar na cobertura com uma linda vista de Veneza.
Generator Venice: esse hotel fica às margens da ilha de Giudecca, com uma linda vista da Piazza San Marco que, aliás, fica a 10 minutos de Vaporetto.
Mestre
Para quem quer economizar mais ainda, e não se importa em ficar afastado da cidade de Veneza, pode optar por ficar no continente, em Mestre. Lá você realmente ficará longe do burburinho dos turistas. E para chegar a Veneza, será necessário utilizar o ônibus urbano.
Em uma viagem de cerca de 15 a 20 minutos, e por um custo baixo, em torno de 1,50 euros, é possível chegar na Piazzale Roma e começar a explorar Veneza e seus canais.
Além disso, hospedar-se em Mestre é ideal para quem quer, além de conhecer Veneza, alugar um carro para fazer bate e volta. Saiba que é possível conhecer lugares incríveis naquela região da Itália. Não deixe de conferir nosso post Cinco diferentes bate e volta a partir de Veneza.
Hotéis em Mestre
Venezia Laguna Palace: A praticidade desse hotel é que ele oferece transfer ida e volta ao aeroporto. Além disso é um hotel moderno e com decoração contemporânea.
Legrenzi Rooms: A apenas 50 metros do ponto de ônibus para Veneza, esse hotel mistura o estilo antigo de um prédio do século 19 com uma decoração moderna.
Hotel Ca’Dei Barcaroli: Esse hotel fica num prédio histórico, também na região central da cidade, portanto, próximos dos ônibus para Veneza.
Região do aeroporto
Ficar próximo ao aeroporto Marco Polo pode ser uma boa opção em duas situações. Primeiro, para quem quer economizar. Pois é, assim, como Mestre, a região ao redor do aeroporto oferece opções mais em conta de hospedagem. Além disso, é fácil pegar um ônibus urbano, ou táxi, e ir até a Piazzale Roma, ponto final dos transportes públicos em Veneza.
Outra situação em que pode ser útil se hospedar por ali é quando você pretende conhecer não apenas Veneza, mas fazer bate e volta a outras cidades daquela região da Itália que é simplesmente lindíssima! Para saber como, confira nosso post Cinco diferentes bate e volta a partir de Veneza.
Hotéis na região do aeroporto
Best Western Titian Inn Venice Airport: localizado a 1 km do aeroporto, esse hotel oferece transfer, café da manhã a partir de 4:30 da manhã, para quem vai embarcar cedo. Além disso, bem em frente tem uma parada do ônibus que leva a Veneza.
É um hotel bem confortável e foi onde ficamos em nossa viagem de carro pelas Dolomitas.
Annia Park Hotel Venice Airport: Com transfer gratuito para o aeroporto, esse hotel tem a localização perfeita para quem vai embarcar cedo, pois fica a apenas 600 metros do aeroporto Marco Polo.
Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.
E essas foram nossas dicas sobre onde ficar em Veneza. Espero que tenham curtido. Deixem seus comentários abaixo e até o próximo post.
*Fotos divulgação
Aproveita para conferir outros posts do blog
- Dolomitas – Guia Geral
- Lago di Tenno
- Verona
- Bolzano
- Cortina d’Ampezzo
- Pieve di Cadore
- Lago di Braies
- Lago di Garda
- Como Chegar e se locomover em Veneza
- Onde Ficar em Veneza: Descubra os melhores bairros com hotéis
- Cinco Diferentes Bate e Volta a partir de Veneza
- Madonna della Corona, Itália – incrível igreja encravada na rocha
- Rifugio Delle Odle: a espetacular caminhada pelas Dolomitas, Itália
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Rui Barbosa Batista diz
Ficar hospedado em veneza é tudo, menos barato: prefiro ficar na continuação da linha do comboio… afastando-nos 20 minutos, encontramos belos palacetes a preço interessante. ainda assim, pernoitar em veneza é uma experiência a ter, pelo menos uma vez na vida. a ser assim, que seja com estilo :)))
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Rui. Volte sempre.
Lulu Freitas diz
amei o post! veneza é uma das cidades mais supreedentes e charmosas que já visitei. fiquei com vontade de ficar em cada um desses hotéis 🙂
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Lulu. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Avelina diz
Veneza é Tudo DE bom!!! Fiquei Apaixonada. Fiquei Hospedada No Bairro Cannaregio e Foi Uma Excente Opção. PARABÉNS pela Completissima Matéria
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Avelina. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Caroline Rodrigues diz
É um hotel mais maravilhoso que o outro. Minha única duvida é. E o preço?
Achei todos maravilhosos!
ViajanteMovel diz
Olá Caroline. Nós procuramos colocamos no post um hotel de cada faixa de preço em todos os bairros, ou seja, tem os mais em conta, os de preços médios e os mais caros, justamente para dar uma ampla gama de opções aos nossos leitores. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Fernanda Scafi diz
Escolher hospedagem em Veneza é uma tarefa super difícil… lembro que penei por horas e horas fuçando a internet toda antes de ir pra la em 2016! Escolhi um hotel entre san marco e Castello,, bem de frente para o canal e um ponto do vaporetto na porta – essencial! Não poderia ter escolhido melhor! Não foi barato, mas é o preço pra aproveitar o encanto de veneza à noite tb voltando a pé dps de jantar. Como cheguei de trem e iria embora para o brasil depois de veneza, não ia rolar fazer o esquema q muita gente faz de deixar as malas na estação de trem…
ViajanteMovel diz
Acredito que a localização do seu hotel tenha sido perfeita para aproveitar bem a cidade, sem perder muito tempo com deslocamentos Fernanda. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Surian diz
Adorei as dicas de onde ficar em veneza. Acho que eu escolheria ficar em cannaregio pAra poder viver o dia a dia doS veneziAnos
ViajanteMovel diz
Cannaregio é uma excelente opção Surian. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Dora diz
Adorei as dicas, está bem completo o post, agora só marcar a viagem para veneza!!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Dora. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
PriscilA diz
Estou procurando hospedagem e seu artigo me ajudou mto a decidir ! Obrigada ?
ViajanteMovel diz
Que bom que o post pode lhe ser útil Priscila. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Juliana diz
Adorei esse post, são tantas opções que podemos ficar perdidos mesmo, que bom que você separou tudo aqui pra gente.
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Juliana. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Regina diz
Tava sofrendo ESCOLHENDO hospedagem em veneza!!! Esse post caiu na hora certa! Abriu meus horizontes! Obrigada!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Regina. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
rita diz
Este seu post é um super gia! adorei! até porque muita gente tem dúvida de onde se hospedar em veneza e as vezes cai na roubada de ficar muito longe dos pontos turísticos ou em hotéis precários…já ouvi cada história…rs
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Rita. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
patricia souza diz
seu post foi de extrema importancia para mim! Vou para a itália em maio e, obviamente, veneza e estava justamente pesquisando sobre as hospedagens! estou quase me decidindo por cannaregio… vou olhar com mais carinho as opÇÕes que tem por lá. 😉
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Patrícia. Espero que tenha uma ótima viagem pela Itália! Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.