Minas Gerais, o quarto maior estado brasileiro, é realmente grande, não apenas em tamanho, mas em belezas também. Por isso, os vários circuitos de Minas Gerais encantam a todos os visitantes.
Estado com importante participação em momentos históricos do Brasil, como a Inconfidência Mineira, por exemplo, Minas Gerais tem cidades da época do ciclo do ouro, com igrejas lindíssimas. Além disso, a natureza também é encantadora nesse estado repleto de atrações, como montanhas, trilhas, cachoeiras e canyons por exemplo.
Então, continuem lendo e descubram esses 8 circuitos de Minas Gerais que encantam os visitantes.
Onde se Hospedar
Escolhendo hotel ou pousada
Como essa é uma proposta de viagem de carro por Minas Gerais, um critério que adotamos para a escolha dos hotéis numa road trip é optar por estabelecimentos que ofereçam estacionamento de preferência gratuitos. Isso é um ponto muito importante no planejamento também.
E isso é muito fácil quando se utiliza o Booking.com, pois ele permite fazer esses filtros com facilidade. Além desse, é possível fazer vários outros tipos de filtro, como piscina, café da manhã, região da cidade, entre tantos outros.
Sempre usamos o Booking.com em nossas viagens, e nunca tivemos qualquer tipo de problema.
Em alguns estabelecimentos já se faz um pagamento antecipado, principalmente quando as ofertas são boas. Já em outros o pagamento só é feito na hora. E nunca tivemos qualquer tipo de problema, sempre pagamos exatamente o valor que constava na reserva.
Então fica a dica, se você também quiser fazer uma busca com tranquilidade e precisão, veja as ofertas abaixo.
Aluguel de temporada
Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.
Aliás, para facilitar sua busca, vamos deixar abaixo um mapa, assim você poderá visualizar as opções em Minas Gerais.
Então, se sua escolha for espaço e comodidade que o Airbnb pode oferecer, vou deixar aqui um cupom de desconto de até R$ 350,00 para a sua primeira reserva:
Circuito do Caminho Novo
Nossa primeira dica é o Circuito Caminho Novo. Esse circuito fica na estrada que foi aberta no século 18 para encurtar o caminho do ouro vindo das “minas gerais” até o Rio de Janeiro.
Nesse caminho o turista encontra as cidades de Antônio Carlos, Ewbanck da Câmara, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santana do Deserto, Simão Pereira e Santos Dumont.
Pois é, uma das cidades desse circuito é a terra natal do Pai da Aviação. Aliás, quando estiver passando por lá, não deixe de visitar a Fazenda Cabangu onde nasceu Santos Dumont – Pai da Aviação. Lá tem o Museu Casa Natal de Santos Dumont. O museu fica, de fato, na casa onde nasceu o inventor, com vários utensílios e objetos pessoais desse ilustre brasileiro.
Em Antonio Carlos, conheça a Fazenda do Borda, que, aliás, abrigou Tiradentes e outros inconfidentes. Em Juiz de Fora suba até o Morro do Cristo e aprecie a vista lá do alto.
Veja também: Um dia em Juiz de Fora – MG
Enfim, o Circuito do Caminho Novo é nossa primeira dica de circuitos de Minas Gerais.
Circuito das Grutas
Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas são as cidades mineiras desse circuito.
A região tem a característica do solo formado de rochas solúveis em água. Por isso os mananciais acabaram formando diversas grutas por ali. Pois é, e segundo os pesquisadores, são mais de 800 grutas e cavernas no total.
Visite as Grutas Rei do Mato, em Sete Lagoas, da Lapinha, em Lagoa Santa e Maquiné, em Cordisburgo. Nessa última, aliás, foi onde nasceu Guimarães Rosa, o famoso escritor brasileiro.
E por falar em cidade natal, vale a pena dar uma passadinha em Caetanópolis. Isso porque foi lá onde nasceu Clara Nunes, esse ícone da música brasileira. Por isso tudo este circuito não pode faltar em qualquer roteiro pelos circuitos de Minas Gerais.
Circuito Terras Altas da Mantiqueira
As cidades desse circuito, Itamonte, Itanhandu, Alagoa, Passa Quatro e Pouso Alto ficam numa das áreas mais altas do Brasil. Por isso, cortada por diversos vales, a Serra da Mantiqueira nessa região é repleta de cachoeiras. Aliás, na língua Tupi Guarani, Mantiqueira significa “Montanha que chora”, justamente pela quantidade de cachoeiras e cascatas na região.
Devido à altura da região, algumas cidades têm até geada em algumas épocas do ano, como em Alagoa, por exemplo. Já em Itamonte, aproveite para se refrescar nas piscinas naturais do Rio Capivari. O Parque Nacional do Itatiaia também é outra atração por ali. O pico das Agulhas Negras, por exemplo, fica nesse parque, e é seu ponto mais alto.
Circuito Vilas e Fazendas
Este circuito recebe esse nome por conta das vilas e fazendas que se formaram ainda no século 18 para abastecer Vila Rica, no Ciclo do Ouro.
Por isso ele é o circuito ideal para quem gosta de História. Pois é, a região é repleta de igrejas e museus, além das próprias fazendas nas cidades que formam o circuito: Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Casagrande, Catas Altas da Noruega, Cristiano Otoni, Itaverava, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira.
Além das tradições cristãs da Folia de Reis, Casagrande, por exemplo, ainda faz parte tanto do Caminho Novo quanto do Caminho Velho da Estrada Real. Pois é, essa é a estrada por onde escoava o ouro das minas até os portos do Rio de Janeiro e Paraty.
E por falar em Folia de Reis, aproveite para curtir uma das mais antigas bandas dessa festa em Queluzito. Então depois vá a Itaverava, “berço da civilização mineira”. Ela recebe esse nome pois vários integrantes da Inconfidência Mineira costumavam visitá-la.
Lembra de Aleijadinho, o maior símbolo da arte colonial? Pois é, ele morou por alguns anos em Rio Espera. Então vá até lá para apreciar algumas obras do escultor, como, por exemplo, a imagem da Pietá.
Em Catas Altas da Noruega, compartilhe com os habitantes locais a crença de que a imagem de Nossa Senhora das Graças veio diretamente do céu.
A dica para explorar o circuito Vilas e Fazendas é se hospedar em Conselheiro Lafaiete, a cidade com a melhor estrutura hoteleira do circuito.
Circuito das Águas
Onze cidades compõem este circuito. São elas: Cambuquira, Caxambu, Lambari, São Lourenço, Baependi, Campanha, Carmos de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Soledade de Minas, Três Corações.
As propriedades medicinais das águas é o que caracteriza esse circuito. Aliás, a fama dessa área vem de longe. Isso porque a família real brasileira já costumava viajar para a região no século 19 para aproveitar as propriedades medicinais daquelas águas.
Em São Loureço, por exemplo, tem o Parque das Águas. Ele recebe esse nome porque em seu interior o visitante encontra nada menos do que 9 fontes de águas medicinais, todas potáveis!! Então, se quiser saber mais, acesse nosso post Dicas de Viagem – São Lourenço – MG, Cidade das Águas.
E depois de se beneficiar com as águas medicinais da cidade, aproveite para curtir um inesquecível voo de balão! Pois é, nós fizemos essa experiência incrível e contamos tudo no post Voo de Balão em São Lourenço – MG.
Não deixe de conhecer também Caxambu. Isso porque essa é a cidade que a Princesa Isabel e o Conde D`Eu visitaram muitas vezes! Então depois suba até o mirante de 1.050 metros de altura para curtir a linda vista.
Circuito Trilha dos Inconfidentes
Um dos circuitos de Minas Gerais mais visitados pelos turistas é a Trilha dos Inconfidentes. Isso porque são 20 cidades de alguma forma relacionadas à Inconfidência Mineira.
Formam esse circuito as cidades de Carrancas, São João del Rei, Tiradentes, Alfredo Vasconcelos, Antonio Carlos, Barbacena, Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e São Tiago. Ufa!! Pois é, essas são as 20 cidades que formam o Circuito Trilha dos Inconfidentes.
Várias dessas cidades são entrepostos que surgiram na época do ciclo do ouro. Pois é, todo esse movimento e essa agitação humana, econômica e comercial fizeram surgir na região as ideias de liberdade defendida pelos inconfidentes.
Não por acaso, foi nessa região onde nasceu Tiradentes. Pois é, pertinho de São João del Rei, visite sua casa natal na Fazenda Pombal.
E por falar em São João del Rei, essa é outra visita imperdível no circuito. Uma das cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais, São João del Rei também foi a cidade de origem de vários integrantes da Inconfidência Mineira. Os prédios históricos da cidade são, de fato, muito bonitos. Enfim, a visita é imperdível. Aliás, confira todas as atrações da cidade em nosso post O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas.
E bem ali ao lado fica Tiradentes, uma das mais importantes cidades históricas de Minas, cuja origem remonta a 1702. Ela fica na área da Estrada Real conhecida como Caminho Velho. E essa cidade fantástica é cheia de encantos. Descubra todos eles em nosso post Dicas de Viagem de Tiradentes – MG.
Circuito Serra do Cipó
A maior cachoeira do estado de Minas Gerais está neste circuito. Só isso já vale a visita né? Pois é, a Cachoeira do Tabuleiro fica em Conceição do Mato Dentro, uma das sete cidades que compõem esse circuito. As outras são Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Jabuticatubas, Morro do Pilar, Santa Maria do Itabira e Santana do Riacho.
A Serra do Cipó propriamente dita, fica a cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte, após o município de Lagoa Santa. E o visitante encontra várias atrações, como, por exemplo, o Parque Nacional da Serra do Cipó, uma imensa área de mais de 33 mil hectares de extensão.
O parque tem uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, além de inúmeros pontos turísticos, entre trilhas, cavernas, cânions e cachoeiras, por exemplo. Aliás, o lugar tem inúmeras cachoeiras lindas, entre elas a Véu de Noiva e a Cachoeira Grande.
Outro passeio interessante por ali é fazer a Trilha dos Escravos, um caminho de pouco mais de 2 quilômetros em área preservada, entre muitas rochas.
Confira nosso post: O que fazer na Serra do Cipó, seus encantos e seu ecoturismo exuberante
Circuito dos Diamantes
A principal cidade do circuito é Diamantina, cujo patrimônio histórico e cultural encanta a todos os visitantes. Aliás, não é à toa que em 1999 ela foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Fundada em 1831, a cidade foi o principal centro de extração de Diamantes do país. Por isso ela está no final da Estrada Real, pois era por onde o ouro e as pedras preciosas escoavam até os portos do Rio de Janeiro e Paraty.
Em Felício dos Santos o visitante pode relaxar nas águas termais. Mas se quiser curtir muita área verde, não deixe de visitar os parques que ficam no circuito. Em Diamantina, por exemplo, tem dois: o Parque Estadual do Biribiri e o Parque Estadual das Sempre Vivas. Já o Parque Estadual do Rio Preto fica em São Gonçalo de Rio Preto. Em Santo Antônio do Itambé, por sua vez, vá conhecer o Parque Estadual do Itambé.
Entre outras belezas do Circuito dos Diamantes, não deixe de visitar o Canyon do Funil, em Juscelino Kubitschek, um canyon cortado por águas em temperatura ambiente, repleto de cascatas, poços e cachoeiras.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse Estado incrível, não deixe de conferir as 16 Cidades Incríveis em Minas Gerais para Você Viajar
Enfim, esses foram os oito circuitos de Minas Gerais que selecionamos para mostrar pra vocês. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentário e até o próximo post.
Aproveita para conferir outros posts do blog
- Macacos-São Sebastião das Águas-MG
- Um dia em Juiz de Fora – MG
- Dicas de viagem – Roteiro de 3 dias em Araxá, MG
- Onde ficar em Araxá – MG
- Dicas de Viagem – São Lourenço – MG, Cidade das Águas
- Voo de Balão em São Lourenço – MG
- Barbacena, a Cidade das Rosas.
- Viagem de carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai
- Dicas de Viagem de Tiradentes – MG
- Fim de Semana em Belo Horizonte – MG
- Fazenda Cabangu onde nasceu Santos Dumont – Pai da Aviação
- Onde Ficar em Ouro Preto – Hotel Luxor
- Ouro Preto – Dicas de Viagem
- Parque das Mangabeiras – Belo Horizonte
- O que fazer em Congonhas – MG
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Deixe um comentário