Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas

O que fazer em São João del Rei:Atrações e dicas de onde ficar e como chegar

Lembra do tempo de escola, quando aprendemos sobre a Inconfidência Mineira e o Ciclo do Ouro no Brasil? Pois é, que tal andar pelas ruas de uma cidade que atravessou esses dois importantes momentos de nossa história? Então descubra o que fazer em São João del Rei, uma das lindas cidades históricas de Minas Gerais.

Ande pelas ruas de pedras e se encante com o casario colorido, as igrejas do século 18. Quer descobrir tudo que São João del Rei tem a oferecer? Então continue lendo e conheça a história, as atrações e dicas para visitar essa bela cidade.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

História

São João del Rei tem cerca de 90 mil habitantes, e fica a 190 quilômetros da capital Belo Horizonte. A cidade tem esse nome por causa de um Rei de Portugal. Pois é, lá pelos idos de 1713 a cidade decidiu homenagear Dom João V. Então mudaram o nome da cidadezinha, antes chamada de Arraial Novo do Rio das Mortes, para São João del Rei.

Na época do Ciclo do Ouro no Brasil a cidade foi muito explorada pois em seu solo se encontrava enorme quantidade desse mineral. Além disso, a cidade teve participação ativa na Inconfidência Mineira, importante acontecimento de nossa história. Isso porque de lá também saíram ilustres participantes do movimento, que se juntaram à Vila de São José, antigo nome da cidade de Tiradentes, e a Vila Rica, como era chamada Ouro Preto.

O próprio Tiradentes, por exemplo, inconfidente mais famoso, nasceu na Fazenda do Pombal, que pertencia a São João del Rei. Aliás, vamos falar dela mais adiante. A cidade também seria, nos planos dos inconfidentes, a capital da nova República.

A cidade

Assim como Tiradentes, o centro histórico de São João del Rei também tem aquele aspecto de cidade histórica, com antigas construções. Mas a cidade também tem outras atrações nas suas proximidades, principalmente naturais.

Algumas delas, que poucas pessoas sabem, são as cachoeiras que ficam ao redor da cidade. Tudo bem que você também pode se hospedar em Tiradentes, para visitar essas cachoeiras. Mas ela surge como opção de hospedagem para quem já conhece Tiradentes.

Além disso, a cidade também é opção de bate e volta para quem está em Tiradentes. Por não ser uma cidade muito grande, ela pode ser conhecida num único final de semana, e o acesso entre as duas é muito fácil. Aliás, para quem não conhece a região, elas são cidade vizinhas, separadas apenas por 10 km. Ou seja, é bem fácil conciliar as duas cidades em uma única viagem.

Como Chegar em São João del Rei

De carro

As distâncias de São João del Rei das cidades mais próximas são as seguintes:

Barbacena60 km
Ouro Preto160 km
Juiz de Fora160 km
Belo Horizonte190 km
Rio de Janeiro340 km
São Paulo470 km
Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

De ônibus

Uma outra opção também é ir de ônibus das principais cidades próximas.

Tempo de viagemEmpresa
Barbacena1 horaParaibuna ou Transur
Ouro Preto (1)5 horasAtual
Juiz de Fora (2)3 horasTransur
Belo Horizonte3 horas e meiaSandra
Rio de Janeiro (3)5 horas e meiaParaibuna
São Paulo (4)10 horas e 15 minSão Cristóvão

(1) O trajeto a partir de Ouro Preto pode ser via Belo Horizonte, Via Barbacena ou via Ouro Branco. O tempo de 5 horas é via Barbacena, o menor deles. É que se pegar a linha que troca de ônibus em Ouro Branco tem que trocar de estação andando, e vai demorar mais.

(2) De Juiz de Fora tem uma linha que para em Barbacena e outra não. O tempo de 3 horas é sem parada em Barbacena.

(3) Do Rio de Janeiro tem três opções: Via Barbacena (6 horas e 20 min), via Juiz de Fora (7 horas) e direto, que foi o que colocamos.

(4) De São Paulo tem também via Juiz de Fora (12 horas e 15 minutos). O tempo que colocamos é via Oliveira.

Como chegar a partir de Tiradentes

Bem, como dissemos, você pode fazer um bate e volta a São João del Rei a partir de Tiradentes. E como fazer isso? Muito fácil.

Se você está de carro, o acesso é muito rápido, pois as cidades ficam a 10 km de distância uma da outra. E pode ser tanto por dentro como por fora. Em outras palavras, por dentro pega-se um pequeno trecho da antiga Estrada Real, uma trecho bem legal, bem no clima século 18 mesmo, não é de asfalto mas também não é de terra, mas de paralelepípedos. E essa estradinha vai beirando a serra de São José. Além disso, ela passa bem em frente ao acesso à Cachoeira do Bom Despacho, sobre a qual vamos falar mais à frente.

Cachoeira do Bom Despacho

Mas se preferir ir “por fora” é só voltar para a estrada, a BR-265, e seguir até São João del Rei. Esse trecho é mais rápido, chegando lá em cerca de 20 minutos, se partir do centro de Tiradentes.

Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

Se não estiver de carro, há ônibus ligando as duas cidades de hora em hora, a partir da rodoviária de Tiradentes, na Praça Silva Jardim. As empresas que fazem esse trajeto são a Vale do Ouro e a Presidente.

Outra opção que vale a pena, mesmo que você esteja de carro, é pegar o trem turístico que liga as duas cidades. Pois é, esse é o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. Confira mais detalhes adiante.

Para o aluguel do carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos, etc.

Onde ficar

Normalmente o turista prefere se hospedar em Tiradentes e fazer bate e volta para São João del Rei, mas se você tiver mais tempo, nossa dica é que divida sua estadia entre as duas cidades para conhecê-las melhor. Aliás, se você pensa em economizar, então São João del Rei é a melhor opção.

Dicas de Pousada/Hotel

Dicas de Airbnb

Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.  

https://www.airbnb.com.br/associates/106990?s=67&c=.pi115.pk0_6&a4ptk=15225_0_6_106990&af=115

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

O que fazer em São João del Rei

A maioria dos pontos turísticos da cidade estão ali pelo centro histórico, então fica fácil conhecê-los. Mas, como dissemos, a cidade também tem outros atrativos. E vamos começar por uma imersão na natureza.

A Lagoa Azul

Se você entrar no Google Maps e digitar “Lagoa Azul”, vai ver vários lugares no país que levam esse nome. De fato, o Brasil tem várias lagoas azuis rsrs. Mas essa que estamos falando faz parte do município de São João del Rei.

Pois é, a Lagoa Azul de São João del Rei, também conhecida como Lagoa Azul Pedreira, fica a cerca de 20 km do centro da cidade. Basta pegar a BR-265 sentido Barbacena. A entrada para a lagoa fica próxima do quilômetro 244 da rodovia. A entrada fica do lado direito, bem em frente ao Restaurante do Elvas e a um radar de 60 km/h.

Por outro lado, vindo de Barbacena, o ponto de referência é o Restaurante Trem Mineiro, do lado direito da estrada. A cerca de 600 metros depois dele fica a entrada para a Lagoa. Mas tem placas indicando também, é bem fácil.

São cerca de 3 km de estrada de terra, mas em boas condições. Dá até pra trafegar em velocidade razoável, mas tem que tomar cuidado pois ela é um pouco estreita para dois carros.

Viagem Pet Friendly - Grupo no Facebook
Participe do nosso grupo no Facebook, para compartilhar dicas e informações de Viagem Pet Friendly. O grupo foi criado para pessoas que já viajam ou querem começar a viajar com seus amiguinhos de quatro patas! ?? Um espaço dedicado a troca de informações e dicas sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo. É só clicar Viagem Pet Friendly no Facebook

A lagoa é bem bonita, e fica bem na beira da estrada de terra, ou seja, nem precisa fazer trilha pra chegar nela. Nós, por exemplo, fomos com o Athos, nosso Akita, e foi bem tranquilo. Essa é uma bela opção sobre o que fazer em São João del Rei.

Shopping Hills

Agora uma atração da área urbana. Não espere um grande centro de compras, o Shopping Hills é bem pequeno, mas tem um conceito aberto, bem arejado. Devido ao tamanho, tem apenas uma área inferior e uma superior, mas bem aberto, com total ligação à rua

Enfim, vale curtir um almoço ou um sorvete por lá. Os atendentes são bem simpáticos.

Passeio de Maria-Fumaça

Uma das atrações que vale muito a pena é o passeio na Maria Fumaça. Aliás, essa é a Maria Fumaça mais antiga em operação no Brasil. Ou seja, é uma experiência realmente única né?! rsrs

Aliás, o passeio é feito na Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada por ninguém menos que Dom Pedro II, em 1881!! Pois é, só isso já bastaria para valer a experiência.

Mas tem outros atrativos. O passeio conta ainda com a Rotunda, um dispositivo para fazer o giro da locomotiva, para inverter o sentido da viagem, realizado manualmente, aliás, do mesmo modo que era feita no século 19.

Além disso, ao chegar em São João del Rei tem um lindo e interessante Museu Ferroviário, sobre o qual falaremos adiante. O passeio vai acompanhando a Serra de São José e todo aquela atmosfera bucólica de interior. Mas para aproveitar essas vistas sente no lado direito do trem no sentido Tiradentes – São João del Rei, e no lado esquerdo no sentido contrário.

Os vagões e assentos têm todo aquele estilo imperial, pra deixar o viajante bem no clima. A viagem dura cerca de 45 minutos. Normalmente o passeio só está disponível nos finais de semana e feriados. Você pode comprar o ingresso lá nas estações mas também pela internet, no site Guichê Virtual. O valor do bilhete só de ida é 70 reais a inteira e 35 a meia. Mas se comprar ida e volta os valores são 80 e 40 reais, respectivamente. Os assentos são livres, sem marcação prévia. Por isso a dica é chegar cedo pra pegar os melhores lugares.

Museu Ferroviário

Com objetos antigos, como, por exemplo, equipamentos para manutenção dos trilhos, relógios, telefones, entre outros, o museu conta um pouco da história desse meio de transporte no Brasil e no mundo. É bem interessante.

O lugar é bem arejado, amplo, muito limpo e dá pra perceber como os objetos são muito bem cuidados e com todas as descrições para que o visitante entenda a história de cada objeto. Além disso, tem vários murais que contam a história dos trens. Vale muito a pena a visita.

O museu fica bem na estação mesmo, na Avenida Hermílio Alves, no Centro.

Teatro Municipal

Você sabia que o Teatro Municipal de São João del Rei foi inaugurado 16 anos antes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro? Pois é, isso foi em 1893. E o prédio é simplesmente lindo, em tons de amarelo bem claro e branco.

Ele ainda hoje é utilizado para peças teatrais, apresentações de dança, entre outras. Ele fica bem na avenida Hermílio Alves, uma das principais da cidade, onde, aliás, tem outros prédios importantes, como você já deve ter percebido.

Igreja São Francisco de Assis

Na Praça Frei Orlando fica essa igreja que é uma das mais bonitas. Não apenas a fachada da igreja é linda mas as palmeiras enfeitando o cenário também dão um toque todo especial. Aliás, os jardins da praça em frente foram projetados por Burle Marx. Ou seja, quando for tirar a foto da fachada da igreja lembre de se afastar um pouco para pegar a praça a as palmeiras. Pois é, garanto que assim a foto fica linda. Fica a dica rsrs.

Os altares da igreja foram feitos pelo mestre Aleijadinho e são muito lindos. Os detalhes das peças, dos anjos e santos são incríveis!! Outro fato interessante é que o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves se encontra no cemitério aos fundos da igreja. Enfim, vale a pena visitar.

Memorial Tancredo Neves

Esse Memorial homenageia o filho de São João del Rei, Presidente da República, mas que não chegou a assumir a Presidência. Com diversos objetos pessoais de Tancredo Neves, o memorial conta a história e a trajetória política desse importante personagem do cenário político brasileiro.

Dividido em 9 salas o local conta ainda um pouco da história da campanha das Diretas Já, que, aliás, teve intensa participação de Tancredo. Enfim, é uma visita interessante pra conhecer um pouco um personagem e uma parte importante da história do Brasil.

O Memorial fica na Rua Padre Maria José Xavier, esquina com Avenida Hermílio Alves. Por fim, não deixe de tirar a já tradicional foto ao lado do próprio Tancredo que está sentado num banco do lado de fora do Memorial. rsrs

Solar dos Neves

E já que estamos na sequência da família Neves, bem no Largo do Rosário fica o Solar dos Neves, uma bela casa colonial pertencente a essa tradicional família da cidade. Construída no século 19, foi lá onde o próprio Tancredo morou de 1957 até 1985, justamente no ano em que foi eleito Presidente da República, cargo que jamais assumiu.

A fachada é, de fato, muito bonita e bem enfeitada com lindas rosas vermelhas. Por isso é muito fotografada. Fica a dica, garanta a sua foto lá também.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Essa é uma das construções mais antigas da cidade. Isso porque suas obras começaram em 1708!! Ou seja, bem no início do século 18!! Apesar de mais simples que as outras, tem sua beleza e uma história interessante. Pois é, essa igreja era frequentada por escravos na época, pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, formada exclusivamente por negros. Isso quando São João del Rei ainda não havia nem sido alçada à posição de Vila!! Enfim, vale a visita. Fica no largo em frente ao Solar dos Neves

Casario Colorido

Uma das caraterísticas dessas cidades coloniais de Minas é o colorido daquelas casinhas típicas. Pois é, as casinhas construídas basicamente com uma porta e uma janela ao lado enfeitam as ruas com suas cores variadas. A dica é tentar chegar cedo no centro histórico pra pegar pouco movimento. Assim a gente tem a rua só pra gente e dá pra tirar aquela foto incrível!! rsrs

Legítimo rocambole de Lagoa Dourada

Caso vocês não saibam, o rocambole, ou bolo de rolo, como também é conhecido, mais famoso de Minas é o de Lagoa Dourada.

A cidade fica a cerca de 35 quilômetros de São João del Rei. Mas isso não é problema. Isso porque na entrada da cidade tem uma loja bem chamativa que vende o rocambole mais famoso de Minas.

Pois é, você vai ver escrito bem grande: “O legítimo ROCAMBOLE de Lagoa Dourada“!! Então, não tem como não parar e levar um. Aliás, além do rocambole, há outras guloseimas por lá, doces e salgadas. Por isso, quando entrar ali deixe a dieta do lado de fora rsrsrs.

Basílica Nossa Senhora do Pilar

Localizada bem no centro histórico, na rua Monsenhor Gustavo, essa igreja foi construída no século 18, mais precisamente em 1721. O seu altar é toda folheado em ouro, o que o faz, de fato, muito lindo!!

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A igreja Nossa Senhora do Carmo, também do século 18, fica localizada no largo de mesmo nome, o Largo do Carmo. Seu interior é bem diferente do que se costuma ver em outras igrejas, pois é todo branco. Muito linda!! Aliás, lá dentro fica o museu dos sinos, que também vale a pena conhecer. Enfim, a igreja é imponente, bem no centro histórico da cidade.

Igreja Nossa Senhora das Mercês

A Igreja Nossa Senhora das Mercês tem uma particularidade em relação às demais da cidade: ela tem apenas uma torre. Pois é, isso já lhe dá um visual diferente e muito bonito. Aliás, não deixe de visitá-la à noite, pois a iluminação a deixa ainda mais linda.

Ela fica em frente à praça chamada de Pelourinho, atrás da igreja do Carmo, e ao lado do Hospital Nossa Senhora das Mercês, que também é um prédio muito bonito. O acesso à entrada da igreja é por meio de uma grande escadaria, que também garante excelentes fotos. Fica a dica.

Rua das Casas Tortas

Assim é conhecida a Rua Santo Antônio. É a continuação da rua onde fica o Solar dos Neves. Continue caminhando pela calçada do Solar, passando ao lado da Igreja do Rosário, e então você chega na Rua das Casas Tortas. E logo na chegada o motivo do nome fica claro . As casas realmente são tortas e isso é bem perceptível.

Cachoeiras

Uma excelente opção sobre o que fazer em São João del Rei, e que poucos sabem que existem, é conhecer as cachoeiras que ficam próximas da cidade.

Pois é, existem várias cachoeiras na região, que podem ser visitadas para mudar um pouquinho o foco do passeio. Bom para quem quer variar um pouco do ambiente urbano histórico para uma imersão na natureza. Em dias quentes, e acredite, em São João del Rei há dias bem quentes, as cachoeiras são excelentes opções para se refrescar.

Por isso confira a seguir algumas delas.

Cachoeira do 14

A 17 quilômetros de São João del Rei, para chegar a essa cachoeira, o visitante faz um trilha. E a cachoeira, na verdade, são várias cachoeiras. O cenário é bem bonito. Em algumas delas dá até para ficar atrás da “cortina” de água, bem legal!!!

Cachoeira Reserva do Cala Boca

Essa cachoeira fica bem na área urbana da cidade, na estrada. Ela fica dentro de uma área que combina trilha e cachoeira e ainda permite ao visitante fazer um belo piquenique. Ela fica, na verdade, dentro de uma reserva, e tem até restaurante lá dentro.

Cachoeira do Bom Despacho

Localizada bem ao lado da estrada que liga Tiradentes a São João del Rei, essa cachoeira atrai muitas pessoas, pois o acesso é bem fácil. Você estaciona o carro na área próximo ao marco da Estrada Real que tem ali, e a cachoeira está a cerca de 50 metros! Pois é, bem pertinho. E o banho é liberado, a queda d`água é bem tranquila.

A área da cachoeira fica, oficialmente, na cidade de Santa Cruz de Minas, que é colada em São João del Rei.

Cachoeira do Urubu

A cerca de 15 quilômetros de São João del Rei a Cachoeira do Urubu tem acesso por estrada de terra, mas é uma estrada tranquila e com um visual bonito. Há vários poços naturais no rio que forma a cachoeira. Um convite para o banho.

Cachoeira da Mangue

Situada a cerca de 10 quilômetros de São João del Rei essa cachoeira é apontada por muitos como a melhor da região. A trilha de acesso até ela não é difícil e o visual e a água super gelada num dia quente são imperdíveis. A água também é bem limpa e cristalina. Vale muito a pena a visita.

Fazenda do Pombal onde nasceu Tiradentes

A Fazenda do Pombal fica a cerca de 12 quilômetros do centro histórico de São João del Rei. Na verdade a área da fazenda pertence ao município de Ritápolis. Mas é uma excelente opção para os visitantes de São João del Rei.

Pois é, como dissemos lá no início, essa região de Minas tem uma ligação direta com a Inconfidência Mineira. Um dos motivos é que o inconfidente mais famoso da história, Tiradentes, nasceu exatamente nessa fazenda, em 1746. E ali ele viveu até os 11 anos de idade. Já imaginou conhecer pessoalmente esse lugar?!

Da casa só restaram as ruínas, mas ainda assim, algumas paredes de pedra ainda estão de pé. No interior de uma das construções há alguns murais que contam a história de Tiradentes. Além disso, tem algumas maquetes que reproduzem o local como era no século 18. Vale a visita. Apenas fique atento que não é permitido entrar na área com animais de estimação.

Onde comer em São João del Rei

No Taberna d`Omar, bem ali em frente à Igreja do Carmo, o visitante pode saborear deliciosas e variadas opções de cardápio. Pois é, dá até pra curtir um rodízio de café colonial!!

Além disso, pode-se saborear pães, tortas, chás, pães de queijo, bruschettas, cheese cake, ovos mexidos. E não deixe de reservar o famoso pão de pêra com gorgonzola.

Enfim, não é à toa que o Taberna d`Omar é considerado por muitos como o melhor restaurante de São João del Rei.

Outra excelente opção é o Villeiros. Ele fica na rua Padre José Maria Xavier, a 150 metros da Igreja São Francisco de Assis, e a 125 m do Memorial Tancredo Neves.

O cardápio do restaurante é bem variado, sem deixar de contar com a deliciosa comida mineira. Entre as opções tem risoto de siri, cordeiro assado, cogumelos salteados, entre outras.

O ambiente do restaurante também é muito bem decorado, com motivos regionais. Dá até a sensação de que estamos fazendo uma refeição numa residência normal, não num restaurante. Isso porque a decoração é bem regional.

Daqui pra onde

Aproveite que você está em São João del Rei e conheça outras cidades interessantes na região.

Tiradentes

A primeira delas, é óbvio, é Tiradentes, pois fica bem ali do lado. A charmosa cidadezinha, cuja fundação se deu em 1702, ainda guarda a Casa do Padre Toledo. Foi nessa casa que os inconfidentes se reuniam para tramar a revolução. Hoje o lugar é um museu. Conheça outras atrações de Tiradentes em nosso post Dicas de Viagem-Tiradentes – MG.

Barbacena

Outra boa ideia é dar uma paradinha em Barbacena. A cidade começa sua história lá no ano de 1698, como primeiro núcleo colonial dessa região da Estrada Real. Ou seja, todos aqueles que participaram ativamente do Ciclo do Ouro passaram por ali. E a cidade também teve participação importante em outros episódios de nossa história, como a própria Inconfidência Mineira, por exemplo. Saiba mais em nosso post Barbacena, a Cidade das Rosas.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR

Congonhas

Por fim, nossa última dica para visita enquanto estiver em Tiradentes, é Congonhas, a cidade do mestre Aleijadinho. Pois é, um pouco mais distante do que as outras duas, mas totalmente acessível. São cerca de 120 km de estrada, mas a viagem vale a pena. Admirar as artes sacras e conhecer a história de Antônio Francisco Lisboa nos remetem ao século 18 e início de 19. Vale muito a pena a visita. Para dicas, confira nosso post O que fazer em Congonhas – MG.

Enfim, essas foram nossas dicas sobre o que fazer em São João del Rei. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Economize na sua viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Participe do grupo que criamos no Facebook sobre Viagem Pet Friendly, onde compartilhamos várias dicas e informações para ajudar no planejamento de suas viagem com seu amiguinho de 4 patas.

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile