Ícone do site Viajante Móvel

Um dia na Estância da Glória no Rio Grande do Sul

No interior do Rio Grande do Sul existe uma fazenda, chamada Estância da Glória, localizada a cerca de 20 km de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. O Viajante Móvel foi conhecer esse lugar extremamente agradável, onde se pode apreciar a típica hospitalidade gaúcha. Contamos sobre nossa viagem de carro até lá, saindo de Minas Gerais nesse post.

A Estância da Glória tem uma estrutura que faz o hóspede se sentir exatamente numa típica casa rural dos pampas gaúchos.

A Sede da Estância

O turista tem acesso a um quarto confortável, à sede da fazenda, onde os proprietários de fato residem.  Com móveis rústicos, de madeiras espessas, a mesa da sala tem com delícias do campo à disposição o dia inteiro. Um clima realmente muito familiar e aconchegante.

Sede da Estância da Glória

Os hóspedes podem deitar na rede, na cadeira de balanço na varanda da casa. Pode-se observar os patos e marrecos à beira da lagoa, tirar um revigorante cochilo. De vez em quando ouvir um “causo” contados pelos proprietários ou por outros hóspedes. Aliás, o gaúcho típico adora contar histórias. Entre um “causo” e outro o proprietário tira uma música do violão ou declama uma poesia daquelas bem regionais.

Lago da Estância da Glória

Vai um chimarrão aí?

Churrasco Gaúcho

Em um dos dias, normalmente no fim de semana, os proprietários fazem o famoso “Fogo de Chão“, ou seja o churrasco gaúcho com todos aqueles espetos fincados na terra, ao redor do fogo. Quando estivemos lá, infelizmente esse não era o dia, mas o churrasco gaúcho saiu, numa grande churrasqueira. A qualidade e o sabor da carne são para turista nenhum colocar defeito.  Sem falar daquela costela suculenta, além de todos os cortes tradicionais e nobres da carne bovina. Enquanto os proprietários preparam a carne, os turistas ficam ali, ao redor da churrasqueira, observando e participando de tudo, até ajudando na preparação, jogando conversa fora,  petiscando, ouvindo mais causos, saboreando um chimarrão, ou seja, vivendo como um gaúcho dos pampas típico.

Churrasco na Estância da Glória

Churrasco na Estância da Glória

Passeios na Estância

Além disso tudo, é possível cavalgar acompanhado dos proprietários, nadar na lagoa, caso esteja calor, obviamente, pois o inverno gaúcho já é famoso. É possível também fazer trilhas pela região, ou ainda aproveitar um passeio de charrete.

Na Estância da Glória tem cavalos para cavalgar

Trilha na Estância da Glória

 

Como Chegar

O acesso à Estância é feito por estrada de asfalto,  de terra e trilhas transitáveis. Nós fomos com um carro baixo e, embora seja possível, a melhor opção realmente é um carro um pouco mais alto por conta da altura da vegetação em alguns pontos da trilha, o que impede visualizar eventuais buracos.

Segue-se pela BR 293 sentido Uruguaiana e, após cerca de 7 km se vira à direita e se percorre ainda algum trecho em asfalto. Depois pega-se uma estrada de terra mas de boas condições, sem buracos ou erosões. A partir daí é só seguir em frente atento às placas. Após aproximadamente 18 km de Livramento, ou seja, a cerca de 2 km da Estância, deixa-se essa estrada de terra entrando numa trilha à esquerda.

É nesse curto trecho que um carro um pouco mais alto é mais adequado, mas nada que não possa ser superado mesmo com carro baixo, como foi nosso caso. Nesse trecho também se atravessa um túnel chamado Túnel Verde, formado naturalmente pela vegetação lateral da trilha que se moldou e formou um túnel mesmo. O trajeto já é uma aventura que vale a pena.

Foto no Jardim da Estância da Glória

Lago da Estância da Glória

 

Pernoitar ou passar o dia?

O turista pode optar por se hospedar na Estância ou apenas passar o dia, como foi nosso caso. E a experiência vale muito a pena, tanto é que queremos voltar para nos hospedarmos. Caso opte por passar o dia, o turista tem incluído no valor, um delicioso, completo e variado café da manhã, o churrasco preparado na hora pelos proprietários, além de todos os passeios, e da mesa com comidas típicas disponível durante todo o dia. Independente de sua escolha, seja ela hospedar-se ou apenas passar o dia, será uma experiência inesquecível.

E você, já teve alguma experiência assim e quer compartilhar com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar  outros viajantes! E se você ainda não viajou e tem alguma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe podemos ajudá-lo.

Relacionamos abaixo alguns outros posts que talvez possa interessar a você:

Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera no Uruguai

Rota Romântica Brasileira

Passagens Aéreas Mais Baratas

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem? 

Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

 

Sair da versão mobile