Categories: HospedagemNacionaisRio Grande do Sul

Um dia na Estância da Glória no Rio Grande do Sul

No interior do Rio Grande do Sul existe uma fazenda, chamada Estância da Glória, localizada a cerca de 20 km de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. O Viajante Móvel foi conhecer esse lugar extremamente agradável, onde se pode apreciar a típica hospitalidade gaúcha. Contamos sobre nossa viagem de carro até lá, saindo de Minas Gerais nesse post.

A Estância da Glória tem uma estrutura que faz o hóspede se sentir exatamente numa típica casa rural dos pampas gaúchos.

A Sede da Estância

O turista tem acesso a um quarto confortável, à sede da fazenda, onde os proprietários de fato residem.  Com móveis rústicos, de madeiras espessas, a mesa da sala tem com delícias do campo à disposição o dia inteiro. Um clima realmente muito familiar e aconchegante.

Sede da Estância da Glória

Os hóspedes podem deitar na rede, na cadeira de balanço na varanda da casa. Pode-se observar os patos e marrecos à beira da lagoa, tirar um revigorante cochilo. De vez em quando ouvir um “causo” contados pelos proprietários ou por outros hóspedes. Aliás, o gaúcho típico adora contar histórias. Entre um “causo” e outro o proprietário tira uma música do violão ou declama uma poesia daquelas bem regionais.

Lago da Estância da Glória

Vai um chimarrão aí?

Churrasco Gaúcho

Em um dos dias, normalmente no fim de semana, os proprietários fazem o famoso “Fogo de Chão“, ou seja o churrasco gaúcho com todos aqueles espetos fincados na terra, ao redor do fogo. Quando estivemos lá, infelizmente esse não era o dia, mas o churrasco gaúcho saiu, numa grande churrasqueira. A qualidade e o sabor da carne são para turista nenhum colocar defeito.  Sem falar daquela costela suculenta, além de todos os cortes tradicionais e nobres da carne bovina. Enquanto os proprietários preparam a carne, os turistas ficam ali, ao redor da churrasqueira, observando e participando de tudo, até ajudando na preparação, jogando conversa fora,  petiscando, ouvindo mais causos, saboreando um chimarrão, ou seja, vivendo como um gaúcho dos pampas típico.

Churrasco na Estância da Glória

Churrasco na Estância da Glória

Passeios na Estância

Além disso tudo, é possível cavalgar acompanhado dos proprietários, nadar na lagoa, caso esteja calor, obviamente, pois o inverno gaúcho já é famoso. É possível também fazer trilhas pela região, ou ainda aproveitar um passeio de charrete.

Na Estância da Glória tem cavalos para cavalgar

Trilha na Estância da Glória

Como Chegar

O acesso à Estância é feito por estrada de asfalto,  de terra e trilhas transitáveis. Nós fomos com um carro baixo e, embora seja possível, a melhor opção realmente é um carro um pouco mais alto por conta da altura da vegetação em alguns pontos da trilha, o que impede visualizar eventuais buracos.

Segue-se pela BR 293 sentido Uruguaiana e, após cerca de 7 km se vira à direita e se percorre ainda algum trecho em asfalto. Depois pega-se uma estrada de terra mas de boas condições, sem buracos ou erosões. A partir daí é só seguir em frente atento às placas. Após aproximadamente 18 km de Livramento, ou seja, a cerca de 2 km da Estância, deixa-se essa estrada de terra entrando numa trilha à esquerda.

É nesse curto trecho que um carro um pouco mais alto é mais adequado, mas nada que não possa ser superado mesmo com carro baixo, como foi nosso caso. Nesse trecho também se atravessa um túnel chamado Túnel Verde, formado naturalmente pela vegetação lateral da trilha que se moldou e formou um túnel mesmo. O trajeto já é uma aventura que vale a pena.

Foto no Jardim da Estância da Glória

Lago da Estância da Glória

Pernoitar ou passar o dia?

O turista pode optar por se hospedar na Estância ou apenas passar o dia, como foi nosso caso. E a experiência vale muito a pena, tanto é que queremos voltar para nos hospedarmos. Caso opte por passar o dia, o turista tem incluído no valor, um delicioso, completo e variado café da manhã, o churrasco preparado na hora pelos proprietários, além de todos os passeios, e da mesa com comidas típicas disponível durante todo o dia. Independente de sua escolha, seja ela hospedar-se ou apenas passar o dia, será uma experiência inesquecível.

E você, já teve alguma experiência assim e quer compartilhar com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar  outros viajantes! E se você ainda não viajou e tem alguma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe podemos ajudá-lo.

Relacionamos abaixo alguns outros posts que talvez possa interessar a você:

Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera no Uruguai

Rota Romântica Brasileira

Passagens Aéreas Mais Baratas

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

ViajanteMovel

View Comments

  • Não sabia da existência desse local, muito interessante! Local tranquilo, belo, repleto de natureza. O Churrasco é tudo de bom né? Sensacional! Adorei o post, parabéns!

    • Oi Carla. O lugar é excelente para relaxar um dia inteiro. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Eu adoro esses cantinhos assim... Sinceramente, é tão bom saber de lugares na natureza nesse nosso Brasil! Aí no tem tem tanta coisa boa pra conhcer, né? Preciso mt marcar uma viagem pra esse lugar!

    • Oi Luisa. Verdade, tem muita coisa legal pra conhecer no sul. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • nçao conhecia esse lugar, que delicia! Aquele cantinho feito pra relaxar mesmo, com esse tanto de natureza ao redor! adorei

    • Que bom que gostou Nicole. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Estava bem querendo um lugar tranquilo assim para descansar num final de semana. Com um churrasco gaúcho então ficou melhor ainda. Fui ao sul recentemente e já estou pretendendo voltar, adorei essa região do Brasil.

    • Oi Gabriela. O lugar é excelente para se desligar mesmo da correria da cidade. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Que passeio gostoso! Parece ser ótimo para dar uma relaxada e entrar em contato com a natureza. Mas o que mais gostei mesmo foi o churrasco... #vaigordinha Kkkk

    • Oi Manuela. Esse churrasco gaúcho é imperdível né? Rsrs Mas o legar é muito legal também. Obrigada pela visita e pelo comentário.

  • Syl, que delícia de lugar! Adoro hotéis fazenda assim. E esse churrasco gaúcho?! Me deu água na boca... lembranças de uma época que vivia do ladinho do RS e tinha vários amigos para fazerem um churras assim! hehehe
    Amei conhecer esse lugar!
    Beijão!

    • Oi Rayane. Esse churrasco dá água na boca né? Rsrs Esse lugar é muito legal pra passar o dia ou até mesmo pra pernoitar pra quem quer sossego rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos.

  • Gente!! Achei demais que vocês viajaram de Minas até o Rio Grande do Sul! Que viagem sensacional! Nunca fiquei em fazendas assim, muito menos gaúchas, mas pelo visto é uma experiência única! Deve ser muito gostoso ter essa vivência com o pessoal local, fora a delícia das comidas né!! Já vou entrar no site deles e começar a programar uma visita heh

    • Oi Liany. Pois é, a viagem foi muito legal, adoramos pegar a estrada rsrs. Que bom que gostou do post. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Sou mineiro e quase não gosto de passar dias em fazendas, estâncias ou coisas do gênero. Estou aqui só pensando no sabor desse churrasco. Conheço pouca coisa no Rio Grande do Sul ainda e quero muito fazer umas férias por lá. Achei esse um lugar excelente pra se hospedar e fazer um descanso merecido da viagem!!

    • Oi Wagner. Realmente o lugar já vale só pelo churrasco rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Acho que só conheço Porto Alegre, Gramado e arredores no RS.
    Seu texto me remeteu aos passeios que já fiz nas fazendas do interior do RJ. Adoro esse clima!
    Deve ser incrível provar o verdadeiro churrasco gaúcho numa fazenda linda como essa.

    • Oi Danielle. Esse clima de fazenda, de interior, é muito bom né? Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  • Uau, lugarzinho perfeito para entrar em contato com a natureza, dar uma bela de uma relaxada e curtir atividades bacanas, hein? Gostei. É churrasco gaúcho é tradição!

    • Olá Igor. O lugar é sim ideal para passar um dia bem tranquilo e saborear um típico churrasco gaúcho. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

Recent Posts

  • Dicas
  • EUA
  • Internacionais
  • Listinhas
  • Nova York

Não perca esses cinco spots incríveis em Nova York para fotos tumblr para instagram.

Que Nova York é um dos destinos preferidos dos brasileiros isso nós já sabemos. Mas você saberia dizer quais os…

3 dias ago
  • África do Sul
  • Internacionais
  • Joanesburgo
  • Viagens

O que fazer em Joanesburgo em uma conexão longa

Para quem viaja para a África, normalmente o local de conexão é a capital sul-africana. Não raro, essas conexões duram…

1 semana ago
  • Ceará
  • Fortaleza
  • Nacionais
  • Viagens

Beach Park em Fortaleza, esse maravilhoso parque aquático brasileiro.

Sou cearense embora atualmente não more em Fortaleza. Mas estou muito feliz pois depois de muito tempo longe da minha…

2 semanas ago
  • EUA
  • Internacionais
  • Nova York
  • Viagens

Museu do Trânsito de Nova York, uma opção diferente.

Que Nova York é um destino muito procurado pelos brasileiros isso todo mundo já sabe. , Entretanto, o que poucos…

4 semanas ago
  • Bahia
  • Litoral Norte
  • Viagens

Litoral norte da Bahia: 5 praias para bate e volta

Que tal passar um fim-de-semana com muito sol num dos trechos de litoral mais bonitos do Brasil? Praia do Forte, Guarajuba,…

1 mês ago
  • Nosso Akita

Athos, Nosso Akita

Neste post vamos apresentar o mais novo integrante da família Viajante Móvel. Ele se chama Athos, um lindo exemplar da…

1 mês ago