Ícone do site Viajante Móvel

II Encontro Japão.br em São Paulo

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, a Viajante Móvel esteve em São Paulo para o II Encontro Japão.br. Nesse evento aprendemos muita coisa sobre a cultura, a arte, a arquitetura e a culinária japonesas. Continue lendo e aprenda também um pouco sobre esse país incrível que é o Japão e sua presença no Brasil.

HOSPEDAGEM

O hotel Mercure Bela Vista São Paulo, em parceria com os participantes do evento, patrocinou valores diferenciados aos blogueiros que quisessem lá se hospedar. O hotel é muito confortável e o serviço também é de excelente qualidade. Confiram o review no post Hotel Mercure Bela Vista: uma opção de hospedagem em São Paulo.

1° DIA

BUNKYO

A turma do japão.br começou o dia com uma palestra ministrada pela coach Carla Okubo na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, chamada BUNKYO, nome abreviado em japonês.

A BUNKYO tem por finalidade divulgar a cultura japonesa no Brasil, além de também divulgar a cultura brasileira no Japão. Além disso, organiza diversos eventos e recepciona autoridades japonesas quando em visita ao Brasil.

O prédio da Sociedade fica localizado, como não poderia deixar de ser, no bairro da Liberdade, reduto da cultura japonesa em São Paulo.

MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O Museu Histórico da Imigração Japonesa está localizado dentro do prédio da BUNKYO. Lá a turma do japão.br fez uma visita guiada com a Vice-presidente do museu, Lídia Yamashita. 

O museu conta com mais de 97 mil itens relacionados aos imigrantes japoneses. Alguns desses itens que retratam a imigração japonesa são documentos, quadros, jornais, fotos e muitos outros. Em outras palavras, a gente consegue realmente imaginar como foi a saga do povo japonês ao empreender essa aventura de emigrar para o Brasil.

JAPÃO.BR NO BAIRRO DA LIBERDADE

Depois dessas visitas chegou a hora da turma do japão.br caminhar por um dos bairros mais famosos da capital paulista: a Liberdade.

Nascido com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, o bairro conta hoje com inúmeras lojinhas onde se compra de tudo, até o que não se precisa rsrsrsrs. Além disso o bairro também é repleto de restaurantes com a típica culinária japonesa.

Nos finais de semana a Liberdade literalmente “ferve” com visita de turistas e paulistanos. E como tínhamos ficado lá até por volta do meio-dia, era hora de saborearmos a culinária japonesa na Peixaria Mitsugi.

ALMOÇO NA PEIXARIA MITSUGI

Na Peixaria Mitsugi a “comitiva” do Japão.br pode se deliciar com pratos variados da culinária oriental. Também pudemos desfrutar do patrocínio da AZUMA KIRIN COMPANY.

Delicioso choux cream

 

 

A Azuma Kirin é uma companhia que já está no Brasil há 80 anos e é especializada em produtos orientais. E o Sparkling foi o produto escolhido pela companhia para patrocinar o evento. Assim a turma do Japão.br pode saborear essa bebida a base de sakê, com sabor de frutas.

PAVILHÃO JAPONÊS

Após um almoço maravilhoso na Peixaria Mitsugi a turma do Japão.br foi fazer a digestão com uma caminhada em outro ícone de São Paulo: o Parque Ibirapuera. Lá também tem cultura japonesa rsrsrs.

E encontramos essa cultura no Pavilhão Japonês, localizado às margens do lago do parque. O parque foi doado pelo Governo Japonês à cidade de São Paulo em 1954, em comemoração ao 4° centenário de sua fundação.

O Pavilhão é mantido atualmente pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, a BUKYO, da qual já falamos lá em cima. O prédio mantém as características de construção japonesa, tem salão nobre, sala de exposições e diversas salas para eventos. Além disso, tem o lago de carpas do Pavilhão, que é lindo, com carpas enormes.

Os participantes do Japão.br ainda apreciaram uma bela demonstração de música japonesa proporcionada pelo músico Shen Ribeiro, nada menos do que o Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa. Viram como a turma do Japão.br foi muito bem recepcionada? rsrsrs.

Shen Ribeiro, vice-presidente do Pavilhão Japonês tocando shakuhachi, flauta japonesa feita de bambu.

JAPÃO.BR NO HOKO RESTAURANTE

Chegada a noite, fomos apreciar a deliciosa culinária do Hoko Restaurante.

Localizado em Pinheiros, esse restaurante é especializado em comida asiática. O ambiente é aconchegante, a comida bem servida e deliciosa. Ou seja, é uma excelente dica para um jantar nos finais de semana.

2° DIA

CAFÉ NO HOTEL MERCURE BELA VISTA

O 2° dia do Japão.br começou com um café a todos os participantes patrocinado pelo Hotel Mercure Bela Vista. Todos puderam apreciar a variedade do farto café da manhã do hotel. Confira o review aqui.

Depois disso fizemos uma visita às instalações do hotel, onde conhecemos o excelente padrão dos quartos, amplos e muito confortáveis. Também conhecemos o mesanino, com algumas salas e auditórios para reuniões, cursos e palestras. Depois visitamos a academia e a piscina. Conheça todos os detalhes no review Hotel Mercure Bela Vista: uma opção de hospedagem em São Paulo.

Finalmente, conhecemos o heliponto, o que mais a equipe do Japão.br curtiu pois tivemos uma vista maravilhosa, em 360 graus da cidade de São Paulo. Linda!!!

 

JAPAN HOUSE

Deixando o hotel, fomos conhecer a Japan House. No intuito de divulgar a essência da cultura japonesa pelo mundo, o governo Japonês construiu três Japan Houses. Além de Londres, na Inglaterra, e Los Angeles nos Estados Unidos, São Paulo também foi agraciada com essa jóia da cultura oriental. E, assim como no Museu da Imigração, fizemos uma visita guiada por Claudio Kurita, Diretor de Eventos e Operações da casa. 

O local é muito agradável e aconchegante. Tem uma biblioteca, com livros sobre vários temas ligados à cultura japonesa. Livros sobre arquitetura japonesa, culinária japonesa, história do Japão, a língua japonesa, entre outros. Tem livros em português, inglês e japonês e eles não estão organizados em ordem alfabética mas por assunto, pois assim facilita a busca. Qualquer pessoa pode chegar, escolher um livro, sentar numa das poltronas e, se quiser, passar o dia ali, lendo, pois o local é bem agradável.

Ainda no térreo, ao lado da biblioteca tem uma lojinha com vários produtos também relacionados à cultura japonesa e uma cafeteria, com guloseimas de dar água na boca.

A Japan House tem um vasto calendário de exposições durante o ano. E a turma do Japão.br pode conferir a exposição Aromas e Sabores. Essa exposição tem um intuito de guiar os visitantes por alguns do diferentes gostos e cheiros do mundo. E nessa jornada ainda fomos desafiados na obra Labirinto Olfativo, do artista Maki Ueda. Ao percorrer esse labirinto somos levados e identificar o perfume mais puro da cerejeira. Por isso tudo essa visita foi muito interessante e lúdica.

ALMOÇO NA ABEUNI

A ABEUNI é a Aliança Beneficente Universitária de São Paulo. Essa entidade filantrópica, sem fins lucrativos, formada por voluntários, tem a missão de promover o bem estar social por meio de ações nas áreas da saúde, educação e cidadania.

Ao chegarmos na ABEUNI fomos muito bem recebidos pela sua Presidente, Carimie Romano, que nos brindou com informações completas sobre a entidade.

Depois disso fomos aproveitar o festival gastronômico ABEUNI Food Experience, que estava acontecendo no local. Com pratos de renomados chefs como Guilherme Cardadeiro, Jiang Pu (chef do Chi Restaurante), Telma Shiraishi (chef do Restaurante Aizomê) e Waldomiro dos Santos (chef do Banqueteiro dos famosos) e Cesar Yukio (chef Pâtissier), a turma do Japão.br pode se deliciar com os pratos especialmente preparados para o evento.

A turma “se acabou” nos bolinhos de macaxeira veganos rsrsrss, no crepe chinês, no poke de atum, no fricassé de frango à tailandesa com purê de batata doce e outros pratos deliciosos. E todos os pratos tinham preços de, no máximo, 30 reais. Ou seja, foi uma experiência muito legal e saborosa rsrsrs.

Enfim, essa foi nossa experiência com a turma no II Encontro Japão.br. Foi um fim de semana muito agradável, vibrante, de muito aprendizado, onde conhecemos um pouco mais sobre a cultura do povo japonês que hoje é presença marcante na sociedade brasileira.

 

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Dica de Hotel para Conexão longa em São Paulo

Hospedagem em São Paulo

Japan House ( em breve )

Evento II Japão.br 

O que fazer em Campos do Jordão

Cinco cidades para curtir o inverno no Brasil

 

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile