Ícone do site Viajante Móvel

O que Fazer em Lima no Peru com Dicas de Hotel e Restaurante

Fala-se muito pouco da cidade de Lima como um destino turístico no Peru. Quando se pensa nesse surpreendente país latino-americano, normalmente Cusco e Machu Picchu são os destinos para os quais se encontram mais dicas.

Como não dispúnhamos de muito tempo para nossa viagem, apenas 4 dias, resolvemos explorar a capital peruana e aqui vamos contar pra vocês o que fazer em Lima.

Sobre Lima

Fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, a Cidade dos Reis, como era chamada inicialmente, foi designada, a partir de 1543 como a capital do Vice-Reinado do Peru.

Após alguns anos de guerras e revoltas, além de violentos terremotos que mudaram a paisagem da cidade, o famoso General Latino-americano José de San Martin proclama, em 1821, a República no Peru, e Lima sua capital.

Lima é o nome de uma cultura, um povo que viveu na região no início da era cristã. Muito interessante conhecer um dos locais que retratam essas e outras culturas que viveram lá, é a Huaca Pucliana, que fica dentro da cidade. Veja informações mais abaixo neste post.

Como chegar

As opções de voos para Lima são variadas, mas as mais comuns são da LATAM  e da COPA Airlines. Fique atento com os voos da COPA pois normalmente fazem conexão na Cidade do Panamá, o que torna a viagem mais longa. Por outro lado, os da LATAM têm o trecho doméstico feito pela TAM, e às vezes você precisa trocar de aeroporto em São Paulo. Chega em Guarulhos e precisa ir até Congonhas, então fique atento. Colocamos todos os detalhes de nossos voos nos posts:

 Planejamento e Dicas Úteis para uma Viagem a Lima

Dica de Hotel para conexões longas em São Paulo.

Onde ficar

A cidade tem excelentes hotéis, principalmente nas regiões de San Isidro e Miraflores. Miraflores é um bairro com mais comércio, enquanto San Isidro é mais residencial.

Nossa opção de hospedagem foi o Meliã Lima um cinco estrelas muito bem localizado no bairro de San Isidro, um bairro residencial muito seguro, onde tem um Shopping novo, bem próximo ao hotel, o Real Plaza. O hotel fica na esquina de duas importantes avenidas, a Salaverry e a Sanchez Carrión.

Hotel Meliã Lima

O hotel

O hotel tem 180 quartos distribuídos por 12 andares. Os quartos são muito confortáveis, com carpetes em toda área, o que ajuda muito nas baixas temperaturas.

Um detalhe, para quem sentir falta, a TV tem canais brasileiros. rsrs O banheiro é grande e tem banheira. O quarto é muito bem cuidado, as instalações são de excelente qualidade e muito limpo.

Nosso Quarto no Meliã Lima

No 9° andar tem um Centro de Bem-Estar, com sauna, academia e tratamentos estéticos e relaxantes. A academia não é muito grande mas tem bicicleta, elíptico, além de equipamentos de musculação, abdominal, etc, TV e água aromatizada à disposição dos hóspedes.

Além da sauna e do banho turco, a lista de tratamentos conta com vários tipos de massagens, reflexologia dos pés e diversos tratamentos estéticos. É só marcar com a atendente que fica no local.

Piscina do Meliã Lima

O hotel tem piscina e oferece também um chá da tarde a um custo extra. Não conseguimos aproveitar pois nesse horário estávamos sempre passeando.

O café da manhã é excelente, muito variado, com opções para quem está de dieta, seja low carb ou da proteína, com frutas que conhecemos e outras típicas do Peru, diversos tipos de pães, leite normal e desnatado, cereais, etc.

As opções no café permitem, inclusive, fazer um Brunch, ou seja, acordar um pouco mais tarde, e fazer uma refeição com carne, verdura, legumes, ovos, etc.

Café da Manhã do Meliã Lima
Restaurante do Meliã Lima

Onde comer

O Peru é conhecido pela gastronomia de excelente qualidade e pudemos comprovar essa fama. A cidade é repleta de excelentes restaurantes, com pratos tão típicos e diferentes quanto deliciosos.

O prato típico mais conhecido é o Ceviche. Normalmente servido como entrada, o prato é feito com peixe cru marinado no limão. O peixe mais comum é o de carne branca, acompanhado de um milho característico chamado choclo.

Esse milho é muito gostoso, vem uma parte cozido e outra assado, acompanhado de uma batata-doce alaranjada, chamada camote, deliciosa. Decorando tudo, lascas de cebola crua por cima. É um prato bem diferente mas muito delicioso. Foi a primeira vez que comemos e adoramos.

Tanta

Nossa primeira aventura gastronômica foi no Tanta do Shopping Real Plaza, que fica pertinho do hotel. Como chegamos próximo ao horário do almoço fomos andando ao Shopping procurar um lugar para almoçar e já começamos a perceber o motivo da fama da gastronomia de Lima.

Vários restaurantes famosos e muito bem conceituados já na avenida, ao lado da entrada principal. Escolhemos o Tanta, onde pedimos logo o prato característico para provar, o Ceviche. Totalmente aprovado.

Ceviche

Para os pratos principais pedimos Lomo Saltado e o Menestrón Tanta. O Menetrón é um prato  com pedaços de ponta de peito cozido, macarrão penne, verduras, queijo derretido, tudo dentro de um caldo muito gostoso chamado crema huancaina.

Menestrón Tanta

O Lomo Saltado é o prato mais popular do restaurante, lombo assado com batatas fritas e arroz com o milho choclo. Ambos os pratos muito deliciosos, recomendamos.

Lomo Saltado
La Bodega de la Trattoria

O La Bodega de la Trattoria é um restaurante italiano, mas que tem outras opções de pratos também. Fica em Miraflores, próximo à praia, e com uma pequena área de estacionamento na frente. O lugar é muito bem estruturado, excelente ambiente, calmo, muito limpo, e garçons atenciosos.

Pedimos uma Salada chamada Insalatta Picatta e um Filetto de Cuadril Braseado, que seria um corte generoso de picanha assada com vinho tinto, com um purê do milho choclo, um milho típico do Peru.

A Insalatta tem com cubos de frango grelhado, tomate, alface, queijo gouda, toucinho, ovo, abacate e ervas.

Devo dizer que foi, com toda certeza, a salada mais deliciosa que já comi. Muito gostosa mesmo, inesquecível.

Salada Insalatta Picatta

O Filetto também é uma delícia, a carne no ponto mesmo, nem crua, nem assada demais, e o purê do cilho choclo tem um gosto levemente adocicado, muito bom. Recomendamos o lugar e os pratos.

Filetto de Cuadril Braseado
El Mercado

O El Mercado é um restaurante em Miraflores, com um ambiente muito agradável. É todo coberto mas mesmo assim tem muito verde em seu interior. Nesse restaurante foi onde saboreamos os pratos mais diferentes da viagem.

Pedimos um Tacu Tacu a lo Macho, prato a base de peixe, acompanhado de camarão e lagostim e um Cau-Cau a lo Macho, outro prato base de peixe, com batatas crocantes e um caldo levemente picante e muito delicioso.

Tacu Tacu a lo Macho
Cau-Cau a lo Macho

Para sobremesa experimentamos o La Chocolaterie, que lembra um brownie com uma calda de chocolate e um Crema Volteda de Dulce de Leche, muito parecido com um pudim de leite. Só podemos dizer que estava tudo muito delicioso.

La Chocolaterie
Crema Volteda de Dulce de Leche
Buena Vista Café Lima

Um Café muito bem localizado, à beira da encosta, com um visual deslumbrante do mar, para apreciar o pôr-do-sol num clima romântico, curtindo um dos vários chás ou cafés do cardápio.

Buena Vista Café

Fica no Circuito de Playas, uma grande avenida que acompanha a encosta na orla. É um cenário lindo.

Buena Vista Café

O que fazer

Huaca Pucliana

Essa é uma área construída há cerca de 1500 anos atrás, por uma cultura pré-Inca, chamada Lima. Isso mesmo, esse é o nome de um antigo povo que viveu naquela região, e que hoje dá nome à capital peruana.

O local é um conjunto de tijolos antigos, construídos artesanalmente, que formam e dividem diversas áreas, sendo a principal delas, a pirâmide, em cujo topo ocorriam sacrifícios humanos.

A pirâmide não é oca, é maciça e é possível ver uma ligeira diferença entre os tijolos originais, mais irregulares, e os construídos recentemente para fins de restauração da área.

Huaca Pucliana
Huaca Pucliana
Parque da Reserva ou Parque das Águas ou Circuito Mágico das Águas

O Parque das Águas, como é mais conhecido, é uma área de lazer muito bonita, que garante um excelente passeio e muito divertimento para todas as idades. A proposta desse parque é apresentar várias fontes de água, combinadas com luzes coloridas, e um espetáculo que acontece 2 vezes por noite.

O Parque é aberto de terça a domingo, de 15:00 às 22:30. O lugar é muito agradável a qualquer hora, mas à noite ele é mais bonito, devido ao efeito das luzes coloridas combinadas com as águas das 13 fontes.

Cada fonte tem uma característica diferente, em algumas apenas se observa, enquanto em outras o visitante interage com a água. Uma delas é a Fuente Túnel de las Sorpresas, um túnel de água, com cerca de 10 metros, onde os visitantes formam fila para passar por baixo dos jatos de água que passam por cima das pessoas, muito legal.

Fuente Laberinto

Outra que é uma das mais concorridas, é a Fuente Laberinto del Ensueño. É uma das que mais chama a atenção, uma fonte com várias saídas de água, em círculo.

São 5 círculos concêntricos formados por jatos d`água na vertical. Entre cada círculo desses há um espaço em que se pode ficar sem se molhar. Até aí tudo bem, existem vários desses no mundo.

A novidade é que tem um funcionário controlando o momentos em que a água espirra e que a água pára. Como ninguém sabe quando isso acontece, crianças, e adultos que se transformam em crianças, se divertem tentando adivinhar esses momentos para passar de um círculo para outro sem se molhar.

É claro que nem sempre isso dá certo e todos saem encharcados, mas a diversão é não desistir de tentar. É muito divertido, tanto que aqueles que não se arriscam lotam a área ao redor, pois ficar assistindo também é divertido.

O parque fica numa grande área verde, com vários jardins, muito bem cuidados e tratados. Ele é dividido entre os dois lados de uma avenida que são interligados por um túnel subterrâneo. Também tem vários quiosques de alimentação, e a entrada custa 4 Solis por pessoa.

Parque do Amor

Esse é um parque que, como o próprio nome indica, celebra o amor. Tem uma estátua com dois namorados se beijando e é todo decorado com frases românticas em pequenos ladrilhos coloridos, e de onde se pode apreciar um cenário lindo do mar.

Fica na orla, próximo ao Shopping Larcomar e onde decolam os paragliders. Os turistam podem pagar para um voo de cerca de 10 minutos num paraglider. É um lugar muito agradável, como todo essa área muito bem urbanizada, bonita e sempre muito movimentada.

Parque do Amor

Algumas frases entre tantas outras expostas no parque:

“Canta amor mio, desnudate bajo la lluvia” – Rodolofo Hinostroza

“Estupendo amor amar el mar”– Jorge Eduardo

“Tu de este lado y yo en el otro como dos remos” – Cecilia e Alberto

“Tu estar por encima del infinito mar”– Augusto Tamayo Vargas

Parque do Amor
Parque do Amor
Pôr do Sol no Parque do Amor

Aproveite e Pin it:

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069564021511/’]
Shopping Larcomar

Esse é um daqueles tipos de shoppings abertos, que também tem em algumas cidades brasileiras, com a diferença do cenário, realmente muito lindo.

Fica na orla de Lima, no bairro de Miraflores, de onde se tem uma vista maravilhosa do mar e das encostas. Como o sol no Peru se põe no mar, ao contrário do Brasil, o Shopping Larcomar é um lugar muito procurado para assistir ao pôr-do-sol.

Shopping Larcomar

O Shopping é sempre muito movimentado, tem lojas de marcas e bons restaurantes e wi-fi gratuita. O acesso aos 3 andares é facilitado por escadas rolantes que ficam ao ar livre mesmo, pois a cidade de Lima é conhecida pelo seu baixo índice pluviométrico, ou seja, chove muito pouco por lá.

Larcomar
Larcomar

O Shopping tem estacionamento subterrâneo e o acesso a pé é feito pela andar superior, num área muito bonita, com jardins e gramados muito agradáveis para passar a tarde. Nessa área em frente tem a estátua do Urso Paddington.

É uma história curiosa, de um urso que foi personagem principal de uma coleção de histórias infantis, que saiu do interior do Peru e foi parar na Inglaterra, na estação de trem Paddington, em Londres. A estátua foi doada pela Embaixada Britânica em Lima para a cidade.

Paddington Bear
Shopping Real Plaza

Esse shopping fica na Avenida Salaverry, pertinho do hotel Melia Lima. É bem grande, com 7 andares de lojas de todas as marcas, desde as mais em conta até as mais caras. Foi inaugurado recentemente e tem uma entrada muito bonita. Ao lado da entrada já tem excelentes restaurantes que representam muito bem a culinária peruana.

Shopping Real Plaza

Um desses restaurantes é o Tanta, onde tivemos nossa primeira experiência culinária em Lima, como já relatamos lá em cima neste post. Para quem se hospeda no Melia Lima é possível ir a pé, pois a região é bem tranquila.

Infelizmente nessa viagem não conseguimos ir a Machu Picchu por que não tínhamos muito tempo, mas as meninas do Travel Tips Brasil foram e contaram tudo no post Visitando Machu Picchu. Um Lugar Indescritível!

Outro destino que ainda queremos conhecer em breve é Cusco. A Ana Paula do blog Até Onde Eu Puder Ir compartilhou com agente o post Cusco no Peru: Roteiro Completo. Vale conferir.

E você, já viajou para Lima e quer compartilhar suas experiências com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar  outros viajantes! E se você ainda não viajou e tem alguma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe podemos ajudá-lo.

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Sair da versão mobile