Ícone do site Viajante Móvel

Seychelles – Praslin

Neste post vamos detalhar nossos dias em Praslin, a primeira das três ilhas que visitamos em Seychelles após sairmos de Zanzibar.

Seychelles é um arquipélago de cerca de 115 ilhas mas as maiores e mais visitadas são Mahé, onde fica a capital Vitória, Praslin e La Digue. Vamos contar nossa experiência em cada uma delas em posts separados. Confira também nosso post com Dicas gerais e Roteiro de Seychelles.


O Hotel


O hotel que escolhemos em Praslin foi o Chalets Coté Mer, avaliado como “Muito Bom” no booking.com. O apartamento era na verdade um chalé de dois andares, com dois quartos, cozinha, sala e varanda. Tinha geladeira, fogão, louças, armários, TV, ventilador, muito agradável e bem estruturado.

Recepção do hotel Chalets Cote Mer em Praslin, Seychelles

Nosso Chalé no Hotel Chalets Cote Mer

Nosso Chalé no Hotel Chalets Cote Mer

Nosso Chalé no Hotel Chalets Cote Mer

O restaurante onde é servido o café tem uma linda vista da Baie Ste. Anne, de onde se pode ver os barcos chegando e saindo para as outras ilhas. As janelas são bem grandes, o local é bem arejado, mas o mais interessante eram as pequenas companhias que tínhamos: os passarinhos! Isso mesmo, eles estão bem acostumados aos humanos, e chegam bem perto, só não pousam na mesa enquanto você estiver lá. As funcionárias que atendem no café da manhã são super atenciosas e simpáticas.

Hotel Chalets Coté Mer – Praslin – Seychelles

A piscina do  hotel também tem um linda vista pois fica ao lado do restaurante, então dá pra ficar morgando olhando pro mar, assistindo ao movimento dos barcos, muito bom. A piscina é pequena mas bem agradável. Tem espreguiçadeiras embaixo de palhoças e fica próxima à recepção também, onde tem uma pequena biblioteca para curtir um boa leitura.

Piscina do Hotel Chalets Cote Mer

O hotel tem Wi-fi e funciona bem mas não é incluída no pacote, paga-se à parte.


Alugando carro


Em Praslin vale a pena alugar um carro. Essa é a segunda maior ilha do país, com uma área de 38 quilômetros quadrados, com acessos fáceis e várias estradas asfaltadas beirando a praia, onde você pode parar quando avistar um cenário digno de fotos (o que vai acontecer frequentemente, pode ter certeza rsrs). Então a melhor forma de conhecer a ilha é realmente alugando um carro. Você pode até pegar táxi ou ônibus mas vai pagar caro e perder muito tempo.

Nosso carro em Praslin da Adventure

Fizemos a pesquisa do aluguel de carro ainda em Zanzibar, então quando chegamos em Praslin já tínhamos agendado o recebimento do carro logo no dia seguinte pela manhã. Alugamos pela Aventure Car Hire, fizemos tudo por e-mail pois eles não têm site próprio (aventure@seychelles.net). Nós os descobrimos neste site que tem muitas informações e dicas sobre Seychelles: http://www.seychelles.travel/

Escolhemos essa locadora após uma boa pesquisa entre as opções de empresas da ilha. Esse foi a que apresentou o melhor preço da diária para um carro automático. Como em Seychelles a mão é inglesa e os carros são invertidos, decidimos escolher um com câmbio automático pra facilitar.


Os distritos de Praslin


A ilha tem dois “distritos” como eles chamam as duas áreas urbanas: Baie Ste. Anne e Grand`Anse. O nosso hotel ficava na Baie Ste. Anne, perto do Jetty onde se pega os barcos para as outras ilhas. Nesse distrito é onde tem o banco Barclays, um banco britânico que tem em vários lugares do mundo, onde é possível sacar dinheiro. Eles não compram reais brasileiros lá, apenas dólares, então, troquem os reais antes de embarcarem, ainda no Brasil.

Praslin – Seychelles

Praslin – Seychelles

O distrito de Grand`Anse parece um pouco melhor estruturado, tem uma igrejinha antiga lá, a Igreja de São Mateus, um pequeno shopping center (pequeno mesmo rsrsrs). Mas o que mais nos surpreendeu foi ter encontrado uma Whole Food Market por lá (um conhecido mercado de alimentos saudáveis americano)! Isso mesmo, não esperávamos encontrar, mas foi uma agradável surpresa pois o local era realmente agradável.

Whole Food em Praslin

Em seu interior há um café, onde você saboreia uma das opções de cafés que eles servem, ou um suco natural de laranja delicioso, lê um jornal local, numa temperatura agradável, lá fora um forte calor e dentro, o ar condicionado amenizando, e uma musiquinha de fundo. Enfim, muito agradável mesmo, recomendamos. é só seguir pela estrada que circunda a ilha, fica na estrada mesmo, na costa oeste, no distrito de Grand Anse.


1° dia > Chegando em Praslin


Chegamos em Seychelles pelo aeroporto da capital, Vitória, na ilha de Mahé, onde chegam todos os voos internacionais e de lá, embarcamos para Praslin num voo que durou cerca de 20 minutos.

Esse trecho Mahé – Praslin nós compramos pela própria Air Seychelles, pela internet, pesquisando no Google Flights (Veja nosso post sobre o  Google Fligts). Era um avião pequeno, de cerca de 15 passageiros, a hélice. Para quem tem medo de avião pequeno e a hélice, podemos garantir que foi muito tranquilo, não balançou, não pegamos mau tempo,  e o voo ainda foi à noite! Experiência interessante.

O aeroporto em Praslin é ainda menor que o de Vitória mas também bem limpo e arrumado. Fomos de táxi para o hotel. Dependendo do horário de chegada é interessante agendar previamente um transfer para o hotel.

Aeroporto de Praslin – Seychelles


2° dia > Costa leste


A ilha de Praslin é quase toda circundada por uma estrada asfaltada de mão dupla. A estrada é boa e, como a maior parte do tempo você anda à beira-mar, não tem muitas curvas apertadas, com subidas e descidas como tem em Mahé. Apenas um trecho tem essas partes mais sinuosas, que é o que liga a costa leste, em Baie Ste. Anne, à costa oeste em Grand`Anse, passando por dentro do Parque Nacional. Mas é bem tranquilo comparada com Mahé que é bem mais “emocionante” 🙂 🙂 🙂

Nessa primeira saída demos a volta na baía e fomos conhecer uma pequena prainha, como o próprio nome diz, Petit Anse, depois Anse Volbert, onde tem algumas lojinhas, uma sorveteria bem frequentada chamada Gelateria Côte D`Or. Prosseguindo até o fim desse trecho da estrada chega-se até um pequeno resort chamado Paradise Sun, avaliado como “Fabuloso” no Booking.com, fica a dica. Se for reservar use nosso link aí ao lado que dá acesso direto ao Booking.

Prosseguindo nosso trajeto, em uma das paradas encontramos uma pedra com o formato de golfinho. Nós já estávamos saindo da água quando olhamos para trás e visualizamos uma pedra que, por um desses acasos do destino, do lugar onde estávamos dava pra vislumbrar o formato perfeito de um golfinho. Vejam se não parece.

Praslin – Seychelles

Praslin – Seychelles

Marcamos aí no mapa pra facilitar a localização pra vocês. Gente, a localização é aproximada tá, observem que não tem nem um ponto de referência no mapa. 🙂 🙂 🙂

Local da pedra em formato de golfinho – Praslin – Seychelles

Esse folheto com o mapa vocês pegam logo na chegada no aeroporto de Vitória ou no de Praslin. Por isso que, embora a imagem não esteja muito boa, dá pra vocês terem uma ideia da localização quando tiverem o folheto em mãos. Ele tem os mapas das três ilhas, com vários pontos e dicas legais.

No fim da estrada, pela costa leste, chegamos em Anse Lazio. Essa é uma praia muito bonita, com águas calmas, areia branca, e é um ponto onde o rio se encontra com o mar, então criou-se um cenário lindo, confiram.

Anse Lazio – Praslin – Seychelles

Praslin – Seychelles

Praslin – Seychelles

Anse Lazio é a praia que fica no final da estrada que segue pela coste leste, não tem erro, é só seguir que a estrada termina lá.

Esse foi o ponto extremo de nosso passeio nesse  dia inteiro em Praslin.


3° Dia > Costa Oeste e Valeé de Mai


No terceiro dia fomos percorrer a costa Oeste da ilha, seguindo pela mesma estrada principal mas no sentido contrário. A ideia foi a mesma, ir parando onde achávamos algum lugar bonito, e assim fizemos, paramos bastante.

No distrito de Grand`Anse, logo na chegada tem a Igreja de São Mateus, simples mas vale a pena parar pra tirar umas fotos.

Igreja de São Mateus – Praslin – Seychelles

Ali perto tem também um monumento que mostra todos os atrativos da ilha e celebra a independência do país também.

Monumento Seychelles Independence

Praslin – Seychelles

Praslin – Seychelles

Em nosso planejamento da viagem, vimos que tem uma praia muito bonita, chamada Anse Georgette, cujo acesso se dá pelo Hotel Resort Lamuria, porém, infelizmente esse hotel se encontrava em reforma, por isso não estavam permitindo a passagem de ninguém.

Nosso almoço foi no restaurante Bonbon Plume, em Anse Lazio, onde estivemos no dia anterior. Ou seja, ao retornarmos de nossa tentativa frustada no Resort Lamuria tocamos direto para o restaurante.

Restaurante Bonbon Plume – Praslin – Seychelles

É um restaurante simples mas bem estruturado, mesas e cadeiras na areia, sob a sombra das árvores e uma grande palhoça. A comida é muito gostosa, apesar do preço não tão baixo, mas estava no “padrão Seychelles”.  O local é muito agradável, em meio aos coqueiros, na beira da praia, muito tranquilo, apenas o som do mar e dos pássaros. Vale a pena.

Restaurante Bonbon Plume – Praslin – Seychelles

À tarde, fomos visitar o Parque Valeé de Mai. O parque tem árvores e palmeiras centenárias que impressionam pelo tamanho das folhas. A impressão que tivemos ao andar pelas trilhas daquele lugar foi a de estar explorando o planeta como ele era a milhares de anos atrás, antes das primeiras civilizações, imaginando como ele seria antes do aparecimento do ser humano, com árvores enormes, de folhas também gigantescas. Aliás, muitos dizem ter sido ali o Jardim do Éden narrado na Bíblia. Vai saber. Por via das dúvidas fomos conhecer, vai que foi mesmo rsrsrs.

Entrada do Vallee de Mai Nature Reserve

Vallee de Mai Nature Reserve

É lá que se encontra o Coco de Mer, a maior castanha do mundo!! Essa castanha é famosa no mundo inteiro por ter o formato de um quadril feminino, todos tiram a tradicional foto com ela pois só tem lá em Seychelles 🙂 🙂 :). A entrada no parque é paga pois é uma área de proteção ambiental onde se encontram muitas espécies da fauna e flora chamadas endêmicas, ou seja, espécies que não existem em outros lugares do mundo, apenas ali, como o Papagaio Negro.

Coco De Mer – Maior Castanha

Há três trilhas dentro do parque, você pode fazê-las sozinho ou acompanhados por guias que são pagos à parte. Nós fizemos sozinhos mesmo, pois quando compra o ingresso você recebe um pequeno mapa com as trilhas e é muito fácil de percorrê-las, são bem sinalizadas. Durante o caminho tem várias placas com explicações sobre as espécies animais e vegetais que habitam o parque, com informações e curiosidades bem interessantes.

Vallee de Mai Nature Reserve

É um passeio que vale muito a pena, você perambular por aquele paraíso da fauna e flora perdido no meio do oceano Índico é realmente inesquecível.

Ao sairmos de Valeé de Mai ainda tentamos visitar Font Ferdinand, uma outra área natural para visitação, porém, quando chegamos lá tinha acabado de fechar, era por volta de 16:30.

Font Ferdinand

Essa tivemos que deixar para uma próxima, mas aqueles que puderem não deixem de visitar pois pelo que vimos em nossas pesquisas é muito legal, o pessoal elogia muito o lugar.

No dia seguinte, logo pela manhã pegamos o barco para La Digue.

Praslin – Seychelles

O trajeto foi bem tranquilo, em cerca de 15 minutos já estávamos aportando em La Digue, e vendo Praslin de longe. Sabíamos que havíamos deixado um paraíso para trás para logo descobrimos que desembarcávamos em outro. La Digue é uma jóia de Seychelles. Contamos tudo em outro post. Confiram.

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Seychelles – Dicas e Roteiro

La Digue – A terceira maior ilha de Seychelles

Seychelles – Mahé

Zanzibar – Roteiro da nossa Viagem e O que fazer

San Andrés – Dicas de Viagem

Punta Cana

Ilhas Phi Phi – Tailândia

Gostou de nossas dicas e resolveu planejar sua viagem? Veja então algumas detalhes importantíssimos que vão ajudar na sua próxima viagem. Utilizando os links abaixo você estará nos ajudando a manter o blog ativo, pois recebemos uma pequena comissão, mas você não pagará nada a mais por isso.

 

 

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Sair da versão mobile