Que o Brasil tem um bioma chamado cerrado todos nós aprendemos nos tempos de escola não é verdade? Mas você pode fazer um passeio muito interessante no complexo chamado Memorial do Cerrado, que conta tudo sobre esse bioma. E se esse complexo fosse localizado no próprio cerrado ?! Melhor ainda né?
Por isso fizemos este post mostrando um pouquinho sobre o Memorial do Cerrado, uma excelente opção de passeio em Goiânia – GO .
Obs: O Memorial encontra-se temporariamente fechado, devido ao isolamento social e aproveitando para realizar uma pequena reforma.
O que é o Memorial do Cerrado
O Memorial do Cerrado é um complexo que reúne as seguintes atrações.
- Espaço de Educação Ambiental
- Museu de História Natural
- Vila Cenográfica de Santa Luzia
- Fazenda Tradicional
- Aldeia Timbira
- Quilombo
- Trilha Ecológica
O objetivo de todas as atrações é o lazer por meio do conhecimento . Por isso o Memorial retrata o ambiente e a cultura do cerrado, desde os tempos coloniais. Além disso, apresenta também, por meio de suas diferentes atrações, os modelos de relacionamento do homem com a natureza.
Localização
O Memorial do Cerrado fica dentro do campus da PUC de Goiás. A entrada é pela Avenida Engler. É só passar pela portaria do Campus e o vigia explica como chegar. Após passar essa portaria, é possível estacionar num grande estacionamento a cerca de 200 metros dela.
Depois de estacionar o carro, caminhar por cerca de 100 metros até uma segunda portaria. Depois disso, mais 100 metros de caminhada por uma estrada muito bonita, à beira do lago , chega-se à recepção para a compra do ingresso.
Valor e horários
A entrada inteira custa 12 reais, e meia, 6 (valores de jul / 2018). O Memorial abre de terça a domingo, das 7 às 17 horas. E com esse valor de entrada, portanto, pode-se visitar tudo dentro do Memorial.
Atrações
Espaço de Educação Ambiental
Esse espaço possui um auditório ao ar livre com cerca de 150 lugares para a realização de diversas atividades recreativas e educativas.
Museu de História Natural
Esse museu é muito legal, pois tem fósseis e réplicas, além de diversos animais empalhados. O visitante pode ter contato com fósseis de até 600 milhões de anos !!
Além disso, também existe uma grande quantidade de painéis, mapas e infográficos com informações sobre as diferentes famílias de animais e as fases da formação do planeta.
Todas as atrações têm instruções explicativas, o que facilita o aprendizado de crianças e adultos.
O local é muito bem limpo, organizado e bem cuidado, por isso vale a pena a vista.
Vila Cenográfica de Santa Luzia
A Vila Cenográfica de Santa Luzia é uma viagem no tempo , pois se pode entrar em habitações e outras construções dos séculos 19 e início do século 20.
Aliás, pode-se entrar numa casa de época bem simples. As portas foram feitas de madeiras largas e pesadas, com os antigos utensílios de cozinha nas paredes e os antigos ferro de passar a lenha.
Além disso, também é possível fingir estar no meio de uma sala de aula antiga, entre aquelas carteiras da época. Uma lousa com giz, uma famosa palmatória sobre a mesa do professor, além dos livros antigos, ainda em preto-e-branco, completam o visual vintage. rsrsrs
E a vendinha?! Quem se lembra da vendinha que vendia de tudo, desde o baleiro que girava e fazia aquele barulho característico, até as bebidas? Onde se vendiam cereais a granel em sacas enormes, com aquela balança onde se colocava o produto de um lado e os pesos do outro … É muito legal viajar àquele tempo e imaginar uma vida simples!
Fazenda Tradicional
Assim como a Vila Santa Luzia, uma Fazenda também nos leva de volta no tempo, com as oficinas de Garapa , de Pinga , de moer grãos, e quase tudo ainda funcionando !!
Além disso, a sede da fazenda é uma gracinha, e também pode-se entrar e ver as fotos antigas das famílias, em preto e branco, todos juntos, bem arrumados para o evento que era tirar um retrato rsrsrs.
É muito legal perambular por tudo aquilo, fazendo-nos sentir como se estivéssemos vivendo naquela época.
Aldeia Timbira
Essa é uma área que reproduz uma simples aldeia dos índios Timbira , em tamanho real, com o intuito de proporcionar uma experincia real.
Além disso, a estrutura da aldeia, em formato circular, pode ser aberta para o visitante entrar. Essa visita ao interior da oca permite ver os animais empalhados pendurados.
E a disposição dos objetos dá a sensação de estarmos presenciando o momento da refeição da família. Além disso, todos os utensílios domésticos e a grande simplicidade cotidiana estão presentes.
Quilombo
Tanto quanto a aldeia indígena, o Quilombo, comunidade formada pelos escravos fugidos também é retratado no Memorial.
É impossível não imaginar aquele lugar cheio de vida e esperança.
Trilha Ecológica
Com cerca de 2 km de extensão, uma trilha ecológica proporciona uma caminhada agradável por entre as árvores, com aquele cheirinho de mato rsrsrs, proporcionando dessa maneira um verdadeiro contato com a natureza.
Além disso, a trilha permite que as crianças tenham um contato especial com a vegetação típica do cerrado
Enfim, quem procura um lugar agradável para um passeio relaxante num fim de semana, o Memorial do Cerrado é uma excelente opção. Além disso, o ambiente também proporciona uma bela experiência de aprendizado sobre as coisas do Cerrado, para adultos e crianças. Espero que tenham curtido.
Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Aproveite e Pin:
Thayz diz
To impressionada que tudo isso fica dentro do campus da PUC!!!! Que incrível, muito rico, e muito cheio de história! Quanto tempo você levou fazendo esse passeio?
ViajanteMovel diz
Oi Thayz. Pra ver tudo com calma, reserve umas duas horas. O lugar é bem legal. Obrigada pela visita e pelos comentários. Volte sempre.
Silvia Carvalho diz
Gente! Nunca tinha ouvido falar sobre o Memorial do Cerrado! Achei fantástico saber que existe esse complexo tão interessante em Goiânia! Agora.. quanto tempo demora pra conhecer todo o complexo? Precisa reservar antes?
ViajanteMovel diz
Oi Silvia. Não precisa reservar não. E pra aproveitar bem, umas duas horas é o ideal. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Manuela Larica diz
Quando eu ia pra escola o quadro era negro e se escrevia com giz.. Significa que sou das antigas também?? Kkkkkkk
ViajanteMovel diz
Das antigas igual a mim Manuela rsrsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Sthefania diz
Que gracinha! Eu nunca imaginei que existisse isso dentro da PUC. É muito bom esse conteúdo que você produz sobre Goiás, pra gente entender mais sobre o cerrado e as origens.Dá para casar com alguma outra atração?
ViajanteMovel diz
Oi Sthefania. Que bom que gostou. Como a atração fica dentro da cidade de Goiânia, dá pra casar com outros parques, pois a cidade é repleta deles. Aliás, essa é uma marca registrada da cidade, seus parques, um mais agradável e aconchegante que o outro. Outra marca registrada da cidade e que dá pra aproveitar num passeio pra quem curte uma comprinhas são as diversas feiras, Feira da Lua, Feira do Sol, Feira Hippie, etc. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Danielle diz
Olha só! no terreno da PUC? Que coincidência! Fiz a PUC-Rio, que também está localizada num terreno privilegiado na cidade do RJ.
Conheço pouquíssimos lugares em Goias, pois acabo alugando o carro para pegar estrada. Ficarei atenta na próxima vez para conhecer o Memorial do Cerrado.
Quais outros lugares você recomenda visitar em Goias?
ViajanteMovel diz
Oi Danielle. O Memorial do Cerrado é um lugar muito legal, tanto para crianças quanto para adultos. É bom pra relaxar e aprender. Goiás é um estado cheio de belezas naturais e, só pra recomendar algumas, não deixe de visitar a Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Salto Corumbá. Confira os outros posts de Goiás no blog que certamente vc vai querer visitá-los também rsrs.Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Lorena Marques diz
Quantas atrações legais tem o memorial do cerrado, não sabia que era tão lindo assim! Acho que deve ser emocionante ver todo esse acervo de pertinho. PArabéns pelo post. Achei uma ótima dica de viagem! Beijos
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Lorena. É um lugar para relaxar e aprender. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Aline Pires diz
Amei esse memorial! Precisamos de mais lugares assim, para não perdermos a nossa essência. Preciso conhecer o Centro-oeste e quando for o Memorial estará no meu roteiro 😉
ViajanteMovel diz
Que bom que já incluiu no seu roteiro Aline. É um lugar bem legal para conhecer. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Rayane Azevedo diz
Que legal esse museu do Cerrado! Deu para matar um pouquinho da minha terra. Que saudade!
Tem excursão saindo de Brasília para conhecê-lo?
ViajanteMovel diz
Oi Rayane. Eu desconheço excursão que saia de Brasília para o Memorial do Cerrado mas talvez seja possível programar em alguma agência de turismo. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
KEUL FORTES diz
GOIÂNIA <3 PURO AMOR NÉ! HAHA..
VOU TANTO EM GYN QUE É ATÉ VERGONHOSO AINDA NÃO TER FEITO ESSE PASSEIO.
SÓ AGORA VENDO SUAS FOTOS E DICAS VEJO O QUANTO ELE É IMPERDÍVEL!
QUE BACANA! ESPERO EM UM PRÓXIMO FINAL DE SEMANA IR COM A FAMÍLIA E CONHECER.
MELHOR AINDA SABER QUE NÃO PRECISA RESERVAR!
OBRIGADA PELA DICA.
😉
ViajanteMovel diz
Ola Keul. O lugar é bem agradável, uma passeio para adultos e crianças. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Luisa Coelho Netto Galiza diz
Gente que coisa mais linda!!! Nunca tinha ouvido falar mas agora que mostrou as fotos desse lugar prciso conhece,r ainda mais que estou em brasília, do ladinho de goiania!! Brigada!!!
ViajanteMovel diz
É um passeio muito agradável Luisa, vale a pena conhecer. É uma atividade para adultos e crianças. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Levy Silverio da Silva Junior diz
É necessário informar que estamos temporariamente fechados em função do isolamento social advindo da pandemia e porque aproveitamos para fazer pequenas reformas no espaço de visitação.
LEVY SILVÉRIO (MEMORIAL DO CERRADO / INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO – ITS/ PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC GOIÁS
ViajanteMovel diz
Obrigada pela informação!
Levy Silverio da Silva Junior diz
Informamos que o Memorial do Cerrado reabriu para visitações de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Temos no complexo a representação do início da colonização portuguesa do centro-oeste brasileiro que se dá por volta do Século XVIII e compreende uma Vila Cenográfica urbana, uma parte rural (uma fazenda), um Quilombo e uma Aldeia Timbira. Temos também um Museu de História Natural que se encontra fechado para reformas.
A taxa de visitação é R$ 20,00, porém estamos cobrando meia-entrada (R$ 10,00) para todos. Crianças até 6 anos de idade são isentas.
Escolas e grupos organizados devem agendar pelo (62) 3946-1723.
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.