Ícone do site Viajante Móvel

Torres – as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul

Torres: as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul

Imagine um lugar que, além de praias lindíssimas, com falésias bem na areia, ainda tem outras opções legais como, por exemplo, passeios de barco, museus e até festival de balonismo. Pois é, assim é Torres, no estado do Rio Grande do Sul.

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

A cidade fica a cerca de 200 km de Porto Alegre, no norte do estado, bem na divisa com Santa Catarina. E no verão ela se torna um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil, e até do mundo.

Quer saber um pouco mais sobre esse lugar? Então continue lendo e descubra Torres, as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

A cidade de Torres

O nome da cidade vem justamente da geografia muito peculiar que se encontra no local. Única praia do Brasil com formações rochosas de basalto, algumas dessas rochas têm o formato de torres mesmo, daí o nome da cidade.

Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

Além das falésias, o cenário de Torres conta ainda com outros acidentes geográficos, como rios e enseadas que completam a beleza ao lugar.

E a cidade sabe de seu potencial turístico. Prova disso é que o visitante pode encontrar valiosas informações na Casa do Turista. Com funcionários muito atenciosos, lá o visitante encontra informações completas sobre as atrações da região. Confira os dados para chegar nela:

Local: Avenida Barão do Rio Branco, 315 – Centro

Horário de atendimento: 8h30 às 19h todos os dias

Como chegar

Para quem chega de avião à capital gaúcha, a melhor opção é alugar um carro. Pois é, saindo de Porto Alegre, pega-se a BR-290 até o município de Osório, e de lá a BR-101. A estrada está em excelentes condições, além de ser duplicada, e são apenas 197 quilômetros de distância. Já de Florianópolis são 280 quilômetros, mas a estrada também é muito boa e duplicada.

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

Outra opção para quem sai de Porto Alegre é, quando chegar em Osório, ao invés de pegar a BR-101, ir pela RS-289. Essa estrada era conhecida como Estrada do Mar, mas recentemente teve o nome alterado para Estrada Nelson Gonçalves, em homenagem ao cantor gaúcho, um dos mais famosos da música brasileira.

Melhor no inverno ou no verão?

Bem, como o clima no Rio Grande do Sul é Temperado, ou seja, tem as quatro estações bem definidas, pra quem não quiser curtir uma belíssima praia em pleno inverno, o melhor mesmo é ir no verão. rsrsrs.

O verão é a época em que os gaúchos realmente procuram muito as praias, por isso costuma ficar bem movimentado por lá. Mas lembre-se, no sul as águas costumam ser bem geladas, independente da estação do ano. Por outro lado é bom pra refrescar de verdade rsrs.

Mas caso você não tenha como ir no verão, não se preocupe. Isso porque mesmo no inverno é possível aproveitar as atrações e o visual do lugar. Um dos eventos interessantes, por exemplo, e que acontecem fora da época de veraneio, é o Festival Internacional de Balonismo de Torres. Aliás, continue lendo pois falamos nele mais adiante.

Onde se hospedar

A população de Torres é de cerca de 40 mil pessoas, mas no verão a cidade chega a receber até 400 mil turistas! Pois é, dez vezes mais do que a própria população local. Mas não se preocupe, pois eles têm muitas opções de acomodações.

Então, as opções variam entre hotéis, hosteis, pousadas, apartamentos, casas, quitinetes, etc. Os preços, como em qualquer outro lugar, costumam ser mais caros no verão mas, caso não faça questão de entrar na água e queira apenas curtir as demais atrações do local, fora de temporada se encontra preços bem mais em conta.

As acomodações no centro da cidade são mais próximas das praias Grande e Prainha, mas se quiser um local mais tranquilo, mais afastado do movimento, a Praia de Itapeva é uma boa opção. Vamos falar de cada uma delas adiante.

Hotéis e pousadas econômicas no centro

Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.  

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

O que fazer em Torres

Aqui vamos comentar sobre as principais atrações da cidade, dentre as quais se destacam, por exemplo, as praias, como não poderia deixar de ser. Mas não apenas de praia vive o turista em Torres. Isso porque a cidade também tem lagoa, museu, ponte pênsil, ilha, igreja e até a possibilidade de voar de balão. Ou seja, são muitas opções diferentes de atrações, mesmo para os visitantes mais exigentes.

Praias

Não há como começar a falar de Torres sem citar as praias. Afinal de contas, são 23 quilômetros das únicas praias do Brasil com aqueles acidentes geográficos formados por rocha basáltica, o que torna o cenário realmente especial. Por isso são consideradas pelos gaúchos como as mais belas praias do estado.

E tem para todos os gostos, tem as praias mais voltadas para os jovens e aventureiros, mas também para famílias com crianças. Enfim, impossível não encontrar uma praia que seja a sua cara em Torres. Por isso, para facilitar a localização, vamos listar as praias no sentido de sul para norte.

Itapeva

Então, a primeira praia ao sul da cidade é a praia de Itapeva. Com uma faixa de areia retilínea de 6 quilômetros de extensão, o seu limite norte é a chamada Torre Sul, que a separa da praia da Guarita.

Itapeva não tem nenhuma construção em sua orla, por isso costuma ser uma praia mais tranquila. Agitado aqui é o mar, o que , aliás, é bem comum em Torres. A praia fica dentro de um parque de preservação, o Parque Estadual Itapeva. Mas, diferente do parque da Guarita, aqui o cenário é mais natural, apenas com trilhas naturais entre dunas e mangues, muito utilizado para educação ambiental.

Praia da Cal

Pois é, e saindo desse Parque da Guarita, sobre o qual falamos acima, logo após a portaria, fica a Praia da Cal.

Essa praia tem uma boa estrutura, com quiosques, banheiros, chuveiros e quadras de areia, além de algumas falésias que tornam o visual ainda mais bonito.

Lembra daquele Morro das Furnas, que delimita a extremidade norte da praia da Guarita? Pois é, ele também baliza a extremidade sul da Praia da Cal. A partir dele, percorre-se cerca de 800 metros de extensão até a extremidade norte da praia, o Morro do Farol. Aliás, não deixe de subir esse morro, o visual lá de cima é incrível. E pode ir de carro pois tem estacionamento e até uma área gramada onde se pode sentar pra curtir um churros de um dos quiosques, além de outras guloseimas. No verão é de lá que decolam os paragliders e paramotores. Enfim, vale a pena conferir.

Praia da Guarita

Caminhando pela orla de Itapeva, seguindo para o norte, do outro lado da Torre Sul fica a Praia da Guarita. Mas, diferente de Itapeva, aqui a praia tem um formato mais circular, como uma pequena baía.

Embora tenha uma faixa de areia bem pequena, com apenas 200 metros de extensão, essa é considerada por muitos a praia mais bonita de Torres. E além de ser pequena, ela é delimitada por dois morros, ao norte pelo Morro das Furnas e no sul pela Torre Sul, que, como já dissemos, a separa da praia de Itapeva. Isso torna a praia bem protegida e aconchegante. Aliás, aproveite para subir na Torre Sul e curtir um visual incrível lá de cima. Pois é, o visual é realmente lindo e a subida não é muito longa, em cerca de 10 a 15 minutos se chega ao topo. Pessoas com dificuldade de locomoção podem demorar um pouquinho mais mas o trajeto não é difícil, tem até escada.

E bem no meio da faixa de areia ainda tem uma outra torre, justamente a Torre da Guarita, que, aliás, dá mais charme à praia.

As águas ali costumas ser mais agitadas do que na praia de Itapeva, por isso é muito procurada por surfistas. Mas muitas famílias e casais a frequentam, pois descansar na areia apreciando aquele visual realmente não tem preço.

Aliás, a praia fica dentro de um parque de mesmo nome, o Parque da Guarita. São 350 hectares de uma boa estrutura, como, por exemplo, trilhas, pistas de caminhada, ciclovias e lagos muito calmos. Ou seja, um lugar ideal para relaxar. Enfim, a praia da Guarita é realmente muito bonita e ponto obrigatório para quem quiser conhecer a beleza das praias de Torres. Se estiver só de passagem por Torres e precisar escolher uma única praia pra ver, a Praia da Guarita é a escolha certa.

Prainha

Prosseguindo em nossa caminhada rumo ao norte, chegamos à Prainha, ou Praia do Meio, como também é conhecida. Ela fica entre a Praia Grande e o Morro do Farol, o mesmo que marca o limite norte da praia anterior, a Praia da Cal.

A faixa de areia não é grande, tem cerca de 600 metros de extensão, misturando areia com lindas partes gramadas. Mas é justamente essa mistura que dá um visual diferente e muito bonito à Prainha.

Praia Grande

Essa praia tem cerca de 2 quilômetros de extensão e é muito frequentada. Isso porque a orla, por onde passa a Avenida Beira-Mar, é bem urbanizada, com prédios residenciais, muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas. Ou seja, é um verdadeiro calçadão para uma boa caminhada. Aliás, esse calçadão ainda conta com uma ciclovia. Pois é, aqui é onde costuma ser comemorado o Reveillon de Torres. Enfim, a estrutura é das melhores. .

Praia dos Molhes

Enfim, chegamos à praia dos Molhes, a praia mais ao norte da cidade. Aliás, ela nada mais é do que o último trecho da Praia Grande. Ela termina na beira do Rio Mambituba. E sabem o que tem do outro lado do Rio? Bem, de Rio Grande do Sul não tem mais nada, pois é ali, do outro lado do Mambituba, que começa o estado de Santa Catarina. Ou seja, a praia dos Molhes é a última praia do litoral norte do RS.

Ponte Pênsil

Está em busca de mais emoção? Então você pode fazer a travessia entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na Ponte Pênsil. Pois é, já imaginou atravessar dois estados se equilibrando numa ponte?! rsrsrs Essa é a ideia da Ponte Pênsil, ligando os dois estados sobre o rio Mambituba.

Ilha dos Lobos

Fazendo jus à geologia do lugar, bem em frente à Praia Grande, você vai encontrar mais um rochedo. Mas esse fica dentro do mar. Pois é, estamos falando da Ilha dos Lobos, a cerca de 1,8 quilômetros da orla.

Aliás, essa ilha é, na verdade, uma unidade de conservação. Isso porque bandos de Lobos e Leões Marinhos costumam descansar no rochedo. Muito legal né? É possível alugar um tour de barco até lá, mas é proibido desembarcar na ilha, apenas contorná-la. Isso porque há uma grande preocupação no sentido de não perturbar aquele ambiente natural.

Lagoa do Violão

A Lagoa do Violão fica bem próxima ao centro da cidade. Além dos peixes que habitam a lagoa, lá ainda é possível observar outras espécies, como aves marinhas e jabutis por exemplo. Isso porque a lagoa é um importante local de preservação.

Aliás, uma lenda diz que o nome da lagoa vem da história de um náufrago que acabou sendo morto pela tribo local. A filha do chefe da tribo havia se apaixonado pelo jovem e, ao chorar por meses a morte de seu amado, agarrada a seu violão, as lágrimas da jovem índia criaram a lagoa. Mais uma bela história da nossa rica cultura.

Passeio de balão

E você já pensou em fazer um tranquilo e inesquecível voo de balão? Pois é, isso é possível em Torres. Aliás, depois de ver, do chão, todas aquelas lindas paisagens das praias, vê-las do alto dá uma outra perspectiva, ainda mais encantadora. Fica a dica.

E se você nunca fez um voo de balão e quiser saber como é, confira essa incrível aventura que fizemos no post Voo de Balão em São Lourenço – MG.

Festival Internacional de Balonismo

Foto: torres.rs.gov.br

E por falar em voo de balão, você pode considerar planejar sua visita a Torres nos meses de abril ou maio. Isso porque é nesse período que costuma acontecer o maior festival de balonismo da América Latina! Pois é, prepare-se para se encantar com um lindo festival que reúne balonistas do mundo inteiro. Reunindo o colorido dos balões com o cenário incrível de mar, sol, praias e falésias, o festival, que já acontece a mais de 30 anos, é um evento bem tradicional.

Igreja São Domingos

Depois de curtir aventuras e adrenalina ao ar livre, é hora de diminuir o ritmo na primeira igreja de Torres, inaugurada em 1824. Principal marco histórico da cidade, vale a pena a visita.

Igreja Santa Luzia

Localizada no centro da cidade de Torres, a construção da Igreja Santa Luzia teve início em 1955, com a benção da pedra fundamental. Aos poucos a igreja foi sendo construída e mesmo ainda não finalizada, em 1959 foi realizada a primeira missa celebrada por Dom Benedito Zorzi.

Museu da Cidade

Continuando na vibe de um programa mais urbano, que tal conhecer o Museu da Cidade? Essa é uma boa opção, pois o museu exibe alguns objetos antigos que contam a história de Torres. Os objetos de um barco do Havaí, por exemplo, que naufragou na Ilha dos Lobos, é um deles. A primeira mesa de reuniões da cidade é outro. O prédio do museu é originário dos anos 1940.

Enfim, essas foram nossas dicas de Torres, a praia mais bonita do sul do Brasil. Espero que tenham curtido. Deixem seus comentários e até o próximo post.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Você também pode se interessar em conhecer Florianópolis: Um paraíso de praias , um post da Deyse do blog Expedições em Família.

E se quiser sair do Sul , confira o post De Salvador a Ilhéus: guia de praias da Costa do Cacau e do Dendê! , da Ângela do blog 6 Viajantes.

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

Sair da versão mobile