Ícone do site Viajante Móvel

Memorial do Cerrado – Um ótimo lugar para conhecer em Goiânia

Memorial do Cerrado

Que o Brasil tem um bioma chamado cerrado todos nós aprendemos nos tempos de escola não é verdade? Mas você pode fazer um passeio muito interessante no complexo chamado Memorial do Cerrado, que conta tudo sobre esse bioma. E se esse complexo fosse localizado no próprio cerrado ?! Melhor ainda né?

Por isso fizemos este post mostrando um pouquinho sobre o Memorial do Cerrado, uma excelente opção de passeio em Goiânia – GO .

Obs: O Memorial encontra-se temporariamente fechado, devido ao isolamento social e aproveitando para realizar uma pequena reforma.

O que é o Memorial do Cerrado

O Memorial do Cerrado é um complexo que reúne as seguintes atrações.

O objetivo de todas as atrações é o lazer por meio do conhecimento . Por isso o Memorial retrata o ambiente e a cultura do cerrado, desde os tempos coloniais. Além disso, apresenta também, por meio de suas diferentes atrações, os modelos de relacionamento do homem com a natureza.

Localização

O Memorial do Cerrado fica dentro do campus da PUC de Goiás. A entrada é pela Avenida Engler. É só passar pela portaria do Campus e o vigia explica como chegar. Após passar essa portaria, é possível estacionar num grande estacionamento a cerca de 200 metros dela.

Depois de estacionar o carro, caminhar por cerca de 100 metros até uma segunda portaria. Depois disso, mais 100 metros de caminhada por uma estrada muito bonita, à beira do lago , chega-se à recepção para a compra do ingresso.

Valor e horários

A entrada inteira custa 12 reais, e meia, 6 (valores de jul / 2018). O Memorial abre de terça a domingo, das 7 às 17 horas. E com esse valor de entrada, portanto, pode-se visitar tudo dentro do Memorial.

Atrações

Espaço de Educação Ambiental

Esse espaço possui um auditório ao ar livre com cerca de 150 lugares para a realização de diversas atividades recreativas e educativas.

Museu de História Natural

Esse museu é muito legal, pois tem fósseis e réplicas, além de diversos animais empalhados. O visitante pode ter contato com fósseis de até 600 milhões de anos !!

Além disso, também existe uma grande quantidade de painéis, mapas e infográficos com informações sobre as diferentes famílias de animais e as fases da formação do planeta.

Todas as atrações têm instruções explicativas, o que facilita o aprendizado de crianças e adultos.

O local é muito bem limpo, organizado e bem cuidado, por isso vale a pena a vista.

Vila Cenográfica de Santa Luzia

A Vila Cenográfica de Santa Luzia é uma viagem no tempo , pois se pode entrar em habitações e outras construções dos séculos 19 e início do século 20.

Aliás, pode-se entrar numa casa de época bem simples. As portas foram feitas de madeiras largas e pesadas, com os antigos utensílios de cozinha nas paredes e os antigos ferro de passar a lenha.

Além disso, também é possível fingir estar no meio de uma sala de aula antiga, entre aquelas carteiras da época.  Uma lousa com giz, uma famosa palmatória sobre a mesa do professor, além dos livros antigos, ainda em preto-e-branco, completam o visual vintage. rsrsrs

E a vendinha?! Quem se lembra da vendinha que vendia de tudo, desde o baleiro que girava e fazia aquele barulho característico, até as bebidas? Onde se vendiam cereais a granel em sacas enormes, com aquela balança onde se colocava o produto de um lado e os pesos do outro … É muito legal viajar àquele tempo e imaginar uma vida simples!

Fazenda Tradicional

Assim como a Vila Santa Luzia, uma Fazenda também nos leva de volta no tempo, com as oficinas de Garapa , de Pinga , de moer grãos, e quase tudo ainda funcionando !!

Além disso, a sede da fazenda é uma gracinha, e também pode-se entrar e ver as fotos antigas das famílias, em preto e branco, todos juntos, bem arrumados para o evento que era tirar um retrato rsrsrs.

É muito legal perambular por tudo aquilo, fazendo-nos sentir como se estivéssemos vivendo naquela época.

Aldeia Timbira

Essa é uma área que reproduz uma simples aldeia dos índios Timbira , em tamanho real, com o intuito de proporcionar uma experincia real.

Além disso, a estrutura da aldeia, em formato circular, pode ser aberta para o visitante entrar. Essa visita ao interior da oca permite ver os animais empalhados pendurados.

E a disposição dos objetos dá a sensação de estarmos presenciando o momento da refeição da família. Além disso, todos os utensílios domésticos e a grande simplicidade cotidiana estão presentes.

Quilombo

Tanto quanto a aldeia indígena, o Quilombo, comunidade formada pelos escravos fugidos também é retratado no Memorial.

É impossível não imaginar aquele lugar cheio de vida e esperança.

Trilha Ecológica

Com cerca de 2 km de extensão, uma trilha ecológica proporciona uma caminhada agradável por entre as árvores, com aquele cheirinho de mato rsrsrs, proporcionando dessa maneira um verdadeiro contato com a natureza.

Além disso, a trilha permite que as crianças tenham um contato especial com a vegetação típica do cerrado

Enfim, quem procura um lugar agradável para um passeio relaxante num fim de semana, o Memorial do Cerrado é uma excelente opção. Além disso, o ambiente também proporciona uma bela experiência de aprendizado sobre as coisas do Cerrado, para adultos e crianças. Espero que tenham curtido.

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Onde ficar em Goiânia

Cachoeira Salto Corumbá

Cachoeira do Abade

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite e Pin:

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069568005433/’]
Sair da versão mobile