Você já ouviu falar da cidade dos profetas? Pois é assim que é conhecida Congonhas, considerada a melhor cidade de pequeno porte do Brasil. Além disso, ela fica a 78 km de Belo Horizonte, não muito longe.
Como não fica muito distante de Belo Horizonte, dá até pra fazer um bate-e-volta da capital mineira. Saindo cedinho, é possível.
E se você não mora em BH, e vai chegar de avião, faça uma cotação de aluguel de carro nas principais locadoras. Para isso basta acessar acessar o link de nosso parceiro Rental.cars.
Lá você não escolhe a locadora, simplesmente diz o período que vc precisa e vai aparecer a lista de todos os carros disponíveis em todas as locadoras, com os preços. Daí é só escolher. Muito prático!
Aliás, quando decidir se aventurar pelas Minas Gerais de carro, aproveite para conhecer outras cidades da região.
Relativamente próxima a Congonhas fica Ouro Preto, cidade de grande importância na nossa História, por conta do ciclo do ouro nos séculos 17 e 18.
Se quiser esticar um pouco mais a viagem, vá até Tiradentes e conheça a encantadora cidade batizada em homenagem a esse importante inconfidente.
Bem, mas voltando ao tema de nosso post, Congonhas, vamos começar falando do principal atrativo da cidade. É lá onde ficam as obras máximas do nosso gênio Aleijadinho.
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
A principal riqueza de Congonhas – a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – nasceu da promessa de um imigrante português. Depois de anos trabalhando em minas de ouro, Feliciano Mendes adoeceu e jurou que se recuperasse a saúde mandaria erguer um templo.
Curado, o garimpeiro deu início às obras em 1757. Entretanto, morreu pouco tempo depois, sem saber que de sua iniciativa surgiria um dos maiores tesouros da arte barroca do país. E, de fato, essa obra foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985.
O rico conjunto barroco é dividido em três partes, sendo que a principal atração está ao ar livre. Trata-se do adro, onde os doze profetas esculpidos em pedra-sabão por ninguém menos que Aleijadinho dão as boas-vindas.
As estátuas foram trabalhadas entre 1800 e 1805 e a imagem de Daniel é considerada o auge do talento do artista.
Congonhas é conhecida por abrigar os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho. Por isso a igreja onde eles ficam é parada obrigatória para quem está conhecendo a cidade.
Essas esculturas integram um dos principais conjuntos de arte barroca da América Latina. Localizadas na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, nela se destacam também 66 figuras em cedro. Essas figuras representam a Paixão de Cristo, outro importante trabalho do artista mineiro.
Para aqueles que gostam de madrugar, a basílica abre as portas logo às 6h, e encerra as visitas às 18h.
Capelas dos Passos
Em um plano inclinado com calçamento de pedra ficam as Capelas dos Passos, dentro das quais há 64 imagens em cedro que retratam a Paixão de Cristo, muitas de autoria de Aleijadinho e pintadas por mestre Athayde.
Observadas apenas pelo lado de fora, as seis capelas têm as janelas abertas o dia todo. Já a igreja exibe traçado inspirado nos santuários portugueses de Matosinhos e Braga e guarda em seu interior uma rica decoração rococó, com entalhes e relicários.
As seis capelas mostram diferentes momentos da Paixão de Cristo:Ceia, Horto, Prisão, Flagelação e Coroação de Espinhos, Subida ao Calvário e Crucificação.
As seis capelas mostram diferentes momentos da Paixão de Cristo:
- Ceia
- Horto
- Prisão
- Flagelação e Coroação de Espinhos
- Subida ao Calvário
- Crucificação.
Parque Ecológico da Cachoeira
Mas Congonhas não é só arte sacra e contemplação. A cidade também oferece muita área verde, natureza, água e atividades para moradores e visitantes.
Enfim, uma estrutura completa de lazer e esportes cercada pela natureza. Estas são algumas das características do Parque Ecológico da Cachoeira em Congonhas.
Criado em 1984, o complexo de lazer possui 57 mil metros quadrados de área construída com quadras poliesportivas, piscinas, campo de futebol, áreas de churrasqueira (com mesas e cadeiras) e camping, lanchonete e estacionamento.
Além disso, várias espécies de jacarandá e quaresmeira, além da bela cachoeira Santo Antônio, formam a área de preservação de 70,4 mil metros quadrados.
Animais típicos da fauna da região como a maritaca, paca, lontra e o tamanduá-bandeira são visitantes constantes do parque.
Museu de Congonhas
Esse museu abriga várias obras de arte dos artistas Aleijadinho e Mestre Ataíde entre outros.
A proposta é contar a história da cidade e das principais obras sacras, como os 12 profetas. E tudo acontece por meio de muita interatividade. Por isso a visita se transforma numa verdadeira aula de História. Mas não aquelas aulas cansativas da escola, e sim uma aula muito divertida. rsrs
E esse prédio moderno fica localizado bem próximo do Santuário de Matosinhos, na Alameda das Palmeiras, o que facilita o acesso.
O prédio tem 3 pavimentos e conta, além das obras expostas, com biblioteca, auditório e anfiteatro a céu aberto. E depois de andar e conhecer tudo isso você pode saborear um delicioso café no Santíssimo Bistrô. rsrs
Por isso é uma excelente opção de passeio na cidade dos profetas.
Quando ir
A melhor época para visitar a cidade é de abril a julho, quando o clima é mais estável, com menos período de chuvas e a temperatura mais amena.
Além disso, para quem segue os rituais católicos, no período da Semana Santa a cidade vira um grande palco.
Além das missas, sermões e procissões, a cidade exibe os já tradicionais tapetes de serragem colorida, que, aliás, são realmente muito bonitos.
Mas as atrações não param por aí. A cidade também celebra a Páscoa com uma belíssima e emocionante encenação da Paixão de Cristo, que encanta moradores e turistas.
Onde se hospedar
No início do post falamos que é possível até fazer um bate-e-volta a Congonhas a partir de Belo Horizonte.
Mas, se ao invés disso, você quiser aproveitar a cidade com mais calma e mais tempo, Congonhas oferece excelentes opções de hospedagem.
E tem hotéis para todos os gostos, desde casarões típicos do século 18 até acomodações em prédios modernos.
Entre as opções, essas são apenas algumas que separei para vocês:
[word_balloon id=”4″ position=”L” size=”M” balloon=”line” name_position=”hide” radius=”true” avatar_border=”false” avatar_shadow=”false” balloon_shadow=”true” bg_color=”#73ccbf” avatar_hide=”false” box_center=”false”]Não esqueçam de utilizar nosso link aquimesmo na página, para fazer a reserva.
Vocês não pagam nada a mais por isso
e ainda ajudam o blog a se manter
sempre atualizado. [/word_balloon]
Onde comer
Se você está procurando um lugar para saborear uma típica comida mineira, e bem localizada, o Casa da Ladeira é a opção rsrs.
O restaurante fica numa casarão bonito, muito bem localizado, bem próximo do santuário.
O lugar e a comida são bem simples mas a comida é gostosa. Eles servem pratos típicos da culinária mineira, entre outras opções, no estilo self-service. Além disso, o fogão e à lenha, o que já deixa um sabor especial na comida rsrs
Vale a pena conferir.
Enfim, essa é Congonhas, a cidade dos profetas. Uma cidade que encanta e marca pela sua arte e sua história. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.
Aproveita para conferir outros posts do blog
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Adriana Magalhães Alves de Melo diz
Que dicas boas! gERALMENTE O PESSOAL SÓ FALA DO CENTRO HISTÓRICO, ADOREI AS OUTRAS DICAS
ViajanteMovel diz
Pois é Adriana, Congonhas tem outras atrações também rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Murilo Pagani diz
Um guia completão sobre congonhas, hein!?
pretendo conhecer quando voltar a bh e adorei estas dicas sobre o que fazer na cidade!
realmente deve ser um lugar muito especial!
abraço
ViajanteMovel diz
É sim um lugar muito especial Murilo. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Angela C S Anna diz
queria muito ter incluido congonhas no meu roteiro em mg, um lugar sensacional e repleto de historia. eu li uma noticia q a cidade poderia sumir caso uma barragem cedesse, acha q eh verdadE?
ViajanteMovel diz
Bem Angela, de fato há algumas notícias na internet sobre a possibilidade da cidade ser afetada caso haja o rompimento de uma barragem que tem por lá, mas não sei qual seria a intensidade do impacto. Tomara que isso não aconteça nunca pois parte da história de nossa cultura está lá. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
christian diz
É sempre bom saber o que se pode fazer antes de ir a uma viagem, na minha de congonhas já tenho obrigado
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Michelle diz
Na semana santa, para quem é religioso deve ser uma viagem muito linda. Bela dica
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Michelle. Volte sempre.
Simone diz
Emocionante Congonnhas-MG.
Adorei todos os relatos muito
Bem esclarEcedores.
Parabéns!!!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Simone. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
SIMONE kloss diz
Passei pela CIDADE agora em Janeiro 2021….tudo muito lindo….centro histórico lindo….foi uma passagem rápida…só que o pessoal aí responsável tem que ver essa questão do GPS….nos MANDOU por cada ruazinha que dava medo….ladeiras que meu carro nem subiu…(passamos muito medo).TIVEMOS que chegar na Basílica…com informações precárias de moradores…mas QUERO voltar….
ViajanteMovel diz
Simone, se você puder voltar à cidade na época do Corpus Christi você vai adorar pois as ruas ficam muito coloridas. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
DAYSE MARIA DE ALMEIDA ROCHA diz
Vendo uma reportagem do Globo Rural fiquei encantada com as quitandeiras e a culinária, além de uma fazenda onde uma parte da reportagem foi. feita. Mas ao checar notícias da cidade pela internet só percebi muito ênfase na questão religiosa, não que não seja importante, mas no momento meu desejo maior é conhecer essa história contada na reportagem. Outra dúvida: como chegar a congonhas de ônibus, só consegui visualizar trajeto de carro. aguardo um retorno. obrigada
ViajanteMovel diz
Bom dia Dayse. Realmente a parte religiosa é a base do turismo da cidade. Partindo de Belo Horizonte, que é a capital mais próxima, o trajeto de ônibus pode ser feito pela Viação Sandra. Os ônibus partem da rodoviária de BH quase de hora em hora, e a viagem dura cerca de uma hora e quarenta minutos. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.